A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL Programa de Bolsa Residência Pedagógica PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos

2 COORDENADORES: Profª.Drª. Mara Elisângela Jappe Goi Profª.Drª. Maria Arlita da Silveira Soares SUPERVISORA: Denise Rosa Medeiros ESCOLA Escola Estadual Nossa Senhora da Assunção

3 2º SEMESTRE 2018 14/08/2018- Reunião de abertura do Programa Residência Pedagógica pelos professores coordenadores Mara Elisângela Jappe Goi, Maria Arlita da Silveira Soares, Márcio André Martins. 16/08/2018- Início do curso do Programa Residência Pedagógica Divisão dos grupos de trabalho para leitura e apresentação dos capítulos do Livro “Estágio com Pesquisa”

4 2º SEMESTRE 2018 Formação inicial: 1º Etapa
23/08/2018-Apresentação, pelas professoras coordenadoras, do livro “Estágio e Docência” e contextualização dos objetivos e metas do Programa Residência Pedagógica. 24/08/2018- Participação como avaliador na Feira de Ciências. 30/08/2018-Início da apresentação dos Capítulos do Livro Estágio com Pesquisa pelos grupos.

5 2º SEMESTRE DE 2018 30/08/2018- (Grupo 1) - Capítulo 1
Contextualização do Problema na Formação Docente na Perspectiva do Estágio com Pesquisa. 06/09/2018- (Grupo 2) - Capítulo 2 Por uma Pedagogia do conhecimento na formação do professor-pesquisador

6 2º SEMESTRE 2018 06/09/2018- (Grupo 3) - Capítulo 3
As origens do conceito de professor-pesquisador. 13/09/2018- (Grupo 4) - Capítulo 4 Desdobramentos do Conceito de Professor Pesquisador no Brasil (Grupo 5) – Capítulo 5 Epistemologia do conceito de professor reflexivo.

7 2º SEMESTRE DE 2018 27/09/2018- (Grupo 6) - Capítulo 6
Estágio, Pesquisa e a Produção do Conhecimento na formação de professores. (Grupo 7) - Capítulo 7 O Estágio com pesquisa na formação inicial de professores de ciências como desenvolvimento da Educação Científica.

8 2º SEMESTRE DE 2018 04/10/2018- (Grupo 8) - Capítulo 8
O estágio com Pesquisa: a experiência dos Estagiários (Grupo 9) - Capítulo 9 A Experiências dos Egressos Apresentação pelo Coordenador Ângelo Schneider do Residência Pedagógica de São Gabriel Destacando as Ciências da Natureza na BNCC : competências, habilidades e o Darwinismo Social

9 2º SEMESTRE DE 2018 11/10/2018- Apresentação da Metodologia da Resolução de Problemas pelas professoras coordenadoras. 18/10/2018- Plano de Atividades (explicação de como será desenvolvido e início de organização de atividades).

10 2º SEMESTRE DE 2018 31/10/2018- Reunião com as Supervisoras das Escolas Campo EENSA e ETERRG para apresentação dos bolsistas do Residência pedagógica e discussão do PPP das escolas, incluindo como acontece sua elaboração. 01/11/- 08/ / /11/ Leituras e debates sobre a Base Comum Curricular (BNCC).

11 2º SEMESTRE DE 2018 12/11- a 07/12 Estudo do Bolsista na Escola Campo;
Estudo do contexto educacional com diagnóstico da realidade escolar a partir de levantamento de dados realizado na escola-campo Preparação para Análise de Documentos nas escolas campo: Projeto Político Pedagógico (PPP); Regimento da Escola; Planos de estudo e diários de Classe. Elaboração do diagnóstico da realidade escolar

12 2º SEMESTRE DE 2018 05/12/2018- Apresentação dos Seminário de Estágios realizados pelos bolsistas residentes. 06/12/2018- Apresentação de trabalhos de Especialização de alunos da especialização (Marcelo e Patrícia) sobre como vem ocorrendo as formações continuadas de professores, segundo as Coordenadorias de Educação.

13 2º SEMESTRE DE 2018 13/ /12/2018- Análise dos planos de estudo das escolas campo e planejamento de atividades para 2019. Foram realizados pelo Bolsista Rosimere 20h de atividades em parceria com o Bolsista Marcos na Escola Campo EENSA.

14 1º SEMESTRE DE 2019 Janeiro e Fevereiro- escrita do artigo apresentar 1º versão em Março. 21/02/2019- Formação Pedagógica na escola campo EENSA ministrada por Gabriela Lehnhart. 22/02/2019- Participação da abertura do Ano letivo no Município de Caçapava do Sul. Formação Pedagógica ministrado por José Pacheco.

15 1º SEMESTRE DE 2019 07/03/2019- Sugestões de atividades para coleta de dados das atividades em sala de aula para a construção de um novo artigo. Divisão de turmas e atividades pela supervisora Denise. 14/03/2019- Etapa II Revisão da 1º versão do Artigo.

16 1º SEMESTRE DE 2019 Atividades
20/03/2019- Observação manhã turmas 101 e 102. Dois períodos em cada. Observação tarde turma 8ºB. Três períodos. 25/03/2019- Manhã turma 102, dois períodos no laboratório, experimento sobre Misturas. Tarde turma 8ºB, um período, conteúdo Célula Eucarionte 26/03/2019- Tarde turma 8ºB, dois períodos, Célula Eucarionte

17 1º SEMESTRE DE 2019 Atividades
27/03/2019- Manhã turma 101, dois períodos no laboratório, experimento sobre Misturas. Tarde turma 8ºB, um período, realização de atividade didática: construção da célula e jogo de perguntas e resposta sobre a célula.

18 1º SEMESTRE DE 2019 21/03/2019- Revisão dos Planos de Aula já elaborados. Revisão do Artigo. 28/03/2019- Reunião via Skype com São Gabriel no qual a Supervisora Mayra apresentou slides sobre “ INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO”.

19 1º SEMESTRE DE 2019 04/04/2019- Revisão do Artigo.
Revisão dos Planos de Aula. 07/04/2019- Aviso de atividade a serem desenvolvidas em outros espaços: Feira do Livro dia 21/05. Apresentação de modelos para a construção de Portfólio e elaboração de relatório.

20 1º SEMESTRE DE 2019 18/04/2019- Relato de atividades desenvolvidas na Escola Campo. Revisão do Artigo. 25/04/2019- Encontro dos Orientadores na cidade de Bagé.

21 1º SEMESTRE DE 2019 02/05/2019- Relato do Encontro de Orientadores.


Carregar ppt "PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google