“O rádio diz, a televisão mostra e o jornal explica”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Regulamento. Remix com o crowd: #fotografia Já pensou co-criar com um fotógrafo de responsa que com a câmera na mão já contou inúmeras histórias desse.
Advertisements

FUTEB L 2007 Jornadas Esportivas.
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
Thaís Soares Fabretti Bozzetto Professora de História
Portal do Professor SEED/MEC
Dra Maysa Seabra Cendoroglo Dra Lara M Quirino Araújo
MBA TI TURMA 2008/2009 MONOGRAFIA FINAL
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
WEB NOTICIÁRIO NOTICIÁRIO - Resenha, bloco de notícias transmitidas pelo rádio, televisão ou internet. Noticiário: televisão – telejornal; rádio – rádio.
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011.
1ª Etapa do Projeto Ao reunirmos a equipe de alunos monitores em Março / 2010, organizamos um vídeo de apresentação. A proposta dos monitores foi responder.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
25 ANOS COLÉGIO RIACHUELO

Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/
Webquest: História Professora: Fernanda
WebQuest Início e Formação do Universo !
Emef Santo andré Disciplina: Dança Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – anos finais.
PROTOCOLO E RITUAL LEONÍSTICO.
JARAGUA PEAK TOUR GUIDE WEBQUEST 6ºANO 2ºBIMESTRE 2009
JORNAL DUQUE DE CAXIAS ano º semestre nº1 MOSTRA CULTURAL DO COLÉGIO REÚNE TEMAS INTERESSANTES E ATUAIS Apresentações de teatro, dança e temas de.
Aula 3 Práticas em Mídia II.
Professora: Rosana Santos
CRÔNICAS.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
1 CENSO ESCOLAR 2011 ORIENTAÇÕES SOBRE O CADASTRAMENTO DE DOCENTES - CADASTRO DE ALUNOS Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CIE - Centro de Informações.
Primeira Reunião Acadêmica
PROFESSORA: SUZANA AMORIM
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
O Projeto Estrutura/Logística Programação Cultural Fotos do Evento
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
WEBQUEST.
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
CRÉDITOS E REFERÊNCIAS
PROGRAMAÇÃO GERAL.
MÍDIA KIT 2010 SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 98,3 FM.
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Título Trabalho UNIPAR – Universidade Paranaense
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Sugestão de Atividade:
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
Jornada Científica do Curso de Direito
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
“THE BIG BROTHER” “1984” George Orwell.
Sugestão de planejamento Pedagógico
Trabalho de Conclusão de Curso TCC
“O rádio diz, a televisão mostra e o jornal explica”
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Normas para redação de TCC
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Estrutura da Reportagem
NTD – 3ª ETAPA 9º ano - Redação
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
2010 MIX 4º Semestre PP e RP TEMA GERAL: COMUNICAÇÃO POLÍTICA
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Transcrição da apresentação:

“O rádio diz, a televisão mostra e o jornal explica” Ao pensarmos em uma WebQuest para o desenvolvimento de um jornal televisivo, escolhemos o programa Manhattan Connection para servir de modelo de apresentaçã ao vivo. junho/ apresentação em outubro 18 a 29 de outubro

Apresentar um jornal televisivo com matérias relacionadas aos acontecimentos nacionais e internacionais. Duração: 20 minutos (no máximo). Notícias: curtas e objetivas. Linguagem: padrão. Apresentar o jornal ao vivo.

Cada grupo deverá apresentar em 20 minutos: Vinheta de abertura e fechamento do jornal (filme editado pelo grupo). Entrevista (filme editado pelo grupo). Matéria sobre cultura e lazer em São Paulo (filme editado pelo grupo). Propaganda (filme editado pelo grupo). Notícias internacionais – destaques no mundo (filme editado pelo grupo). Reportagem do Colégio (filme editado pelo grupo). Notícias nacionais (comentários ao vivo, pelos repórteres e/ou âncora).

