A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1

2 Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO

3 Leitura da contextualização inicial e dos objetivos da pauta de trabalho

4 Objetivos Participar de uma situação de leitura em voz alta realizada pelo formador. Compreender a gênese da competência 9 da BNCC. Relacionar a competência com o trabalho diário dos professores da escola. Discutir ações pedagógicas que possam qualificar o trabalho do professor em sala de aula no desenvolvimento da referida capacidade. Reconhecer nas ações do dia a dia o trabalho já desenvolvido para o desenvolvimento dessa competência.

5 Conteúdos formativos Competência 9 da BNCC – Empatia e Cooperação
Leitura em voz alta. Situações didáticas e processo de ensino e de aprendizagem.

6 Agrupamentos Parte 1: coletivo
Parte 2: professores organizados por áreas de conhecimento

7 Sequência de Atividades

8 Atividade 1 - Contextualização
Leitura da contextualização e dos objetivos da pauta formativa.

9 Atividade 2 - Leitura em voz alta
Leitura em voz alta (escolha do Coordenador Pedagógico) de um texto para fruição da equipe. Sugestão “As três Experiências”, de Clarice Lispector, disponível no site da revista Prosa, Verso e Arte:

10 Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos).
Momento 1 Em grupos, os professores analisarão a competência 8 da BNCC e discutirão a respeito do trabalho que já desenvolvem para o que os alunos se apropriem dos conhecimentos relacionados as disciplinas e áreas ao longo da escolaridade. A discussão levará em consideração o quadro a seguir e as questões propostas.

11

12 Competência 9 - BNCC Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

13 Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos)
Como desenvolver a cooperação dos alunos para o enfrentamento das questões socioculturais apresentadas na sociedade? Que situações de ensino e de aprendizagem podem colaborar para que os alunos possam exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação?

14 Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos)
Momento 2 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.

15 Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões
Momento 1 – Trabalho em grupos a respeito da progressão da competência ao longo dos ciclos de aprendizagem. Neste momento cada um dos grupos procederá a leitura e análise das páginas 58 a 64 do documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”.

16 Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões
Momento 2 – Trabalho em grupos a respeito da progressão da competência ao longo dos ciclos de aprendizagem. Os grupos analisarão a progressão e as subdivisões, a partir das questões sugeridas a seguir. Segundo o documento, de maneira geral, o que se espera que o aluno desenvolva em relação a seu desenvolvimento emocional, o autoconhecimento e cuidado nos diferentes segmentos de ensino? Quais ações precisam ser desenvolvidas, no sentido de desenvolver de modo eficiente a as habilidades envolvidas na competência 9?

17 Agrupamentos e tarefa Grupo 1 – Valorização da diversidade, página 59.
Grupo 2 – Alteridade (reconhecimento do outro), página 60. Grupo 3 – Acolhimento da perspectiva do outro, página 61. Grupo 4 – Diálogo e convivência, página 62. Grupo 5 – Colaboração, página 63. Grupo 6 – Mediação de conflitos, página 64.

18 Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões
Momento 3 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.

19


Carregar ppt "Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google