Voyager Pour Découvrir la Nature

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biomas brasileiros.
Advertisements

Os seres vivos no planeta
O RELEVO.
A colonização da ilha da Madeira
DIVERSIDADE DOS GRANDES BIOMAS DA TERRA: TUNDRA, TAIGA, FLORESTA TEMPERADA, GELEIRAS, DESERTOS E SAVANAS.
Campos.
Deserto.
Floresta Tropical.
CERRADO.
DOCUMENTO DE ENRIQUECIMENTO
Trabalho Realizado no Âmbito da Área de Projecto por:. Maria João. Rui
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
Os Meigos e os Ferozes Trabalho realizado por: António Faria nº2
Pantanal   O Pantanal fica localizado no Centro-Oeste do Brasil, nesse local existe uma planície, (terras mais baixas) rodeada por áreas de relevo mais.
A dinâmica do litoral.
A importância da Biodiversidade
Professores: Aline Gonzales e Gustavo Siebra 3ª Fase EJA
Serra de Sintra - Portugal
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
1. Arquipélago da Madeira
A caatinga.
Apresentação : *Guida Pinto*
BIOMAS BRASILEIROS Regina A.Y Cristiane Peres.
Rede Natura 2000 Projecto Comenius Trabalho realizado por:
ILHA DA TRINDADE O PARAÍSO INACESSÍVEL CLICAR.
Ecossistemas do Brasil
4º Ano Professora Alessandra Stock
MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS
O que a Marina descobriu sobre os «mares de plástico»
Terra em transformação
RELEVO O relevo é o conjunto das irregularidades que a superfície terrestre apresenta.
Serra da Estrela Trabalho realizado na Área de Projeto
* Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da disciplina de Área de Projecto, cujo tema são os incêndios na ilha da Madeira. * Ao longo do trabalho iremos.
Elaborado por Vânia Oliveira
Animais em extinção.
EPINOCICLO TERRA.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
A. Termos e Conceitos em Ecologia
ÁFRICA A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da.
Tema: Agroindústria no Mato Grosso do Sul
Originalmente as Matas de Araucárias se estendiam entre os Estados do Rio Grande do Sul e Paraná, com incidências em áreas esparsas de São Paulo e Minas.
Portugal “ Um destino de sonho” Portugal “ Um destino de sonho” Entrar Curso técnico Administrativo Trabalho elaborado por: Ana Paula Costa 1.
ECOSSISTEMAS TERRESTRES
A. Que padrões apresenta a distribuição da população?
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
Se considerarmos o tamanho da Madeira, com certeza que teremos alguma dificuldade em perceber como é que esta ilha tem tanto para oferecer! Monumentos,
Lugar de Areia – Árvore – Vila do Conde EB1/JI de Areia - Árvore Árvore – Vila do Conde - Porto Fátima Silva – Todas Bosque Areia-Árvore (folha 96 da Carta.
Biomas do Brasil.
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Composição e interação entre os elementos da paisagem
VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês.
As grandes paisagens vegetais da Terra
Curiosidades das espécies marinhas
BIOMAS DO BRASIL.
Natureza Bem Vindo! Agora você vai navegar pelas belezas do Fundo do Mar. Clique nos peixes abaixo e confira!
Ecossistema É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (fatores bióticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e.
Situação de aprendizagem 1
Berlengas Portugal Quarta-feira, 29 de Julho de 2015.
Como se movimenta a água na superfície terrestre?
Estratégias de Preservação do Património.. A UNESCO A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, fundada em 1945, tem como objetivo.
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
OCEANOS E CONTINENTES ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO Portugal no mundo e na Europa FICHA FORMATIVA
Importância da biodiversidade animal
O PLANETA TERRA A Terra tem uma forma esférica, achatada nos polos, e nela existem oceanos e continentes. Oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico.
A PESCA.
Guia Turístico(manual pp ) Guia Madeira e Porto Santo, Direção Regional do Turismo da Madeira.
Floresta Laurissilva.  Laurissilva é o nome dado a um tipo de floresta húmida subtropical, composta por árvores da família das lauráceas e endémico da.
Transcrição da apresentação:

Voyager Pour Découvrir la Nature Galanet Roberta Santos – Os Fogacinhas Rúben Silva – Os fogacinhas

Introdución Este trabalho foi realizado pelos alunos participantes do projeto “Galanet”. Os alunos inscreveram-se no tema “Voyager Pour Découvrir la Nature” com o intuito de descobrir mais sobre a fauna e a flora dos vários países participantes.

Portugal é constituído pelo território continental e insular.

