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Comunicação.

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Apresentação em tema: "Comunicação."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação

2 O que é objecto de comunicação?
Tipos de comunicação Comunicação de bens e serviços (comunicação sobre a oferta) Comunicação Corporate (comunicação da organização que faz a oferta) Produto Marca Comunicação de bens e serviços (valorização das performances) Comunicação da marca (valorização da personalidade e valores da marca)

3 serviços (valorização das performances) Comunicação da marca
Produto Marca Comunicação de bens e serviços (valorização das performances) Comunicação da marca (valorização da personalidade e valores da marca)

4 Na empresa TUDO COMUNICA.
O que comunica na empresa? Na empresa TUDO COMUNICA. Meios de comunicação em sentido estrito Outros meios com forte conteúdo de comunicação A empresa e o pessoal Fontes controladas pela empresa. As fontes exteriores à empresa Fontes não controladas pela empresa.

5 Meios de comunicação em sentido estrito
Outros meios com forte conteúdo de comunicação A empresa e o pessoal Meios de comunicação em sentido estrito Publicidade Publicidade pelos mass media tradicionais e internet Publicidade nos locais de venda (P.L.V.) Comunicação não publicitária Relações públicas, nomeadamente: Relações – imprensa (editing) Sponsoring Publicações e sites institucionais

6 2. Outros meios com forte conteúdo de comunicação
Meios de comunicação em sentido estrito Outros meios com forte conteúdo de comunicação A empresa e o pessoal 2. Outros meios com forte conteúdo de comunicação Ferramentas de venda Força de vendas Merchandising Marketing directo Promoções O produto Nome da marca e símbolos da marca Packaging Design - produto

7 Meios de comunicação em sentido estrito
Outros meios com forte conteúdo de comunicação A empresa e o pessoal 3. A empresa e o pessoal Aparência exterior da empresa (locais, mobiliário, sinaléctica) Pessoal em contacto com o público Dirigentes da empresa

8 4. As fontes exteriores à empresa
Prescitores Distribuidores Imprensa “Passa – palavra” News groups e chats na internet

9 Nos media ou Above the Line Fora dos media ou Below the line
Quais os meios utilizados numa campanha de comunicação? Nos media ou Above the Line Investimentos publicitários: Imprensa TV Outdoors Cinema Internet Mix da comunicação Fora dos media ou Below the line Investimentos de promoção e outros: Marketing directo Sponsoring, mecenato Relações públicas Salões, feiras, exposições Promoções Internet

10 OBJECTIVOS AIDA Investimentos publicitários: Imprensa TV Outdoors
Cinema Internet OBJECTIVOS NOTORIEDADE INFORMAÇÃO FACTUAL PERSUASÃO SIMPATIA PELA MARCA EMOÇÃO, DESEJO E SONHO AIDA

11 Como se desenvolve uma campanha de publicidade?
Anunciante Agencia publicitária BRIEFING Documento que contém todas as informações e orientações de que a agência tem necessidade para trabalhar eficazmente na concepção da campanha. COMO ESTÁ ESTRUTURADO ESTE DOCUMENTO?

12 Estrutura de um briefing?
1. Contexto do produto/mercado 1.1. Descrição do produto Origem, processo de fabrico, performance.. 1.2. Histórico da comunicação da marca Campanhas anteriores realizadas 1.3. Descrição da concorrência Produtos, estratégias de comunicação, orçamentos, shares, mix da comunicação … 1.4. Análise do mercado Dimensão e tendências de evolução… 1.5. Comportamentos dos consumidores e prescritores Motivações, atitudes, critérios de escolha… 2. Estratégias de marketing do anunciante 2.1. Objectivos de marketing Volume de vendas, quotas de mercado… 2.2. Opções estratégicas Posicionamento, alvos 2.3. Mix de comunicação Relações públicas, patrocínios, mecenato, marketing directo, acções promocionais, força de vendas… 3. Orientações gerais da campanha 3.1. Alvos publicitários Conjunto de pessoas a quem se destina a campanha 3.2. Objectivos da publicidade Efeitos esperados da campanha nos alvos 3.3. Eventuais limitações Orçamento, jurídicas…

13 Como se desenvolve uma campanha de publicidade?
Alvos Objectivos da publicidade BRIEFING Desenvolvimento do “eixo” da mensagem ou copy-strategy Desenvolvimento do plano dos media Criação da mensagem publicitária Execução Avaliação da adequação da mensagem

14 Como se desenvolve uma campanha de publicidade?
Alvos Objectivos da publicidade BRIEFING Desenvolvimento do “eixo” da mensagem ou copy-strategy Desenvolvimento do plano dos media Criação da mensagem publicitária Execução Avaliação da adequação da mensagem

15 Desenvolvimento do “eixo”
Como se desenvolve uma campanha de publicidade? Alvos Objectivos da publicidade BRIEFING Promessa O atributo do produto O benefício ao consumidor A identificação gratificante (imaginária) Provas ou suportes da promessa Tom e personalidade da marca Desenvolvimento do “eixo” da mensagem ou copy-strategy Desenvolvimento do plano dos media Criação da mensagem publicitária Execução Avaliação da adequação da mensagem

16 Desenvolvimento do plano
Como se desenvolve uma campanha de publicidade? Alvos Objectivos da publicidade BRIEFING Desenvolvimento do “eixo” da mensagem ou copy-strategy Escolha de Suportes Nível de investimento Calendarização Desenvolvimento do plano dos media Criação da mensagem publicitária Execução Avaliação da adequação da mensagem

17 Como se desenvolve uma campanha de publicidade?
Alvos Objectivos da publicidade BRIEFING Desenvolvimento do “eixo” da mensagem ou copy-strategy Desenvolvimento do plano dos media Criação da mensagem publicitária Materialização das provas ( Maquetas, filmes…) Execução Avaliação da adequação da mensagem

18 Como se desenvolve uma campanha de publicidade?
Alvos Objectivos da publicidade BRIEFING Desenvolvimento do “eixo” da mensagem ou copy-strategy Desenvolvimento do plano dos media Criação da mensagem publicitária Execução Avaliação da adequação da mensagem

19 Avaliação da adequação
Como se desenvolve uma campanha de publicidade? Alvos Objectivos da publicidade BRIEFING Desenvolvimento do “eixo” da mensagem ou copy-strategy Desenvolvimento do plano dos media Criação da mensagem publicitária Execução Memorização; Atribuição Compreensão; Credibilidade Apreciação; Incitação à compra Avaliação da adequação da mensagem

20 Questões para reflectir...
1ª) Explique o que pode ser objecto de comunicação na empresa. 2ª) Diferencie comunicação below the line de comunicação above the line. 3ª) Apresente os objectivos da publicidade. 4ª) O que é um briefing de uma campanha publicitária? 5ª) Qual a diferença entre a promessa no “eixo” da mensagem e o suporte da promessa?


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