Clicar com o rato para avançar…

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estradas da Madeira.
Advertisements

UNIBAN-OSASCO RAIA OLÍMPICA USP EXTRA-JAGUARÉ.
Geração de Energia Elétrica Através das Ondas do Mar
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Medida da resistência do circuito de terra
ILUMINÂNCIA DE EMERGÊNCIA
Interrupção simples com lâmpada de incandescência
R E S I S T Ê N C I A D E T E R R A Quadro de distribuição
Engrenagens – Cilíndricas de Dentes retos
Cálculo - Thomas Capítulo 5.
Objectivos Objectivos Enquadramento legal Segurança no Projecto
Sedimentação e Operações Afins
Dentro de um século, os habitantes das zonas costeiras terão de enfrentar inundações regulares associadas a tempestades. Estes habitantes terão de reconstruir.
Quais são os Objectivos do Milénio?
3.(ESPM) Num cofrinho há somente moedas de 25 e 10 centavos que perfazem exatamente R$ 2,35. A probabilidade de haver mais moedas de 25 do que de.
ARRANJO FÍSICO- Exemplos
A QUESTÃO DO PETRÓLEO NO BRASIL.
ES723 - Dispositivos Eletromecânicos
ES723 - Dispositivos Eletromecânicos
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
PARQUE EÓLICO DE VILA NOVA Freguesia de Vila Nova “O Miradouro do Concelho” NOVO ELEMENTO DA PAISAGEM SERRANA NO CONCELHO DE MIRANDA DO CORVO.
Ivo Lindim, Mário Sanca & Tiago Silva
Ouvimos dizer que o preço da gasolina vai subir até próximo de
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES Como trabalhar com o computador?
ELEMENTOS PRINCIPAIS DE UM MAPA
Secador de Ar por Refrigeração CPX
A cidade subterrânea de Derinkuyu
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Instalações Prediais EXERCÍCIO.
Seth 2008 Argélia Uma experiência de contratação pública FIL seth.pt
A ponte da Baía de Hangzhou [China ]
Questões de Qualidade para Utilizações Finais
Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 BRILHANTES (Mesas 1 e 2)
Oficina 2 - Situação de Aprendizagem 5º série/ 6ºano – volume 1
UMA CRIAÇÃO INTELIGENTE E PERFEITA de (+/-) 14 Bi de anos
O túnel de St.Gothard Para terem tempo suficiente para ler os textos,
A Pasta de papel.
AULA 4: Sondagem Tipo SPT.
ESCALAS.
Joana Pereira e Márcia Seguro
1. Um móvel é atirado verticalmente para cima, a partir do solo, com velocidade inicial de 72km/h. Despreze a resistência do ar e adote g = 10m/s². Determine:
Professor: José Maria Inácio
Rochas: Arquivos da História da Terra
Movimento Variado Prof.: Marco Macêdo.
PROBLEMAS DE TRANSPORTE
Professor Clístenes Cunha
RESPIRAR, DE NOVO Restauração do Cheonggyecheon
ESCOLA SECUNDÁRIA DE EMÍDIO NAVARRO
QUESTÕES ENEM REGRA DE TRÊS
REBAIXAMENTO DE LENÇOL FREÁTICO E DRENAGEM
* Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da disciplina de Área de Projecto, cujo tema são os incêndios na ilha da Madeira. * Ao longo do trabalho iremos.
Algarismos Significativos
Hidrologia Água subterrânea Benedito C. Silva IRN - UNIFEI
TA 631 – OPERAÇÕES UNITÁRIAS I
Aula 5.
Disciplina: Hidráulica I
Resolução da lista avaliativa - densidade
TRANSFORMAÇÕES DE TENSÕES
JOGA E APRENDE.
SECTOR DOS TRANSPORTES
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Aula de Revisão: Matemática
QUINTA FÍSICA ENERGIA MECÂNICA
A despoluição do rio Jundiaí
Petróleo e Gas Natural.
O TAMANHO DA DESTRUIÇÃO NO BRASIL. A ÁREA DE CULTIVO DE SOJA EM MATO GROSSO AVANÇA A UM RÍTMO 3 VEZES MAIS RÁPIDO QUE HÁ 15 ANOS, SUBSTITUÍNDO A VEGETAÇÃO.
Engenharia Civil Pré-cálculo
PROJETOS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
Visita de Estudo á Barragem de Lindoso
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
Transcrição da apresentação:

Clicar com o rato para avançar… O estaleiro do túnel de Saint Gothard Para terem tempo suficiente para ler os textos, e ver tranquilamente as fotos : Clicar com o rato para avançar…

Túnel nas montanhas Suíças Para perfurar o túnel recorre-se a estes « tunneliers ». São máquinas cuja cabeça corta e tritura a rocha. Quatro « tunneliers » são utilisados em Saint-Gothard. São construídos à medida e custam de 13 à 20 milhões de euros cada.

de Zimmerberg e de Ceneri. Ele deve entrar em serviço em 2013. O maior túnel ferroviário do mundo O Saint-Gothard, o maior túnel ferroviário do mundo, é a peça mestra de um projecto de extensão da rede ferroviária suiça. Este conjunto compreende igualmente os túneis de Zimmerberg e de Ceneri. Ele deve entrar em serviço em 2013.

