Ciências da Natureza e suas RADIAÇÃO INFRAVERMELHA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Espectros, Radiações e Energia
Advertisements

Luzes e Cores: A visão da Física
Aula 9° ANO Professor : Diego
Meios Fisicos de Transmissão
Emissão e absorção de radiação
RADIAÇÃO INFRAVERMELHA
ESPECTROS/RADIAÇÕES/ENER GIA
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
LUIZ CARLOS CASTANHEIRA1 ILUMINAÇÃO LÂMPADAS. LUIZ CARLOS CASTANHEIRA2 LÂMPADAS.
LÂMPADA INCANDESCENTE
Temperature Control on Daisyworld Introdução à Modelagem do Sistema Terrestre Camille Lanzarotti Nolasco Caroline Mourão Jussara Angelo.
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física GARRAFA TÉRMICA.
Tipos de energiaTipos de energia Nomes : Ana Carolina Fernandes e Marcia Silva Turma :501 Professora : Andrea Loureiro.
TIPOS DE ENERGIA Nomes: Leticia Tavares, Ana Luíza Cavalcanti e Andreia Veiga Turma:501 Professora: Andrea Loureiro.
Energia Luminosa A luz ou energia luminosa na forma como a conhecemos é uma gama de comprimento de onda que o olho humano pode ver, trata- se de uma radiação.
Tipos de Energia Nomes: Christhian Sacramento Luiza Amâncio Turma: 501 Professora: Andrea Loureiro.
Nomes : Ana Clara Ferreira e Ana Clara Duarte Turma: 502 Professora: Roberta Monis.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TELEVISÃO.
Iluminação em Museus Teoria da Luz e da Cor; Fotometria e Fontes Luminosas Profa. Ms. Lia Sipaúba Proença Brusadin Curso de Museologia Escola de Direito,
Cores Anderson Medeiros Gomes. Roteiro Radiação Eletromagnética Luz Cor Percepção da Cor Sistema de Cores RGB Sistema de Cores CMYK Sistema de Cores HSV.
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica Óptica Estudo dos fenômenos associados à presença de luz. Óptica Geométrica: Estuda as propriedades associadas.
Transmissão de calor. Transmissão de Calor Definição de Calor: Calor é energia térmica em trânsito motivada por uma diferença de temperatura, sendo sempre.
III. Luz 1.2 Luz e ondas. A luz resulta da vibração de uma propriedade elétrica e outra magnética sendo por isso, uma onda eletromagnética. 1.2 Luz e.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 2ª Série Refração.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ANTENA.
Fenômenos de Transporte Luciana Barreiros de Lima Aula 10.
Espectros, Radiações e Energia Adaptado de Corrêa, C. (2007), química, Porto Editora por Marília Peres 2007/2008.
Há três processos de transmissão de calor: Condução Térmica Convecção Térmica Irradiação Térmica.
Ciências da Natureza e suas
CAMADA DE OZÔNIO A camada de ozônio é uma região da atmosfera terrestre, em torno de 25 a 30 km de altura, onde a concentração do gás ozônio é maior.
Tipos De Energia Nomes: Manuela de Sena e Carolina Junqueira
Unidade 5 / CAPÍTULO 24 Introdução ao estudo da Óptica e Natureza da Luz Professor: ISRAEL AVEIRO
Teoria da Cor EDUCAÇÃO VISUAL – 8º ANO Marrazes – 2011|2012.
Óptica Física Anne L. Scarinci
Meios Físicos de Transmissão
Ciências da Natureza e suas
FENÔMENOS DE TRANSPORTE INDUSTRIAIS
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Física Questão do Enem Nome: Jerri Bourguignon Junior Ano: 2º M04 Professor: Xavier (Lucas)
ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA
Estrutura Eletrônica dos Átomos
Introdução à Óptica Geométrica
Computação Gráfica: 11. Cores Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim
Ciências da Natureza e suas
Nome: joão Pedro BARBOSA TURMA: 502 PROFESSORA: ROBERTA MONIS
5 SENTIDOS Página 345.
O Sol e a Heliosfera.
Decifrando a Cozinha Científicamente
Noções Básicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento
Ciências da Natureza e suas
INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Felipe Ferreira de Oliveira
Lâmpada Vapor de mercúrio
Curso de Óptica Geométrica
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica. O que é a luz Século V a.C.: pequenas partículas emitidas pelo olho que atingem o objeto e o iluminam. Século.
FISIOLOGIA DA VISÃO Museu-Escola do IB
Semináro de Medidas Elétricas TERMOMETRIA INFRAVERMELHA
1.3.3 Transferências de energia por calor
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução. Sensoriamento Remoto: revisão Definição Definição É a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos.
ÓPTICA ONDA DEFINIÇÃO DE ONDA
O ensino de física de maneira prática
ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais.
ESPECTROFOTOMETRIA Bioquímica.
ÓPTICA GEOMÉTRICA AULAS 31 e 32 - APOSTILA 03 PROF. JOEL TEODORO.
ENERGIA TRABALHO POTÊNCIA. ENERGIA Antoine Laurent Lavoisier ( ) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas,
Escalas termométricas
Processos de Transmissão de Calor. Aquecedor Solar de Água  Você sabe o que é um aquecedor solar?  Não confunda com sistema de energia solar!
Transmissão de Calor FÍSICA TERMOLOGIA. Condução Térmica Definição: Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula.
O mundo Da Imagem AGRUPAMENTO ESCOLAS JOAQUIM INÁCIO DA CRUZ SOBRAL
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas RADIAÇÃO INFRAVERMELHA Tecnologias – Física RADIAÇÃO INFRAVERMELHA