Açores

Açores – Flora No arquipélago podem encontrar-se cerca de 60 espécies indígenas de plantas, arbustos e árvores. Nestas incluem-se o Louro, o Queiró, a Urze e o Cedro. O clima particularmente ameno das ilhas significa que muitas destas espécies, que teriam enorme dificuldade de sobrevivência noutras regiões, aqui se desenvolvem com um vigor pouco habitual. A acrescentar um encanto especial às ilhas estão algumas flores, como as Hortênsias, as Camélias ou as Azáleas. Mesmo nas zonas mais remotas a vegetação desta parte da Macaronésia empresta à sua paisagem uma beleza única. O Mogno, o Louro, o Sanguinho entre outros fazem parte deste rico lote de vegetação.

Louro Queiró Urze Cedro

Açores – Fauna Actualmente não se pode dizer que hajam nos Açores espécies indígenas no sentido estrito do termo, ou seja, espécies das quais se possa afirmar serem originárias do arquipélago. Todavia, algumas espécies que foram sendo introduzidas nos Açores acabaram por se desenvolver de uma forma única, sobretudo em termos de coloração e dimensão, tornando-se assim em subespécies específicas do arquipélago. Estando situadas numa posição óptima nos cursos migratórios de muitas aves. Entre as espécies de aves que se conseguiram adaptar bem ao arquipélago contam-se também o Milhafre, o Corvo, o Canário-da-terra, o Pombo-da-rocha, o Pombo-torcaz, o Cagarro, o Garajau, ...

Milhafre Canário-da-Terra Cagarro Garajau

Açores – Vida Marítima Os mares em redor dos Açores são dos mais ricos em vida marítima do Oceano Atlântico. Aqui pode encontrar-se o Peixe-espada, o tubarão (em diversas espécies), o atum, o bonito, a enguia, moreia e o chicharro. É também frequente ver peixe-voador “voando” sobre a superfície da água, a tentar escapar aos seus predadores.

Madeira

Madeira-flora Flora do Arquipélago da Madeira Uma das características deste arquipélago é precisamente a quantidade e diversidade de flora endémica. As ilhas da Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens possuem grandiosas paisagens ricas em flora. A Ilha da Madeira tem dois grandes picos, Pico Ruivo e Pico do Areeiro. O Pico Ruivo apresenta dois tipos principais de vegetação, as formações de urze e uma vegetação rala, dominada por plantas de porte herbáceo. Relativamente ao Pico do Areeiro a sua vegetação é composta essencialmente por urzes, por uveira da serra e por perado, para além do massaroco e da amoreira de espinhos. A maior parte da flora existente na Madeira fica na Floresta Laurissilva e pode ser visitada a pé, ao longo de todo o ano. As veredas e as levadas são uma boa opção a tomar para os amantes da natureza. Dormir nas zonas rurais seja na serra ou mar, e explorar a Natureza não será problema na Ilha da Madeira, uma vez que existe uma grande variedade de estabelecimentos de alojamentos rurais, bem equipados e seguros que recebem hóspedes ao longo de todo o ano.

Madeira- fauna A fauna do Arquipélago da Madeira é caracterizada por uma riqueza em espécies indígenas terrestres e marinhas. Na fauna é de realçar os invertebrados e as aves pois contemplam um grande número de espécies endémicas e macaronésicos. Da avifauna é de realçar o pombo-trocaz, o tentilhão, o bis-bis, a freira-da-Madeira e a freira-do-Bugio. No grupo dos répteis é de destacar a lagartixa e a osga e nos mamíferos o lobo-marinho e os morcegos. Quanto aos invertebrados, existe uma vasta espécies de insectos e aracnídeos. Os insectos representam 75‰ de todas as espécies animais conhecidas no arquipélago sendo 20‰ dos insectos endémicos. Nas ilhas Desertas, habita uma espécie rara e única no mundo: a Tarântula com cerca de 4,5 cm de comprimento corporal.

Madeira- vida maritma Este Arquipélago sempre foi visitado por diferentes espécies de baleias e golfinhos, que se traduzem numa indústria de observação de cetáceos em rápido crescimento, que atrai uma nova geração de observadores simpatizantes com a ecologia e o mundo animal. As águas da Madeira são muito ricas em cetáceos, com 22 espécies registadas até à data. O total de espécies a nível mundial é 75. A cerca de 5 km da costa atinge-se já uma profundidade superior a 3.000 metros, o que significa que muitas vezes encontramos cetáceos muito próximos da costa, quase a bater à sua porta de casa! Nalguns anos, espécies oceânicas de golfinhos, assim como Baleias-de-Bico raras e Orcas são também avistadas nas nossas águas. Estes animais, no seu período migratório, vêm até à Madeira à procura de comida, ou no seu período de reprodução, e pelo menos uma espécie é cá residente, sendo as nossas águas o seu habitat. As espécies mais prováveis de encontrar são as seguintes: