Empreendorismo na Saúde – Empreendorismo na Saúde – que oportunidades ? Escola Superior de Enfermagem de Coimbra 29/10/2008Eduardo Tondela Filipe.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

ÉVORA 15 Propostas de acção para a Freguesia S. MAMEDE 18.
CUIDADOS DE ENFERMAGEM À PESSOA ADULTA IDOSA COM CANCRO DA MAMA
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO EcoDomus José Moreno (aluno) Hugo Calisto (aluno) Nelson Martins (Gestão de Energia, Análise.
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial INDEG 16 de Fevereiro de
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
CONFERÊNCIA DE LANÇAMENTO 24/Fevereiro Total de participantes Vice-Presidente Governo Regional Secretária de Estado do Com. E Ind. Dr. André Março.
ordenamento do território e urbanismo
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
Financiadora de Estudos e Projetos
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Marca Empresa/Empreendimento
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Partilha de experiência com outros Grupos Comunitários 5 Junho 2009.
lançado em setembro de 2008, é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde.
FTAD – Contabilidade e Finanças
A População Imigrante no Concelho de Serpa Identificação Profissão Entrada e Permanência em Portugal Adaptação/Integração Social Agregado Familiar Projecto.
Passos para a Criação de uma empresa
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENFERMEIROS DE MOÇAMBIQUE (ANEMO)
Urbanismo e Mobilidade
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Programas Sociais de Moradia Econômica
O Sector das Comunicações Pedro Duarte Neves Preparado para as comemorações oficiais do Dia Mundial das Telecomunicações Fundação Portuguesa das Comunicações.
VIH Portugal Lisboa, 27 e 28 de Março de Prevenção e Tratamento Como asseguram os países o acesso continuado à medicação e aos consumíveis ? O Contributo.
Gestão da Cultura em Navegantes
Intervenção psicológica
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
INTRODUÇÃO Para acompanhar as mutações gerais que se verificaram em vários domínios da nossa sociedade e corresponder às exigências dos utentes do processo.
Monte da Carocha AUDAX - Empreendedorismo em Turismo Cultural e Paisagístico.
Bolsas – IC, MS e DR Informações preliminares. Antecedentes  Ano de início da concessão de bolsas: 1962  Desde sua criação, em 1962, até dezembro de.
A MINIPRODUÇÃO O Decreto-Lei n.º 34/2011 – 8/3/2011, define que Podem ser produtores de electricidade por intermédio de unidades de miniprodução todas.
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
Qualidade e Sucesso Educativo pela auto-avaliação das escolas
Ordem de Trabalhos 3. REPROGRAMAÇÃO DO QCA III EM 2006 – Objectivos estratégicos da reprogramação de Julho, execução das medidas reforçadas, ponto de situação.
2012 / Julho – Raul Costa Alves
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
dos Objectivos à Concretização
MBA/Mestrado em Gestão de Empresas 5ªEdição – Cabo Verde
Saúde Mental População Outubro/ 2007.
Agrupamento de Escolas de Castro Verde
Construção e Incorporação
Titanium Residence.
Como está a CPLP a formar profissionais habilitados para responder aos vários níveis de cuidados exigidos pelo VIH e outras infecções de transmissão sexual?
Programa de Financiamento ,2% das instituições candidatas obtiveram financiamento Candidatos - 63 Hospitais/Centros Hospitalares/U.L. Saúde; Financiados.
Projeto “Nós Propomos!” Cidadania e Inovação em Educação Geográfica- 2013/14 12ºJ Joana Rodrigues João Pinto Rafael Teles Rita Bahia.
Fundada em 2007, a Crescer é formada por executivos com quinze anos de experiência no mercado imobiliário. Com atuação focada no setor residencial - segmento.
Instruções aos requerentes e Avaliação Farmacêutica
Recursos e Fontes de Financiamento
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
17/11/2004 David Tavares PREVENIR A DESCAPITALIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS QUALIFICADOS – A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA.
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
O Livro de Reclamações Electrónico INFARMED - Direcção de Inspecção e Licenciamento 15 de Abril de 2008.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Animação Sociocultural
Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
Alto da Glória Goiânia. Especificações Técnicas Realização MRV Engenharia e Participações S/A Essas informações poderão ser alteradas de acordo com o.
INSTITUTO DAS IRMÃS DA SANTA CRUZ
Apresentação Dois alunos universitários, David Gomes e Fernando Gamboa, com 20 anos, a estudar nas instituições universitárias, Escola Náutica Infante.
A minha casa de sonho seria construída no Alentejo num local calmo e de preferência fora da cidade, mas não muito longe das lojas e supermercados para.
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão Docente: Fernanda Policarpo Discente: João Pacheco, nº15398 Administração de.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
1 SEMINÁRIO sobre Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos Países de Língua portuguesa São Paulo 11 a 15 de Junho de 2007.
MINEA DIRECÇÃO NACIONAL DE ÁGUAS 4º CONSELHO CONSULTIVO ALARGADO Reestruturação do Sector das Águas “Energia e Águas – Charneira do Desenvolvimento Sócio.
Janeiro D S T Q Q S S
Transcrição da apresentação:

