Educação Continuada na Internet Renato M.E. Sabbatini UNICAMP Copyright 2001 Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, Campinas, Brazil Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução por quaisquer meios, no todo ou em parte, na forma de textos, imagens ou qualquer outro recurso eletrônico ou impresso. O aluno regularmente inscrito neste curso pode baixar uma única cópia para visualização em seu computador local, vetada qualquer forma de redistribuição ou comercialização, conforme as leis internacionais de direitos autorais.
Objetivos da Aula Conceituação de Educação Médica Continuada (EMC), e seus vários tipos e categorias Exemplificar EMC a distância através de vários modelos (atualização científica, cursos modulares, casos clínicos, etc.) Mostrar os diversos sites disponíveis atualmente para a EMC profissional do médico através da Web.
O Que É Educação Continuada É o conjunto das atividades educacionais que servem para manter, desenvolver ou aumentar o conhecimento, as habilidades e o desempenho e relacionamento profissional que um médico usa para prover serviços para seus pacientes, para o público ou para a profissão. Accreditation Council for Continued Medical Education Esta é a definição de Educação Médica Continuada, como é feita pelo Conselho de Credenciamento de Educação Médica Continuada dos EUA.
Formas de Aperfeiçoamento Reciclagem profissional Atualização científica Capacitação técnica Educação pós-graduada Cursos em congressos Cursos de extensão Cursos de especialização Mestrado e doutorado O aperfeiçoamento contínuo do médico e de outros profissionais de saúde envolve sua participação em um número de atividades de aprendizado ao longo de sua vida, que são amplamente variadas em escopo, em profundidade e objetivo. As quatro principais formas são: reciclagem: o médico aprende de novo coisas que já sabe, ou aprende novas coisas dentro de sua especialidade, principalmente com o objetivo de melhorar seu posicionamento na especialidade Atualização: o profissional atualiza-se sobre novos conhecimentos gerados pelo progresso da medicina em uma área muito específica de sua atuação. Envolve acompanhar a literatura científica, ler revisões de literatura, etc. Capacitação técnica: o profissional aprende novas metodologias, técnicas e aparelhos para introduzí-los em sua prática clínica e continuar competitivo ou oferecer novos serviços Educação pós-graduada: o profissional participa de cursos de diversas naturezas para complementar sua formação ao longo da vida, tais como cursos de extensão universitária, cursos em congressos, cursos de especialização, pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu, etc.
A Importância do Auto-Estudo Acompanhamento da literatura científica publicada, visitas regulares à biblioteca, assinatura de revistas Aquisição e leitura de livros Aquisição de programas de auto-estudo por impressos, CD-ROMs e Internet Visita regular a sites com informações profissionais médicas Participação em congressos e seminários Participação em sociedades científicas O profissional de saúde competente é capaz de uma grande autonomia na definição de seus objetivos educacionais na carreira, e na realização de atividades que permitam implementá-las. Por isso, o auto-didatismo é extremamente importante, pois independe de tempo ou espaço, podendo ser acomodado entre as atividades diárias do profissional. Para orientar-se o que precisa aprender, é interessante visitar regularmente congressos e seminários, e participar de pelo menos uma sociedade científica em sua sociedade. Existem atualmente diversos recursos de informação que permitem o auto-aprendizado, como bibliotecas médicas, sites on-line, programas de auto-estudo fornecidos por empresas e universidades, que usam materiais impressos, CD-ROMs, etc.
Sites com Recursos Profissionais MedScape: www.medscape.com Medem: www.medem.com WebMD: www.webmd.com InteliHealth Pro: www.intelihealth.com Scientific American: www.samed.com MDConsult: www.mdconsult.com Clineguide: www.clineguide.com Existem muitos sites nacionais e internacionais dedicados ao provimento de informações profissionais de vários tipos para que o médico faça o seu auto-estudo e auto-aprendizado regularmente. Os melhores sites são sempre muito ricos em conteúdo de alta qualidade, e são apoiados por instituições de renome, como vemos aqui: Intelihealth Professional Network: Harvard University Medem: American Medical Association SAMED: Scientific American Medicine MDConsult: editoras médicas Lippincott-Raven, William & Wilkins e Mosby Aqui damos os endereços dos melhores e mais conhecidos sites de recursos profissionais dos Estados Unidos.
Sites com Recursos Profissionais ConnectMed: www.connectmed.com.br BiblioMed: www.bibliomed.com.br MedCenter: www.medcenter.com.br Hospital Virtual: www.hospvirt.org.br No Brasil também surgiram, desde o início do ano 2000, vários sites profissionais novos, criados por empresas, como: Bibliomed ConnectMed MedCenter Desde 1996 existe o Hospital Virtual Brasileiro, recurso criado pelo Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP e o mais antigo site profissional da Web brasileira.
