Vila Nova Esperança Caracterização Socioeconomica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governabilidade e Igualdade de Gênero
Advertisements

ENCONTRO DE APRESENTAÇÃO
Trabalho Infantil: Análise dos dados da PNAD 2005
Mudanças profissionais.
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Ampliação da faixa etária do Programa Bolsa Família
A Pirâmide Etária do Brasil
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
Distribuição de renda.
Seguir carreira publica seguir carreira em companhias privadas ou abrir sua própria empresa O que fazer ? br strategi 3.
Quem é o jovem brasileiro?
Censo, Caracterização e Diagnóstico
Venda Nova do Imigrante
Núcleo de Estudos e Opinião Pública Agosto de 2012 – Maio de 2013 ESTRATOS SOCIAIS EMERGENTES E CULTURA POLÍTICA.
Fonte:Elaboração da SPE/MF a partir da base de dados de Barro & Lee (2000)
Radar Social Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
avaliação econômica do Ensino médio profissional
1 Novas Famílias. 2 A pessoa independente que ocupa uma parte ou a totalidade de um alojamento ou o conjunto de pessoas que residem no mesmo alojamento.
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Bahia
Centro de Informações Estatísticas Núcleo de Indicadores Sociais e Ambientais Porto Alegre, 19 de Abril de 2011.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
M I S S Ã O D O F Ó R U M Engajar democraticamente o 1º, 2º e 3º Setores da Região Metropolitana de Campinas, através de planos e ações que concretizem.
Discussão sobre o dicionário do Censo IBGE 2010 Projeto: MÉTRICAS TERRITORIAIS DE PROTEÇÃO SOCIAL: A CAPACIDADE PROTETIVA DE FAMÍLIAS RESIDENTES EM METROPÓLES.
O Perfil Socioeconômico das Famílias Atendidas pelo Bolsa Família
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental Maria Malta Campos, Eliana Bahia Bhering, Yara Esposito,
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
Proporção de resposta afirmativa a cada quesito de insegurança alimentar segundo faixa de rendimento domiciliar mensal per capita. Brasil PNAD 2004.
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
TransFormação: Habilidades para Produtividade
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Saneamento Básico na Comunidade do Braço Joaquim, Luis Alves Autores: SILVA FILHO, Tulio Márcio VALDRICH, Luzia Gorges SILVA,
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
Prejuízos do Trabalho Infantil para a Educação
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
FICHA DE INSCRIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
QUEM SÃO OS(AS) ALUNOS(AS) DO EJA?
PROJETO ARTICULADO DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA UNIVERSIDADE ABERTA Apresentação para Grupo Soges, União Européia e Representantes do Ministério de.
Grupo : Bruno, João, Mirella, Monique, Samuel
Brasil: país subdesenvolvido porém, industrializado
Desinteresse Escolar Motivado pela Família
ELYNE ENGSTROM COORDENADORA TEIAS/ESCOLA MANGUINHOS ENSP/FIOCRUZ 3 DE OUTUBRO DE 2011 Atenção Primária à Saúde e Saúde do Idoso.
V Encontro Estadual do Proinfância Bahia MEC-UFBA V Encontro Estadual do FBEI/MIEIB Salvador, 16 de abril de 2015 Salão Nobre da Reitoria da UFBA.
Fatores Familiares e Desempenho Educacional em Moçambique Gilberto Mariano Norte.
Juventude, Trabalho e Renda. Funil da Educação Média Dos 10,6 milhões de jovens 15 a 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8.
Miriam Rafaela Raphael Quedayr.  NCS, 23 anos, do lar, 2º grau completo, entrevistada.  PSS, 33 anos, pedreiro, 1º grau incompleto, marido.  NCSS,
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
CARACTERIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
EDUCAÇÃO FAMILIAR PAIS Muitos pais pensam que a porcentagem maior da educação está nas escolas. Muitos pais pensam que a porcentagem maior da educação.
Programa Conexões de Saberes - Unirio. Laís - Enfermagem É notável a prevalência do sexo feminino como integrantes do programa conexões de saberes, acreditando-se.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
Teste de atenção concentrada
Brasília, 26 de novembro de 2015
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
CUSTOS INDIRETOS NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM HOSPITAIS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO MARANHÃO Patrícia Lima Queiroz, Florene Vale dos Anjos,
OPINIÃO DOS BRASILEIROS SOBRE PADRONIZAÇÃO DE EMBALAGENS DE CIGARRO População brasileira, 16 anos ou mais Setembro
DESENVOLVIMENTO DO EU O mais importante: Aparência e Popularidade Aparência e Popularidade Conceito de si mesma. Conceito de si mesma.
Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 Mensagens Chave As vulnerabilidades devem ser tratadas para que o desenvolvimento humano seja assegurado e para.
INTRODUÇÃO Somos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do colégio Alef, unidade Paraisópolis. Concluímos o Ensino Fundamental II numa escola da rede pública.
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS PESQUISA CENSITÁRIA DA POPULAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Vila Nova Esperança Caracterização Socioeconomica

