Computação Gráfica - Introdução

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Computação Gráfica - Introdução
Transcrição da apresentação:

Computação Gráfica - Introdução Profa. Mercedes Gonzales Márquez

Tópicos Conceito Áreas correlatas Aplicações Pipeline gráfico básico 2D Pipeline gráfico básico 3D

Conceito Computação Gráfica é a área da Ciência da Computação que estuda a construção de imagens por computadores, a partir de dados processáveis por estes. É a área da Ciência da Computação que estuda um conjunto de técnicas ou métodos para transformar dados em imagens.

Computação Gráfica

Áreas Correlatas

Áreas correlatas Modelagem Geométrica Processamento de Imagens Análise de Imagens

Modelagem Geométrica Representa computacionalmente formas geométricas (cria modelos geométricos)

Processamento de Imagens Envolve técnicas de transformação de imagens que visam melhorar as características visuais da imagem, a detecção de padrões ou a compressão da mesma.

Análise de Imagens Busca obter a especificação dos componentes de uma imagem a partir de sua representação visual. Extração de características para Visão de Robôs

Aplicações

Aplicações Arte: Efeitos especiais, modelagens criativas, esculturas e pinturas. Medicina: Exames, diagnósticos, estudo, planejamento de procedimentos. Arquitetura: Perspectivas, projetos de interiores e paisagismo. Engenharia: Em todas as suas áreas (mecânica, civil, aeronáutica, etc.) Geografia: Cartografia, GIS, georreferenciamento, previsão de colheitas.

Aplicações Meteorologia: Previsão do tempo, reconhecimento de poluição. Astronomia: Tratamento de imagens, modelagem de superfícies. Marketing: Efeitos especiais, tratamento de imagens, projetos de criação. Segurança Pública: Definição de estratégias, treinamento, reconhecimento. Indústria: Treinamento, controle de qualidade, projetos Turismo: Visitas virtuais, mapas, divulgação e reservas.

Aplicações Moda: Padronagem, estamparias, criação, modelagens, gradeamentos. Lazer: Jogos, efeitos em filmes, desenhos animados, propaganda. Processamento de Dados: Interface, projeto de sistemas, mineração de dados. Psicologia: Terapias de fobia e dor, reabilitação. Educação: Aprendizado, desenvolvimento motor, reabilitação.

Pipeline gráfico 2D

Pipeline gráfico 2D SRO: Sistema de Referência do Objeto SRU: Sistema de Referência do Universo (ou do Mundo) SRT: Sistema de Referência da Tela.

Pipeline gráfico 2D

Pipeline gráfico 2D

Pipeline gráfico 2D

Pipeline gráfico 2D

Pipeline gráfico 2D

E o pipeline gráfico 3D??