Base Fundamental de um Bom Serviço COMUNICAÇÃO: Base Fundamental de um Bom Serviço Tema 2.009 2
Intercâmbio de informações entre sujeito e objeto COMUNICAÇÃO: Intercâmbio de informações entre sujeito e objeto 3
São suportes da comunicação SISTEMAS SIMBÓLICOS São suportes da comunicação 4
Infinitas maneiras de se comunicar: permitem interagir com outras pessoas e trocar informações: Ex. conversa face a face Gestos com as mãos Gensagens por internet A fala (palavra falada) A escrita, etc. 5
COMO DEVERIA SE PROCESSAR A COMUNICAÇÃO EM A.A.? 6
TRAJETÓRIA DO ALCOÓLICO: Isolamento Diminuição dos Relacionamentos Andar em círculos 7
Quando o alcoólico chega a A.A.: Encontra um mundo novo que lhe propõe uma nova maneira de viver 8
- O alcoólico percebe que a comunicação (troca de experiências) é fundamental para a sua recuperação 9
A recuperação começa -Quando se admite estar impotente frente ao álcool e à vida Aí se consegue o controle da obsessão mental pelo beber destrutivo 10
(Bill W. em “Na opinião de Bill” “Somos privilegiados por nos comunicar uns com os outros num grau e de uma maneira quase nunca ultrapassada pelos nossos amigos não alcoólicos (Bill W. em “Na opinião de Bill” 11
O que recebemos do 5º. Passo: O começo da verdadeira afinidade com o homem e com Deus Fim da sensação de isolamento Recebe-se e dá-se perdão Aprende-se a humildade Alcança-se a honestidade e realidade a respeito de quem realmente somos 12
- No 11º. Passo: “devemos procurar através da prece e da meditação melhorar o nosso contato (comunicação) com Deus, ... rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar esta vontade.” 13
Aí estamos preparados para vivenciar o modo de vida de AA: Apesar de nossas diferenças, viver a unidade, que é um espírito de harmonia permanente 14
A ação (comunicação) é o coração do terceiro legado. Aí chegamos ao 3º legado, o serviço: e levar a mensagem é o serviço de AA. A ação (comunicação) é o coração do terceiro legado. 15
- Um serviço em AA é qualquer coisa que nos ajude a alcançar companheiros que estão sofrendo”. Bill W. 16
17 Tentaremos atingir o que sofre, observando tradições Pela atração e não pela promoção; Colocando os princípios acima das personalidades. 17
Há duas formas de comunicação: 1- A comunicação interna; 2- A comunicação externa. 18
Comunicação Interna: 19 É primeiro realizada dentro do grupo. Tentar se comunicar de forma clara e eficiente. 19
Para tudo começar e terminar no grupo: Ter uma via de mão dupla ligando o grupo a conferência de Serviços Gerais (não engavetar informações) 20
- Evitar excesso de burocracia: Ex: Pedido ao ESL – CTO – Distrito – Grupo – Membro do Grupo. O serviço foi prestado? O ESG recebeu um relatório? 21
Agilizar os serviços: O ESL dispõe de: endereços, e-mails, fax, telefone, etc. E se não tiver recursos humanos para processar tudo? 22
- Comunicação externa: Como estamos nos relacionando com os meios de comunicação? Até onde poderemos ir (11ª Tradição) com as comunidades de profissionais? 23
- Como estão indo as informações para as áreas médicas, psicológicas, educacionais, jurídicas, policiais, governamentais, empresariais e as minorias? 24
- Precisamos: - Utilizar melhor o tempo nos grupos, reuniões de serviço, Distritos, Assembléias, Conferência de Serviços Gerais. - Promover reuniões de treinamento para apadrinhar os companheiros para o serviço, ou seja, para levar a mensagem a nosso irmão sofredor. 25
- Precisamos usar nossa voz e os meios de comunicação para reverberar o serviço 26
A Sociedade como um todo conhece AA? Sabe o que faz e não faz? Conhece a literatura de AA? 27