Ponto de Situação PROJECTO MUNICIPAL – SEIXAL DIGITAL Introdução

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Transcrição da apresentação:

Ponto de Situação PROJECTO MUNICIPAL – SEIXAL DIGITAL Introdução Seixal, 03 de Dezembro de 2004 Seixal, 03 de Dezembro de 2004 Introdução Concursos e Cadernos de Encargos Sub-Projectos Execução Financeira PROJECTO MUNICIPAL – SEIXAL DIGITAL Ponto de Situação Agenda

Concursos e Cadernos de Encargos Sub-Projectos Execução Financeira Introdução Concursos e Cadernos de Encargos Sub-Projectos Execução Financeira Agenda

1. Introdução

O projecto Seixal Digital teve a sua candidatura aprovada em Julho de 2004 e homologada em Setembro. Para uma melhor Gestão deste projecto, foi criada uma Direcção de Projecto Municipal, em Agosto de 2004, que entrou em funções dia 1 de Setembro e cujos elementos estão afectos a tempo inteiro a este projecto. 1. Introdução

Esta Direcção de Projecto é composta por: Um Director de Projecto que é simultaneamente o Gestor da candidatura e o interlocutor directo com o POSI Um Coordenador para a área tecnológica Um Coordenador para a área de Conteúdos Um Técnico Administrativo 1. Introdução

O Inicio do projecto relacionou-se directamente com: A instalação da equipa, Equipamento informático necessário Contratação externa do coordenador para a área tecnológica Definição do modelo de Gestão do Projecto, em função dos objectivos a atingir 1. Introdução

Alteração orçamental Definição de interlocutores directos nas áreas chave (a nível da Gestão do Projecto) Desenvolvimento de procedimentos internos conducentes ao início de cada sub-projecto Desenvolvimento do site do Projecto Seixal Digital 1. Introdução

A estrutura de navegação proposta é: Está em fase de conclusão o desenvolvimento do site do Projecto Seixal Digital. Este site, integrado no site da CM-Seixal tem por objectivo a divulgação da candidatura, das actividades em curso, da execução financeira… A estrutura de navegação proposta é: Apresentação Metas do Projecto Macro-programação Gestão Financeira Documentação 1. Introdução

Layout Previsto 1. Introdução

2. Concursos e Cadernos de Encargos

2. Concursos e Cadernos de Encargos Foram, até à data, elaborados 6 cadernos de encargos que cobrem os diversos sub-projectos Arquitectura informação Processos Rede Camarária Pontos Municipais Webização Georeferênciação de endereços 2. Concursos e Cadernos de Encargos

2. Concursos e Cadernos de Encargos Sumário: Arquitectura Informação Tem como objectivo detalhar os conteúdos e serviços descritos no projecto “Projecto Seixal Digital”, utilizando como ponto de partida a lista de conteúdos e serviços existentes descritos em “Conteúdo e Serviços existentes”. O trabalho de catalogação está dividido em: Uniformização da terminologia Tratamento de redundâncias. Classificação Estruturação Valor Estimado: 24.700,00 Euros (valores sem IVA) 2. Concursos e Cadernos de Encargos

2. Concursos e Cadernos de Encargos Sumário: Processos Os processos estão relacionados com: Serviços On-line para Utentes disponibilizados no Sítio Internet Autárquico; Funcionalidades para funcionários da CMS dentro da Intranet Autárquica; E como tal, irão colidir com alguns processos existentes na CMS. Para isso é necessário. Desenho da Situação actual; Análise e Reestruturação; Valor Estimado: 49.500,00 Euros (valores sem IVA) 2. Concursos e Cadernos de Encargos

2. Concursos e Cadernos de Encargos Sumário: Rede Camarária O objectivo deste concurso centrar-se-á nos seguintes eixos: Plano de consolidação das redes de comunicações Procedimentos de operação e Gestão das comunicações Apoio à aquisição e contratação de produtos e serviços Acompanhamento do projecto de implementação e controlo de qualidade Normas e condições de utilização das comunicações Valor Estimado: 49.900,00 Euros (valores sem IVA) 2. Concursos e Cadernos de Encargos

2. Concursos e Cadernos de Encargos Sumário: Pontos Municipais O objectivo deste concurso centrar-se-á nos seguintes eixos: Plano de implementação; Guia normativo de utilização dos pontos municipais; Valor Estimado: 8.600,00 Euros (valores sem IVA) 2. Concursos e Cadernos de Encargos

2. Concursos e Cadernos de Encargos Sumário: Webização O objectivo deste concurso é a aquisição de um conjunto de ferramentas e serviços que irão facilitar a integração das aplicações web (sítio autárquico, serviços on-line e intranet autárquica) com os sistemas existentes, via emulação de terminal. Valor Estimado: 39.500,00 Euros (valores sem IVA) 2. Concursos e Cadernos de Encargos