Passo1 – Formar 5 grupos (cada um, no mínimo, com cinco integrantes).

Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14 Passo2 - Criar a vinheta de abertura e de fechamento do jornal. Exemplos na tabela abaixo: ABERTURA ENCERRAMENTO 1 7 13 2 8 14 3 9 15 4 10 16 5 11 17 6 12

Confira entrevistas feitas por nossos alunos na Passo3 – Entrevista (vídeo editado pelos alunos). Escolher uma pessoa para ser entrevistada, ligada a: Esporte Cinema, televisão e/ou teatro Música Literatura ONGs Cartum, Charge, HQ Confira entrevistas feitas por nossos alunos na Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14

Passo4 - Propaganda (vídeo editado pelos alunos). Criação de um produto que você considere importante para a saúde física ou mental das pessoas. Criação de uma campanha contra o desperdício de alimento, de papel, de energia elétrica e de água, tendo em vista que ela poderá ser colocada em prática no Colégio. Escolha uma das propostas para criar sua propaganda. Tempo máximo – 30 segundos.

Passo5 – Matéria sobre cultura e lazer (vídeo editado pelos alunos). A matéria será elaborada no formato de um filme editado pelos alunos. Para realizar essa matéria, o grupo deverá visitar o local do evento, entrevistar pessoas, e fazer comentários sobre o assunto em pauta. Se o grupo encontrar dificuldades em realizar as gravações da matéria cultural fora do ambiente escolar, poderá montar a matéria com fotos da mídia e com trechos de reportagens já existentes na internet. http://www.agenciasindical.com.br/Cultura/Cultura%20Gratis.html http://odia.terra.com.br/cultura/index.asp http://dante.catraca.blogdante.com.br/ Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14

Avaliação Passo6 - Reportagem internacional (vídeo editado pelo alunos e com comentário ao vivo) 1. Os grupos deverão escolher ou sortear um dos temas abaixo: AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA AMÉRICA LATINA EUROPA ÁFRICA ORIENTE MÉDIO 2. O grupo deverá editar um vídeo com uma notícia internacional que informe: a) localização do país em que a notícia ocorreu, inclusive com mapa. b) localização da região dentro do país. c) Explicação do fato d)Entrevista com profissional e/ou pessoa para comentar a notícia. 3. Comentários do grupo ao vivo no dia da apresentação. Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14

Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo7 – Reportagem do Colégio (vídeo editado pelos alunos). Deve ser apresentado um filme editado pelos alunos sobre o evento escolhido. O objetivo desta reportagem é a divulgação dos eventos que acontecem do Colégio. 27/03 - Teatro (Ed. Infantil, Ens. Fund. e Ens. Médio 10/04 – Circuito Cultural (Ens. Fund. II e Ens. Médio). 17/04 - Cinema (Ed. Infantil, Ens. Fund. e Ens. Médio) 17/04 - Torneio Esportivo (Ens. Fund. II e Ens. Médio) 24/04 – SoletraDante (6os anos) 08/05 - Oficina do Dia das Mães 08/05 - Fórum Teenager de Universidades e Profissões (Ens. Fund. II e Ens. Médio) 15/05 - Oficina de Arte, História e Informática (Ens. Fund. II - 7º ano) 29/05 - Sábado Científico 12/06 - Oficina da Pizza (Ens. Fund. I) 12/06 - Sonhos em amarelo (Ens. Fund. II) 26/06 – Festa Junina 07/08 - Oficina do Dia dos Pais (Ed. Infantil e Ens. Fund. I - 1º ano) 11/09 - Feira do Livro 18/09 – Festa do livro (Ens. Fund. I - 1º ano) 18/09 - “O mito da vida” (Ens. Médio) 25/09 - Manhã de Conhecimento (Maternal II, Jardim, Ens. Fund. 1º ao 6º ano) 25/09 – ExpoGeo 25/09 - Sábado Cultural de História 23/10 - Feira de Ciências da Natureza (Ens. Fund. II) 23/10 - Mostra e Oficina de Arte 06/11 – Mostra de Robótica (Ens. Fund. e Ens. Médio) Viagens Brotas (9º ano) Rep Lago (8º ano) EUA (High School) Itália Inglaterra Espanha Cruzeiro dos 100 anos Teatro Coral High School Projeto Acorde Dante in Foco Oficina de Cinema Projeto Dante Catraca Cientista Aprendiz Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14

