XIII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS MÍDIAS SOCIAIS À SERVIÇO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE
Advertisements

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Programa de Ética e Cidadania
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
“A Concertação Institucional para o Desenvolvimento Rural por meio da Organização Social” – VITAL FILHO –
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
O Plano de Ação Curricular na Escola
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
1 Acesso ao Conhecimento via Extensão Universitária Campinas, 12 de abril de 2006 Fórum Permanente de Extensão Universitária UNICAMP Edison José Corrêa,
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
POR QUE PLANEJAR!.
Grupo 3 Relatório Final.
PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
XIII Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa e VII Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares – FOREXP Belo Horizonte, 20 e 21 de.
Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano"
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Educação no contexto do Trabalho
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Cidadania Indicadores da.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
_____Protagonismo Social_____Cuidado Ambiental____Solidariedade Econômica____Respeito Cultural______ Práticas inovadoras de Tecnologias Sociais, empreendedorismo.
INDISSOCIABILIDADE EXTENSÃO, ENSINO E PESQUISA
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Conversando sobre Formação Integral.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro de 2012
GESTÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS Darlene de Moraes Silveira
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
2008 GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE APRENDEMOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Política Educacional Brasileira
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Extensão Universitária: Avaliação e Curricularização
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Instituto de Tecnologia Social - ITS III Conferência Nacional Ciência, Tecnologia e Inovação Apresentação: Tecnologias Sociais Declaração das ONGs: Ciência,
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda.
twitter.com/funasa.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

XIII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação VII Encontro Nacional do Fórum de Extensão UNA Belo Horizonte, 21 de setembro de 2012

Breve apresentação Quem sou eu; De “onde” estou falando; Conceito de TS, sua relação com as universidades e alguns exemplos e experiências.

Tecnologia Social Produtos, técnicas e metodologias reaplicáveis, desenvolvidos em interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.

Tecnologia Social – outros elementos Intensiva em conhecimento Intensiva em mão de obra Poupadora de recursos Baixo custo relativo

Construção do conceito Entendimento geral do conceito de tecnologia A ideia de tecnologia apropriada – transferência e difusão Tecnologias “alternativas” Componente participativo no conceito de TS

Ciência, Tecnologia e desenvolvimento sustentável A sociedade, em geral, ainda não entendeu essa relação. A construção de outro modelo de desenvolvimento a partir da valorização de suas múltiplas dimensões. Necessidade de investimento em educação, saúde, habitação, produção de alimentos saudáveis, energias renováveis, numa economia de baixo carbono, cooperação. Mas, em geral, não de fala que é preciso repensar o padrão científico e tecnológico vigente, pois ele precisa estar em sintonia com esses anseios.

Ciência, Tecnologia e desenvolvimento sustentável Ou seja, não é possível promover Desenvolvimento Sustentável, includente, que contribua para a superação das desigualdades, sem investir em uma concepção e uma política de C, T&I que dê sustentação e condições a que esse novo modelo se implemente. É preciso perceber a centralidade da C,T&I nesse contexto. Portanto, discutir Ciência, Tecnologia e Inovação não é apenas “tarefa e responsabilidade de cientistas e acadêmicos”.

Ciência, Tecnologia e desenvolvimento sustentável A sociedade precisa se apropriar dessa questão e perceber que desde sempre ela já é sujeito produtor de conhecimento e desenvolvedor de tecnologia.   Então a “academia” não é importante? Ela é fundamental e sua interação com demais atores da sociedade permitirá que aconteça e se fortaleça a conexão de saberes. Com essa relação fortalecida, os frutos tendem a ser mais próximos de soluções que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável, em diálogo com o Brasil real e a serviço da promoção do bem-estar das pessoas – as que estão vivas e as que virão.

Ciência, Tecnologia e desenvolvimento sustentável É a “solução” decorrente desse processo de interação que hoje chamamos de Tecnologia Social.   E há muitas pessoas e organizações, de todos os ambientes, pensando, desenvolvendo e reaplicando essas tecnologias.

Qual o desafio que se coloca para nós? Colocar a ciência e tecnologia a serviço das necessidades sociais. Como?” O desenvolvimento das Tecnologias Sociais é um caminho? O Sistema de C&T está aberto a isso? É preciso dialogar com a sociedade para construir esse caminho.

“É necessário conceber as tecnologias sociais como sistemas tecnológicos orientados à geracão de dinâmicas de inclusão, via a resolução de problemas sociais e ambientais” (Professor Dr. Hernán Thomas, Universidade de Quilmes, Argentina)

E as Universidades? É possível para a Universidade articular a Extensão, o Ensino e a Pesquisa em favor da produção de Tecnologias Sociais para segmentos populacionais excluídos?

Surgem algumas perguntas Hoje, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão são exercidas de forma integrada? Qual tem sido o objetivo dessas atuações? Ação universitária simplesmente ou meio e oportunidade para contribuir com a promoção do desenvolvimento e da qualidade de vida?

O desafio Trabalhar com tecnologias sociais pressupõe que as universidades atuem a partir de uma ação processual e contínua, não pontual, em que o conhecimento científico interaja com os demais saberes da população, num diálogo permanente, visando à produção de conhecimentos e sua apropriação para a resolução de problemas concretos das pessoas e de suas organizações.

O desafio A Extensão é compreendida como um “processo educativo, científico e cultural que articula o ensino e a pesquisa, de forma indissociável, viabilizando a relação transformadora entre universidade e sociedade”. A Pesquisa passa a ser a descoberta da realidade, dos problemas da população e das respostas aos problemas para a imediata apropriação dos resultados.

O desafio Enfim, para que a universidade crie laços com a sociedade de interação e não de transferência de tecnologias, destoadas das realidades vividas, é necessário criar, permanentemente, um ambiente institucional que reforce o caráter indissociável da Extensão, do Ensino e da Pesquisa.

“O destino de nossas sociedades, a estabilização e o aprofundamento de nossas democracias, a ampliação do espaço público, a produção dos bens públicos e a construção do futuro da região dependem, provavelmente, da adequada concepção de estratégias de desenvolvimento com base na aplicação de Tecnologias Sociais. Não como uma forma de minimizar os efeitos da exclusão dos pobres, mas como uma forma de viabilizar a inclusão de todos em um futuro possível”. (Hernán Thomas - historiador e diretor do Programa de Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia, da Universidade de Quilmes, na Argentina)

Alguns exemplos de TS em fotos Captação de água de chuva para consumo humano Foto: Joamir Barros

Cisterna de placa – 16 mil litros de água para consumo da família Foto: Joamir Barros

Cisterna calçadão – 50 mil litros de água para produção (P1+2) Foto: Michelle Lopes

Sistema Pais – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável Foto: Arquivo Sebrae

Sistema Pais – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável Foto: Arquivo Sebrae

Construção em superadobe Foto: Arquivo Ipec

Ensino de matemática para deficientes visuais Foto: Kenia Ribeiro

Metodologia de incubação de empreendimentos solidários – reciclagem de resíduos Foto: Coppe/UFRJ

Muito grata! Larissa Barros larissaocbarros@gmail.com