REGIÃO NORDESTE ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS GEO B AULA 28 REGIÃO NORDESTE ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS
ASPECTOS POPULACIONAIS Berço da cultura brasileira. Apresenta os piores indicadores sociais. Concentra sua população no litoral em especial nas metrópoles de Salvador, Recife e Fortaleza. O interior nordestino tem como base a agropecuária de subsistência.
ZONA DA MATA Região mais industrializada e economia mais rica do nordeste. Apresenta turismo dinâmico o ano inteiro. As áreas urbanas são concentradas em especial na capital (Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal). Com a desconcentração industrial a região tem atraído industrias do ramo têxtil, alimentício e automotivo.
PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI (BA)
FORD NA BAHIA
FABRICA DA SOCOCO (MACEIÓ)
TURISMO - RECIFE
AGRESTE Região dominada pela policultura de subsistência. População ligada a feiras populares em especial nas cidades de Feira de Santana (BA) e Caruaru (PE). É conhecida como área de transição entre a pobreza sertaneja e a riqueza da zona da mata.
FEIRA DE CARUARU (PE)
FEIRA DE SANTANA (BA)
CAMPINA GRANDE (PB)
SERTÃO Caracteriza os problemas sociais crônicos do nordeste. A pecuária e a agricultura extensiva são predominantes. Ao longo do Rio São Francisco ocorre o desenvolvimento da fruticultura (uva, melancia, mamão). Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) são importantes cidades.
Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco
Construção de canais de irrigação
PETROLINA (PE)
JUAZEIRO (BA)
MEIO NORTE Região de transição entre a Floresta Amazônica e o Sertão Nordestino A base da economia é o extrativismo das palmáceas. Destaque para a produção de arroz, cana de açúcar e soja nos estados do Maranhão e Piauí. Alcântara (MA) localizada a base de lançamento de foguetes do INPE.
FORTALEZA (CE)
SÃO LUIS (MA)
TEREZINA (PI)