INSTRUÇÕES DE COMO CRIAR VÍDEOS Gilberto Caron

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOBRE QUESTÕES DE FORMATO E SENSIBILIDADE
Advertisements

Fotografia – Princípios Básicos
OFICINA DE COMUNICAÇÃO
OFICINA DE COMUNICAÇÃO
A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
Câmeras Digitais.
Introdução à Computação para o Ensino Médio
Criando uma Animação.
ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO
Métodos de ajuste de temperatura de cor
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
Design e Criação de Personagens
FESTIVAL DE CURTA METRAGEM
L E N T E S ÓTICA 3 PROF. CESÁRIO.
fotografia publicitária
Fotografia Publicitária II
ÓPTICA FÍSICA: Estuda os fenômenos luminosos cuja explicação depende das teorias relativas á natureza da luz (onda ou partícula). GEOMÉTRICA: Estuda os.
AS CORES DOS OBJETOS A luz branca é uma mistura de todas as cores.
Prof. Leandro da Silva Taddeo
RECURSOS DIDÁTICOS.
Pós-Graduação e Extensão.
FOTOGRAFIA INTRODUÇÃO.
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VI
VÍDEO: MOVIE MAKER 1. PREPARE AS IMAGENS * Comece selecionando as fotos que entrarão no clipe (vídeo) e coloque- as numa pasta especial. Se alguma imagem.
FOTOGRAFIA AULA 3.
Comunicação Publicitária e Criatividade
“Ângulos de Câmera do Filme Publicitário”
Cap. 13. Linguagem do cinema
Retoques, reparos e aprimoramento. Conjunto de ferramentas O Photoshop dedica um terço das suas ferramentas (23 ao todo) para as tarefas de aplicar e.
Oficina de Fotografia 1.
Capacitação em Educação Ambiental e Cidadania 2011.
COMO APRESENTAR IDÉIAS um pequeno roteiro para apresentações que comunicam Antonio Simão Neto PUCPR.
FLUXOGRAMAS.
FLASH DEDICADO EM FOTOJORNALISMO
Partes da câmera fotográfica
Criação & PRODUÇÃO AUDIOVISUAL.
1 Noções Básicas de Vídeo – Projeto Literacia (PMBCS) 2012.
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS
Tipos de Enquadramento e Movimentos de Câmera
Produção Eletrônica Agência ou Produtora?.
Fotografia Publicitária II
XIII Festival Carlitos Prof. Antonio Trindade Prof. Silvino Sieben
A construção de uma narrativa visual.
Projeções Tiago Santos.
Abra um novo arquivo Siga o roteiro desta apresentação para fazer sua atividade.
Objectiva grande angolar
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Fotografia Publicitária I
VOCÊ SABE COMO SURGIU A FOTOGRAFIA? E SUAS FOTOS, DE ONDE SURGEM?
Animações quadro a quadro
M.Sc. Ronnison Reges Vidal
Dicas para uma boa foto.
ANÁLISE DOS PLANOS CINEMATOGRÁFICOS Arthur / Eduardo / Larissa / Marco Túlio / Ygor.
Fotografia Publicitária
Turma: 2ª Série do Ensino Médio Professor: Fábio Jaime Raimundo
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
Técnicas de Fotografia Prof. Lucas Alves
Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias
Estrutura do Ritmo Visual
Luz.
FASES DO DESENHO INFANTIL
FÍSICA PROFESSOR JAIRO GOMES.
Métodos e Técnicas de Pesquisa em História Profa. Dra. Ana Barbara Ap. Pederiva.
PRODUÇÃO DE VÍDEO Luiz Filipe B. Moreira. PAUTA DO DIA RoteiroIluminação Captação de áudio Composição de cena.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
 O que é ? A exposição de uma foto é a quantidade de luz recebida pelo o sensor da sua câmera para esta foto. Se o sensor receber muita luz, a foto ficará.
Apresentação e Aplicações de Óptica Geométrica (ENEM/UERJ)
CÂMARAS FOTOGRÁFICAS DIGITAIS SORAIA MARQUES Nº19 10ºPM1.
Objectivas normais:  Também conhecida como 50mm ou média angular, este tipo de lente tem o ângulo de visão semelhante ao olho humano, ou seja, não afasta,
Transcrição da apresentação:

