PROJECTO I2TEP ESTUDO METODOLÓGICO PARA AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA (EAE) DAS POSSÍVEIS LIGAÇÕES FERROVIÁRIAS HUELVA – ALGARVE Faro, 7 de Março de 2013 Luís Miguel Nunes Eduardo Moreno
PEGADA ECOLÓGICA DOS TRANSPORTES Avaliação por comparação PE Aviação Rodoviária Ferroviária
APLICAÇÃO LIGAÇÃO PORTUGAL – ESPANHA PE Aviação Infraestruturas aeroportuárias GSE GPU Aeronaves Turbinas Rodoviária Ferroviária
AVIAÇÃO Avaliação da PE genérica de um aeroporto com características semelhantes ao aeroporto de Faro Dados genéricos: Ground Support Equipment (GSE) Equipamentos e veículos associados a actividade de apoio às aeronaves numa determinada porta de embarque, durante o período de parqueamento. Cada ciclo LTO (Landing and Take-Off) consiste nas operações aeronáuticas de take-off (descolagem), climb-out (subida, acima de 30m), approach (aproximação à pista), e taxi/idle [modo de circulação para (ou de) um parqueamento]. Auxiliary Power Unit (APU) Geradores próprios das aeronaves que providenciam energia eléctrica às mesmas durante o período de parqueamento. Aeronaves LTO Partidas Chegadas Airbus A319-100 Series 8321 Airbus A320-200 Series 8132 Airbus A321-100 Series 3889 Boeing 737-300 Series 3978 Boeing 737-400 Series 569 Boeing 737-500 Series 332 Boeing 737-600 Series 452 Boeing 737-700 Series c/m winglets 2563 Boeing 737-700 Series s/m winglets 1523 Boeing 737-800 Series s/m winglets 964 Boeing 737-800 Series c/m winglets 8018 Boeing 757-300 Series 116 Boeing 767-300 Series 255 Cessna 550 Citation II 1231 Embraer ERJ195 522 Hawker HS-125 Series 700 392 Piper PA-34 Seneca 629 Piper PA46-TP Meridian 1923 GSE Ar condicionado Motor de arranque Tractor de reboque Tractor de bagagem Belt Tractor Cargo Loader Catering Fork Lift Cisterna de combustível Ground Power Unit Cisterna de águas residuais Cisterna de água sanitária
Inputs EDMS 5.0.2 EDMS 5.0.2 Aeronave População GSE Vias rodoviárias Fontes fixas de emissão Parques de estacionamento Treinos de incêndio Airbus A319-100 Cessna 550 Citation II Troço 2 – desde a Área de Oficinas e Manutenção até à entrada da placa Ar condicionado Tractor de bagagem Vários grupos de geradores … Por exemplo Partidas & Chegadas coordenadas geométricas factores de emissão dos contaminantes atmosféricos EDMS 5.0.2 Parque BUS Boeing 737-300 Motor de arranque … … … … … Por exemplo
Outputs EDMS 5.0.2 EDMS 2.0 Aeronaves GSE APU Veículos Fontes Fixas CO THC NMHC VOC PM-10 PM-25 SOx NOx Aeronaves GSE APU Veículos Fontes Fixas CO THC NMHC VOC PM-10 PM-25 SOx NOx CO THC NMHC VOC PM-10 PM-25 SOx NOx CO THC NMHC VOC PM-10 PM-25 SOx NOx CO THC NMHC VOC PM-10 PM-25 SOx NOx
ESTUDO DE CENÁRIOS Cenários “Alteração da frota” (alterando os motores/ as turbinas) MEDIDA INDIRECTA Minimização da PE Cenário Base Situação actual CFM56-5B6/P V2527-A5 V2530-A5 CFM56-3-B1 CFM56-3-B4 CFM56-3C-1 CFM56-7B27 CFM56-7B20 RB211-535E4B Phase 5 CF6-80C2B7F 1862M39 T15D-4 Series CF34-8E5A1 LEC TFE731-3 TSIO-360C PT6A-42 Medidas indirectas V2500-A1 V2533-A5 RB211-535E4B JT9D-7R4E,-7R4E1 JT15D-4 Series Aeronaves Airbus A319-100 Airbus A320-200 Airbus A321-100 Boeing 737-300 Boeing 737-400 Boeing 737-500 Boeing 737-600 Boeing 737-700 Boeing 737-800 Boeing 757-300 Boeing 767-300 Cessna 550 Citation II Embraer ERJ195 Hawker HS-125 Series 700 Piper PA-34 Seneca Piper PA46-TP Meridian V2527-A5 CFM56-5B6/P
