PAULO HARTUNG LELO COIMBRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Educação no contexto do Trabalho
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Seminário ProInfo e TV Escola/2008 Edição Nordeste Fortaleza, 18 a 20 de junho Trabalho em Grupo – Problemas e Soluções Equipe: Ceará.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
CURRICULO +.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
DISCIPLINA: Os recursos tecnológicos e a Psicopedagogia
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NRE MARINGÁ ???.
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
Instituto A Vez do Mestre
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Alfabetizando com informática
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
O papel pedagógico do órgão gestor
Transcrição da apresentação:

PAULO HARTUNG LELO COIMBRA GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO LELO COIMBRA SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

PROGRAMA ACESSO AO FUTURO: POLÍTICA ESTADUAL PARA INCLUSÃO DIGITAL

O PROGRAMA ACESSO AO FUTURO ATENDE Ao macro objetivo do Governo: reconstruir e modernizar a máquina pública do Estado. Informatização da SEDU e Superintendências; Informatização das secretarias escolares; Implantação e implementação dos Laboratórios de Informática Educativa – LIED, nas escolas estaduais.

HISTÓRICO:1989 a 2004 Parceria da SEDU com o Programa do Governo Federal - PROINFO Utilização das tecnologias da informação e da comunicação: em processos de ensino e aprendizagem e na formação de trabalhadores na educação e de alunos. 70 LABORATÓRIOS NA REDE ESTADUAL (média de 12 máquinas/laboratório)

Ano 2005 ACESSO AO FUTURO - VÍDEO DOCUMENTÁRIO -

ANO DE 2005 PROGRAMA ACESSO AO FUTURO Novas estratégias para o uso da informática na educação estadual: Ferramenta do processo ensino aprendizagem Formação e ação de docentes, discentes e comunidade Articulação direta com as ações curriculares 292 LABORATÓRIOS NA REDE ESTADUAL (21 máquinas/laboratório) Aumento de 256,3 %

Aquisição de aplicativos educacionais com curso de formação específica para utilização: softwares de conteúdo, de autoria e criação, de simulação, e de jogos lógicos ; Incremento e criação dos Laboratórios de Informática Educativa – LIED

Conservação e manutenção dos equipamentos Contratação de estagiários de informática atuando como suporte técnico e apoio aos professores regentes;

Dinamização dos Núcleos de Tecnologia Educacional – NTE * Instalados em Vitória, Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim; * Formação, orientação e acompanhamento pedagógico aos professores, além de suporte técnico aos LIED.

Atualização permanente de todos os profissionais da educação pública do Estado, destacando as possibilidades de integração das tecnologias da informação e da comunicação ao currículo escolar.

REPENSANDO A PROPOSIÇÃO TEÓRICO - METODOLÓGICA Abordagem Instrucionista Abordagem Construcionista Informática como uma disciplina Informática como ferramenta educacional Automatizar o ensino (Máquina de Ensinar) Provocar mudanças pedagógicas Professor Instrutor Professor Mediador Aluno Passivo Aluno Ativo

O COMPUTADOR E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Ferramenta interativa e multidisciplinar na construção da aprendizagem; Aulas participativas, interativas, envolventes; Alunos como “agentes” da construção de seu próprio conhecimento. Um importante recurso mediador de uma aprendizagem dinâmica;

NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL Democratização do acesso a essas tecnologias, incluindo alunos, docentes e comunidade; Comunidade escolar com uma visão de mundo mais globalizada e significativa;

NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL Atualização permanente dos trabalhadores em educação para a ação no cotidiano escolar, integrando essas tecnologias ao currículo proposto. Concepção de que as tecnologias representem apoio essencial para a construção de uma leitura de mundo com base na multiplicidade de idéias, na criatividade, na produção do conhecimento pelos sujeitos.

“Poder usar o computador é uma oportunidade de aprender muito mais e me tornar mais capaz quando eu for um profissional”