PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO

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Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO PREVIDÊNCIA PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO

? VARIÁVEIS DE MODELAGEM PLANO CUSTEIO Para onde deveria caminhar o Regime de Previdência PLANO BENEFÍCIOS PLANO CUSTEIO ESTRUTURA DE GESTÃO OS SERVIDORES *Contribuem p/ o Sistema *Desejam uma aposentadoria digna OS PATROCINADORES *São responsáveis pela proteção social A SOCIEDADE *Paga impostos *A previdência equilibrada libera recursos p/ investimentos Correta Modelagem e Eficiência da gestão = EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL

CÁLCULO ATUARIAL Base da Avaliação Atuarial Legislação Específica Elenco dos Benefícios oferecidos Hipóteses Atuariais (Financeiras e Biométricas) EC 20, 41 e 47, Portaria 4.882 e legislação específica do Estado ou Município Aposentadorias (Tempo de Contribuição, Idade, Invalidez, Compulsória), Pensão e Auxílios (Doença, Maternidade, Reclusão e Salário Família) Natalidade, Mortalidade, Longevidade, Entrada em Invalidez, Turnover, Taxa de Juros, Crescimento Econômico e Salarial, Inflação Base da Avaliação Atuarial Dados Cadastrais na data base Matrícula, Data de Nascimento, Sexo, Data de Admissão, Tempo em Outros Regimes, Salário de Contribuição e de Benefício, Dependentes. CÁLCULO ATUARIAL

GASTOS COM PREVIDÊNCIA Gastos Totais com Previdência e com Previdência dos Servidores Públicos em Países da OCDE (1998) e no Brasil (2002) em % do PIB Generosidade do nosso Regime de Previdência De acordo com dados da United Nations Population Division[1] e do IBGE, somente em 2021 o Brasil terá a mesma proporção de idosos que em 2000 têm a Argentina (13,8%). Em 2027, estaríamos equivalentes aos EUA atuais (16,1%). Em 2038, atingiríamos o percentual da França (20,5%) e, somente em 2045 estaríamos com o mesmo perfil de idosos que a Alemanha e Japão têm atualmente, que é de 23,2%. [1] World Population Prospects – The 2000 Revision Highligths.ONU, Nova York, 2001. Fonte: OCDE Social Expenditure Database 1980 - 1998 e MPAS

DESPESAS NÃO-FINANCEIRAS Em % 1987 2005 PAGAMENTO DIRETO A PESSOAS 38,8 75,2 Benefícios assistenciais e subsidiados (a) 3,1 21,1 Inativos e Pensionistas 6,1 12,3 Benefícios do INSS acima de 1SM (b) 13,0 27,6 Ativos 16,6 14,2 SAÚDE (Somente Despesas Correntes) 8,0 8,1 OUTRAS DESPESAS CORRENTES 38,9 14,1 Obrigatórias 0,0 5,9 Discricionárias INVESTIMENTOS 2,7 SUB-TOTAL 53,1 16,8 TOTAL 100 Política Monetária Política Econômica Política Fiscal 53,1 16,8 A) Seguro-desemprego, LOAS, RMV, Aposentadoria Rural, benefícios urbanos de 1SM e Bolsa Família. B) Inclusive sentenças judiciais Fonte: Raul Velloso

RGPS/INSS REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL Homem das cavernas.... Nas primeiras grandes civilizações...

RECEITA E DESPESA EM RELAÇÃO AO PIB 7,13% 5,32% 1,81% Fonte: Divisão de Programação Financeira do INSS e IBGE (Dez/2007)

HISTÓRICO  DÉFICIT INSS Em bilhões de R$ 46,0 42,0 37,4 32,7 26,0 17,0 12,8 10,1 Concessão do aumento real acima do mínimo Subsídios a empresas do simples, entidades filantrópicas, clubes de futebol Política de Transferência de renda da área urbana para a rural FINANCIAMENTO Fonte : MPS/Tesouro Nacional 8

