Construção da Marca do Comércio Colectivo de Vila Verde

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Transcrição da apresentação:

Construção da Marca do Comércio Colectivo de Vila Verde X Y S consultores de marketing, lda.

Metodologia O X Y S Segmentação Posicionamento Identidade Identidade física Identidade psicológica A Campanha de Comunicação Plataforma Criativa Os Alvos Os Objectivos As Promessas Os Constangimentos Estratégia Criativa Eixo psicológico Criação do Conceito de Comunicação Construção dos Manifestos Publicitários Mensagens O X Y S consultores de marketing, lda.

Segmentação O X Y S Geográfico Critério de segmentação relevante: Residentes no concelho de Vila Verde Residentes nos concelhos limítrofes Potenciais compradores a sul até ao Porto Potenciais compradores a norte até à Galiza Potenciais compradores de outros locais (via internet) O X Y S consultores de marketing, lda.

Identidade O X Y S Identidade Física Identidade psicológica Nome Logotipo Símbolos Cores Tipos de letra Grafismo Assinatura Slogan Jingle Embalagem Pontos de venda (...) Identidade psicológica Carácter ou personalidade Território Valores O X Y S consultores de marketing, lda.

Posicionamento e Imagem Conjunto de características objectivas e simbólicas que são atribuídas ao produto por um determinado público Posicionamento A escolha, por parte da Organização, dos traços salientes e distintivos que permitam ao público situar o produto num universo de produtos comparáveis e de o distinguir da concorrência O X Y S consultores de marketing, lda.

Posicionamento O X Y S Posicionamento junto de um público: De que produto se trata? O que é que o distingue dos outros produtos análogos? IDENTIFICAÇÃO DIFERENCIAÇÃO O X Y S consultores de marketing, lda.

O X Y S Identidade IMAGEM Id. física Id. psicológica Posicionamento (Traços salientes e distintivos) Identidade Id. física Id. psicológica IMAGEM Personalidade Território Valores Nome Gráfica Visual Posicionamento Identificação Diferenciação (De que produto se trata?) (Como se distingue dos outros?) (O que nós somos) (Como nos vêem) Ruído O X Y S consultores de marketing, lda.

Posicionamento O X Y S Fiat Volvo Rolls Royce consultores de marketing, lda.

Posicionamento O X Y S Rolls Royce 3 traços salientes e distintivos: É o mais caro, o mais confortável e o mais luxuoso dos carros de gama alta O X Y S consultores de marketing, lda.

Posicionamento das Cidades Capital do Comércio: Braga Capital do Calçado: São João da Madeira Capital do Cavalo: Golegã Capital dos Dinossauros: Lourinhã Capital do Fumeiro: Vinhais Capital do Leite: Aveiro Capital do Gótico: Santarém Capital do Mármore: Vila Viçosa Capital do Móvel: Paços de Ferreira Capital da Ria Formosa: Olhão Capital da Saúde: Coimbra Capital do Turismo: Albufeira Capital do Vinho do Porto: disputada entre Pinhão, Régua, Valença do Douro e V. N. Gaia O X Y S consultores de marketing, lda.

COMÉRCIO COLECTIVO DE VILA VERDE Posicionamento NAMORO / ROMANTISMO / (…) História, Património cultural e natural, festas, gastronomia, alojamento rural, (…) – ESPAÇO DE SONHO Comunicar as características distintivas do COMÉRCIO COLECTIVO DE VILA VERDE O X Y S consultores de marketing, lda.

Campanha de Comunicação X Y S consultores de marketing, lda.

Plataforma criativa O X Y S O alvo Os Objectivos A Promessa Os constrangimentos O X Y S consultores de marketing, lda.

O alvo O X Y S Classes População A 5,5% B 11,9% C1 24,9% C2 31,0% D Classes sociais em Portugal: Classes População A 5,5% B 11,9% C1 24,9% C2 31,0% D 26,0% Classificação Marktest O X Y S consultores de marketing, lda.

O alvo O X Y S Todas as Classes: Residentes no concelho de Vila Verde Residentes nos concelhos limítrofes Potenciais compradores a sul até ao Porto Potenciais compradores a norte até à Galiza Potenciais compradores de outros locais (via internet) O X Y S consultores de marketing, lda.

Os objectivos Dinamizar a procura comercial, de serviços e turismo do concelho Motivar e mobilizar todos os agentes interessados no sucesso da campanha O X Y S consultores de marketing, lda.

A promessa A Promessa consiste na satisfação a comunicar ao alvo e é materializada na Estratégia Criativa O X Y S consultores de marketing, lda.