Com explosivos Quando o “tunnelier” apanha um obstáculo geológico, tem de se recorrer a explosivos e aos "jumbos": estas máquinas são equipadas de vários tubos de perfuração, podendo fazer 4 furos simultaneamente. Mas onde o “tunnelier” progride de 20 m por dia; com explosivos vai só de 6 à 9 m.

ou seja um todos os 312 m. Potentes ventiladores são aí instalados: Galerias paralelas O túnel compõe-se de duas galerias paralelas, ligadas por 175 braços de comunicação, ou seja um todos os 312 m. Potentes ventiladores são aí instalados: eles permitem evacuar as poeiras e as substâncias nocivas libertadas durante os trabalhos.

Milhões de toneladas de resíduos Tapetes rolantes de várias dezenas de kms evacuam os detritos à medida que o túnel avança. 24 milhões de toneladas de detritos são assim extraídos unicamente do túnel de base.

que poderão ser recicladas para a fabricação de tijolos. Os detritos transformados em betão Pequenos wagons retiram os detritos do túnel. Em seguida ele é triturado e servirá para fazer betão. A trituração produz igualmente lamas bastante finas que poderão ser recicladas para a fabricação de tijolos.

500 000 litros de água por dia A perfuração necessita de 500 000 litros de água por dia . Ela serve ao fabrico do betão, arrefecimento e lavagem de máquinas. É necessário igualmente prever reservas de água para a extinção de eventuais incêndios. Ao fim dessa cadeia, as águas utilizadas são tratadas e voltam ao meio ambiente.

Um velho estaleiro 1,2 milhões de km² foram comprados para a construção, sendo mais de metade para as instalações dos estaleiros perto do túnel. Os diferentes locais abrigam alojamentos, a central eléctrica, as oficinas, os armazéns.... Unicamente 20 casas foram destruídas.

1800 trabalhadores a transportar 1800 trabalhadores de 10 nacionalidades diferentes trabalham em permanência no estaleiro. Três equipas mudam de 24 em 24 horas para assegurar a continuidade dos trabalhos. Ao todo são 6000 a 7000 pessoas que fazem parte na construção do túnel.

Temperturas a 800 m de profundidade A escavação vai a 800 metros. A esta profundidade a temperatura da rocha atinge 45°C. Além disso, as máquinas libertam calor, e as condições de trabalho seriam insustentáveis sem um sistema de arrefecimento. A tempertura média é reduzida até 28°C.

Trabalho de risco No século XIX, na construção dos túneis havia dezenas de mortos por km. Mesmo no túnel sob a Mancha, embora trabalhado no calcário bastante mais "mole", custou a vida a 7 franceses e 13 ingleses. Trabalhar na construção de um túnel é um “trabalho de risco”.

Errar ao cm... Os engenheiros não têm o direito de errar na ligação às duas extremidades do túnel: o encontro entre as duas é realizado ao centímetro ! Os topógrafos utilizam os satélites e os computadores. Eles entram nos cálculos com a subida dos Alpes que é de cerca de 1 mm por ano.

A cobertura de betão O túnel vai atravessar cerca de 8 tipos de rocha diferentes, principalmente metamórficas , calcáreas e de mármore. O diâmetro útil das galerias é de 8.40 m, e uma camada de betão de 40 cm de espessura vem reforçar as paredes.

70 % de humidade A humidade do ar no túnel é de 70 % ... 125 000 litros de água por ano infiltram-se pelas paredes. Ela é drenada para fora do túnel, depois arrefecida em tanques de decantação antes de ser vertida nos cursos de água mais próximos.

O estaleiro do Saint Gothard A concretização do túnel de Saint-Gothard necessitou 10 anos de estudo e 15 anos de construção. A nova linha será posta em serviço nos finais de 2013, e o túnel de Saint-Gothard será então o mais longo túnel ferroviário do mundo, com 57 km de Erstfeld a Bodio. 6,5 milhões de passageiros e 49 milhões de toneladas de mercadoria vão transitar pelo túnel cada ano. Objectivo : reduzir a circulação dos camiões cujo tráfico foi multiplicado por 12 em 25 anos na região. A obra custará 7 mil milhões de francos suiços (4,5 mil milhões d'euros) Os túneis ferroviários mais longos do mundo 57 km : Saint-Gothard (Suiça), 2013 53,8 km : Sei-Kan (Japão), 1988 50,45 km : Eurotunnel (França-Inglaterra), 1994 34,5 km : Lötschberg (Suiça), 2007 28,4 km : Guadarrama (Espanha), 2007 26,4 km : Hakkôda (Japão), 2010 25, 8 km : Iwate-Ichinohe (Japão), 2002 22,2 km : Îyama (Japão), 2013

Musique : James LAST « Pan Flute »