UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rebeldia/Rivalidades
Advertisements

Como a literatura nos ajuda a entender melhor a nós mesmos?
DIREITOS HUMANOS ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CURSO NTE NERACI DAL PIVA
ANÁLISE LITERÁRIA VIDAS SECAS O JARDINEIRO FIEL.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
CEU CEI PARQUE ANHANGUERA
OBJETIVO Proporcionar as cooperativas e aos seus associados a possibilidade de assistirem a um espetáculo de teatro, que visa mostrar através de oito cenas,
A ARMA DA SOCIEDADE O Disque Denúncia funciona em quatro turnos diários, nos sete dias da semana, e utiliza recursos tecnológicos de última geração com.
Drogas na adolescência
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
Valentine’s Day.
Amor e Loucura Em tempos atrás viviam duas crianças, um menino e uma menina, que tinham entre quatro e cinco anos de idade. O menino chamava-se Amor e.
Fauna Humanidade Natureza RESPEITO Ambiente Vida Flora.
O que é importante para você?
Artigos de opinião.
Título Original: Nuovo Cinema Paradiso
Desenvolver Por uma Nova Escola.
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
Dimensões da Globalização
COMO CONSTRUIR A PAZ COLÉGIO NACIONAL Mostra do filme “Gandhi”
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
“DNA” DOS RELACIONAMENTOS
GRÊMIO ESTUDANTIL SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SERES DE LUZ Leonardo Boff.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
ESTOU COM OS 7% Escrito por Regina Brett, 90 anos, de "The Plain Dealer", Cleveland, Ohio . Para celebrar a chegada à minha idade avançada escrevi umas.
A Razão e a Emoção S Gotas de Carinho.
O Movimento Olímpico Aula 1 Olimpismo Rio 2016 | Versão 1.0.
EDER.
Meu Baú Meu Baú
A RAZÃO E A EMOÇÃO A RAZÃO E A EMOÇÃO.
O que é o Projeto Tempo de Ser
Saudade....
Você está pronto para entrar num universo de extremo poder?
FAMÍLIA & ESCOLA.
“Como é agradável o lugar da Tua habitação, Senhor dos Exércitos
Direitos e Deveres Cidadania.
Atividade 9: Como são retratados os migrantes nos media? Diapositivo 1: Objetivos >Explorar de que forma é retratada a migração nos media >Aprender a reconhecer.
85ª Semana Extraídas do Site: Frases Carmesim.
Quando um Pit Bull ataca alguém, a imprensa publica com o maior destaque. Mas todos os outros Pit Bulls, que dia após dia fazem.
O livro da minha vida: Vai aonde te leva o coração Susanna Tamaro.
Almas encantadas com o mundo virtual. Um mundo de sonhos que a tecnologia nos traz... Sentimentos vividos, emoções compartilhadas, tristezas superadas.
Conclusões e recomendações
Título Original: Nuovo Cinema Paradiso Género: Drama Realizador: Giuseppe Tornatore Ano de Lançamento (Itália): 1988 Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme.
Cartilha: DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Os raios de sol anunciam o despertar de mais um dia.
By Búzios Slides Avanço automático BRASILEIROS 1.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
DIREITO À INFÂNCIA EEDUCAÇÃO Aula 12 e 13 Prof. Thiago Lauriti UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE.
Música: Bate o Sino Fotos retiradas da internet
Subjetividade e Trabalho
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Que bom que existe saudade! O amor que ficou é eterno.
Histórias de crianças e infâncias
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
Branca de Neve: versões e visões de uma história
Nas telenovelas.  É a forma de representação da realidade que vem sendo abordada nas telenovelas.  Procura dar ênfase á um problema ou questão social.
Um Ser Radiante por Susanna Kennedy Formatação : Sonia Souza
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
O casal provados na dor!.
1. A História Bíblica A Bíblia é a verdade, não contém verdades Através da Bíblia Deus se revela e fala conosco O eixo - gera todo o resto A Bíblia toda.
Momento Histórico Retratado No Livro A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico, envolvendo as forças armadas de mais de setenta países, opondo os.
DIÁLOGOS ENTRE A FILOSOFIA E O CINEMA: O CINEMA COMO CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Profa. Leila Rosa Disciplina: Filosofia_ Conteúdo: Filosofia da arte (Estética)
Recriar a família à luz da misericórdia
A Liturgia de hoje ilumina uma situação concreta que aflige o homem de todos os tempos: O SOFRIMENTO. - Porque é que há no mundo tantas pessoas a sofrer?
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE DIREITO À INFÂNCIA E EDUCAÇÃO Aula 08 e 09 Prof. Thiago Lauriti profthiagolauriti@hotmail.com

Apresentação e discussão do filme: “Crianças invisíveis” e atividade avaliativa: violências singulares e culpas globais.

Preliminarmente sobre o filme... Título Original: “All the Invisible Children” Gênero: Drama Duração: 116 min. Ano: Itália - 2005 Distribuidora: Paris Filmes Direção: Mehdi Charef, Kátia Lund, John Woo, Emir Kusturica, Spike Lee, Jordan Scott, Ridley Scott e Stefano Veneruso

Sobre o que trata o filme? O filme retrata sete realidades infanto-juvenis em histórias curtas, mas, todas com grande profundidade no que tange o mundo criança de cada um dos sete países. “Crianças invisíveis” com suas realidades próprias, mostra de forma objetiva estes inícios de vidas, nos emocionando, pois lembramos de que já fomos crianças e que um dia já confiamos com amor e inocência. As crianças aqui retratadas pertencem a países distintos entre se, principalmente no que diz respeito à realidade socioeconômica, mostra também de forma nua e crua a relação destes personagens com os seus pais, isto quando tal relação existe.

Eis duas questões pertinentes em todas as histórias: constata-se que as famílias em sua maioria, já se esfacelaram, porém quem são os pais de hoje? Além disso, a as crianças e adolescentes? Como elas se relacionam com o mundo atual, tão agressivo, que as afoga em um mundo perverso, que desde cedo joga uma série de escolhas para o seu futuro? E mais, como vivem os pequenos, que inseridos em uma realidade miserável e violenta, ou seja, um mundo de exclusão a vivência infanto-juvenil?

As “Crianças Invisíveis” das metrópoles, da África do Sul (Meldy Charef) da Sérvia-Montenegro (Emir Kusturica), dos Estados Unidos (Spike Lee), do Brasil (Kátia Lund), da Inglaterra (Ridley Scott), da Itália (Stefano Veranuso) e da China (Jonh Woo) pelas câmeras dos diretores de cinema acima relacionados, contam histórias de localidades distantes uma das outras porém com violências que acabam aproximando suas angústias, um retrato fiel das violências tão particulares ocorridas mundo afora porém que aproximam, compartilham e pluralizam culpas por desprotegermos tanto nossa infância.

Dessa forma, todos estes sentimentos e questionamentos estão presentes no filme “Crianças Invisíveis”, crianças jogadas em um mundo que se destrói diariamente, que multiplamente violenta a infância e adolescência destas crianças, invisíveis aos olhos dos governos de todo mundo.