BENEFÍCIOS EMITIDOS 65,7% 0,0% 0,0% 0,3% 2,2% 3,6% 5,5% 7,2% 13,1% Valores, em Salários Mínimos 5,5% 7,2% 16,5 milhões de pessoas: 1SM 13,1% 65,7% 18,6% 44,7% 36,7% 2,3% 569,9 mil pessoas: < 1SM Milhares de benefícios Fontes: DATAPREV, SUB, SINTESE Elaboração: SPS/MPS Posição Dez/2007 9

$$$ $$$ REPARTIÇÃO SIMPLES INSS CONTA Método do RGPS/INSS Não Constitui Reserva Contribuição para o Pagamento dos Benefícios no Período Custo Crescente Regimes Financeiros nada mais são do que métodos de distribuição do Custo Previdenciário no tempo. São modelos de financiamento do Valor Atual dos benefícios Futuros e que buscam apenas definir como as contribuições necessárias ao cumprimento dos compromissos se distribuem ao longo do tempo. O Regime de Repartição funciona como um orçamento anual, onde os trabalhadores e empregadores de hoje contribuem para possibilitar o pagamento dos trabalhadores de ontem, que estão aposentados. Por sua vez os trabalhadores atualmente em atividade, quando, no futuro, passarem à inatividade terão suas aposentadorias financiadas pelos trabalhadores de então. O Regime de Repartição significa um pacto de gerações. Contrato intergeracional, através do qual os contribuintes recebem expectativas futuras cada vez mais difíceis de serem alcançadas, em contrapartida das contribuições vigentes. O equilíbrio econômico-financeiro dos sistemas custeados pelo Regime de Repartição depende do bom desempenho da economia, do nível de emprego, do salário médio do trabalhador e de aspectos demográficos. Alterações substanciais nas variáveis citadas exigem ajustes nos sistemas, para a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas. Na Repartição Simples, a sensibilidade reside fundamentalmente nas variáveis demográficas (natalidade e longevidade) e nas taxas de emprego formal. O INSS É MAIS UM IMPOSTO CONTA INSS $$$ $$$

ESTUDO DE CASO – REPARTIÇÃO SIMPLES 3.038,99 R$ 31% 942,09 212,72 729,37 425,44 ... 3,23 1 ATIVOS INATIVOS X 1,5 1,0

CRESCIMENTO POPULACIONAL TAXA DE FECUNDIDADE DEMOGRAFIA CRESCIMENTO POPULACIONAL 3 2,5 1,9 1,4 1,2 0,9 0,6 0,4 0,2 1 2 4 1960 1970 1980 1990 2000 2010 2020 2030 2040 Fonte: IBGE

PIRÂMIDE POPULACIONAL  IBGE 1980 2005 2020 2050 H M

A ACELERAÇÃO DO CONHECIMENTO Fotografia = 112 anos Telefone = 56 anos Rádio = 35 anos Radar = 15 anos Televisão = 12 anos Transistor = 5 anos Circuito Integrado = 3 anos AT 286 = 1 ano do 486 ao Pentium = 1 mês MERCADO DE TRABALHO Sociedade do Conhecimento; Chineses; Japoneses.

MERCADO DE TRABALHO MODERNIZAÇÃO TECNOLÓCICA NOVAS TÉCNICAS DE GESTÃO TERCEIRIZAÇÃO Redução dos coeficientes de emprego por unidade de capital investido, ou do número de postos de trabalho por unidade de produto. A única vantagem sustentável de uma empresa é aquilo que ela coletivamente sabe, a eficiência com que usa o que sabe e a prontidão com que adquire e usa novos conhecimentos. Lula também regulamentou a redução do recolhimento ao INSS dos trabalhadores autônomos informais. A partir de abril, eles podem recolher 11% sobre um salário mínimo, em vez dos atuais 20% sobre o rendimento total mensal. A medida estava prevista no Supersimples, regime tributário para as micro e pequenas empresas. O governo estima que até 3,5 milhões de trabalhadores possam aderir ao novo sistema, gerando receita de R$ 1,65 bilhão por ano. A regulamentação da contribuição dos trabalhadores por conta própria e facultativos faz com que donas-de-casa, estudantes, bolsistas e até desempregados tenham acesso a todos os benefícios pagos pela Previdência, desde que paguem R$ 41,80 por mês a partir de maio e se aposentem com um salário mínimo. Para tanto, eles só poderão se aposentar por idade -e não mais por tempo de contribuição.