2. Concursos e Cadernos de Encargos Sumário: Georeferenciação de endereços Para disponibilizar informação georeferenciada aos munícipes e/ou entidades externas, teremos que dispor todo um conjunto de serviços e conteúdos on-line que lhes facilitará a forma como interagem com a autarquia e que contribuirá para a melhoria da qualidade do serviço prestado. Para tal é necessário a criação de um interface directo entre o Sitio Internet Autárquico e o Sub-site SIG já existente. Valor Estimado: 15.000,00 Euros (valores sem IVA) 2. Concursos e Cadernos de Encargos

2. Concursos e Cadernos de Encargos Sub-projectos x Caderno de Encargos Arquitectura Inform. Processos Rede Camarária Pontos Municipais Webização Georeferênciação 2.1 Sítio Internet Autárquico 2.2 Serviços On-line 2.3 Intranet Autárquica 2.4 Compras Electrónicas 3.1 Pontos Municipais 4.1 Rede Camarária 2. Concursos e Cadernos de Encargos

3. SubProjectos

3. Sub-Projecto “2.1 Sítio Internet Autárquico” Cronograma Tarefas Realizadas Próximos Passos

3. Sub-Projecto “2.1 Sítio Internet Autárquico”

3. Sub-Projecto “2.1 Sítio Internet Autárquico” Tarefas Realizadas: Organização do projecto Mapeamento de Informações Elaboração das especificações técnicas dos Cadernos de Encargos 3. Sub-Projecto “2.1 Sítio Internet Autárquico”

3. Sub-Projecto “2.1 Sítio Internet Autárquico” Próximos Passos: Seleccionar soluções Inserir conteúdos e serviços catalogados com o trabalho desenvolvido no concurso “Arquitectura da Informação” 3. Sub-Projecto “2.1 Sítio Internet Autárquico”

3. Sub-Projecto “2.2 Serviços On-line” Cronograma Tarefas Realizadas Pilotos Próximos Passos

3. Sub-Projecto “2.2 Serviços On-line”

3. Sub-Projecto “2.2 Serviços On-line” Tarefas Realizadas: Organização do projecto Mapeamento de Informações Elaboração das especificações técnicas dos Cadernos de Encargos Realização de projecto piloto 3. Sub-Projecto “2.2 Serviços On-line”

3. Sub-Projecto “2.2 Serviços On-line” Piloto: Consulta de Processos (Concluído) 3. Sub-Projecto “2.2 Serviços On-line”

3. Sub-Projecto “2.2 Serviços On-line”

3. Sub-Projecto “2.2 Serviços On-line”

3. Sub-Projecto “2.2 Serviços On-line”

3. Sub-Projecto “2.2 Serviços On-line” Próximos Passos: Implementar as soluções do Caderno de Encargos Webização 3. Sub-Projecto “2.2 Serviços On-line”

3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica” Cronograma Tarefas Realizadas Pilotos Próximos Passos

3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica”

3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica” Tarefas Realizadas: Organização do projecto Mapeamento de Informações Elaboração das especificações técnicas dos Cadernos de Encargos Definição e realização de projectos piloto 3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica”

3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica” Pilotos Dotnet Starter Kit (Em avaliação) Dotnetnuke (Em avaliação) SharePoint (não iniciado) Outros a serem seleccionados 3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica”

3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica”- Dotnet Starter Kit Piloto: DOTNET Starter Kit (Avaliação não concluída) Conjunto de ferramentas “open source” para o ambiente microsoft, que permite iniciar a construção de Portais. Prós: “Open Source” Contras: Customizações com desenvolvimento em DOT NET 3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica”- Dotnet Starter Kit

3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica”- Dotnet Starter Kit

3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica”- Dotnet Starter Kit

3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica”- Dotnet Starter Kit

3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica”- Dotnet Starter Kit

3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica”- Dotnetnuke Piloto: Dotnetnuke (Avaliação não concluída) Conjunto de ferramentas “open source” para o ambiente microsoft, que permite iniciar a construção de Portais. Prós: “Open Source” Contras: Customizações com desenvolvimento em DOT NET 3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica”- Dotnetnuke

3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica”- Dotnetnuke

3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica”- SharePoint Piloto: SharePoint (Não iniciado) Ferramenta padrão do ambiente MICROSOFT, com todas as funcionalidades para a criação de um portal. Prós: Padrão para o ambiente de portais e intranet Contras: Preço e forma de comercialização 3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica”- SharePoint

3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica”- Outros Piloto: Outros (Não iniciado) Existem diversas soluções no mercado e a nossa equipa iniciou os contactos para futura avaliação e piloto 3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica”- Outros

