Cursos Interativos de Transporte

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Transcrição da apresentação:

Cursos Interativos de Transporte Planilha de Custos e Formação de Preços para Transporte de Cargas

Parte 1

OBJETIVO - Conhecer os custos do negócio transporte para que sejam montadas com técnica e usadas de forma adequada, as Tabelas de Preços de Frete com previsão de lucratividade.

CONCEITOS INICIAIS PREÇO: É O VALOR DE TROCA DE UM BEM FÍSICO OU DE UM SERVIÇO. EM UM SISTEMA MONETÁRIO SE TRADUZ NA QUANTIDADE DE FUNDOS NECESSÁRIOS PARA SE COMPRAR UM BEM OU UM SERVIÇO. NOTA: Preço é diferente do que é Custo.

Controle dos Custos: A estrutura de controle onde se obtém as informações para os custos deve ser sistematizada e ter funcionários treinados, para que os dados colhidos sejam claros e precisos. Operação Rotas Veículos Motoristas Combustível Documentação Pneus Novos Recapados Reparos Administração Despesas Pessoal Manutenção Própria e de Terceiros Peça Aplicada e Estoque Mecânica Elétrica Lavagem Pintura Funilaria

Conceito de Custo Direto e Indireto: Custos Diretos: são aqueles que podem ser alocados diretamente a cada produto, ou seja, podem ser identificados e são específicos de cada produto. Exemplo: matéria prima e mão de obra. Custos Indiretos: são aqueles que não podem ser alocados diretamente a cada produto, ou seja, são passíveis de rateio para que possam integrar cada produto. Exemplo: gastos gerais com aluguéis, salário do chefe de produção, IPTU, etc.

Custos Diretos e Custos Indiretos referem-se a relação entre o custo e o produto feito. O Custo Direto é de forma fácil, objetiva e direta apropriável ao produto feito, e o Custo Indireto requer metodologias especiais para sua alocação, tais como bases de rateio, estimativas, etc. Custo Fixo ou Variável é uma classificação que não considera o produto, e sim a relação entre o valor total do custo num período e o volume de produção. Os Fixos são os que em um período têm seu montante fixado de forma independente da oscilação da atividade, e os Variáveis são os que têm seu valor determinado em função desta oscilação. Custo Fixo e Variável é uma classificação que abrange também às Despesas, enquanto Diretos e Indiretos são uma classificação aplicável só a Custos.

FORMAS DE APRESENTAR CUSTOS Classificação dos CUSTOS Gastos dos veículos, mão-de-obra direta DIRETOS Quanto a relação com o serviço Todos os gastos da empresa que não estão ligados diretamente ao veículo: energia elétrica, telefone, seguros, mão-de-obra indireta, aluguel, materiais auxiliares etc. INDIRETOS FORMAS DE APRESENTAR CUSTOS São os gastos que não variam com a quilometragem rodada do veículo: despesas, seguros, depreciação, taxas, impostos, mão de obra direta entre outros. FIXOS Quanto ao volume produzido Gastos que só existem quando o veículo está funcionando: combustível, manutenção, lavagem, etc. VARIÁVEIS

Composição do Preço Custo Fixo + Custo Variável Taxas e Impostos Lucro Por Lotação ou Fretamento Custo Fixo + Custo Variável Taxas e Impostos Lucro Por Tonelada ou Passageiro = Preço Por Quilômetro

LUCRO CUSTOS MERCADO PRODUTIVIDADE A figura mostra a complexidade da formação de um “preço”: LUCRO Concorrentes CUSTOS MERCADO Clientes PRODUTIVIDADE APROVEITAMENTO DOS VEÏCULOS

Preços Mínimo e Máximo TETO Preço de Mercado Preço Praticado LUCRO PISO Custo da Empresa

Exercícios da Parte 1: - Antes de passar para a Parte 2 deste curso, faça os exercícios referentes a Parte 1 para verificar seus conhecimentos.

Parte 2

CONCEITOS IMPORTANTES O preço é composto a partir do custo total, que é a soma dos custos variáveis, custos fixos, lucro e tributos legais.  Custos variáveis são aqueles que dependem da quilometragem rodada. Define-se o custo de um quilômetro percorrido, que é admitido como médio para qualquer distância. Logicamente tem-se um valor para cada tipo de veículo.   Custos fixos são independentes da quilometragem rodada. Podem ser calculados também para cada veículo. Há custos complementares que tem como referência a carga transportada e também devem ser considerados.  É necessário atenção para não confundir tributos (aplicados a receita) com encargos legais (aplicados ao salário) ou com benefícios sociais (referente ao número de funcionários).  Os tributos são, normalmente, aplicados sobre a receita decorrente do serviço prestado.

Composição do Custo Variável e do Custo Fixo   - combustível diesel motor câmbio - lubrificantes diferencial freio graxa pneu câmara - rodagem protetores recapagem - peças/acess geral Total Variável  soma dos ítens acima CUSTO FIXO   - veículos depreciação e remuneração - instalações, máquinas e equipamentos depreciação e remuneração - almoxarifado remuneração - mão-de-obra motorista borracharia manutenção administração proprietários benefícios/encargos - despesas administrativas geral docum. veículos circulação Total Fixo soma dos itens acima

Exemplos de Custos Fixos e Variáveis Operacionais retirados de uma publicação, referentes a veículos:

Exemplos de Custos Fixos Administrativos: Aluguel de garagem e escritórios IPTU dos imóveis utilizados Propaganda ou placas de informação Pessoal Administrativo Água, luz, telefone Material de escritório Limpeza Segurança Veículos de apoio Depreciação de máquinas e equipamentos Assessorias e consultorias de terceiros Seguros (roubo, incêndio, etc) Benefícios Sociais Entre outros

Componentes Complementares do Custo de Transporte de Carga Custos relacionados com a atividade de transporte (peso/volume e distância). Custo-peso Custos relacionados com o valor da mercadoria e a responsabilidade do transportador por acidentes e avarias Custo-valor Gerenciamento de Riscos Custos relacionados com o gerenciamento de riscos e roubos de carga Taxas (generalidades) Custos específicos não previstos no custo-peso Serviço adicional (acréscimos) Exemplo: cubagem, paletização, armazenagem etc Despesas de Viagem Pedágio, alimentação, chapa etc Impostos Diretos PIS/COFINS, ICMS/ISS

1. Salário do pessoal administrativo 2. Promoções e propaganda 3. Seguro predial 4. Óleos lubrificantes 5. Pneus, câmaras e recapagens 6. Seguro obrigatório do veículo 3. Seguro do veículo 4. Aluguel de áreas 5. Água, luz e telefone 6. Salário de ajudante 7. IPVA 8. Lavagem dos veículos 9. Combustível 10. Manutenção predial 11. Pró labore da diretoria 12. Material de escritório 13. Licenciamento do veículo 14. Leasing 15. Depreciação do veículo 16. Mão de obra da oficina 1. Remuneração do capital 2. Peças p/ manutenção do veículo Diretos/Indiretos Fixos/Variáveis 17. Salário Pessoal Administ. 18. Promoções e Propaganda 19. Óleos lubrificantes 20. Salário de Motorista Exercício: Classifique os custos da tabela ao lado em DIRETOS e INDIRETOS. Em seguida classifique os DIRETOS em custos FIXOS E VARIÁVEIS na outra coluna, considerando em relação a quilometragem rodada dos veículos: (Escreva as respostas em um papel e confira nas 2 telas seguintes se acertou. Se tiver dúvidas envie um e-mail solicitando esclarecimentos.)

Exercício: Direto Indireto 1. Salário do pessoal administrativo 2. Promoções e propaganda 3. Seguro predial 4. Óleos lubrificantes 5. Pneus, câmaras e recapagens 6. Seguro obrigatório do veículo 3. Seguro do veículo Direto 4. Aluguel de áreas Indireto 5. Água, luz e telefone 6. Salário de ajudante 7. IPVA 8. Lavagem dos veículos 9. Combustível 10. Manutenção predial 11. Pró labore da diretoria 12. Material de escritório 13. Licenciamento do veículo 14. Leasing 15. Depreciação do veículo 16. Mão de obra da oficina 1. Remuneração do capital 2. Peças p/ manutenção do veículo Diretos/Indiretos Fixos/Variáveis 17. Salário Pessoal Administ. 18. Promoções e Propaganda 19. Óleos lubrificantes 20. Salário de Motorista Exercício: Classificar os custos abaixo em DIRETOS e INDIRETOS e em seguida classificar os custos diretos em FIXOS E VARIÁVEIS em relação a quilometragem rodada dos veículos:

Direto Fixo Indireto Variável Exercício: 1. Salário do pessoal administrativo 2. Promoções e propaganda 3. Seguro predial 4. Óleos lubrificantes 5. Pneus, câmaras e recapagens 6. Seguro obrigatório do veículo 3. Seguro do veículo Direto Fixo 4. Aluguel de áreas Indireto 5. Água, luz e telefone 6. Salário de ajudante 7. IPVA 8. Lavagem dos veículos 9. Combustível Variável 10. Manutenção predial 11. Pró labore da diretoria 12. Material de escritório 13. Licenciamento do veículo 14. Leasing 15. Depreciação do veículo 16. Mão de obra da oficina 1. Remuneração do capital 2. Peças p/ manutenção do veículo Diretos/Indiretos Fixos/Variáveis 17. Salário Pessoal Administ. 18. Promoções e Propaganda 19. Óleos lubrificantes 20. Salário de Motorista Exercício: Classificar os custos abaixo em DIRETOS e INDIRETOS e em seguida classificar os custos diretos em FIXOS E VARIÁVEIS em relação a quilometragem rodada dos veículos:

Exercícios da Parte 2: - Antes de passar para a Parte 3 deste curso, faça os exercícios referentes a Parte 2 para verificar seus conhecimentos.