RADIAÇÃO INFRAVERMELHA A natureza composta da luz branca foi demonstrada pela primeira vez por Newton, em 1664, quando decompôs a luz solar por meio de um prisma, projetando-a numa tela. A imagem alongada e colorida do Sol foi chamada por ele de espectro.

Em 1880, o astrônomo inglês William Herschel (1738 - 1822) repetiu a experiência de Newton, com a finalidade de descobrir qual das cores do arco-íris daria mais resultado no aquecimento do bulbo de um termômetro. Percebeu que o termômetro era aquecido pelo violeta, pelo azul e pelo vermelho. No entanto, o aquecimento era mais eficaz com o alaranjado e com o vermelho. Finalmente, percebeu que o bulbo do termômetro se aquecia ainda mais se fosse colocado na região escura que se estende além do extremo vermelho do espectro. Assim foi descoberta a radiação infravermelha.

A radiação eletromagnética infravermelha tem comprimento de onda entre 1 micrômetros e 1000 micrômetros. Legeiramente mais longa que a luz visível, situa-se no espectro entre a luz vermelha e as microndas. Por ser uma onda eletromagnética não necessita de um meio para se propagar, pode se deslocar no vácuo com a velocidade da luz. É assim que o calor viaja do Sol à Terra. Na faixa de radiações do infravermelho distinguem-se três regiões: Infravermelho próximo, médio e longínquo. A subdivisão, não muito precisa, baseia-se na facilidade em produzir e observar essas três modalidades do infravermelho, o que depende de seu comprimento de onda. Todavia pode-se estabelecer que o infravermelho próximo vai de 0,7 a 1,5; o infravermelho médio, de 1,5 a 10; e o infravermelho longínquo, de 10 a 1000 micrômetros.

O infravermelho próximo possui as mesmas propriedades da luz visível, com a diferença de que não é percebido pela vista. Pode ser produzido por qualquer fonte luminosa e ser estudado com os mesmos detectores (chapa fotográdicas, fotocélulas, etc). Já o infravermelho intermediário requer, para ser produzido, técnicas mais refinadas. Finalmente, o infravermelho longínquo necessita de instrumentos especiais. Embora invisível, a radiação infravermelha pode ser percebida por suas propriedades de aquecimento. Quando um aquecedor elétrico é ligado, sente-se seu calor irradiado antes mesmo que a resistência comece a avermelhar-se. Se o olho humano fosse sensível a radiação de 10 micrômetros (a faixa de emissão mais comum de corpos à temperatura ambiente), não haveria necessidade de iluminação artificial, pois tudo seria brilhante durante o dia ou a noite.

Os seres vivos se destacariam com nitidez por serem mais quentes e, portanto, mais brilhante que o ambiente. Apenas os objetos frios ficariam negros. Assim, sem o emprego de luz artificial, seria difícil descobrir qualquer coisa que estivesse no interior dos refrigeradores. Alguns animais, como as cobras, possuem uma "visão" de 10 micrômetros que lhe permite apanhar suas presas à noite. Esta habilidade de perceber objetos quentes no escuro apresenta um evidente valor militar e seu controle tem impulsionado muitas pesquisas sobre sistemas de detecção.

A radiação infravermelha encontra aplicações práticas muito importantes. É utilizada, por exemplo, para aquecer ambientes, cozinhar alimentos e secar tintas e vernizes. Em medicina, tem amplo uso terapêutico, sendo empregada no tratamento de sinusite, dores reumáticas e traumáticas. A radiação infravermelha penetra na pele, onde sua energia é absorvida pelos tecidos e espalhada pela circulação do sangue. Existem aparelhos especiais que permitem ver um objeto pela detecção das radiações infravermelhas que ele emite. Um exemplo prático é dado pelo sistema de alarme infravermelho: qualquer interrupção de um feixe dessas radiações ocasiona a criação de um impulso elétrico no detector de controle, ligando o alarme. Esse sistema é usado, também nas portas de elevadores, para evitar que elas se fechem sobre as pessoas. 

A fotografia é uma das atividades mais beneficiadas com a aplicação da radiação infravermelha. Algumas emulsões fotográficas podem se tornar sensíveis a uma luz de comprimento de onda de até 1,1 micrômetro - o infravermelho próximo da luz visível. Utilizando um certo tipo de filme infravermelho colorido, as cores dos objetos apresentam-se deslocadas de suas posições no espectro - a luz azul não aparece, os objetos verdes ficam azuis, os vermelhos mostram-se verdes e os infravermelhos colorem-se de vermelho.