PRINCIPAIS PROBLEMAS PLANOS GENEROSOS INFORMALIDADE Regimes não contributivos Contribuições insuficientes Falta de Idade Mínima. 53,5 milhões de pessoas na informalidade. São 57% da PEA. Base Arrecadação-Folha Salários ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO DESCONHECIMENTO SOBRE PREVIDÊNCIA Perfil parecido com o da Europa em menos de 3 décadas. O que é Previdência? Existência de vários Regimes Falta de Transparência Falta de Governança

PROJEÇÃO ALÍQUOTAS DE CONTRIBUIÇÃO Taxas Curva 1 Tw= 30% Repartição Simples Curva 2 Tn Tn= 15% Capitais de Cobertura Curva 3 T= 6% T= 6% Capitalização T0= 3,5% n T0= 0,5% 1 2 3 Época

Uma das maiores do Mundo. EQUILÍBRIO DO SISTEMA IDADE MÍNIMA AUMENTO DE CONTRIBUIÇÕES REDUÇÃO DE BENEFÍCIOS CUSTEIO BENEFÍCIO Na abordagem de repartição e benefícios definidos a aposentadoria é paga sob a forma de anuidades cujo valor é definido em razão dos ganhos e dos anos de serviço anteriores da pessoa. Na ausência de ajustes ad hoc da fórmula de cálculo, os atributos dos benefícios definidos os isolam de alterações imprevistas dos ganhos, do retorno dos investimentos e da expectativa de vida no momento da aposentadoria. Entretanto, como se trata de financiamento em regime de repartição, eles são sensíveis a alterações da razão beneficiários/contribuintes. Alterações dos índices de natalidade ou de mortalidade ou da razão da população empregada para a população total acarretam desencontros entre receita agregada de contribuições e despesa agregada de benefícios. Estes são tipicamente resolvidos mediante alguma combinação de alterações das taxas de contribuição, do valor de qualquer subsídio do orçamento geral, da fórmula de cálculo dos benefícios aplicável aos que se aposentam cedo e dos procedimentos usados para reajustar os benefícios dos que os estão recebendo 34% Uma das maiores do Mundo. 18

da média dos 80% maiores salários de contribuição, desde Jul/94. IMPACTO DO FATOR PREVIDENCIÁRIO SIMULAÇÃO (ABR/08) Necessário mais 8 anos para alcançar o teto. Valor do Benefício = 60,81% da média dos 80% maiores salários de contribuição, desde Jul/94. REDUÇÃO DE 39,19%

REGIMES DE FINANCIAMENTO PROPOSTA SALÁRIOS MÍNIMOS REGIMES DE FINANCIAMENTO ADESÃO GESTOR CONTRIBUIÇÕES Acima de 9 Capitalização Facultativa Bancos/ Fundos de Pensão Próprias 3 - 9 Compulsória Setor Para-Estatal / Fundos Multi-Patrocinados Encargos sobre a folha, recalculados 1 - 3 Repartição MPS/INSS Separar Previdência de Assistência; Nova base de arrecadação e novas fontes de financiamento; Novo Teto; Idade mínima; Consolidação do Fator Previdenciário 1 Assistência Social Compulsória Presidência/ Secretaria-Geral Orçamento Federal 20

Regimes Próprios de Previdência Funcional (Destinado aos servidores públicos da União, Estados e Municípios) 21

EVOLUÇÃO DO QUADRO DE PESSOAL UNIÃO Fonte: Boletim Estatístico de Pessoal Jan/2005 Elaboração: Ministério do Planejamento

EVOLUÇÃO DO QUADRO DE PESSOAL CURITIBA JAN/97 PERCENT. DEZ/04 ATIVOS 22.332 83 % 25.133 79 % INATIVOS 3.231 12 % 5.272 17 % PENSIONISTAS 1.320 5 % 4 % TOTAL 26.883 100 % 31.725 RELAÇÃO ATIVO X INATIVO 4,9 3,6 30.000 1.320 1.320 5.272 3.231 3.231 22.332 25.133 10.000 Jan/97 Dez/04

CONQUISTAS JÁ ALCANÇADAS RPPF’S (REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA FUNCIONAL) CONQUISTAS JÁ ALCANÇADAS Contributividade Relação contributiva de 2 para 1 Alíquota mínima de 11% para os servidores incidente sobre a remuneração Plano de Benefícios que não podem prever benefícios distintos aos do RGPS Não há teto para benefícios, mas também não há de contribuição Limite de idade de 60 e 55 anos Equilíbrio financeiro e atuarial (CF, art.40) Contribuição de Inativos e Pensionistas no que excede o teto do RGPS Possibilidade de criação de Fundos de Ativos com finalidade previdenciária

1. CRITÉRIO DE ELEGIBILIDADE 2. COMPOSIÇÃO E MANUTENÇÃO DE BENEFÍCIOS Para servidores SEM direito adquirido e aos que ingressaram APÓS 30/12/03 1. CRITÉRIO DE ELEGIBILIDADE a) Idade e Tempo de Contribuição 60 de idade e 35 de contribuição 55 de idade e 30 de contribuição Obs: Professores têm redução de 5 anos b) Carência de Serviço Público - 10 anos de serviço público; - 05 anos no cargo. 2. COMPOSIÇÃO E MANUTENÇÃO DE BENEFÍCIOS a) Proventos Integrais b) Valor Inicial do Benefício Fixado pela média de todas as remunerações do período ativo. c) Reajuste Sem isonomia ou paridade, apenas reajuste para preservação do valor real. d) Contribuição Previdenciária Incide sobre valor dos proventos superior ao teto do RGPS 3. FUNDAMENTAÇÃO Art. 40o, § § 1o, III, “a”, 3o, 8o e 17 da CF com redação dada pela EC no 41. 4. ABONO DE PERMANÊNCIA Os servidores que atendendo aos requisitos acima, permaneceram em atividade obtiveram isenção da contribuição previdenciária. H M

? SISTEMA PREVIDENCIÁRIO BRASILEIRO INSS Obrigatórios Voluntário Regime Geral Regime Funcional Previdência Complementar União Estados Municípios Previdência Funcional Complementar MPS Trabalhador do Setor Privado Servidores Públicos Fechada Aberta Fechada INSTITUTOS AUTARQUIAS FUNDAÇÕES FUNDOS DE PENSÃO (Serviço Social Autônomo) INSS Fundos de Pensão Embora possuam características próprias que as distingam entre si sob a ótica da relação de trabalho, não se justifica tal segmentação do ponto de vista previdenciário. A situação da velhice e da incapacidade para o trabalho atinge a todos indistintamente e não pode estar vinculada às categorias profissionais, mas sim ao esforço contributivo proporcional Essas categorias se justificam quando, ainda, o Direito Previdenciário era uma vertente do Direito do Trabalho, sem autonomia ou traços próprios. Por isso, os segurados foram classificados segundo a relação de trabalho. Contudo, atualmente, embora o Direito Previdenciário mantenha laços muito próximos com o Direito Trabalhista, possui princípios, normas, regras e instituições específicos e suficientemente amplos de forma a caracterizar um corpo próprio. Com isso, torna-se possível conferir aos segurados tratamento segundo as características que possuam dentro do Direito Previdenciário, independentemente da relação de trabalho. Criação de parâmetro básicos e condições uniformes que assemelhem os dois regimes previdenciários No setor público é que ocorre o maior número de aposentadorias precoces, acumulação de aposentadorias com salário de outro emprego, onde é maior a duração dos benefícios e menor o prazo de carência. Eqüidade Social. Eqüidade inter e intra geracional Sociedades Anônimas Fundos de Pensão ? Sem fins lucrativos Direito Privado Com fins lucrativos Não regulamentado

REMUNERAÇÃO ACIMA DO TETO ESTRUTURA ATUARIAL EC 41 ANTES IDEAL BD REP NOVA EMENDA CONSTITUCIONAL BD REP CD CAP VINCULADO AO SALÁRIO REMUNERAÇÃO ACIMA DO TETO CD CAP Serv.Ativo +7,5% Estado +11% Estado +11% TETO (R$ 3.038,99) BD REP BD CAP Serv.Ativo 11% Serv.Ativo +11% VINCULADO AO SALÁRIO Estado +11% ATUAIS ATUAIS NOVOS TODOS

