Trabalho e Renda INCLUSÃO DO JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

FORMAÇÃO DE GRUPOS DE JOVENS PROTAGONISTAS DO PEAS - JPPeas
Capacidade Qualidade.
Educação de Jovens e Adultos: entre os marcos da Cidadania e da Emancipação Humana SONIA MARIA RUMMERT.
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Trabalho Decente e Juventude
Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para Jovens
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
E OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 29 de agosto de 2010 COFIC
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Programa Aprendiz Na Administração Pública Estadual.
Ministério da Educação
"Se algum dia eu soubesse que nunca mais veria você...
Aprendizagem, uma nova abordagem.
Vila Nova Esperança Caracterização Socioeconomica.
Profissionalização do Jovem
JOVEM APRENDIZ NO TRANSPORTE
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Então Roxy, por que você me chamou aqui?
Lei /2000.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Apresentação. Seja bem-vindo ao módulo Formação de Monitores.
Alguns Aspectos da Educação e Emprego no Brasil André Portela Souza IPE/FEA/USP.
9ª Feira de Oportunidades
Um senador está andando
TRABALHO DO MENOR.
A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental Maria Malta Campos, Eliana Bahia Bhering, Yara Esposito,
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
Recrutamento Pode ser um processo caro devido aos termos de desempenho organizacional e alta rotaçao de mão-de-obra se não identificar as pessoas certas.
Recrutamento. AÇÕES 1. Decida se VOCÊ tem uma vaga o Qual a vaga e o horário 2. Consulte o pessoal envolvido  Converse com o respectivo supervisor e.
Diretrizes de um programa de prevenção
OBJETIVOS Associar o início da vida no mercado de trabalho com a conclusão de um curso profissional; Fornecer conhecimento teórico e prático; Ampliar o.
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
Programa Primeiro Emprego
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PROJETO ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE PRONATEC – AULA INAUGURAL.
SEGUNDO EDUCADORES DA EJA Professora Dóris Maris Luzzardi Fiss - PEAD
Mudanças www wiltondimas com ● ● Esta apresentação está preparada para rodar de forma automática. Para iniciá-la ligue o som e tecle “PageDown” apenas.
Subsistema de Desenvolvimento
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Um senador está andando tranqüilamente, tranqüilamente, quando é quando é atropelado e morre.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Trabalho Infantil.
Inscrições nas ONGs 31 de JANEIRO a 4 de FEVEREIRO ONG Casa dos Meninos Rua Açucena do Brejo, 16ª - Tel.: ONG: Instituto Paulista de Juventude.
Desemprego juvenil.
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Juventude, Trabalho e Renda. Funil da Educação Média Dos 10,6 milhões de jovens 15 a 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8.
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Lei Federal / É a formação técnico-profissional ministrado ao adolescente ou jovem, através da Lei Federal /2.000.
APRENDIZAGEM/ Formação Profissional: Direito e Oportunidade para o Ingresso de Adolescentes no Trabalho.
Disciplina de Núcleo Livre/2007 Disciplina: Educação de Jovens e Adultos Profª: Maria Margarida Machado ATIVIDADE DE PESQUISA – 20/03/08 TEMA: Sujeitos.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Programa Jovem Aprendiz
Trabalho Infantil no Brasil Santana do Livramento - novembro de 2015
ABINV – Qualidade de aprendizagem Ensinar pelo viés da Abinv é aprender e ensinar a aprender. Gestão do Ensino– Aprender, partilhar, mobilizar recursos.
Como conseguir aprender rápido, conseguir ler muito mais rápido e passar em qualquer concurso ou prova!
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Secretaria de Inspeção do Trabalho Aprendizagem Profissional Fiscalização do cumprimento da cota de aprendizes Renato Bignami Secretaria de Inspeção do.
Características da Educação Profissional. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Seção V Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Orientadora: Prof. Vilma Heluy
PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO.
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
Combate ao trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente Mato Grosso do Sul Regina Rupp Catarino Auditora-fiscal do trabalho.
R ODAS DE C ONVERSA : UMA FORMA DE REFLETIR E DIALOGAR SOBRE O TRABALHO JUVENIL Autores Marlene P. Rocha Tainá Monsores Edson Gauglitz.
Transcrição da apresentação:

Trabalho e Renda INCLUSÃO DO JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO

Trabalho Infantil

TRABALHO INFANTIL NA ÉPOCA DA ESCRAVIDÃO, CONSIDERAVA-SE QUE AS CRIANÇAS ESCRAVAS RECRUTADAS AO TRABALHO DESDE CEDO ESTAVAM, AOS 12 ANOS, DEVIDAMENTE PREPARADOS PARA A VIDA. O TRABALHO EM ÁREA URBANA CAUSA MAIS IMPACTO NA SAÚDE DAS CRIANÇAS DO QUE O NA ZONA RUAL. PETI (PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL) PROJETO CATA-VENTO

Desemprego Juvenil

DESEMPREGO JUVENIL UM JOVEM VAI A UMA EMPRESA EM BUSCA DE SEU PRIMEIRO EMPREGO. APÓS A ENTREVISTA RECEBE O SEGUINTE RETORNO: - DESCULPE, MAS VOCÊ NÃO TEM EXPERIÊNCIA. ENTÃO, O JOVEM RESPONDE: - COMO VOU TER EXPERIÊNCIA SE NINGUÉM ME DÁ UM OPORTUNIDADE?! E AGORA?!

Lei 10.907/2000

LEI 10.907/2000 OBJETIVO: PERMITIR A FORMAÇÃO TÉCNICO PPROFISSIONAL DO JOVEM, SEM COMPROMETER OS SEUS ESTUDOS E O SEU DESENVOLVIMENTO COMO PESSOA. A LEI OBRIGA AS EMPRESAS DE MÉDIO E GRANDE PORTE A TER DE 5% A 15% DE APRENDIZES NO TOTAL DE EMPREGADOS A LEI EXIGE QUE O APRENDIZ SEJA INSCRITO EM UM PROGRAMA DE APRENDIZAGEM QUE SE FAZ EM UM “CENTRO DE FORMAÇÃO”. O JOVEM APRENDIZ TERÁ DIREITO DA ASSINATURA DO CONTRATO NA CARTEIRA DE TRABALHO. O SALÁRIO SERÁ PROPORCIONAL ÀS HORAS DE APRENDIZAGEM NA EMPRESA E NA ORGANIZAÇÃO FORMADORA. OU SEJA, O SALÁRIO SERÁ PROPORCIONAL ÀS HORAS DE APRENDIZAGEM NA TEORIA E NA PRÁTICA.

INSTITUIÇÕES

LISTA DE INTITUIÇÕES DE ENSINO ESPRO; CAMP; CIEE; SISTEMA S(SENAC, SENAI, SENAR, SENAT, SESCOOP); ESCOLAS TÉCNICAS;

IDEOLOGIAS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUAL SEU PROPÓSITO? MÉTODOS DE ENSINO PREPARAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO APRENDIZ.

ESTATÍSTICAS

DESEMPREGO (ANTES X DEPOIS)

DESEMPENHO ESCOLAR NAS ÚLTIMAS DÉCADAS A FREQÜENCIA ESCOLAR AUMENTOU CONSIDERAVELMENTE NO BRASIL ALGUNS ESTUDOS MOSTRAM QUE VEM OCORRENDO NO BRASIL UM AUMENTO NA PORCETAGEM DE JOVENS QUE TRABALHAM E ESTUDAM E UMA REDUÇÃO DOS QUE APENAS TRABALHAM

O JOVEM E SUAS EXPECTATIVAS DE MUDANÇA