PAULO HARTUNG LELO COIMBRA GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO LELO COIMBRA SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA ACESSO AO FUTURO: POLÍTICA ESTADUAL PARA INCLUSÃO DIGITAL
O PROGRAMA ACESSO AO FUTURO ATENDE Ao macro objetivo do Governo: reconstruir e modernizar a máquina pública do Estado. Informatização da SEDU e Superintendências; Informatização das secretarias escolares; Implantação e implementação dos Laboratórios de Informática Educativa – LIED, nas escolas estaduais.
HISTÓRICO:1989 a 2004 Parceria da SEDU com o Programa do Governo Federal - PROINFO Utilização das tecnologias da informação e da comunicação: em processos de ensino e aprendizagem e na formação de trabalhadores na educação e de alunos. 70 LABORATÓRIOS NA REDE ESTADUAL (média de 12 máquinas/laboratório)
Ano 2005 ACESSO AO FUTURO - VÍDEO DOCUMENTÁRIO -
ANO DE 2005 PROGRAMA ACESSO AO FUTURO Novas estratégias para o uso da informática na educação estadual: Ferramenta do processo ensino aprendizagem Formação e ação de docentes, discentes e comunidade Articulação direta com as ações curriculares 292 LABORATÓRIOS NA REDE ESTADUAL (21 máquinas/laboratório) Aumento de 256,3 %
Aquisição de aplicativos educacionais com curso de formação específica para utilização: softwares de conteúdo, de autoria e criação, de simulação, e de jogos lógicos ; Incremento e criação dos Laboratórios de Informática Educativa – LIED
Conservação e manutenção dos equipamentos Contratação de estagiários de informática atuando como suporte técnico e apoio aos professores regentes;
Dinamização dos Núcleos de Tecnologia Educacional – NTE * Instalados em Vitória, Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim; * Formação, orientação e acompanhamento pedagógico aos professores, além de suporte técnico aos LIED.
Atualização permanente de todos os profissionais da educação pública do Estado, destacando as possibilidades de integração das tecnologias da informação e da comunicação ao currículo escolar.
REPENSANDO A PROPOSIÇÃO TEÓRICO - METODOLÓGICA Abordagem Instrucionista Abordagem Construcionista Informática como uma disciplina Informática como ferramenta educacional Automatizar o ensino (Máquina de Ensinar) Provocar mudanças pedagógicas Professor Instrutor Professor Mediador Aluno Passivo Aluno Ativo
O COMPUTADOR E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Ferramenta interativa e multidisciplinar na construção da aprendizagem; Aulas participativas, interativas, envolventes; Alunos como “agentes” da construção de seu próprio conhecimento. Um importante recurso mediador de uma aprendizagem dinâmica;
NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL Democratização do acesso a essas tecnologias, incluindo alunos, docentes e comunidade; Comunidade escolar com uma visão de mundo mais globalizada e significativa;
NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL Atualização permanente dos trabalhadores em educação para a ação no cotidiano escolar, integrando essas tecnologias ao currículo proposto. Concepção de que as tecnologias representem apoio essencial para a construção de uma leitura de mundo com base na multiplicidade de idéias, na criatividade, na produção do conhecimento pelos sujeitos.
“Poder usar o computador é uma oportunidade de aprender muito mais e me tornar mais capaz quando eu for um profissional”