Excel Ciclo PBL Aprendizado por competências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

Projeto Multimídia. Tema Animação Linear; Animação Não-Linear; Narrativa Linear; Narrativa Multimídia; HQ – Interativa; Games – Jogo Eletrônico; Interface.
Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão XVI JEPEX 2016
Profa. Ms. Hiale Souza Profa. Ms. Gahelyka Pantano
6 - Ferramentas de análise para melhoria de processos - Tabelas
Como escrever um Artigo científico?
Orientação Importante:
Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP Profs.: José Simões e Marceli Aquino
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Seminário Seminário é uma técnica de estudos que inclui pesquisa, discussão e debate; sua finalidade é pesquisar e ensinar a pesquisar. Na preparação do.
Título do projeto Nomes dos autores Local e Data
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL - IDESB
Trabalho de conclusão de curso
VI Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
TRABALHO FINAL Teorias da Ação Cultural
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Objetividade É um acordo entre juízes especialistas relativo ao que é observado, ou o que deve ser ou o que foi feito em pesquisa Quanto maior a objetividade.
II COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
Fichamento acadêmico:
Introdução e objetivos
TÍTULO – Times New Roman, Tamanho 80
Desenvolvimento ou corpo do artigo
Planejamento de estratégias:
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
Problem Based Learning PBL
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Ética e Organizações EAD 791
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
CICLO DE APRESENTAÇÕES
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Porto Velho-RO, 20 de março de 2017.
Fulano da Silva (Orientador)
Resultado e Discussões Considerações Finais Referências
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
TÍTULO DO TRABALHO (Utilizar fonte tipo Times New Roman tamanho 44, letras maiúsculas, alinhamento centralizado) Nome Completo do Autor, Instituição de.
V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB
FORMATAÇÃO.
Logo da instituição INSTITUIÇÃO A QUAL REPRESENTA
Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão XVI JEPEX 2016
Pesquisa científica Marcelo Correa.
Subtítulo, se existir. (Arial, 76, negrito, minúsculas e centralizado)
Trabalho de Conclusão de Curso I
Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão
Capacitação Pedagógica Aula 02
TÍTULO DO TRABALHO, CAIXA ALTA, NEGRITO, ARIAL, 60 CENTRALIZADO
Organização do trabalho
TÍTULO DO TRABALHO EM MAIÚSCULA ARIAL 54
Título Autores Identificação dos autores
Contextualização: escola e alunos
Título: fonte Calibri tamanho 48
O padrão do primeiro slide é obrigatório
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
TÍTULO DO TRABALHO, CAIXA ALTA, NEGRITO, ARIAL, 60 CENTRALIZADO
Tópicos Especiais em TI 2
TÍTULO EM LETRAS MAIÚSCULAS (TAHOMA - 72)
Aula S4 definição do problema aperfeiçoamento e geração de soluções
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Título (igual ao do trabalho) Nome do Autor 1 (Nome da Instituição)
VII Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
Desenvolvimento ou corpo do pôster
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Prof. Elisson de Andrade
Dicas sobre Referencial Teórico
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
TÍTULO DO PROJETO IDENTIFICAÇÃO
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO: Subtítulo (se houver)
Transcrição da apresentação:

Excel Ciclo PBL Aprendizado por competências Dutra 2017

Problema do ensino atual Metodologias passivas Foco no conteúdo Foco no professor

Aula 4 – Apresentação e debate Aula 5 – Ética e avaliação/participação Proposta inovadora PBL Aula 1- Planejar Aula 2- Solução teórica Aula 3 – Solução prática Aula 4 – Apresentação e debate Aula 5 – Ética e avaliação/participação Ensino por competências Conhecimentos Habilidades Atitudes