PLANO MENORES DE IDADE OU PLANO JUNIOR

Previdência Complementar Privada O grande propagandista da previdência privada é a previdência social 29

Se aposenta pelo INSS ganhando R$1.958,45 BENEFÍCIOS PAGOS PELO INSS EXEMPLO: 50 10% Salário = R$ 10.000,00 40 13% 30 17% 20 26% Nº de Salários Mínimos 15 34% Se aposenta pelo INSS ganhando R$1.958,45 10 52% 7 74% VARIAÇÃO DE: 80% Fonte: Renato Follador Consultoria em Previdência (JAN/08) Simulação: Homem, 55 anos de idade, 35 anos de contribuição. Fator previdenciário de 0,7285. Quanto maior o seu salário, maior será a diferença entre o que você ganhava e o que o INSS vai lhe pagar. 30

Expectativa de Sobrevida no Brasil (1930/40, 1970/80, 2002, 2006) EXPECTATIVA DE SOBREVIDA  IBGE Expectativa de Sobrevida no Brasil (1930/40, 1970/80, 2002, 2006) 1930/40 1970/80 2002 2006 IDADE Homem Mulher 50 18 20 22 24 26,1 30 26,5 30,6 55 16 17 19 21 22,4 25,9 22,8 26,4 60 13 14 21,9 19,3 65 11 15,8 18,3 16,1 18,7 70 8 9 15 13,2 15,3 31

HISTÓRICO  TETOS INSS PREVIDÊNCIA PRIVADA MARÇO 2008 TETO = 20 SM PREVIDÊNCIA PRIVADA Nº de Salários Mínimos TETO = 7,3 SM MARÇO 2008 TETO = R$ 3.038,99 SALÁRIO MÍNIMO = R$ 415,00

ESTRUTURA ATUARIAL 3,42x BD/CD CAP CD CAP BD REP INSS FUNDOS BANCOS PENSÃO BANCOS SEGURADORAS BD/CD CAP CD CAP TETO (R$ 3.038,99) BD REP 3,42x SALÁRIO MÉDIO (R$ 883,00) INSS SETOR PRIVADO

FASE DE REALIZAR CONTRIBUIÇÕES FASE DE RECEBIMENTO DE BENEFÍCIOS REGIME DE CAPITALIZAÇÃO Patrimônio acumulado ao longo do tempo deve ser suficiente para.. ATIVO LÍQUIDO Juros 20 anos FASE DE REALIZAR CONTRIBUIÇÕES 55 anos Valor do benefício FASE DE RECEBIMENTO DE BENEFÍCIOS PASSIVO ATUARIAL 85 anos Há dois fatores fundamentais em previdência: tempo e dinheiro; O diferimento do consumo e a formação de poupança decorrem da incerteza em relação ao futuro. Dentro desse contexto a noção de previdência está presente em todas as culturas e vem se desenvolvendo ao longo do tempo com o aperfeiçoamento dos sistemas políticos. ..pagar os “compromissos assumidos com participantes” (benefícios). 34

FECHADA ABERTA Previdência Complementar Fonte: Consolidado Estatístico ABRAPP. ABERTA Fonte: Fenaprevi.

PATRIMÔNIO DA PREVIDÊNCIA PRIVADA 24,3% do PIB Em bilhões de R$

Previdência Complementar Fechada Fundos de Pensão (Destinado aos trabalhadores de determinada empresa, aos servidores de determinado RPPF ou ao trabalhador com vínculo profissional, classista ou setorial) 37

DEMONSTRATIVO DE BENEFÍCIOS VALOR MÉDIO MENSAL R$ 3.606,00 R$ 1.737,00 R$ 1.261,00 R$ 1.235,00 Fonte: ABRAPP (set/07)

