A VENDA PROFISSIONAL Maurício Papa 1
“VOCÊ PODE FICAR PARADO NUMA CORRENTEZA, MAS NÃO NO MUNDO DOS HOMENS” PARABÉNS ABERTOS A NOVAS PROPOSTAS OUVIR “ALGUÉM DE FORA” CONHECER COISAS NOVAS BUSCANDO MELHORIAS “VOCÊ PODE FICAR PARADO NUMA CORRENTEZA, MAS NÃO NO MUNDO DOS HOMENS” 5
QUEM NÃO CORRE ATRÁS NUNCA CHEGA NA FRENTE 6
O VENDEDOR 18
ANTES, PORÉM, UMA PERGUNTA: QUEM VENDE? 19
RESPOSTA: TODOS NÓS! 19
antes de sermos profissionais, (NÓS NASCEMOS VENDEDORES) PORTANTO... antes de sermos profissionais, somos vendedores natos! (NÓS NASCEMOS VENDEDORES) 19
VENDER É A ÚNICA ATIVIDADE QUE ENTRA EM TODAS AS PROFISSÕES E MAIS... VENDER É A ÚNICA ATIVIDADE QUE ENTRA EM TODAS AS PROFISSÕES 19
VENDEDOR MODERNO VENDEDOR CONSULTOR 19
VENDEDOR PROFISSIONAL CONSULTOR (solucionador de problemas) RECONHECE AS MUDANÇAS DE NECESSIDADES DO ALUNO PARTE INTEGRANTE DO PRODUTO AGENTE DIFERENCIADOR 19
O VENDEDOR MODERNO TRÊS FATORES MERCADO PRODUTO/SERVIÇO HABILIDADES PROFISSIONAIS
VENDEDOR PROFISSIONAL MERCADO / PRODUTO / SERVIÇO AMPLO CONHECIMENTO: DA ESCOLA DOS CURSOS/SERVIÇOS DO MERCADO: QUEM SÃO SEUS “PROSPECTS”? DOS CONCORRENTES
VENDEDOR PROFISSIONAL MERCADO / PRODUTO CONHECE / SE ATUALIZA NÃO PERDE OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS PREPARA ENTREVISTAS COMPROMETIDO COM O SEU NEGÓCIO
CONHEÇA A SUA ESCOLA CARACTERÍSTICAS BENEFÍCIOS PONTOS FORTES PONTOS FRACOS O “ALGO MAIS” SAIBA TUDO O QUE SUA ESCOLA PODE E NÃO PODE FAZER PELOS SEUS ALUNOS VOCÊ SABERÁ O QUE DEVE ENFATIZAR E O QUE DEVE EVITAR 21
O VENDEDOR TEM QUE SER ESPECIALISTA NAQUILO QUE VENDE VENDEDOR MODERNO O VENDEDOR TEM QUE SER ESPECIALISTA NAQUILO QUE VENDE 19
CONCEITOS 52
“VENDER É SATISFAZER NECESSIDADES” VENDA - NOVO CONCEITO “VENDER É SATISFAZER NECESSIDADES” 19
Todas as pessoas têm necessidades DESEJO VONTADE O QUE SE QUER O QUE SE PRECISA (especificamente) Todas as pessoas têm necessidades 13
NECESSIDADE POR TRÁS DA NECESSIDADE META MAIS AMPLA QUE SE QUER ATINGIR PESSOAS FÍSICAS EMPRESAS 13
NECESSIDADE POR TRÁS DA NECESSIDADE META MAIS AMPLA QUE SE QUER ATINGIR PESSOAS FÍSICAS FELICIDADE EMPRESAS PRODUTIVIDADE LUCRATIVIDADE IMAGEM 13
NECESSIDADE POR TRÁS DA NECESSIDADE ANTES DA FELICIDADE... CONFORTO STATUS RECONHECIMENTO SEGURANÇA BELEZA AMOR 13
É UM ASPECTO RELEVANTE DO SEU: CARACTERÍSTICA É UM ASPECTO RELEVANTE DO SEU: PRODUTO SERVIÇO EMPRESA caneta 13
É O VALOR DE UMA CARACTERÍSTICA PARA O CLIENTE BENEFÍCIO É O VALOR DE UMA CARACTERÍSTICA PARA O CLIENTE caneta CARACTERÍSTICA E daí? BENEFÍCIOS copo - eu 13
VENDER É SATISFAZER NECESSIDADES DO CLIENTE COM BENEFÍCIOS DO SEU PRODUTO, SERVIÇO OU EMPRESA Máq. Lavar roupa batom 13
CONCEITOS NECESSIDADES CARACTERÍSTICAS (e daí ?) BENEFÍCIOS dvd 13