Aula 1 - Planejar Aula 1 - Planejar Definir papel dos alunos no grupos (muda no próximo caso): redator-escreve, porta voz- orador, líder-motiva e demais membros Definir problema [habilidade de identificar problemas] Definir causas, origem e escolha uma [habilidade de gestão de conflitos] Identificar e escrever (se souber) conceitos importantes para solucionar este problema [conhecimentos] [habilidade de memorização] Tarefa para aula: Relatório parcial postado pelo redator [ habilidade de escrita] - N1 Tarefas para casa: Postar material no fórum do grupo individualmente acerca dos conceitos desconhecidos [colaboração]– N2 Notas N1 (postar tarefa grupal) – FÓRUM RELATÓRIO PARCIAL GRUPO– apenas redator 1 posta – 0-10 N2 – contar participações fórum – FÓRUM COLABORAÇÃO – todos devem postam – [0 ou 10] – se um membro não postar, o grupo recebe zero

Relatório Parcial – vide exemplo RELATÓRIO PARCIAL –postado pelo redator – Máximo de 2 páginas Problema formulado Com relação ao problema: Diagnóstico: Causas do problema (levante as possíveis causas do problema – atividade individual e sem censura do grupo). Registrar todas sugestões NOMINAIS de TODOS OS MEMBROS DE GRUPO e com o nome do proponente. Evidências sobre as causas do item anterior – procurem no texto do caso as evidências para as causas (pode copiar os trechos) – atividade para discussão no grupo) Escolha E DEFINA em grupo a causa escolhida pelo grupo para solucionar o problema Registre os conceitos conhecidos pelo grupo (ESCREVER O MESMO) e suas definições que serão utilizados para solucionar o caso com a causa escolhida pelo grupo. Registre os conceitos a serem pesquisados em casa e que não são conhecidos. DIVIDA AS TAREFAS. Planejamento das atividades do grupo Quem irá buscar conceitos e solução QUEM COMO O QUE QUANDO Líder, redator, Porta-voz e membros Todo o material do grupo deve ser postado no fórum do grupo de forma individual para avaliarmos a contribuição de cada um

Aula 2 – Solução Teórica Completar o relatório parcial em sala pelo redator com os novos conceitos oriundos do fórum obrigatoriamente . Os conceito foram obtidos individualmente em pesquisa realizada pelos alunos [novos de conceitos] [ busca por novos conhecimentos] [habilidade de escrita e síntese] Propor uma solução teórica de comum acordo e postar solução no fórum pelo redator [gestão de conflito] [colaboração] [habilidade de resolução de problemas] Tarefa para a aula: Postar pelo redator no fórum a proposta inicial da solução teórica – N3 Tarefa para casa: Propor uma solução usando Excel na solução do caso - [habilidade de solução de problemas] –N4 Notas N3 – Postar no fórum pelo redator – apenas 1 faz a postagem – [0-10] N4 - Postar no fórum pelo redator – apenas 1 faz a postagem – [0-10]

Aula 3 – Solução Prática usando Excel Aula Excel pelo professor utilizando postagens dos grupos

Aula 4 – Apresentação e debate da solução teórica (PPT) e Excel (prática) Entrega do relatório final pelo redator [habilidade escrita] – nota única do grupo – N5 (FÓRUM RELATÓRIO FINAL) – apenas o redator do grupo deve postar, Vide modelo. Apresentação pelo orador do grupo a ser sorteado (ou voluntário) em sala de aula do PPT (veja padrão) e Excel (10 minutos cada) [ habilidade oral e de comunicação] O grupo apresentador é definido por sorteio dos grupos que não tiveram membros no último comitê avaliador ou na falta deste, todos os grupos. Avaliação da apresentação do grupo apresentador com rubrica (individual anônimo – todos incluindo grupo apresentador) – online – nota única para o grupo apresentador – N6 - vide rubrica Espaço debate pelo grupo apresentador e o comitê de avaliação composto de um membro de cada grupo (líder ou outra na falta deste). Comitê de avaliação - Formado pelos líderes de cada grupo. Toda a classe pode participar e todo o grupo apresentador responde (junto com o porta voz do grupo que apresentou) Vamos discutir a solução do problema com a facilitação (e não solução) do professor. Avaliação do debate coordenado pelo grupo apresentador com rubrica (individual anônimo – todos incluindo grupo apresentador) – online – nota única para o grupo debatedor – (N7) – vide rubrica Professor fecha a discussão Notas N5 [Grupo] - (0-10) N6 [Grupo] – (0-10) N7 [Grupo] – (0-10)

