A Controvérsia em torno da Clonagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clonagem Escola EB2,3 Dr. Pedrosa Veríssimo Paião
Advertisements

Clonagem.
Ciência, tecnologia e Qualidade de vida
Questões Éticas da Clonagem Terapêutica
CLONAGEM ...Células -tronco!!!! O QUE É ISSO??? MATAR?
CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL PARA USO AUTÓLOGO A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA SAÚDE ®
“ Clonagem Humana ”.
Revolução biotecnológica
QUESTÕES DE BIOÉTICA.
Clonagem A palavra "clone" vem do grego "klón", que significa "rebento" ou "broto". Os cientistas removem o material genético de uma óvulo não-fertilizado.
CRIAR INVENTAR X MODERNIZAR Perguntas sobre diferenças entre conceitos.
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Federação Espírita Brasileira Lei de Destruição e Lei de Conservação
INTRODUÇÃO Conjunto de técnicas que utiliza
CLONAGEM Prof. Marlon Santos.
-Clonagem Reprodutiva
 A clonagem humana André Miranda Carlos Caldas João Ferreira
Questão Como e porque o Mal de Alzheimer atinge as pessoas mais velhas, e qual é a amplitude dessa doença?
Ovelha Dolly.
Aplicações e consequências
A verdade sobre as células tronco embrionárias
CLC-7 Saberes Fundamentais
Controvérsias Públicas
Células Tronco O que são?
Inseminação Artificial
Show do Ministro da Educação! Vale a pena ler!?
A Controvérsia em Torno da Clonagem
BIOTECNOLOGIA.
O grande sonho de Hitler
Clonagem.
Clones.
Controvérsia na Clonagem
Stem Cells – Células Tronco
Engenharia Genética.
Autor: ALICE LIRA DALTRO Orientadora: REJÂNE MARIA LIRA-DA-SILVA
“Controvérsia na Clonagem”
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
Clonagem.
As características hereditárias podem ser manipuladas pelo homem?
1 2 Engenharia Genética e Saúde
Ciências Nome: Nuno Gonçalves, Ana Silva, Pedro Ruivo e João Loureiro.
O tema do nosso trabalho é “Clonagem”
Manipulação Genética.
TRATAMENTO DO TABAGISMO: estratégias para aconselhamento CARLOS A A VIEGAS Prof. Associado F. Medicina - UnB C N A P – SBPT 2012.
Enfermeira Cristiane Carvalho Hospital Santa Izabel Salvador - Bahia
Hereditariedade.
Professor MS Alcidemar Junior
Química Pablo Felipe Profª. Carol
Clonagem.
Aborto Bioética Ana Carolina, André Longobardi, Elissa Restelli, Fabiana Amoroso, Isabella Genaro, Thaís Santos.
Escola Secundária Anselmo de Andrade
Revisão de Filosofia.
Prof. Alan Alencar Biotecnologia.
CÉLULAS TRONCO Prof. João Paulo.
Um presente de Deus para os homens
Vicente Salles dos Santos
Fundamentos da Administração Pública
nome:Nicole Moledo Serie:1 EM N°: 21
Leitura e interpretação de texto
Clonagem Humana Bernardo Monteiro, Diogo Prata,
Colégio Da Polícia Militar
INNOVATRIX A NOVA CIÊNCIA DAS EMPRESAS Ferramentas de problem solving baseadas na ciência da complexidade dizem se sua empresa vai morrer ou viver Clemente.
Aula 4. Ética do conhecimento Biotecnologia Módulo 2 Prof.ª. Chayane C. de Souza.
Ética Profª: Vanessa Indio 26/04/2017.
CRESCIMENTO E REGENERAÇÃO DE TECIDOS
PÍLULA DO DIA SEGUINTE!!!!!. QUANDO? Nas horas seguintes à relação sexual que se julga de "risco", ou seja, que se efectuou durante o período fértil (entre.
SÍNDROME DE RETT Dayana Canani Pedroso Jussara Mendes
Escola Dr. Pedrosa Veríssimo 2/3 ciclos Paião Trabalho realizado por: Daniela Pereira nº2 Daniela Pereira nº2 Daniela Sofia nª3 Daniela Sofia nª3 Ivo Palhais.
CÉLULAS ESTAMINAIS EMBRIONÁRIAS Joana Raquel Martins Veiga 11ºCTA 21 OUT 2011.
Crescimento e regeneração de tecidos VS diferenciação celular
Transcrição da apresentação:

A Controvérsia em torno da Clonagem As diferentes partes ou grupos intervenientes na controvérsia em torno da clonagem; Os críticos da clonagem repetem uma questão frequentemente associada às controvérsias da ciência. Quanto mais próximos chegamos de ser capazes de clonar um humano, mais quente fica o debate. Mesmo considerando todos os benefícios que a clonagem pode realizar, os oponentes dizem que trará o mesmo tanto de prejuízos. Outra questão é como regular os procedimentos de clonagem.