PATRIMÔNIO TOTAL NO MUNDO É DE MAIS DE US$ 13 TRILHÕES FUNDOS DE PENSÃO NO MUNDO Em bilhões de US$ – 2007 NÃO BASTA POUPAR, TEM QUE INVESTIR. PATRIMÔNIO TOTAL NO MUNDO É DE MAIS DE US$ 13 TRILHÕES Fonte : Watson Wyatt e Pension & Investiments/2006 39

FUNDOS DE PENSÃO  PARTICIPAÇÃO SIDERURGIA ENERGIA TELECOMUNICAÇÕES Valia, Previ Fiago Participações GTD Previ Previ Previ, Sistel Previ, Sistel, Petros OUTROS SETORES Equilíbrio entre a prática capitalista e a filosofia de proteção social. Acumpliciamento entre trabalho e capital Peter Drucker Portos Hotéis e Resorts Hospitais Rodovias 40

VANTAGENS PARA O PARTICIPANTE Fonte de renda alternativa à Previdência Oficial Incentivo Fiscal; As contribuições são dedutíveis do IR até o limite de 12% da renda bruta. Poupança Previdenciária individualizada; Os rendimentos são repassados para essa conta. Previdência Capitalizada Poder optar por Tabela I.R. mais vantajosa Tranqüilidade e segurança para a família no futuro.

VANTAGENS PARA A EMPRESA Um dos mais importantes benefícios que uma empresa pode oferecer; Incentivo Fiscal; Poderá deduzir as contribuições de lucro real, até o limite de 20%. Vantagens no processo de seleção; Manter no quadro os melhores profissionais. Renovação do quadro na idade de aposentadoria; Opção de premiação por resultados empresariais; Responsabilidade Social. Melhora a imagem da empresa no mercado.

SEGURANÇA dos INVESTIMENTOS Políticas de investimentos definidas por especialistas; Definida para cada plano em conjunto com Patrocinadores e Instituidores! Isenção do IR nas aplicações financeiras do Fundo; Maior rentabilidade em investimentos a longo prazo; Menor custo; O Fundo Paraná é uma entidade sem fins lucrativos! Aplicação da Resolução CMN 3.456/07; Estabelece as normas para os investimentos! 43

NOVA TRIBUTAÇÃO  MP 209/04 44

IMPOSTO DE RENDA E BENEFÍCIO Participante com Salário de R$ 4.500,00 FAIXA SALARIAL PERCENTUAL CONTRIBUIÇÃO Até R$ 1.425,00 3 % R$ 42,75 De R$ 1.425,00 a R$ 2.850,00 (R$ 1.425,00) 4 % R$ 57,00 De R$ 2.850,00 a R$ 4.275,00 (R$ 1.425,00) 10 % R$ 142,50 De R$ 4.275,00 a R$ 4.500,00 (R$ 225,00) 12 % R$ 27,00 Total das Contribuições 5,98 % R$ 269,25 VANTAGEM FISCAL Faixa Imposto de Renda 27,5 % Isenção Fiscal R$ 74,04 Desembolso R$ 195,21 As contribuições são dedutíveis do IR até o limite de 12% da renda bruta Benefício estimado aos 55 anos = R$ 2.945,00 (35 anos de contribuição – com 8% de rentabilidade)

INSTITUIDOR  DEFINIÇÃO Pessoa Jurídica de caráter PROFISSIONAL CLASSISTA SETORIAL Cria PLANO PREVIDÊNCIA PRIVADA para seus associados. Lei Complementar nº 109, de 29/05/2001, arts. 5º, 31 e 74 Decreto nº 4.206, de 23/04/2002, art. 4º Resolução MPAS /CGPC 012/02 - de 17/09/2002 Resolução MPS 003/03 - de 22/05/2003 (atividade SEM FINS LUCRATIVOS)

... ... Ministério da Previdência Social ESTATUTO Plano Plano Plano ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Regulamento Regulamento Regulamento PREVIOGMO Regulamento PREVIDEPAR ASSOCIAÇÃO O Fundo Paraná tem por finalidade instituir e administrar Planos de Benefícios de caráter previdenciário, acessíveis aos empregados das Patrocinadoras e aos associados dos Instituidores, na forma e sob as condições estabelecidas no Estatuto, nos Regulamentos dos Planos de Benefícios e na legislação vigente. Holding ... Seguradora Paraná Banco Os Planos de Benefícios Previdenciários e respectivos Planos de Custeio serão individualizados por Patrocinadora, por Grupo de Patrocinadoras, por Instituidor ou Grupo de Instituidores. Construtora Cada Plano de Benefícios terá denominação própria e será contabilizado de forma segregada.

