Escola Secundária de Cantanhede Aplicações Informáticas B Maio de 2013

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bárbara A. G. P. Yamada O Flash – Introdução Bárbara A. G. P. Yamada
Advertisements

Animação na Web De elementos de design a um meio de
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Imagens e elementos multimédia
Imprimir apresentações em diversos formatos
Formato de arquivo de Vídeo
ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
1 Universidade Federal de Minas Gerais JPEG Alessandra e Aline.
I – Informação Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias de.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 05
SITE – ESPAÇO + P R O J E C T O F I N A L.
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER
1 Editor de Equações Com a opção Create New activada, seleccione a aplicação Microsoft Editor de Equações 3.0, da listagem que surge na caixa de diálogo.
Flash Fernanda Barroso Maio,2006.
Aula 01 – Apresentação e introdução html
7 - Criação de Páginas Web
S UBUNIDADE 6 - P UBLICAÇÃO Escola Secundária de Cantanhede Aplicações Informáticas B Maio de 2013 U NIDADE 4 – U TILIZAÇÃO DOS SISTEMAS M ULTIMÉDIA 1.
Como fazer um trabalho em POWERPOINT
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Powerpoint APRESENTAÇÃO.
OSA - Operação de Software e Aplicativos
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
ANIMAÇÃO.
Adobe Flash Professional
Hardware/Software para Multimédia
Aquisição e reprodução de som
Unidade de Vídeo Escola Secundária Diogo de Macedo Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A Prof.: Henrique Ribeiro Paulo Cruz 11ºD nº2.
Tecnologias de Informação e Comunicação
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
Colocando botões e ações
Sistema Livre e Sistema Comercial
História e Técnicas de Animação por Anna Morais Revisão – Parte 2.
Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática
UNIDADE 4: Criação de Páginas Web
Aplicações Pedagógicas da Aquisição e Tratamento de Imagem
Informática Aplicada à Gestão (2013/14) UBI - Dep. de Informática 1  A página da disciplina já está disponível.  Encontra-se facilmente a partir de:
A Animação  Animação são gráficos em seqüência.  Animação por computador = processo de exibição de uma sucessão de objetos visuais gerados por computador.
MULTIMÍDIA Mailson Kreidlow.
Tecnologias de Informação e Comunicação
Macromedia Flash MX Márcio Bueno.
Ambiente de trabalho Barra de ferramentas padrão Barras de rolamentos
Carlos Alves 12ºB Maio/2013. O mundo da geração e captura de imagens divide as imagens em dois grandes grupos: As imagens baseadas num mapa de bits e.
Fontes Escola Secundária Diogo de Macedo Curso Tecnológico de Informática Ano lectivo 2006/2007 Prof.: Henrique Ribeiro Paulo Cruz 11ºD nº2.
bitmap e vetor Quais as diferenças?
Conceitos Básicos da Criação de um website
Planear um Website Principais etapas.
Informática Básica – Unidade 2
EDIÇÃO MULTIMÉDIA AULA 3 Discursos dos media Categorizações Faculdade de Ciências Humanas – 2012/2013.
UNIDADE 4: Processamento de texto
Introdução e ferramentas Professoras: Camila e Fabiana
Animação na Web De elementos de design a um meio de transmissão de conteúdos.
Conceitos de vídeo Bruna gomes nº2 Turma 9ºD voc. Multimedia.
A animação.
Abra um novo arquivo Siga o roteiro desta apresentação para fazer sua atividade.
Trabalho de informática
Artes Digitais. Arte digital é aquela produzida também em ambiente gráfico computacional. O objectivo de dar vida virtual as coisas e também mostrar que,
Disciplina: Aplicações Informáticas Professora: Cátia Sousa Ano lectivo: 2010/2011 Escola Básica e secundaria Gonçalves Zarco Trabalho elaborado por: Diogo.
Edição multimédia aula 09
Novos programas de TIC Flash/Dreamweaver. Conceitos e 1º acesso ao FLASH Conceitos e 1º acesso ao DREAMWEAVER Instalação.
Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior de Educação Informática Aplicada 1º ano de licenciatura Trabalho elaborado por: -Bruno Rodrigues.
Software para Multimídia
Sistemas de Informação em Ambiente Animação em Ambiente António Câmara 2005.
Conceito de multimédia
Capítulo 14 Camada 6 A Camada de Apresentação. Sumário A Camada de Apresentação.
Flash 1 O Flash foi desenvolvido inicialmente com outro nome (Future Splash Animator), a Macromedia comprou o FutureSplash, mudou seu nome para Flash.
A Animação  Animação são gráficos em seqüência.  Animação por computador = processo de exibição de uma sucessão de objetos visuais gerados por computador.
Transcrição da apresentação:

Escola Secundária de Cantanhede Aplicações Informáticas B Maio de 2013 Unidade 4 – Utilização dos sistemas Multimédia Subunidade 5 - Animação Escola Secundária de Cantanhede Aplicações Informáticas B Maio de 2013

Animação 2d O conceito de animação surgiu antes dos computadores, na indústria do entretenimento (requeria muito tempo, trabalho e materiais). http://www.youtube.com/watch?v=LAExZjcwydk A animação por computador consiste na produção do movimento de imagens utilizando o computador. Na animação 2D, as imagens são criadas num espaço bidimensional enquanto que na animação 3D é tridimensional. Exemplos de animação : 2D - algumas animações em páginas web e desenhos animados. 3D – jogos de vídeo, filmes de animação, onde os objetos animados apresentam texturas, sombras, transparências e brilhos. Atualmente, a animação por computador é utilizada em diversas aplicações: indústria de entretenimento, educação, na aeronáutica com os simuladores de voo, publicidade e mais recentemente na criação de mundos virtuais. Na simulação do real, destaca-se a indústria automobilística, com a simulação de colisões de automóveis, a robótica, com a dinâmica do movimento dos robots e a física com as pesquisas espaciais.

