Professor: Hyggo Almeida Observer Professor: Hyggo Almeida
O que vimos na última aula? Decorator Iterator Observer
O que veremos hoje? Observer Observer
Observer Computação Ubíqua Casa inteligente Cenário não tão futurista Software embutido Observer
Observer Minha Casa Observer
Observer Como projetar??? Televisão Usuário Telefone Microondas vouChegar(30) vaiChegar(30) Telefone Microondas Geladeira Computador Microondas mic; ArCondicionado arc; Torradeira tor; Computador cp; Geladeira gel; Torradeira ArCondicionado Observer
Observer Problemas!!! Alto acoplamento Na verdade, o acoplamento deve ser mínimo Computador, Microondas, televisão... etc, estão interessados apenas no EVENTO ocorrido no telefone Querem ser notificados quando tal EVENTO ocorrer Observer
<<interface>> Observer Solução??? Padrão Observer Definição de dois papéis Observador (Observer) Ouvinte (Listener) Observer * <<interface>> Listener Avisa a todos os ouvintes interessados quando o Evento ocorre Cadastra-se no observador como interessado em um Evento Observer
<<interface>> Observer No nosso exemplo TelefoneObsevador * <<interface>> EletroOuvinte anuncia tocar(); addListener(EletroOuvinte); dispararEvento(); receiveEvent(EventoToque); Computador ArCondicionado Geladeira Torradeira Microondas cria EventoToque getTime(); Observer
Observer Intenção definir uma dependência um-para-muitos entre objetos, de maneira que quando um objeto muda de estado todos os seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente. Também conhecido como: Dependents e Publish-Subscribe Observer
Observer Aplicabilidade quando a mudança em um objeto exige a mudança em outros, e você não sabe quantos objetos necessitam ser mudados. quando um objeto deveria ser capaz de notificar outros objetos sem fazer hipóteses, ou usar informações, de quem são estes objetos. Observer
Observer Conseqüências baixo acoplamento entre os anunciantes e os ouvintes da notificação suporte para comunicações baseadas em difusão (broadcast) atualizações inesperadas Observer
Observer Implementem o exemplo de Oberver apresentado Apenas com Computador e Microondas Estes dois terão apenas o método receiveEvent exigido pela interface O método de Computador deve imprimir na tela: “Recebendo dados do trabalho” O método de Microondas deve imprimir na tela: “Esquentando o Frango!!!” Observer
O que vimos hoje? Observer Observer
O que veremos na próxima aula? Strategy Template Method Observer
Dúvidas? ? Observer