INSTRUÇÕES DE COMO CRIAR VÍDEOS Gilberto Caron FESTIVAL DE VÍDEOS INSTRUÇÕES DE COMO CRIAR VÍDEOS Gilberto Caron

APRESENTAÇÃO DA APOSTILA Esta apostila é parte do material de apoio de uma oficina de cinema, tem como objetivo vivenciar a produção de um vídeo.

INTRODUÇÃO Fotografia: imagem estática. O cinema é uma dos mais difundidos meios audiovisuais. O cinema introduz o movimento: normal, rápida e lenta.

Objetivo Registrar imagens para definir posteriormente o que fazer com elas só tem sentido para documentar um evento que não se repetirá.

Mesmo assim a abordagem deve ter uma intenção Mesmo assim a abordagem deve ter uma intenção. Se não se define o objetivo é quase impossível planejar uma produção.

Planejamento do filme - vídeo O painel de desenhos é muito útil nas várias fases do planejamento e quando a produção está mais avançada é chamada de “ Storyboard”.

MOVIMENTOS DE CÂMERA Panorâmica Movimento horizontal da câmera em seu eixo, feito usualmente com a utilização de um tripé.

CÂMERA NA MÃO A câmera na mão obedece a todos os movimentos do corpo. Conjuga todos os movimentos de câmera. Essa liberdade resulta em uma linguagem que se assemelha à registrada pelo humano.

A Linguagem Cinematográfica A indústria cinematográfica criou uma série de termos próprios para a comunicação rápida e clara de ideias, conceitos e informações técnicas.

CÂMERA OBJETIVA A câmera objetiva mostra a ação do ponto de vista do espectador. O Observador não entra em cena, sempre a vê de fora. É por isso que ao ângulos de câmera objetiva proporcionam um meio excelente para se mostrar “ o que está acontecendo”.

CÂMERA SUBJETIVA Na câmera subjetiva o espectador participa da ação. A objetiva da câmera faz às vezes dos olhos da pessoa que executa a ação.

Enquadramento Devemos tomar as cenas de várias distâncias, para fazê-los amenas, manter o interesse, proporcionar transições e dirigir a atenção do espectador para os detalhes que se quer mostrar. Quatro tipos:

Plano geral – P.G. Para relatar uma história simples é necessário apresentar ao espectador a cena, fazendo um Plano Geral, que dê uma ideia total do lugar e suas adjacências, estabelecendo as relações básicas entre as partes do todo. É chamado de Plano de identificação do ambiente.

Plano Médio – P.M. Depois da identificação do local da ação com o P.G. é comum utilizar o Plano Médio para aproximar a câmera do assunto, mudando o zoom para que o elemento, principal da cena cubra toda superfície da imagem.

Primeiro Plano Nos Primeiros Planos a câmera está próxima da cena que um só elemento dela domina todas a superfície da imagem. Apresenta ação de interesse primordial.

Primeiríssimo Plano – P.P.P. Algumas tomadas à curtíssima distância (detalhe do olho) exigem o uso da lente macro. A escolha desse tipo de lente depende do tamanho do objeto a filmar.

ILUMINAÇÃO BÁSICA A luz principal é como a luz do sol. A luz secundária permite ter detalhes na sombra. O contra luz proporciona volume a imagem. A luz secundária pode ser obtida com rebatedores que podem ser feitos de papel alumínio, folhas de isopor e outros. A câmera de vídeo de uso doméstico fazem ajustes automáticos da temperatura de cor das diversas fontes de luz.

Som A acústica trata da produção e transmissão do som e de sua relação com o nosso sentido auditivo.O tom está associado a frequência; o timbre e a intensidade.

TAREFA: ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO VÍDEO