Camião de águas residuais ESTUDO DE CENÁRIOS Cenários “Alteração da população GPU” (ground power unit) MEDIDA DIRECTA Cenário Base Ar condicionado ACE 802 Diesel Motor de arranque Tractor de bagagem GPU Tractor de reboque Camião de catering … ACE 180 Stewart & Stevenson TUG MA 50 TLD , 400 Hz AC Stewart & Stevenson TUG MA 660 Hi-way/ TUG 660 chasis Wollard TWS-402 F250/F350 Gasolina Camião de águas residuais Cenário GPU … ACE 802 Diesel Motor de arranque Tractor de bagagem GPU Tractor de reboque Camião de catering Camião de águas residuais ACE 180 Stewart & Stevenson TUG MA 50 TLD , 400 Hz AC Eléctrico Stewart & Stevenson TUG MA 660 Hi-way/ TUG 660 chasis Wollard TWS-402 F250/F350 Gasolina Ar condicionado Fotos de J.SOUSA/07
Camião de águas residuais ESTUDO DE CENÁRIOS MEDIDA DIRECTA Cenários “Alteração da população GSE” Cenário GSE … ACE 802 Eléctrico Motor de arranque Tractor de bagagem GPU Tractor de reboque Camião de catering Camião de águas residuais ACE 180 Stewart & Stevenson TUG MA 50 TLD , 400 Hz AC Stewart & Stevenson TUG MA 660 Hi-way/ TUG 660 chasis Wollard TWS-402 F250/F350 Ar condicionado Fotos de J.SOUSA/07
Emissões (toneladas/ano) Cenários Aeronaves CO CO2 NMHC NOx PM10 PM2.5 SOx THC VOC Base 210,3 330,4 58,3 383,8 5,2 33,8 55,0 165,8 260,5 40,3 431,8 33,9 37,9 GPU 208,8 328,1 57,9 369,9 33,3 54,6 GSE 54,9 Aeronaves + GSE elétricos 40,2 515,9 810,7 17,2 59,3 1,7 1,6 18,8 17,9 513,4 806,8 16,7 1,5 1,4 18,4 17,4 513,6 807,1 53,7 0,0 9,3 14,7 0,6 1,8 8,6 13,5 11,1
Redução de emissões (CO2) Cenários kg CO2
Redução de emissões kg CO2
Emissões atmosféricas Pegada ecológica Emissões atmosféricas Pegada Ecológica / Sequestro NOx + CO+ CO2 ha/hab x Factor Equivalente Wackernagel e Rees PE (ha/passageiro) = emissões CO2[t] / sequestro de CO2[t CO2/ha] x FE (factor equivalente) / número de passageiros
PEGADA ECOLÓGICA Transporte aéreo (Características semelhantes ao Aeroporto de Faro, 5.312.707 passageiros/ano) 0.00129 ha/passageiro (cenário base) 0.00124 ha/passageiro (cenário aeronaves) 0.00126 ha/passageiro (cenário GPU) 0.00050 ha/passageiro (cenário GSE) 0.00045 ha/passageiro (cenário aeronaves + GSE) Transporte rodoviário (Faro-Huelva, 5.312.707 passageiros/ano, considerando os factores de emissão do Copert III e todos veículos a gasolina) 0.0465 ha/passageiro 36-103 x Transporte Ferroviário (TERM 2003 28 EEA 31 European Environment Agency , 5.312.707 passageiros/ano) 0.0319 ha/passageiro 25-71 x
PEGADA ECOLÓGICA DOS TRANSPORTES AÉREOS –outros aspetos Emissões das operações em terra Emissões das operações em voo Análise do ciclo de vida dos materiais utilizados… Pegada associada a outras operações aeroportuárias Terminal de passageiros Terminal de carga Parques de viaturas Parque de combustível Operações de manutenção
Obrigado