Parte 3

Montar Planilhas de Custos de veículos para transporte de carga

Custos Fixos Operacionais por Mês: - São todos os custos mensais referentes ao serviço realizado de transporte, que INDEPENDEM da distância percorrida ou quilometragem rodada pelo veículo. Depreciação do Veículo Remuneração do Capital Custos Fixos Salário da Tripulação Taxas, Impostos e Seguros

Depreciação do Veículo Exemplo: $ 110.000 Depreciação de R$ 40.000 de um veículo em 5 anos ou 60 meses $ 40.000 $ 70.000 Valor de COMPRA Valor de REVENDA = Depreciação mensal Período de UTILIZAÇÃO em meses Obs: Valor de compra R$ 110 mil e Valor de venda R$ 70 mil; período de 60 meses

Remuneração do Capital investido no veículo Exemplo: VALOR DO VEÍCULO – R$ Gráfico com curva de depreciação do veículo 1ª Parcela 2ª Parcela 3ª Parcela 100.000 TAXA DE REMUNERAÇÃO: 12% ao ano ou 1 % ao mês juro simples 80.000 Período: 36 meses 65,000 50.000 Remuneração média mensal: - do 1º ano = 1000 - do 2º ano = 800 - do 3º ano = 650 1% x 100.000 = 1000 1% x 80.000 = 800 1% x 65.000 = 650 1 2 3 n TEMPO - anos

Gráfico de depreciação linear do veículo Remuneração do Capital investido em um veículo de valor R$ 110.000 Exemplo, considerando linear a depreciação durante 5 anos até o valor de R$ 70.000 VALOR DO VEÍCULO – R$ Gráfico de depreciação linear do veículo 1ª Parcela 2ª Parcela 3ª Parcela 110.000 TAXA DE REMUNERAÇÃO: 12% ao ano ou 1 % ao mês juro simples 102.000 94,000 Período: 60 meses 86.000 Remuneração média mensal: - do 1º ano = 1100 - do 2º ano = 1020 - do 3º ano = 940 - do 4º ano = 860 - do 5º ano = 780 78.000 70.000 1% x 110.000 = 1100 1% x 102.000 = 1020 1% x 94.000 = 940 1 2 3 n TEMPO - anos

Obs: Como considerar o Leasing nos custos? Ex: Mensalidade do leasing (Ls) = 3.000,00 Depreciação do veículo (D) = 1.000,00 Remuneração do Capital (Rc) = 630,00 1.630,00 Planilha Veículo Diferença = 3.000,00 - 1.630,00 = 1.370,00 Custo Fixo / Despesas Administrativas (onde todos os veículos ajudarão a pagar)

Total de Salário + Encargos Legais = Salário da Tripulação – Motorista Exemplo de cálculo com planilha: Total de Salário + Encargos Legais = [Nº Funcionários] . [Valor do Salário] . (1 + % Enc. Legais) Exemplo: 1 motorista, salário R$ 1000,00 e encargos de 80 %

Taxas, Impostos e Seguros - Anuais Taxas – Licenciamento Impostos – IPVA Seguro – Obrigatório Seguro – Casco Despachante Total no ano 12 meses OBS: Se forem utilizados índices, os mesmos devem ser aplicados sob o valor médio do Veículo (Compra e Revenda) Exemplo

Todos os custos do veículo que NÃO VARIAM com a quilometragem rodada Custos Fixos Operacionais Mensais Todos os custos do veículo que NÃO VARIAM com a quilometragem rodada

Exercícios da Parte 3: - Antes de passar para a Parte 4 deste curso, faça os exercícios referentes a Parte 3 para verificar seus conhecimentos.

Parte 4

Custos Variáveis por km Todos os custos do veículo que VARIAM com a distância percorrida ou quilometragem rodada. Manutenção Gastos com deslocamento Rodagem Combustível Lubrificantes Distância percorrida Lavagem

Manutenção do veículo: Gastos com PEÇAS e MÃO DE OBRA (mês, ano, etc) Quilometragem rodada (mês, ano, etc) Gasto médio por mês KM média por mês R$ / Km

Custos de Rodagem: pneus, câmaras, recapagens, etc. Gastos com RODAGEM Quilometragem percorrida Gasto com RODAGEM: gasto total com pneus novos e recapados, câmaras, protetores, etc. Quilometragem percorrida: durabilidade da carcaça com a soma do pneu novo e recapes R$ / Km

Combustível Preço por litro Consumo médio (km/litro) R$ / Km Preço do Litro Consumo (km/l)

Lubrificantes Gasto = (Óleo Trocado + Óleo para Remonta) x Preço do litro de óleo Intervalo de troca de óleo = 15 mil Km Litros da troca Remonta Total de Litros Total de Litros Preço do Litro Intervalo de troca R$ / Km

Lavagens Gasto = nº lavagens x preço da lavagem Intervalo = km rodada do período considerado entre lavagens Preço da lavagem Km médio por mês Nr lavagens/mês R$ / Km

Todos os custos do veículo que VARIAM com a quilometragem rodada Custos Variáveis por Km Todos os custos do veículo que VARIAM com a quilometragem rodada

Exercícios da Parte 4: - Antes de passar para a Parte 5 deste curso, faça os exercícios referentes a Parte 4 para verificar seus conhecimentos.