3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica” Próximos Passos Concluir avaliações Seleccionar soluções Desenvolver um projecto piloto na Divisão de Recursos Humanos 3. Sub-Projecto “2.3 Intranet Autárquica”

3. Sub-Projecto “2.4 Compras Electrónicas” Cronograma Tarefas Realizadas Pilotos Próximos Passos

3. Sub-Projecto “2.4 Compras Electrónicas”

3. Sub-Projecto “2.4 Compras Electrónicas” Tarefas Realizadas: Organização do projecto Mapeamento de Informações Reunião UMIC Definição de Pilotos Definição da Metodologia 3. Sub-Projecto “2.4 Compras Electrónicas”

3. Sub-Projecto “2.4 Compras Electrónicas” – UMIC Metodologia UMIC para Administração Central: Projectos Estruturantes Quick Wins e Implem. focalizada Projectos de Suporte, Comunicação, Sensibilização/Generalização Unidade Nacional de Compras e UMC´s Lançamento de Novos Acordos Quadro Portal de Compras.gov SIC Concursos Públicos Integração Tecnológica Registo Nacional de Fornecedores Catálogos Electrónicos Projectos Pilotos Estimativa de Poupanças e Sistema de Monitorização Adequação do enquadramento legal Re-organização de sourcing e proc. de transacção Acções de Formação e Gestão da Mudança Sistemas de Incentivos PME UMIC: Projectos passíveis para a realidade das Cidades e Regiões Digitais Sim Não 3. Sub-Projecto “2.4 Compras Electrónicas” – UMIC

3. Sub-Projecto “2.4 Compras Electrónicas” Nossa Metodologia: Projectos Estruturantes Quick Wins e Implem. focalizada Projectos de Suporte, Comunicação, Sensibilização/Generalização Unidade Central de Compras Portal de Compras Concursos Projectos Pilotos Estimativa de Poupanças e Sistema de Monitorização Adequação do enquadramento legal 3. Sub-Projecto “2.4 Compras Electrónicas”

3. Sub-Projecto “2.4 Compras Electrónicas” Pilotos Divisão de Informática – área de compras (não iniciado) Divisão de Aprovisionamento – área de economato (não iniciado) 3. Sub-Projecto “2.4 Compras Electrónicas”

3. Sub-Projecto “2.4 Compras Electrónicas” Próximos Passos Caderno de Encargos para MarketPlace (após a definição a fornecer pela UMIC) Desenvolver piloto na Divisão de Informática e em seguida na Divisão de Aprovisionamento 3. Sub-Projecto “2.4 Compras Electrónicas”

3. Sub-Projecto “3.1 Pontos Municipais” Cronograma Tarefas Realizadas Próximos Passos

3. Sub-Projecto “3.1 Pontos Municipais”

3. Sub-Projecto “3.1 Pontos Municipais” Tarefas Realizadas: Organização do projecto Mapeamento de Informações Elaboração das especificações técnicas dos Cadernos de Encargos 3. Sub-Projecto “3.1 Pontos Municipais”

3. Sub-Projecto “3.1 Pontos Municipais” Próximos Passos Implementar as soluções do Caderno de Encargos Ponto Municipais 3. Sub-Projecto “3.1 Pontos Municipais”

3. Sub-Projecto “4.1 Rede Camarária” Cronograma Tarefas Realizadas Próximos Passos

3. Sub-Projecto “4.1 Rede Camarária”

3. Sub-Projecto “4.1 Rede Camarária” Tarefas Realizadas: Organização do projecto Mapeamento de Informações Elaboração das especificações técnicas dos Cadernos de Encargos 3. Sub-Projecto “4.1 Rede Camarária”

3. Sub-Projecto “4.1 Rede Camarária” Próximos Passos Implementar as soluções do Caderno de Encargos Rede Camarária 3. Sub-Projecto “4.1 Rede Camarária”

4. Execução Financeira

Procedimentos efectuados Até à data foram desenvolvidos vários procedimentos (nomeadamente a abertura de vários concursos) conducentes à realização dos sub-projectos aprovados. Estes procedimentos obrigam a uma cabimentação de verbas (verbas reservadas exclusivamente aos concursos) que embora não se possam considerar execução financeira própriamente dita, não deixam de reflectir o esforço e o empenho da Autarquia neste projecto. Veja-se que o montante global dispendido (verbas liquidadas e cabimentadas) é de: 274.500€ No entanto apenas será possivel apresentar no primeiro pedido de pagamento, documentos referentes a um montante aprox. 103.800€ 4. Execução Financeira

Resumo de execução financeira por rúbrica

Resumo de execução financeira por Sub-projecto