Objetivos da CSE Obter dados objetivos sobre a comunidade Empoderar aos moradores com informações para exigir o cumprimento dos seus direitos Focar os esforços do TETO em geral e da área de Habilitação Social em particular.

Contexto

Metodologia

Considerações metodológicas Universo de famílias: 480 Nível de confiança: 95,5% Erro: 4,5% Mostra selecionada: 218 famílias Método de coleta de dados: Aplicação de pesquisa domiciliar Instrumento de coleta de dados: enquete Datas de aplicação: Júlio, Agosto, Setembro e Outubro de 2013

Conceitos chave

Núcleo familiar Chefe (a) do lar

Perfil das famílias

Geral Criando um padrão, a partir dos dados obtidos, uma família moradora da Vila Nova Esperança é composta por 4 indivíduos, sendo todos do mesmo núcleo familiar, ou seja, um casal e dois filhos. O homem, chefe do lar, tem cerca de 50 anos, já a mulher, tem cerca de 45 anos. Um dos filhos é um menino com cerca de 13 anos e é filho desta união, enquanto o segundo filho é uma mulher que se encontra grávida, tem aproximadamente 18 anos, sendo filha de uma outra relação anterior à união.

Educação O filho mais novo está cursando o ensino fundamental, mas já pensa em largar para procurar emprego. Já a sua irmã mais velha terminou o ensino médio. Em contraposição os dois adultos tem apenas o fundamental incompleto, consequência de terem começado a trabalhar cedo.

Moradia O esgoto não é a céu aberto, mas o encanamento não vai para vias corretas de tratamento e cai em um córrego. A eletricidade chega na casa através do gato de maneira ilegal, mas em consequência da falta de acesso e não apenas por conveniência. Chega água encanada dentro da casa, mas assim como no caso da eletricidade, de maneira ilegal, mas por razões de acesso. Há um acúmulo muito pequeno de lixo, uma vez que existe uma caçamba de descarte, que é regularmente trocada.

Trabalho O homem trabalha com serviços gerais em uma empresa, tendo carteira assinada, desempenhando funções como de almoxarifado ou estoquista, ou seja, serviços em geral. Já a mulher trabalha como diarista, logo não tem carteira assinada e não se encontra protegida pelas leis da CLT. A filha já trabalhou de maneira informal, mas atualmente não procura emprego, pois está grávida e como não há um apoio às crianças pequenas, ela não pretende trabalhar até a criança completar 6 anos quando poderá frequentar a escola.

Econômico Ao somar todos os valores recebidos pelo casal, dividindo pelos quatro moradores, há uma renda de 418,02 por pessoa. Como há pouca possibilidade de circulação de renda dentro da comunidade, todos os salários vem de fora da comunidade. Como é uma realidade no Brasil, mesmo os dois do casal desempenhando funções semelhantes o salário do homem é maior.

Perfil da comunidade

Gerais

Quantidade de núcleos familias por cada lar

Caracterização dos moradores por faixa etária

Educação

Nível de escolaridade segundo grupos etários

Razões para não estudar atualmente

Impacto do nível de escolaridade na renda

Moradia

Tipo de serviço de saneamento

Tipo de iluminação disponível na casa

Percepções de problemáticas de infraestrutura

Trabalho

Desemprego: 5.14%

Porcentagem de desempregados segundo sexo

Razões de desocupação

Renda mensal per capita por lar segundo chefe do lar homem ou mulher

TETO.ORG.BR MUITO OBRIGADO!