NECESSIDADES DO CLIENTE QUANDO UM ALUNO PROCURA UMA ESCOLA DE MÚSICA, O QUE ELE PODE ESTAR QUERENDO? 13
CARACTERÍSTICAS e BENEFÍCIOS Escola Curso Produto Serviço Característica 1 (e daí?) Benefícios associados Característica 2 (e daí?) 13
PERFIL DO PRODUTO (LIÇÃO DE CASA) Conjunto de Características e benefícios Escola Curso Produto Serviço 13
VENDEDOR - CONSULTOR O VENDEDOR TEM QUE MOSTRAR AO CLIENTE COMO O SEU PRODUTO/SERVIÇO VAI AJUDÁ-LO A ATINGIR OS SEUS OBJETIVOS. Ou seja, como as características/ benefícios vão atender as suas necessidades 13
CONCEITOS NECESSIDADES CARACTERÍSTICAS (e daí ?) BENEFÍCIOS dvd 13
A VENDA PELA SATISFAÇÃO DE NECESSIDADES SONDAGEM SUSTENTAÇÃO FECHAMENTO NECESSIDADES
SONDAGEM É USADA PARA DESCOBRIR AS NECESSIDADES DO CLIENTE 13
ABERTAS: estimulam o cliente a falar livremente TIPOS DE SONDAGEM ABERTAS: estimulam o cliente a falar livremente “O que aconteceu?” “Como posso ajudá-lo” FECHADAS: limitam a resposta do cliente “Você vai ao cinema hoje?” “Você prefere preto ou azul?” “Quantas máquinas o senhor possui?” 13
SUSTENTAÇÃO QUANDO O CLIENTE REVELAR UMA NECESSIDADE APRESENTE AS CARACTERÍSTICAS E OS BENEFÍCIOS DO SEU PRODUTO, SERVIÇO OU ESCOLA QUE ATENDAM A NECESSIDADE 19
PARA SABER COMO VOCÊ ESTÁ INDO A cada CARACTERÍSTICA/BENEFÍCIO que você apresentar, verifique a aceitação do cliente, através de uma sondagem fechada: “É isso que a senhora está procurando?” “Isso não é bom?” “Como isso lhe parece?” 26
FECHAMENTO RESUMIR OS BENEFÍCIOS ACEITOS PELO CLIENTE FECHAR A VENDA, USANDO LINGUAGEM POSITIVA VERIFICAR A ACEITAÇÃO DO CLIENTE
FECHAMENTO RESUMIR OS BENEFÍCIOS ACEITOS PELO CLIENTE “Nós vimos que este curso vai lhe proporcionar...” “Vamos ver o principal do que conversamos até agora...” “Nós concordamos que...” FECHAR A VENDA, USANDO LINGUAGEM POSITIVA VERIFICAR A ACEITAÇÃO DO CLIENTE “Então vamos fazer a sua matrícula, certo?”
SE O FECHAMENTO FALHAR SONDAGEM ABERTA PARA SABER O POR QUE “Há algo mais que devemos conversar?” “Alguma coisa o preocupa?” “Você pode me dizer o porquê da sua hesitação?” “O que é necessário para que a senhora tome uma decisão?”
CETICISMO APRESENTAR UMA PROVA RELEVANTE VERIFICAR A ACEITAÇÃO DO CLIENTE
OBJEÇÃO POR DESVANTAGEM RECONHECER A DESVANTAGEM COMPENSAR COM CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS JÁ ACEITOS VERIFICAR A ACEITAÇÃO DO CLIENTE
OBJEÇÃO POR DESVANTAGEM RECONHECER A DESVANTAGEM “Admito que há cursos mais baratos.” COMPENSAR COM CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS JÁ ACEITOS “Por outro lado, nós vimos que...” VERIFICAR A ACEITAÇÃO DO CLIENTE “Não compensa pagar um pouquinho mais e ter todas`estas vantagens?”
ENTUSIASMO 52
TENHAM TODOS UMA BOA TARDE MUITO OBRIGADO 52