Público Alvo: 8º Série Ensino Fundamental INGRESSO NO MERCADO DE TRABALHO Público Alvo: 8º Série Ensino Fundamental
INTRODUÇÃO Trabalhar é preciso....... Você é diretor de uma empresa. Saiba que o diretor é o responsável pela equipe de trabalho de uma empresa. Você já pensou em como orientar seus candidatos? Para isso assista... http://www.youtube.com/watch?v=Ty16kENydzQ 1
TAREFA Você e seu colega são os diretores de uma empresa da sua região e precisam contratar mais funcionários. Para isso resolveram selecionar jovens aprendizes. A sua tarefa é pesquisar como funciona o curso “Jovem Aprendiz” e orientar seus candidatos para que assim possam concorrer pelas vagas que sua empresa oferece. 2
Informar os jovens sobre... PROCESSO Para formar sua equipe de trabalhadores, vocês precisam seguir os seguintes etapas. ETAPA 1 Informar os jovens sobre... 3
Qual a carga horária e a remuneração desse jovem? Até que idade e por quanto tempo as empresas podem contratar um jovem aprendiz? Qual a carga horária e a remuneração desse jovem? Durante o curso, o jovem recebe como incentivo alguma remuneração e qual é a duração deste curso? Quais as vagas de emprego disponíveis no mercado de trabalho para o jovem aprendiz? 4
Para isso ofereça a ele os dados que precisam constar num currículo. ETAPA 2 Para concorrer a uma vaga de trabalho na sua empresa é necessário que o jovem apresente seu currículo . Para isso ofereça a ele os dados que precisam constar num currículo. 5
Vocês oferecerão duas palestras para auxiliar o jovem aprendiz a: ETAPA 3 Vocês oferecerão duas palestras para auxiliar o jovem aprendiz a: Saber como se portar numa entrevista de emprego. Saber qual linguagem usar numa entrevista. Saber como se dirigir ao chefe e como se relacionar com os colegas. 6
ETAPA 4 Para verificar o sucesso e a eficiência das palestras oferecidas, peça que os jovens aprendizes apresentem um relatório sobre as palestras. 7
SITES PARA PESQUISA www.google.com.br http://meuprimeiroemprego.wordpress.com/jovem-aprendiz/ http://meuprimeiroemprego.wordpress.com/2008/02/06/jovem-aprendiz-correios-reabrem-inscricoes/ http://portal.senacrs.com.br/site/noticiasDetalhe.asp?unidade=0&idNoticia=26919 8
Mais sugestões para você... Meu Primeiro Emprego meuprimeiroemprego.wordpress.com/ Imagens de como elaborar um curriculo para primeiro Entrevista de trabalho: a importância de saber como agir Como falar numa entrevista de emprego - Canais Portal CMC 9
Assista também os vídeos sugeridos abaixo. http://www.youtube.com/watch?v=glofSn7xLDw http://www.youtube.com/watch?v=0YRprjIEsU http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&gs_nf=1&ds=yt&pq=imagens%20de%20jovens%20empresario&cp=28&gs_id=1y&xhr=t&q=imagens+de+jovens+aprendiz 10
AVALIAÇÃO OBJETIVO ATINGIDO CONFORME PROPOSTA (2 PONTOS) OBEJTIVO PROPOSTO COM ALGUMAS DÚVIDAS (1 PONTO) OBJETIVO NÃO ATINGIDO (0 PONTOS) CONTEÚDO A dupla se envolveu satisfatoriamente terminado o trabalho no prazo previsto. Os membros não trabalharam entregados e não terminaram o trabalho no tempo previsto. Não conseguiram se organizar e finalizar o projeto. RECURSOS TECNOLÓGICOS Souberam utilizar os recursos tecnológicos como: internet, powerpoint, datashow. A dupla utilizou apenas dois recursos. Usaram apenas um recurso tecnológico. 11
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO Apresentaram o trabalho com clareza. Ficaram com dúvidas na proposta. O trabalho não atingiu os objetivos. GÊNERO TEXTUAL (RELATÓRIO) Souberam utilizar linguagem adequada para o relatório, apresentando um texto com coesão e coerência. Utilizaram linguagem correta mas o texto não estava coeso. Dificuldade na expressão e organização do texto. APRESENTAÇÃO DO POWER POINT Souberam utilizar o recurso satisfatoriamente com imagens. Usaram recurso sem imagens. O trabalho estava confuso não atingindo o objetivo. 12