ROTEIRO PARA O RELATÓRIO FINAL Vide modelo Alterações com relação ao Relatório Parcial Só registre o que de fato foi alterado quando comparado com o parcial Problema formulado Causa principal da situação apresentada Conceitos teóricos utilizados na solução do problema A seção deve ocupar o maior espaço no relatório A seção deve obedecer as “Normas de Trabalho Científico” para citação (ou seja deve procurar outros autores e citá-los na definição dos conceitos importantes na solução do problema) Solução proposta pela equipe Escreva com base nos conceitos utilizados na seção anterior. Anexar Excel da solução Referências bibliográficas A seção deve obedecer as “Normas de Trabalho Científico” para referências Use fontes de qualidade acadêmica reconhecida Uma fonte é cópia, com muitas fontes será uma pesquisa Configuração das Páginas • Tamanho do papel: A4 (29,7 cm x 21 cm) • Margem superior: 3 cm • Margem inferior: 2 cm • Margem esquerda: 3 cm • Margem direita: 2 cm Configuração dos Textos • Fonte Times New Roman, corpo 12 • Espaçamento entre caracteres, palavras e linhas: simples • Número Max. de páginas : 2-3 (três),

APRESENTAÇÃO DO PPT (10 minutos pelo grupo sorteado no dia) Modelo de apresentação Roteiro para Apresentação Oral pelo porta-voz Slide 1 – Identificação do grupo Slide 2 – Resumo do caso Slide 3 – Identificação do problema Slide 4 – Diagnóstico da situação = causas principais e causa escolhida Slide 5 – Ações para chegar na solução proposta Slide 6 – Conceitos pesquisados para fundamentar a solução do problema Slide 7 - Solução teórica proposta pelo grupo Slide 8 – Solução Excel

Aula 5 – Tema sobre Ética e avaliação participação Problema ético – Discussão em grupo e depois geral [habilidades sociais e éticas] Tarefa em sala de aula – Apenas o redator deve postar no fórum o resumo da discussão em grupo no fórum – Nota única para o grupo – (N8)- FÓRUM ÉTICA GERAL Avaliação do desempenho de todos os elementos do grupo (incluindo vc) durante o desenvolvimento do trabalho (individual anônimo): líder, redator, porta-voz, membros. (N9) Notas N8 – em grupo – apenas 1 posta N9 – individual [0-10]

Média final – Médias dos 3 ciclos - Cada ciclo tem uma média Média final de cada ciclo para quem não apresentar: N1 -10% ,N2- 10%, N3 – 10% ,N4 -10% N5 – 20%, N8 – 10% ,N9 – 30%. MF = Bônus + (Mciclo1 + Mciclo 2 + Mciclo 3)/3 Bônus extra : Com a média dos N6 e N7 >= 5 ganha 1 ponto na média final. Se obtiverem nota menor que 5, terão 1 ponto a menos na média final [para os grupos que apresentaram]. Participando do focus Grupo na última aula = 0,5 a 1 ponto na média final.

Ciclos Excel (2) Produção individual ou conjunta (23) (1) Entendendo comportamento de custos (31) Teoria Custo direto, MOD Classificação de custo fixo, variável e mix Fazendo previsão de custos (2) Produção individual ou conjunta (23) Custo produção individual x conjunta Alocação custos conjuntos Determinar lucro em diversas situações (3) Análise de variância (23) Calcular variância das vendas Calcular variância do custo geral Calcular variância da taxa e eficiência