Empreendorismo na Saúde – Empreendorismo na Saúde – que oportunidades ? Escola Superior de Enfermagem de Coimbra 29/10/2008Eduardo Tondela Filipe

Antecedentes ao projecto AMBIÇÃO Formação Sócio fundador e director clínico de lar de 3ª idade Experiência adquirida Ausência de projecto privado vocacionado para a classe média/alta em Coimbra Desejar poder proporcionar cuidados e serviços de excelência

Construção mental do projecto Criar uma empresa (sociedade por quotas); Elaborar plano estratégico do projecto (estudar o mercado, aumento significativo do envelhecimento da população, escolha do local e terreno, projecto de construção, plano de negócios, financiamento, logótipo do projecto...); Em simultâneo ou numa fase mais adiantada (conceber tipologia de empresa com participação social activa e permanente, criar um conselho consultivo, criação de prémio anual para trabalhos no âmbito da problemática do envelhecimento, prever um centro de formação/estágios...)

A fase seguinte foi a de concretizar os dois primeiros passos anteriores.

Criação e Desenvolvimento da Sociedade Março de 2004 – Constituição da sociedade por quotas (empresa familiar); Julho de 2004 – Aquisição do terreno; Fev/Agosto de 2005 – Elaboração do projecto de arquitectura e posteriormente os projectos de especialidade; Setembro de 2006 – Elaboração do Plano de Negócios (actualizado em 2008); Setembro de 2006 – Apresentação do projecto à banca para financiamento e aprovação do mesmo;

Outubro de 2006 – Apresentação de candidatura no âmbito do PAIES; Junho de 2007 – Aprovação do projecto pela CMC (considerado por esta de interesse social e cultural); Outubro de 2007 – Concurso para a construção do empreendimento; Dezembro de 2007 – Recepção dos orçamentos (concorreram 12 empresas).

Principais dados do empreendimento Área total do terreno: ,00m2; Área de terreno p/ o equipamento: ,50m2; Área de construção: 2.931,70 m2; Lotação: 55 utentes; Suites: 4; Quartos individuais: 33; Quartos duplos: 7

Área de cuidados especiais para utentes dependentes (pós – operatório intermédio/recuperação), com cuidados de saúde permanentes, ginásio, piscina terapêutica, spa, sala multimédia, biblioteca, loja, salão de beleza, sala de culto e auditório. Possibilidade de numa segunda fase construir campo de ténis e piscina exterior.

Características especiais do empreendimento Projecto dotado de energia solar e foto-voltaica com possibilidades de venda da produção excedente à rede; Aquecimento/arrefecimento por água através de piso radiante; Área verde envolvente, permitindo numa segunda fase a construção de piscina exterior, campo de ténis e circuito pedonal

Diversidade de serviços e cuidados, sendo possível o acompanhamento dos futuros utentes na sua residência, mesmo antes da sua admissão no empreendimento; Diversidade de modalidades, quer de adesão quer de admissão; Localização, perto de Coimbra e com óptimas acessibilidades

Situação Actual ??? Opção A – Alterar o pacto social com entrada de sócios externos e aumento do capital social Opção B – Venda do projecto conforme descrito