Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SUGESTÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS SLIDES DE TCCI
Advertisements

Dosvox.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
IHC e Jogos de Computador
Especificação de Requisitos
Jornal Mural Literário
Seis perguntas sobre o Wiki
WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,
FORMATAÇÃO.
BR.OFFICE IMPRESS E MICROSOFT OFFICE POWER POINT 2003
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
Especificação de Requisitos de Software com Casos de Uso
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
IHC Interação Humano-Computador
Processos & Sistemas de Sinistros Novo Orçamento Web
artigo Papel A4 Fonte Times New Roman espaço entre linhas simples
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
DESCRIÇÃO/OBJETIVOS O Controle de Acesso Nacional foi desenvolvido para suprir a necessidade de maior segurança e controle da informação administrada pelos.
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Software de Rede Willamys Araújo.
Formatação de parágrafo
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
TÍTULO, CENTRALIZADO, TAMANHO 48, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO, IGUAL AO TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO SOBRENOMEBOLSISTA01, Fulano1; SOBRENOMEBOLSISTA02,
Noções básicas de planejamento visual
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Algorítmos e estrutura de dados III
Histórico, exemplos e problemas
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Apresentação Microsoft Power Point
PLANEJAMENTO VISUAL Noções básicas Profa. Márcia de Borba Campos
Noções básicas de planejamento visual
Logomarcas.
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
Facebook Treinamento VipSaúde. A VipSaúde empenha todos os seus esforços na venda de Planos de Saúde pela Internet. Obviamente, o contato direto com as.
Recursos Educacionais
DIAGRAMAÇÃO Disciplina: Oficina de Produção Gráfica
Heloisa Vieira da Rocha (UNICAMP) e Paulo Lima (UEPA)
DISCIPLINA: Tópicos de Informática Profa. Juliane Ganem
Criando uma formatação
Normatização para apresentações
IHC Aula 10.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Trabalho Prático 1: Bons e Maus Designs Turno Prático P2: Mira Amaidas, Soraia Guardado Freitas, Tiago Morais Silva,
TIPOLOGIA E DESIGN.
DIAGRAMAÇÃO Colunas.
dpsprogblog.wordpress.com Profº Douglas Pereira da Silva
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
MENU ARQUIVO Comando Imprimir Imprimi o documento atual # Impressora
Esta apresentação não ocorreu no próprio Visual Class devido ao tamanho - muitos megas, que demanda tempo e espaço para que seja possível a visualização.
PÓSTER CIENTÍFICO COMO FAZÊ-LO ?.
Aplicativos Web – Web Design
Aplicativos Web – Web Design
Aplicativos Web – Web Design
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Tutorial com as orientações básicas para o primeiro acesso dos acadêmicos ao portal universitário.
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
Microsoft Excel.
JORNAL MURAL COMUNICAÇÃO INTERNA.
DESIGN PARA QUEM NÃO É DESIGNER Noções básicas de planejamento visual Retirado do livro: Design para quem não é designer. Willians, Robin. 7ª edição, São.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Web Design Aula 01 Jackson Eduardo
Utilização Eficaz do PowerPoint
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Transcrição da apresentação:

Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina Sistemas de Informação Prof. Aroldo Luis aroldo.leonardo@aes.edu.br

Princípios Básicos de Design Tanto a diagramação de materiais para o suporte impresso quanto para o online está submetida a princípios básicos de design. A questão é saber em que grau os princípios válidos para papel estão sendo aproveitados também na Web. A designer Robin Williams destaca quatro destes princípios que regem o design gráfico de páginas em geral. São eles: proximidade, alinhamento, repetição e contraste.

Proximidade O princípio da proximidade é baseado no agrupamento de itens que têm relação entre si. Itens relacionados entre si devem ser agrupados e aproximados uns dos outros, para que sejam vistos como um conjunto coeso e não como um emaranhado de partes sem ligação. Itens ou conjuntos de informações que não estão relacionados entre si não deveriam estar próximos; isto oferece ao leitor uma pista visual imediata da organização e do conteúdo da página. (Williams, p.15, 1995)

Proximidade Acima temos um exemplo de cartão de visitas dando um endereço. É baseado num exemplo do livro de William. Neste cartão, o seu olho pára cinco vezes, pois há cinco itens separados. Onde você começará a ler? No meio, provavelmente, pois a letra é mais grossa. Onde você vai ler depois? Em geral, da esquerda pra direira, porque somos ocidentais. Quando você chega ao canto inferior direito, onde seus olhos vão?

