OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
9º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE MULHERES
Advertisements

CAMPANHA “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical” REALIZAÇÃO Central Única dos Trabalhadores Secretaria Nacional Sobre.
A classe-que-vive-do-trabalho (Ricardo Antunes)
O Compromisso das Empresas com a Valorização da Mulher
IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
Secretaria de Políticas para as Mulheres
A situação da Igualdade de Género em Portugal
A Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.)
AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Desafios implementação dos Dhs no Brasil Alexandre Ciconello.
Teorias Pós-críticas do Currículo
IDENTIFICANDOOPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Módulo 2 Iniciando um Pequeno Grande Negócio.
MULHER MERCADO DE TRABALHO, MATERNIDADE
Estrutura familiar e dinâmica social
Eduardo L.G. Rios-Neto 16 de março de 2011 SEMINÁRIO: O FUTURO DA PREVIDÊNCIA NO BRASIL MESA 1 O REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL: EQUILÍBRIO DE LONGO.
A FAMÍLIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO:
A população e o mercado de trabalho
O que é um homem e o que é uma mulher?
Geografia Humana e econômica Novembro Trabalho decente Organização Internacional do Trabalho - ONU TRABALHO DECENTE Trabalho Decente é um trabalho.
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Gênero e o Mundo do Trabalho:
AS MULHERES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Briefing Havaianas PARTE 2
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
A globalização econômica nos anos 1990
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
ONAP-HOME Informática Rua Washington Luis, 728 / 403 – Centro – Porto Alegre – RS Fones: / /
Recursos hídricos e direitos humanos na fonte d’água OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO.
Instituto de Economia – UFRJ
identidade Brasileira: as questões de Gênero e de Geração
ENCARGOS TRABALHISTAS E PRODUTIVIDADE: IMPACTOS NA ECONOMIA BRASILEIRA
Julho 2013 ISP Brasil Monica Valente
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
Capítulo 2 - Metabolismo Celular (Cromossomos)
OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO Acessibilidade Física.
OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Assessoria Econômica da FEDERASUL PROPOSTA DE ESTUDO: ÍNDICE DE PERCEPÇÃO DE CORRUPÇÃO DOS ESTADOS BRASILEIROS.
Março Lilás 2015 Março A participação igualitária de mulheres e homens não se resume a um número ou a uma percentagem (50% para homens e 50% para.
A importância da mulher no contexto social
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Capítulo 17 – O subdesenvolvimento
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
O desempenho educacional no Brasil e as questões de gênero
Trabalho e saúde: notas a partir da problemática das relações de gênero Jussara Brito.
A PREVIDÊNCIA SOCIAL E O IDOSO
Características do Emprego Formal – RAIS 2006 Principais Resultados
História das Agriculturas no Mundo
O processo de construção da cidadania no Brasil e no mundo.
Origens e bases do mundo global.
TEXTO: Água virtual, escassez e gestão: O Brasil como grande “exportador” de água.
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
MERCADO Espaço de transações Contexto de trocas e intercâmbio Oferta de um produto / serviço Procura de um produto / serviço.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Ética e Preconceito. Vemos nos outros e raramente em nós mesmos. EU SOU EXCÊNTRICO, VOCÊ É LOUCO!
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
Desigualdade e Globalização;
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
APRESENTAÇÃO PESQUISA UNIJR Santa Cruz Novos Rumos em parceria com Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul e Prefeitura Municipal.
Transições epidemiológica, demográfica e de gênero Papel das políticas públicas Saúde e Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz – Departamento.
07 de Julho de 2008, Brasília Maria das Graças Xavier Apresentação para as Conselheiras e os Conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.
Transcrição da apresentação:

OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO INFORMALIDADE DO TRABALHO FEMININO.

O modo de produção capitalista, tem (re)criado formas externas de trabalho que varia desde o trabalho domiciliar até a terceirização, se caracterizando por se livrar das responsabilidades com a produtividade e também dos encargos trabalhistas. questão de gênero o ganho se torna ainda maior, pois esse tipo de função “permite” que a mulher continue desenvolvendo suas funções domésticas e gerando filhos, sendo portanto, a responsável por essas tarefas e sem custos para o capital

O trabalho domiciliar aparece para a mulher como uma alternativa, pela exclusão de espaços de atuação no mercado de trabalho, ou melhor, pela exclusão de tarefas melhores remuneradas e maior prestígio

E ainda há a condição específica de que com a realização das funções, domiciliar, há a alternativa de conciliar as tarefas domésticas e o cuidado com os filhos com o trabalho remunerado, sem mesmo sair de casa.

A idéia de trabalhar em casa, além de criar a ilusão do negócio próprio, do ponto de vista do gênero, supre as expectativas da mulher em conseguir mais fácil e rapidamente lidar com a dupla jornada de trabalho, sem ter de dispor de parte de seus recursos financeiros para o pagamento de um funcionário, na realização dos afazeres domésticos.

A idéia de trabalhar em casa, além de criar a ilusão do negócio próprio, do ponto de vista do gênero, supre as expectativas da mulher em conseguir mais fácil e rapidamente lidar com a dupla jornada de trabalho, sem ter de dispor de parte de seus recursos financeiros para o pagamento de um funcionário (empregada domestico ou diarista),

Da naturalização das desigualdades à determinação social

Muitos autores e teóricos remetem a opressão como “fatalização do ser mulher” condicionada por fatores biológicos. Outros através do reconhecimento de uma determinação social construída historicamente. A partir da contemporaneidade, a condição feminina foi abordada e questionada mais profundamente por teóricos que negavam o pragmatismo natural com que as mulheres eram tratadas, desconstruindo o mito da “superioridade masculina”.

Em 2000 a população mundial atingiu a marca dos 6 bilhões de pessoas Em 2000 a população mundial atingiu a marca dos 6 bilhões de pessoas. Destes 4 bilhões vivem abaixo da linha da pobreza, sendo que 70% são mulheres

A mulher, o trabalho e a globalização. Os efeitos da globalização afetaram desigualmente o emprego masculino e feminino nos anos noventa. Se o emprego masculino regrediu ou se estagnou, a liberalização do comércio e a intensificação da concorrência internacional - na busca desenfreada por mão-de-obra barata Houve um crescimento da participação das mulheres no mercado de trabalho, tanto nas áreas formais quanto informais da vida econômica, assim como no setor de serviços.

“A diferença salarial entre os sexos tem diversas causas: que variam desde o subemprego das mulheres, sua ocupação nos postos mais baixos da escala salarial até a permanência da discriminação sexual direta em ocupações de igual nível”. Neste, contexto, o Brasil é um dos países que apresenta maior diferença salarial entre homens e mulheres: a média salarial entre as mulheres chega a representar 54% da média salarial dos homens.

"Espero que vocês não sejam desaforadas e não comecem a pensar logo na Presidência da República!" Discurso no Dia Internacional da Mulher em 8 de março de 2005.

Fim. Cordenadora do mural: Teresinha Brumatti Carvalhal. Alunos envolvidos no projeto: Gabriel Paiva, Luiz Fernando Zen,Evandro Castagna. Produção dos slides: Mauro Camargo, Alexandre R. Valcarenghi.