Tipos de Educação Continuada Categoria AMA 1: Atualização Científica Discussão de Casos Clínicos Desafio Clínico Categoria AMA 2: Curso Modular pela Web Curso por Teleconferência Curso por Videoconferência Curso Presencial Existem várias atividades de ensino e aprendizagem que poderíamos considerar como sendo parte da educação médica continuada. A American Medical Association, que é a líder inconteste nessa área, especifica dois tipos de categorias: 1 e 2. A categoria 1 consiste de atividades mais voltadas ao auto-aprendizado, com nenhum ou moderado grau de interação. A atividade 2 consiste de cursos propriamente ditos, usando vários meios a distância e presenciais. O sistema funciona à base de créditos educacionais (um número de pontos ligado a cada curso, que podem ser acumulados pelo médico, e usados para vários propósitos, como recertificação, currículo, etc.).
Programa de Atualização Científica a Distância Este tipo de educação médica continuada (EMC) do tipo 1 (American Medical Association) consiste de um sistema baseado na Web que imita o que os americanos chamam de “journal club” e nós, de reunião de referata, ou seja, acompanhamento permanente da literatura científica mais relevante sendo publicada em alguma área específica. De modo a se constituir em uma atividade educacional, além das leituras dos papers são disponibilizados um questionário de avaliação e ferramentas interativas, como chat ou fórum.
PECD 2 A página de uma especialidade (por exemplo, hipertensão) é personalizada para o médico inscrito naquela especialidade. Semanalmente ou quinzenalmente, a lista de artigos publicados é atualizada, e o inscrito pode ter acesso (veja ícones) ao resumo em inglês e português, artigo completo (quando existir), questionário de avaliação, para cada paper. Os artigos são selecionados por um tutor (ou coordenador daquela área) a partir de um conjunto das melhores revistas internacionais que cobrem aquela especialidade.
PECD 3 Resumo em português Resumo em inglês Estas são as telas que aparecem referentes aos resumos em inglês (original do Medline) e português (traduzido e abreviado pelo serviço). Resumo em inglês
PECD 4 Este é o texto completo, que pode ser disponibilizado, geralmente se for gratuito. A sua leitura é opcional.
PECD 5 Depois de ter lido o resumo em português (no mínimo), o aluno deve responder a duas questões de múltipla escolha sobre o artigo. Através de um formulário, ele pode enviar o resultado para a entidade certificadora. Também pode saber a sua nota. Apenas questionários com nota 10 valem para créditos educacionais.
PECD 6 O participante também pode ter acesso ao seu registro acadêmico, onde cada atividade é monitorada e registrada, semana a semana. Os pontos são atribuidos de acordo com o tempo dedicado médio para cada atividade. Se o questionário não for respondido, leva zero pontos. Vejam que um médico pode se inscrever em mais de uma especialidade. A soma total de pontos é convertida ao final de 12 meses em créditos de EMC, desde que o estudante complete uma certa porcentagem mínima.
Desafio Clínico: Apresentação Outro tipo de EMC Categoria 1 é dado pelo chamado “desafio clínico”, que consiste numa forma simplificada de resolução de problemas. É apresentado um caso real, que pode ser acompanhado por resultados de exames, e o aluno é instado a resolvê-lo, enviando sua opinião e justificativa através da Internet. Pode haver um caso por mês por especialidade, por exemplo. Caso clínico com imagem Formulário de resposta
Desafio Clínico: Resolução Após ter enviado sua resposta, o aluno tem acesso à resolução do caso, com uma discussão mais extensa, e recursos adicionais, como fórum on-line para discussão com o “dono” do caso, artigos complementares para leitura e aprofundamento, etc.
Desafio Clínico: Aprofundamento Também pode ter acesso ao artigo que gerou o caso discutido, se este existir na literatura, como é o exemplo dado aqui.
Curso Modular: Apresentação Os cursos modulares representam uma forma educacional mais completa. Cada módulo tem uma duração relativamente pequena (tipicamente entre 1 a 4 horas de dedicação do aluno), e incorpora uma série variável de recursos de aprendizado, interação e avaliação, como vemos aqui. O foco de um modulo geralmente é bem estreito e se destina a atualizar o médico já formado em alguma área específica das ciências básicas ou clínicas, como diagnóstico, tratamento, manejo de determinadas doenças, etc. O módulo acima foi desenvolvido pela empresa Webpraxis para o laboratório farmacêutico AstraZeneca, onde está disponível (www.astrazeneca.com.br)
Curso Modular: Roteiro A página principal do módulo contém os links para os diversos recursos: aula expositiva, textos de estudo, recursos na Internet, fórum de resolução de dúvidas e questionário de avaliação. Funciona como um roteiro para o aluno.