As diferentes partes ou grupos intervenientes na controvérsia em torno da clonagem; Não há uma lei federal proibindo a clonagem nos Estados Unidos, mas vários estados aprovaram suas próprias leis para banir a prática. A U.S. Food ad Drug Administration (FDA- Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA) (em inglês)  também diz que qualquer pessoa nos Estados Unidos que queira tentar a clonagem humana precisa primeiro obter permissão. No Japão, a clonagem humana é um crime que pode ser punido com até 10 anos de prisão. A Inglaterra permitiu a clonagem de embriões humanos, mas está trabalhando para aprovar uma legislação para interromper a clonagem humana total

Os diferentes tipos de abordagem e perspectivas (científica, ética/moral e religiosa) Apesar das leis serem um dos empecilhos para se prosseguir com a clonagem humana no momento, alguns cientistas acreditam que a tecnologia não está pronta para ser testada em humanos. Ian Wilmut, um dos co-criadores da Dolly, disse até que os projectos de clonagem humana podem ser irresponsáveis do ponto de vista criminal. A tecnologia de clonagem está ainda nos seus estágios iniciais e quase 98% das tentativas terminam em fracasso,  ou os embriões são inadequados para implantação no útero ou morrem em algum momento durante a gestação ou logo após o nascimento.

Os diferentes tipos de abordagem e perspectivas (científica, ética/moral e religiosa) Os clones que sobrevivem sofrem de anormalidades genéticas. Alguns clones nascem com corações defeituosos, problemas nos pulmões, diabetes, problemas nos vasos sanguíneos e mau funcionamento do sistema imunológico. Um dos casos mais famosos foi uma ovelha clonada que nasceu mas sofria de hiperventilação crónica causada pelas artérias mal-formadas que iam para os pulmões. Os oponentes da clonagem salientam que é possível usar a eutanásia nos clones defeituosos de outros animais, mas isso será muito mais problemático do ponto de vista moral se ocorrer durante o processo de clonagem humana. Os defensores da clonagem respondem que agora é mais fácil tirar os embriões defeituosos antes que sejam implantados na mãe. O debate sobre a clonagem humana está apenas começando, mas à medida que a ciência avança, pode se tornar o maior dilema ético do século XXI

A relação das diferentes partes ou grupos com a ciência e comunidade científica; Os argumentos de natureza científica que estão na base de diferentes pontos de vista sobre a clonagem (benefícios e prejuízos); Existem, é claro, vários problemas técnicos e mesmo dificuldades éticas, como a origem dos óvulos utilizados para a clonagem. Ainda assim, como escreveu Wilmut, "a clonagem promete benefícios tão grandes que seria imoral deixar de fazê-la".

Outro campo promissor para a clonagem está no desenvolvimento e testes de novos medicamentos. Hoje, apesar dos avanços médicos, milhares de pacientes ainda morrem todos os anos pelo que se chama de causas iatrogênicas ligadas a medicamentos. É que algumas pessoas não metabolizam como esperado as drogas ministradas. Acredita-se que o efeito potencialmente fatal de alguns medicamentos esteja ligado aos genes que especificam as enzimas hepáticas que decompõem os fármacos. Ao clonar células hepáticas de pessoas suscetíveis a certos medicamentos, entenderíamos melhor os riscos da iatrogenia e empresas farmacêuticas poderiam testar com muito mais rapidez e segurança os novos produtos que levam ao mercado. Diferentemente da reparação de órgãos, que exigiria amplo domínio de técnicas de clonagem e anos e anos de testes clínicos antes de ser liberada para uso em pacientes, as pesquisas sobre doenças a partir de células clonadas podem começar imediatamente. Como não envolvem a aplicação de células-tronco em pacientes, não representam riscos para a saúde.

Trabalho elaborado por Adrian Szatmari A utilização do conhecimento científico (referente à clonagem) pelas diferentes partes interessadas O nascimento de Dolly "provocou uma enorme onda de criatividade e acho que veremos os resultados daqui a 20 ou 30 anos", garante este especialista, menosprezando os lentos progressos feitos neste campo. "A descoberta da clonagem foi tão revolucionária quanto a do ADN nos anos 50, e foram precisos entre 30 a 40 anos para começar a ver os seus benefícios práticos", acrescenta Best. E mesmo que a clonagem reprodutiva humana tenha sido proibida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a clonagem terapêutica ainda alimenta muitas esperanças. O problema é que ninguém controla ainda a produção do material genético de células embrionárias. E o único cientista que supostamente teria conseguido a transferência nuclear a partir de um embrião obtido por clonagem, o sul coreano Hwang Woo-suk, revelou-se uma fraude. Trabalho elaborado por Adrian Szatmari