AFFECTIO MARITALIS HONOR MATRIMONII

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LEI “MARIA DA PENHA”.
Advertisements

Família Cristã – IPJG – Maio 2011
Transição da endogamia para exogamia
CASAMENTO, DIVÓRCIO E RECASAMENTO
O MATRIMÔNIO PLANEJADO POR DEUS PV.18.22; PV
Vida e Sexo Cap. VII CASAMENTO.
São Joaquim e Santa Ana Pais de Nossa Senhora.
CONVIVÊNCIA FAMILIAR 1. BENEVOLÊNCIA É querer bem ao outro;
Programa III Roteiro 13.
DIREITO DE FAMÍLIA É um complexo de normas que regulam a celebração do casamento, sua validade e seus efeitos que dele resultam, as relações pessoais e.
Escola E.B. 2/3 do Couto Mineiro
Elaborado por Prof. Marcelo Rocha Contin
CULTO DA FAMÍLIA VILA SOLANGE FAMÍLIA FORTE IGREJA FORTE.
Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho Cântico dos Cânticos 1: 2.
“DESCOBRINDO A CASTIDADE” PARTE I – A IMPORTÂNCIA DA CASTIDADE
Fé e o sim de Maria ao Chamado de Deus
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA FAMÍLIA I
Familías Antigas e Modernas.
Família, Criação de Deus
MATRIMÔNIO.
Instituição Familiar Sociologia.
30/03/2017.
Hoje, dia de Nossa Senhora do Rosário, queremos lembrar a Sua Assunção. Sim, pois depois de assunta aos Céus, Maria é esta que está junto do Filho,
Ser Homem.
QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO SEPARE..
A MENSAGEM DAS NARRATIVAS DA CRIAÇÃO
A FAMÍLIA E OS RITOS DE PASSAGEM
01/04/2017.
A nossa oração é pública e universal
PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Filosofia e Bioética Prof. Nereu R
Laços de família.
Estrutura familiar e dinâmica social
Caríssimos “A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
Sagrada Familia.
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
UNIDADE 9: DIREITO CIVIL – Família
Na Roma Antiga era assim:
A disposição de um Pai Mateus
A Diferença entre Reconhecimento e Honra
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
AMOR E SEXUALIDADE I
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
LIÇÃO 7 INTRODUÇÃO: Mat. 6:33; 1 João 3: 14 e 18.
História das mulheres nas religiões
Vivemos em uma era na qual cada vez mais desconfiamos da justiça, porém, ao mesmo tempo, na era na qual mais necessitamos dela.
2014 ANO DA FRUTIFICAÇÃO.
A mai os vossos inimigos...
AULA 08 Dos efeitos do casamento. Arts a 1.570, CC.
Mês de junho, Coração de Jesus e Maria.
01/09/2007 a 07/09/2007 6º encontro Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes.
LIÇÃO 3 INTRODUÇÃO: Colossenses 3: Por que é importante que o amor seja expresso em palavras e atos? 113:1 O amor não pode existir por muito.
EVANGELHO DE MATEUS 19:3-9 3 Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo?
A mensagem Fundamental do Livro do Génesis
Estrutura familiar e dinâmica social
TEORIA DAS QUALIFICAÇÕES
LIÇÃO 1 – FAMÍLIA, CRIAÇÃO DE DEUS
1 A família um projeto divino. 1 A família um projeto divino.
FAMÍLIA.
CASAMENTO 1.Conceito: Maria Helena Diniz: é o vínculo jurídico entre homem e mulher que visa o auxilio mútuo material e espiritual, de modo que haja uma.
Evolução Histórica da Família
FAMÍLIA.
encontros com meu amigo jesus
elevesuavida.com Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei! Pv
Vivemos num tempo em que os Valores da família são por muitos ignorados ou esquecidos. As leituras falam da dignidade do Matrimónio cristão, dentro.
LIÇÃO 6 O PAPEL DO MARIDO NA FAMÍLIA
Intolerância Religiosa
Catecismo da Igreja Católica nº 2360 “A sexualidade está ordenada para o amor conjugal entre o homem e a mulher. No casamento, a intimidade.
Fontesdo Direito de Familia
“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gên. 2:24)
Transcrição da apresentação:

AFFECTIO MARITALIS HONOR MATRIMONII Maria Heloiza O. Freitas Teologia – Pedagogia – Psicanálise – Mestra C. da Religião 91878835 filos2@hotmail.com

INSTITUIÇÃO DO MATRIMÔNIO Na criação Deus chamou o homem de Adâm, mas depois de dar-lhe a sua companheira, Ele o chamou Ish (esposo) e a ela Ishá (esposa).

Instituição da Consagração Religiosa O casamento judaico é uma instituição divina, ato sagrado. O casamento passou a significar uma associação de interesses, em vez de uma fusão de virtudes. Os chefes da religião temendo ver o matrimônio degenerar em promiscuidade dos sexos, instituíram uma consagração religiosa particular e com prescrições obrigatórias.