Curso Modular: Slides Este é o show de slides comentado. O próprio aluno comanda a passagem dos slides. Tem a vantagem de segmentar didaticamente o texto em unidades de aprendizado menores e acoplá-los a imagens.
Curso Modular: Leitura Este é um dos textos de leitura recomendados para que o aluno realize seu aprofundamento. É sempre um texto on-line.
Curso Modular: Recurso Internet Este é um recurso da Internet (site) recomendado pelo professor para aprofundamento dos conhecimentos do aluno.
Curso Modular: Discussão Ao terminar de estudar o material, o aluno pode entrar em um grupo de discussão, neste caso representado por um webforum (quadro de avisos), onde as perguntas e respostas dos alunos e professor ficam permanentemente disponíveis de forma assíncrona. Também podem ser usados recursos síncronos, como um chat.
Curso Modular: Avaliação A avaliação é realizada através de um questionário de múltipla escolha com auto-correção e atribuição automática de nota, que pode ser enviado pelo aluno de modo a obter os créditos educacionais.
Caso Clínico Apresentação A simulação de casos clínicos é outro tipo de educação continuada em categoria AMA 1. Este exemplo é da próprio site da American Medical Association (AMA Web CME), e é uma simulação de diagnóstico e tratamento de diabetes tipo I. A simulação é totalmente interativa através de uma série de quadros e questões disponíveis através da Web. O primeiro quadro, mostrado aqui, define os objetivos do caso clinico.
Caso Clínico Descrição do Caso Dados Clínicos No primeiro quadro apresenta-se sucintamente o caso. O aluno pode solicitar os resultados de exames disponíveis, que aparecem em uma janela separada. Clicando no botão “Continue”, a simulação continua.
Caso Clínico Pergunta Em determinados pontos o sistema faz uma pergunta, criando um ponto de decisão para o aluno. Por exemplo, aqui ele está perguntando qual é o diagnóstico mais provável para este paciente.
Caso Clínico Comentário Resposta A resposta dada pelo aluno à resposta anterior é criticada e comentada. Dados adicionais são colocados, como links para textos e outros sites que aprofundam o conhecimento relativo a esta pergunta. O aluno também pode ver como que a sua resposta se situa em relação à estatística dos alunos que já a responderam.
Caso Clínico Referências Estes são recursos de informação, abertos em janela separada, que o aluno pode acessar por recomendação do caso, para aprofundar seu conhecimento.
Caso Clínico Bibliografia A qualquer momento, referências bibliográficas no texto podem ser clicadas, remetendo a uma lista de citações de artigos científicos que fundamentam o caso.
Caso Clínico Submissão Ao final do caso clínico o aluno pode submeter seus dados e pontuação obtida para reconhecimento de créditos educacionais pela AMA.
Endereços das demonstrações Atualização científica: webpraxis.com/clipping/hipertensao.htm Curso modular webpraxis.com/hpylori/home.htm Desafio clínico webpraxis.com/cardioweb/desafio Simulação de caso clínico www.ama-assn.com/cmeselec Aqui você encontra os endereços na Web das demonstrações que fizemos nos slides anteriores.
Sites de Educação Médica Continuada CMEinfo: www.cmeinfo.com CMEWeb: www.cmeweb.com CMEcourses: www.cmecourses.com AMA WebCME: www.ama-assn.org/medselec MedSchool: www.medschool.com HELIX: www.helix.com MedScape CME: www.medscape.com Medical Matrix CME: www.medmatrix.org Arc/Mesa Educators: www.arcmesa.com Bibliomed: www.bibliomed.com.br Conexão Médica: www.conexaomedica.com.br
Universidades Virtuais UNIFESP Virtual: www.virtual.epm.br Universidade Virtual Unimed: www.universidadeunimed.com.br Universidade Virtual Brasileira: www.uvb.br UniRede: www.unirede.br UniVir: www.univir.br Universidade Virtual: www.uv.com.br Universidade Virtual UNB: www.universidadevirtual.br WebSchool: www.webschool.com Já existem várias universidades virtuais brasileiras, algumas delas são consórcios de universidades reais, como a UVB e a UniRede, outras são versões virtuais de universidades reais, como a UNIFESP Virtual, a UniVir e a UNB Virtual. Outras ainda são “universidades” puramente virtuais, como é o caso da UV, ou corporativas, como é o caso da Universidade UNIMED. As universidades “oficiais” oferecem geralmente certificados reconhecidos pelas instituições, e, em alguns casos, pelo MEC.