Proximidade Exercício 1: Resolva o problema de proximidade do cartão.

Alinhamento O princípio do alinhamento é, segundo Williams, uma forma de conexão visual entre os elementos de um material gráfico, e, portanto, nada deve ser colocado arbitrariamente em uma página. Quando os itens são alinhados na página, há uma unidade coesa, mais forte. Mesmo quando os elementos estiverem fisicamente separados uns dos outros, se estiverem alinhados, haverá uma linha invisível conectando-os, tanto em relação aos seus olhos quanto a sua mente. (...) é o princípio do alinhamento que avisará ao leitor que, mesmo não estando próximos, os itens fazem parte do mesmo material. (Williams, p. 27, 1995)

Alinhamento Exercício 2: Resolva o problema de alinhamento do cartão.

Repetição A repetição é o princípio que prega que algum aspecto do design deve repetir-se no material inteiro, conforme diz Williams. Este aspecto pode ser qualquer elemento que o leitor reconheça visualmente. O elemento repetitivo pode ser uma fonte em bold (negrito), um fio (linha) grosso, algum sinal de tópico, um elemento do design, algum formato específico, relações espaciais etc. (Williams, p. 43, 1995) Williams coloca no seu livro que elementos de repetição como fonte em negrito, linhas grossas, marcadores de litas, color, elementos de design, formato, relações espaciais e outros podem dar um reconhecimento visual ao relacionamento dos elementos. 

Repetição Exercício 3: Resolva o problema de repetição do cartão.

Contraste Contraste é o princípio que funciona como um atrativo visual e cria uma hierarquia organizacional. Williams define o contraste como algo que realmente faz com que uma pessoa queira olhar para um determinado produto gráfico. ... para o contraste ser realmente eficaz, ele deve ser forte. (...) Cria-se o contraste quando dois elementos são diferentes. Se eles diferirem um pouco mas não muito, não acontecerá contraste e sim um conflito. (Williams, p.53, 1995)

Contraste pode ser criado em várias maneiras, como por exemplo: Letras grandes e pequenas; Linhas finas e grossas; Cores quentes e cores frias; Elementos horizontais e verticais; Figura pequena e figura grande. O exemplo pode ser visto no próximo slide. Observe que a figura da direita é muito mais fácil de ler que a da esquerda. 

Contraste

Princípios Básicos de Design Estes conceitos básicos aqui apresentados podem dar soluções muito simples que vão auxiliar imensamente na leitura e visualização da maioria das telas. Tais ferramentas são extremamente úteis no começo, portanto, pratique bastante e compare seus trabalhos com os de profissionais. Vá atrás e estude bastante para poder melhorar sempre.

Cadastro de carros a venda – Loja de veículos: Exercício Aplique os conceitos de design para a construção de uma tela de cadastro (Web) no Visual Studio .Net. Cadastro de carros a venda – Loja de veículos: Dados da Loja Nome, Logo.. Dados pessoais Nome, endereço, CEP, cidade, estado, telefone, e-mail, celular Dados do Carro Marca, ano, cor, modelo, kilometragem, foto Ações

BIBLIOGRAFIA Básica: JAKOB NIELSEN, Projetando Websites. São Paulo. Campus, (2000). ISBN 8535206566. OLIVEIRA NETTO, A. A. IHC - Modelagem e Gerência de Interfaces com o Usuário. Visual Books, (2004). ISBN 8575021389. Williams, Robin / Tollett, John, Web Design para Não Designers. Ciência Moderna (1995) ISBN: 8573931485 Complementar: PAULA FILHO, W. P. Engenharia de Software: fundamentos, métodos e padrões. Rio de Janeiro. LTC, (2003). ISBN 8521613393. Apoio: Prof. Daniel Di Domênico pelo material e orientação.