Estratégia Criativa O X Y S Escolha do eixo psicológico Que resultado se pretende obter no espírito do consumidor? Resposta: ? Criação do conceito de comunicação Que diz a campanha? Construção dos manifestos publicitários Como é que a campanha transmite aquilo que se pretende? O X Y S consultores de marketing, lda.

Respostas O X Y S Escolha do eixo psicológico Que resultado se pretende obter no espírito do consumidor? R: Vila Verde é o ponto de encontro do romantismo; é o melhor local para namorar e apreciar tranquilamente o património e a riqueza histórica, cultural e natural do concelho Criação do conceito de comunicação Que diz a campanha? R: Comprar em Vila Verde é uma experiência gratificante Construção dos manifestos publicitários Como é que a campanha transmite aquilo que se pretende? R: Em Vila Verde o comércio (sentido lato) tem um rosto O X Y S consultores de marketing, lda.

Os constrangimentos O X Y S O X Y S Questões de natureza moral Plano jurídico Verdade do produto Ética Nota: Recusado pelo anunciante O X Y S O X Y S consultores de marketing, lda. consultores de marketing, lda.

As Mensagens O X Y S O X Y S consultores de marketing, lda.

O X Y S O X Y S Tipo de Discurso A Mensagem pode ser organizada em 2 dimensões: INFORMACIONAL (ao nível cognitivo): Resolver um problema Evitar um problema Satisfazer uma necessidade incompleta Colmatar um desejo ou eliminar um receio ou medo TRANSFORMACIONAL (ao nível das emoções): Desenvolver uma estimulação intelectual Procurar dar uma gratificação sensorial Veicular um reconhecimento social O X Y S O X Y S consultores de marketing, lda. consultores de marketing, lda.

Tipo de Discurso na Publicidade X Y S O X Y S consultores de marketing, lda. consultores de marketing, lda.

Tipo de Discurso por suporte publicitário X Y S O X Y S consultores de marketing, lda. consultores de marketing, lda.

Tipo de Discurso Informacional Procurar evitar um problema Brinquedos (40,0%) Satisfazer uma necessidade incompleta Seguros (51,9%) Telecomunicações (57,8%) Electrodomésticos (63,6%) Procurar resolver um problema Grandes superfícies (70,2%) Saúde (71,2%) Tratamentos do corpo (44,1%) Tratamentos do cabelo (44,1%) Satisfazer um desejo ou eliminar um receio Seguros (24,1%) Higiene pessoal (37,5%) Tratamentos para o rosto (36,4%) O X Y S O X Y S consultores de marketing, lda. consultores de marketing, lda.

Tipo de Discurso Transformacional Desenvolver uma estimulação intelectual Meios de comunicação social (73,9%) Veicular um reconhecimento social Imobiliário (94,6%) Vestuário (90,9%) Calçado (66,7%) Bebidas alcoólicas (51,8%) Automóveis (45,8%) Procurar dar uma gratificação sensorial Brinquedos (97,0%) Turismo (69,2%) Bebidas não alcoólicas (68,4%) O X Y S O X Y S consultores de marketing, lda. consultores de marketing, lda.

Outros Tipos de Discurso X Y S O X Y S consultores de marketing, lda. consultores de marketing, lda.

O X Y S O X Y S Conclusões Discurso persuasivo Nos últimos anos tem-se assistido, na construção de mensagens, a uma transferência do género cognitivo para o afectivo Dependendo do meio deverá ser adoptado o discurso informacional (cognitivo) ou o transformacional (afectivo), sem prejuízo para a adopção de um outro tipo de discurso que se mostre mais adequado O X Y S O X Y S consultores de marketing, lda. consultores de marketing, lda.

Símbolo, Logótipo e Assinatura X Y S O X Y S consultores de marketing, lda. consultores de marketing, lda.

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consultores de marketing, lda. Outros elementos da identidade O X Y S O X Y S consultores de marketing, lda.

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consultores de marketing, lda. Resultados que se pretendem obter Mobilizar os empresários dos estabelecimentos comerciais, de serviços e turismo Incentivar esses empresários a tomarem iniciativas conducentes à melhoria do negócio Atingir o maior número de consumidores/compradores dos públicos-alvo com a campanha Prender a atenção dos meios de comunicação social Aumentar o número de visitantes ao concelho Comunicar as vantagens da utilização do comércio, serviços e turismo do concelho (a residentes e não residentes) Aumentar o nível de negócios dos estabelecimentos comerciais, de serviços e turismo O X Y S O X Y S consultores de marketing, lda.

consultores de marketing, lda. FIM O X Y S O X Y S consultores de marketing, lda.