Passo8 – Notícia nacional ao vivo com comentários dos repórteres. Sugestões de links: http://noticias.uol.com.br/ http://oglobo.globo.com/ http://g1.globo.com/ http://www.folha.uol.com.br/ http://br.news.yahoo.com/ http://www.estadao.com.br/busca/JSearch/UNP!uNP.action http://noticias.br.msn.com/ http://bandnewstv.band.com.br/index.asp http://news.google.com.br/news?ned=us&topic=w

Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14 Passo9 – Delimitar papéis para apresentação ao vivo. Os integrantes do grupo devem assumir diferentes papéis na apresentação ao vivo, em especial na apresentação da notícia nacional: Repórter âncora: é um repórter cuja função é dizer as notícias e dirigir o jornal. Ele pede a opinião de um repórter sobre um fato da notícia, abrindo, a partir da fala desse repórter, uma discussão sobre ela. Ele também é responsável pelo fechamento da notícia. Repórteres comentaristas da notícia nacional: são responsáveis por comentar os fatos levantados pelo repórter âncora, apresentando vários pontos de vista, e ampliando a notícia para o telespectador.

Passo10 – Cenografia Montar os painéis digitais que servirão de cenário para a apresentação ao vivo. Lembrem-se de que o cenário é um texto visual. Usem a criatividade para compô-lo. Todo o material do cenário deve ser gravado numa mídia (CD, DVD ou pen drive), para ser utilizado no dia da apresentação. É de responsabilidade do grupo ter o material em mãos no dia da apresentação. Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14

Escolher um figurino adequado para a apresentação do jornal. Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14 Passo11 – Figurino Escolher um figurino adequado para a apresentação do jornal.

O roteiro será entregue no dia da apresentação. Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14 Passo12 – Roteiro Fazer um roteiro das matérias que serão apresentadas no jornal, indicando a sequência de vídeos, músicas e de textos. O roteiro dever ser elaborado de forma criativa e interessante, capaz, enfim, de prender a atenção do telespectador. O roteiro será entregue no dia da apresentação.

Passo13 – Entrega dos arquivos O grupo deve entregar os arquivos de filmes conforme as datas estabelecidas pelas professoras. Os filmes deverão ser entregues editados e prontos para exibição. A entrega será feita através do Moodle.

Passo14 – Treinamento e teste Antes da apresentação do jornal televisivo, treinar tanto quanto necessário para eliminar possíveis problemas. Estejam atentos à postura, ao vocabulário e ao tom de voz.

Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional Divisão de papéis para edição dos vídeos. Os integrantes do grupo devem assumir diferentes papéis para a produção de material para apresentação. Entrevistadores Publicitários Repórteres de campo Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional

Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional Entrevistadores Publicitários Repórteres de campo Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional Entrevistadores Serão responsáveis por: estudar o assunto do qual o entrevistado irá falar; preparar as perguntas para a entrevista (elas deverão ser curtas, objetivas e claras); agendar a entrevista com a pessoa escolhida pelo grupo; providenciar um local adequado para a entrevista; realizar e filmar a entrevista utilizando equipamentos adequados, como câmeras fotográficas, filmadoras ou celulares; Tempo máximo do filme editado: 3 minutos. editar a entrevista utilizando o software de edição de vídeos. Sugestão: Windows MovieMaker.

Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional Entrevistadores Publicitários Repórteres de campo Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional Publicitários Serão responsáveis por: Montar o roteiro da propaganda de acordo com o tema escolhido pelo grupo; A propaganda deve ter, no máximo, 30 segundos, e deve ser clara e objetiva; Realizar e filmar a propaganda utilizando câmeras fotográficas, filmadoras ou celulares. Editar a propaganda utilizando o software de edição de vídeos. Sugestão: Windows MovieMaker.

Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional Entrevistadores Publicitários Repórteres de campo Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional Repórteres de campo Serão responsáveis por: Selecionar os detalhes mais significativos do evento (por exemplo, filme, livro, exposição) escolhido pelo grupo, considerando o quanto eles podem despertar o interesse do telespectador; Montar o roteiro da matéria; Sair a campo para filmar, entrevistar, enfim, fazer os registros necessários para a edição da reportagem. Filmar com o uso de câmeras fotográficas, filmadoras ou celulares. Caso o grupo não possa fazer essa pesquisa de campo, pesquisar materiais na internet, selecionando fotos, vídeos, enfim, editar uma reportagem sobre a matéria escolhida pelo grupo. Tempo máximo do filme editado: 3 minutos. Editar a reportagem utilizando o software de edição de vídeos. Sugestão: Windows MovieMaker.

Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional Entrevistadores Publicitários Repórteres de campo Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional Cobertura do Evento do Colégio Serão responsáveis por: Visitar e filmar o evento que, realizado no Colégio, tenha sido escolhido pelo grupo; ou selecionar fotos e filmagens de eventos que já aconteceram. Entrevistar participantes, organizadores, visitantes, enfim, fazer os registros necessários para a edição da reportagem. Filmar com o uso de câmeras fotográficas, filmadoras ou celulares. Tempo máximo do filme editado: 3 minutos. Editar a matéria utilizando o software de edição de vídeos. Sugestão: Windows MovieMaker.

Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional Entrevistadores Publicitários Repórteres de campo Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional Cobertura da notícia internacional Serão responsáveis por: Pesquisar materiais na internet, selecionando fotos, vídeos, enfim, editar uma reportagem sobre a notícia escolhida pelo grupo. Se possível, sair a campo para filmar, entrevistar, enfim, fazer os registros necessários para a edição da matéria. Tempo máximo do filme editado: 1 minuto. Editar a matéria utilizando o software de edição de vídeos. Sugestão: Windows MovieMaker.

Grupo1 Grupo2 Grupo3 Grupo4 Grupo5 Grupo6 Grupo7 Grupo8 Haverá duas avaliações: uma será da professora, e a outra, do próprio grupo, de acordo com os seguintes critérios: Confira!!! Os Melhores de 2008 Grupo1 Grupo2 Grupo3 Grupo4 Grupo5 Os Melhores de 2009 Grupo1 Grupo2 Grupo3 Grupo4 Grupo5 Grupo6 Grupo7 Grupo8

“A palavra é a senha da vida A palavra é a senha do mundo”. O poeta Carlos Drummond de Andrade diz em um poema: “A palavra é a senha da vida A palavra é a senha do mundo”. Esperamos que, após a vivência como repórteres de um jornal, vocês possam concluir: “O JORNAL é a senha do mundo”.

Direção Pedagógica Profº LAURO SPAGGIARI Coordenação Pedagógica de Língua Portuguesa Profª MARIA CLEIRE CORDEIRO Coordenação Pedagógica de Tecnologia Educacional Profª VALDENICE M. MELO DE CERQUEIRA Coordenação Pedagógica de Geografia Prof° Everaldo Marino Vellardi Argumentação Pedagógica Profª CASSIA NOGUEIRA DA SILVA Profª FATIMA MARIA GNECCO Profº HELITON GOMES DUARTE Profª LEILA LONGO Profª LIETE MARIA DE AMORIM MACHADO Profª MARIA CAROLINA F. DE CARVALHO CAPARICA BREDER Produção Gráfica e Design Digital Profª ADRIANA DE FREITAS SEBASTIÃO