captura e geração de sequências de imagens Na criação de uma animação podem ser usadas imagens que são previamente capturadas ou produzidas por programas de pintura, desenho e outros, usando equipamentos de vídeo, fotografia ou digitalização (scanner). A aquisição das imagens pode ser analógica (é necessário efetuar a digitalização para o computador) ou digital. Captura de movimento com marcadores Scanner a laser (3D) (e rendering)

captura e geração de sequências de imagens Depois de obtidas as imagens, os movimentos ou os efeitos óticos que farão parte de uma animação, é preciso gerar a sequência que vai criar o movimento de imagens, modelos ou objetos. Desta forma, a animação é a apresentação de uma sequência de imagens, designadas por frames (quadros), no qual cada frame constitui uma alteração do quadro anterior, a uma taxa que um observador entende a sucessão discreta de imagens como sendo um movimento contínuo. Para que que a ilusão do movimento seja considerada adequada, a taxa de situa-se normalmente entre 20 a 30 frames por segundo. Para se criar uma animação 2D utilizam-se as técnicas frame a frame (quadro a quadro) e tweening (interpolação) com o uso de keyframes (quadros-chave).

Layers O conceito de camada está presente nas diversas áreas artísticas ou de animação, utilizando diferentes sobreposições de tinta, papel ou filme e podendo ser opacas ou transparentes. A utilização de camadas pelos programas de computador permite ao utilizador editar, ver ou imprimir qualquer camada sem afectar as outras. Por esta razão, elas são utilizadas em muitos programas editores de imagem, gráficos e animação. Assim, as layers são camadas que podem conter imagens, gráficos, texto, vídeo, áudio e animação. As camadas permitem sobrepor objectos ou efeitos sem alterar nada do que está por baixo, isto é, em qualquer momento se pode apagar, mudar de cor, desenhar, uma ou mais partes da imagem sem alterar a parte restante do desenho ou animação.

Sprites Os sprites são gráficos ou imagens que podem ser integrados numa animação e movimentados no ecrã. Utilizados em jogos de vídeo, sob a forma de naves e personagens, para poderem ser movidos de forma rápida e simples pelos utilizadores. Também são utilizados para representar fenómenos como incêndios, fumos, pequenos objetos e plantas ou símbolos especiais.

Técnica frame-by-frame Keyframe Os keyframes (quadros-chave) são frames especiais onde o utilizador pode especificar as características de um movimento a apresentar por um objecto ou definir uma ação por programação a ser executada. A utilização de keyframes permite a criação de animações com técnicas conhecidas por: frame-by-frame (quadro a quadro) motion tweening (interpolação de movimento) shape tweening (interpolação de formas) Técnica frame-by-frame

Mesma técnica mas para objetos Técnica motion tweening representação de um objeto numa keyframe inicial e a representação de outro objeto numa keyframe final e calcular o movimento e a transformação intermédios, entre estas, por interpolação. Técnica shape tweening Mesma técnica mas para objetos

gifs animados Um GIF animado é o termo dado às animações formadas por várias imagens GIF compactadas numa só. É utilizado para compactar objectos em jogos electrónicos, para usar como emotion em “mensageiros instantâneos” e para enfeitar sites na Internet. GIF animado da bandeira da Madeira GIF animado da rotação terrestre

ficheiros swf Exportação para EXE SWF (Shockwave Flash) é um formato de arquivo de aplicações web, criado pela Macromedia, actualmente adquirida pela Adobe. Tem por característica suportar conteúdo multimédia, além de ser relativamente leve, e por esse motivo é usado extensivamente na Web para inserir conteúdo multimédia em sites. O formato também é utilizado para desenvolver animações e gráficos em outros meios, como filmes em DVD e anúncios de televisão. Exportação para EXE

Exemplos Exemplo de uma animação feita quadro-a- quadro por uma criança de 8 anos. Animação da corrida de um cavalo feita com 15 quadros, pelo pioneiro Eadwear Muybridge que estudava o ser-humano em movimento. Animação com 12 quadros por segundo dando a sensação de movimento. A mesma animação configurada para 1 quadro por segundo, descaracterizando o movimento.

Outros exemplos de animações

Programas Adobe Flash Professional CS6 Swish max 4 Anime Studio 8 Gimp ou Photoshop (para criar gifs animados) iSpring Free 6.0 (PowerPoint para swf) Adobe AfterEffects, Animator, AniS, Jumpwel, Director, SqirlzLite, SqirlzMorph, GifAnimator, GifConstruction, etc. Pencil 0.4.4b (freeware)

Pencil 0.4.4b http://www.youtube.com/watch?v=CGrRC7F3YW4

Pencil 0.4.4b Do lado esquerdo as ferramentas e opções Do lado direito as cores Em baixo as camadas (Bitmap, Vector, Sound, Camera) Keys: + e – para adicionar frames chave Onion Skin para termos acesso à última keyframe Play, Repetir, Som; Fps File > Open File > Save (sem formato) File > Export > Flash/swf

Pencil 0.4.4b

Pencil 0.4.4b

Bibliografia Fonseca, D., Pacheco, D., Marques, F., & Soares, R. Aplicações Informáticas B 12.º Ano. Porto Editora. Utilização dos Sistemas Multimédia, Professora Adelina Maia, http://maia.eu1net.org/aib12/tutorial/AIB_U4D.pdf Gifs Animados, Wikipédia (PT), http://pt.wikipedia.org/wiki/Graphics_Interchange_Format Animação, Wikipédia (PT), http://pt.wikipedia.org/wiki/Anima%C3%A7%C3%A3o