CONCEITOS AFFECTIO MARITALIS: HONOR MATRIMONII: Diz-se da reciprocidade de tratamento entre marido e mulher, devendo existir entre eles compreensão, afeição e harmonia. HONOR MATRIMONII: Realização digna da convivência conjugal. Trato que o marido dispensava a mulher, proporcionando a dignidade de esposa. (Dic. Expressões Latinas)

A affectio Maritalis Sua verdadeira natureza juridica O desejo mutuo, duradouro e continuativo de serem os conjuges marido e mulher (affectio maritalis). Torta de cevada dividida: simbolo da vida comum que se iniciava O novo status em que se investem os nubentes = a vida da affectio maritalis. Exteriormente se traduzia na coabitaçao.

Honor Matrimonii Manifestação exterior, ou seja, o modo como os cônjuges tratam, em todas as formas, um ao outro. Perante a sociedade. Conservando a mulher a posição social do marido y a dignidade deste.

FUNDO HISTÓRICO E ANÁLISE DA AFFECTIO MARITALIS E DO HONOR MATRIMONII NA VIDA DE CASAIS ISRAELITA EGÍPCIO PERSA ROMANO GREGO

Fundo Histórico: ISRAEL ESPOSO = Dono, mestre. A frase "se casar com uma esposa" vem da raiz da palavra que significa "se tornar mestre" (Deuteronômio 21:13).   Esposa = posse. Deixava sua família e ia para o clã de seu esposo. Filhos = posse. O pai tinha o direito de vender suas filhas (Êxodo 21:7), e até tinha o poder de decisão de vida ou morte sobre eles.

CASAL ISRAELITA ISAQUE E REBECA O casamento de Isaque foi merecido de muitos cuidados e muita oração. Os noivos estavam certos direção a direção de Deus. Isaque não se ligou a Rebeca apenas porque era a mulher indicada. Isaque também a amou a Rebeca - (Gn 24.67).

Fundo Histórico: EGITO O Casamento no Antigo Egito era um ato do foro privado, a concretização do desejo de viver em conjunto, sem qualquer tipo de enquadramento jurídico e sem necessidade de sanção religiosa. Monogâmico Concubinas.

CASAL EGÍPCIO POTIFAR E ZULEICA POTIFAR – Ausente. Falta de afeto, de companheirismo. ZULEICA – Solitária. Tentava ganhar a atenção de outros homens, ex.: José. Cheia de fantasias, artimanhas, ameaças e mentiras.

Fundo Histórico: PÉRSIA Dois atos simbólicos: 1- Duas peças de açúcar cristalizado, friccionadas em conjunto para a adoçar a vida do casal. 2- Duas partes do mesmo tecido são costuradas em conjunto, simbolizando lábios juntos.

CASAL PERSA ASSUERO E VASTI Riqueza. Poder. Obediência aos desejos do marido Assuero não pensou com suficiente cuidado sobre as repercussões que tal exibição teria, nem como isso seria humilhante para a rainha Vasti decidiu não se expor aos olhos daquela audiência

Fundo Histórico:ROMA A intençao de ser marido e mulher (affectio maritalis). A realizaçao digna da convivencia conjugal (honor matrimonii). Morte do marido = Elevação à condição de criatura sagrada. Mulheres: Se manter belas para seus maridos Culto Doméstico Pater: Chefe político, sacerdote e juíz

CASAL ROMANO ÁQUILA E PRISCILA Excelentes obras cristãs e hospitalidade, não só para com as pessoas em geral, mas também para com a comunidade cristã onde moravam. Dedicados ao ministério Realizavam as reuniões cristãs em sua casa, tanto em Roma como em . Éfeso. Mesmos objetivos – Companhia. CASAL ROMANO

Fundo Histórico: GRÉCIA Aspecto religioso. A deusa do casamento, (Hera) tinha como característica a proteção das mulheres casadas. O objetivo principal: a procriação visando dar continuidade à linhagem, proceder o funeral dos pais e da família. Casamento = Também era uma forma de reparação à ofensas. o agressor oferecia uma filha à vítima como forma de reparação.

CASAL GREGO ATENIENSE/ESPANTANO Aliança Familiar. As esposas atenienses davam absoluta assistência aos maridos e aos filhos. Do lar Os maridos espartenses davam treinamento militar para suas esposas. .

COMO RECONHECER A AFFECTIO MARITALIS NA VIDA DO CASAL? ENQUANTO A PROVA DA AFFECTIO MARITALIS, QUE É O ELEMENTO SUBJETIVO SE DEMOSNTRA MEDIANTE AS DECLARAÇÕES DOS PRÓPRIOS CÔNJUGES, DE PARENTES E DE AMIGOS. O divórcio era a falta de Affectio Maritalis

ATÉ QUANDO DURA O HONOR MATRIMONII? Si um homem e uma mulher casados mantém reciprocamente o Honor Matrimonii, o matrimônio existe.

SENHOR, REINA EM NOSSAS VIDAS PARA VIVERMOS A AFFECTIO MARITALIS E O HONOR MATRIMONII. AMÉM.