INDICADORES BRASILEIROS Quando seremos Investment Grade? Indicadores Econômicos México Coréia do Sul Rússia India Brasil Data da Promoção p/ Grau de Invest. Mar-00 2002 Oct-03 Jan-04 ? Data de Referência 1999 2001 2003 ago-07 12M Crescimento do PIB 3.90% 3.80% 4.70% 10.00% 4% Inflação 12.30% 4.10% 15.89% Balança Comercial -5.60 9.30 60.55 -13.90 43.000 Invest.Estrangeiro Direto Líq. (US$ Bi) 13.20 3.53 3.46 4.27 32.000 Conta Corrente (% PIB) -2.90 1.70 8.64 2.00 0,9 Reservas Internacionais (US$ Bi) 30.70 102.80 47.79 107.40 157 Resultado Fiscal Nominal (% PIB) -1.10% 1.20% 1.83% -4.80% -3.77% Dívida Pública (% PIB) 42.80% 18.20% 39.78% 63.30% 43% Dívida Externa (% PIB) 34.58% 27.08% 36.62% 23.50% -1,22% Dívida Externa/Exportações 1.22 0.87 1.18 2.02 1.00%

PRODUÇÃO INDUSTRIAL Fonte: IBGE 127 127 122 122 117 117 112 112 107 102 102 jan/04 abr/04 jul/04 out/04 jan/05 abr/05 jul/05 out/05 jan/06 abr/06 jul/06 out/06 jan/07 abr/07 jul/07 MM 3 ms Índice mensal série dessazonalizada Fonte: IBGE

ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTO Combinar aplicações em RENDA FIXA E RENDA VARIÁVEL (Bolsa de Valores) BOLSA DE VALORES Ativo de maior retorno nos últimos anos Em 24 meses: Ibov 92,14%, CDI 28,7% Tendência de alta Projeção de 75 mil pontos para o final de 2008 Com o investment grade, o índice pode atingir 84 mil pontos Estabilidade ou Queda dos juros é positivo para a bols

TAXA NOMINAL X TAXA REAL INFLAÇÃO = 5% TAXA REAL = 6,4% SELIC CONCLUSÃO Quanto menor a SELIC, maior o fluxo de recursos para os fundos de ações. Os fundos que aplicarem 100% de seus patrimônios em títulos, com rendimentos próximos a taxa SELIC, não cumprirão a meta atuarial de 6% a.a. Portanto, é preciso diversificar os investimentos, alocando parte do patrimônio em renda variável. Acabou o maná dos títulos públicos que têm baixa volatilidade, baixo risco e pagavam enorme rentabilidade. Impossibilidade de cumprir a META ATUARIAL, aquele retorno estabelecido de forma que o Fundo possa cumprir com os compromissos com seus segurados. Assumir maiores exposições.

IBOVESPA

INDICADORES BRASILEIROS O valor de mercado subiu menos que o lucro das empresas que compõe o Ibovespa atual. Variação em % Fonte: Valor econômico

DIVERSIFICAÇÃO 100% RV (50% RF, 50% RV) (75% RF, 25% RV) 54

CUSTO DE OPORTUNIDADE Diferença: 121% APLICAÇÃO 28/10/04 RESGATE 31/12/07 Diferença: 121% * Em 31/12/07

RENTABILIDADE ACUMULADA COMPARATIVO DE RENTABILIDADE 26,52% 21,67% 13,19% 55% 45% 8,46% 8,30% 7,67% FUNDO PRIVADO RENTABILIDADE ACUMULADA 74,24% FUNDO PRIVADO Poupança 26,62% 56

Uma visão com ação pode mudar nossa vida Plano Plano 57

CUSTO DE GESTÃO - SIMULAÇÃO