DICAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS NO TRABALHO “MODELO SESI”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - E. P. I.
Advertisements

Osny Ferreira de Camargo
Equipamento De Proteção Individual - EPI
CURSO BÁSICO DE SEGURANÇA
Equipamento de Proteção Individual
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E PROTEÇÃO COLETIVA.
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
Equipamento de Proteção Individual
ORDEM DE SERVIÇO.
SERVIÇOS E PROGRAMAS NA ÁREA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
A SIMPLICIDADE DO MAPA DE RISCOS
Serviço de Segurança Especializado em Medicina do Trabalho
TREINAMENTO DA CIPA CMBH
NR-6: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
Equipamentos de Proteção Individual
Equipamentos de Proteção Individual
Integração de Segurança
PROGRAMA DE ACOLHIDA É a maneira mais gostosa de dizer que você neste momento faz parte do time.
Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho
Percepção e Representação Do Risco
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
Responsabilidades.
Segurança e Medicina do Trabalho
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
CATÉC CONSULTORIA E ATENDIMENTO TÉCNICO CATECSP.COM
Conceito Legal Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de.
Equipamento de Proteção Individual EPI
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
Equipamento de Proteção Coletiva E P C
Equipamento de proteção individual
MAPA DE RISCOS Diego Basílio.
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
PCA – Programa de Conservação Auditiva
LT CAT Enfª do trabalho Jamilie Sena.
Principais Normas Regulamentadoras
Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)
Equipamento de Proteção Individual (EPI) NR - 6
FUNDAMENTOS e LEGISLAÇÃO
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS
EPI- Equipamentos de Segurança
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 4 Prof.º Marivaldo Oliveira
Segurança e Medicina do Trabalho
Aula 6 Normas Regulamentadoras – NR 6 – EPI
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Fonte:OIT. Abordagem sobre a elaboração de PCMAT (incluindo o PPRA) do ponto de vista do TEM e das empresas.
Equipamentos de Proteção Individual - EPI (NR 6)
Subsistema de Higiene e Segurança do Trabalho
Segurança Ocupacional
Grupo 01 Karine Mário Reinaldo Stéphanie Walter Wander.
NORMAS REGULAMENTADORAS
Treinamento de uso e conservação de epis
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
AULA 9 do Plano de Ensino.
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
BIOSSEGURANÇA CONSCIENTIZAÇÃO do USO de EPI
IFBAHIA COMPONENTES: CINTHIA MOREIRA, ELIZABETH FERREIRA, ISIS PACHECHO, MICHELE FAGUNDEES, TATIANE FARIAS. CURSO: MEIOS DE HOSPEDAGEM TURMA: 3931 DISCIPLINA:
NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
Norma Regulamentadora 6 Equipamento de Proteção Individual EPI
NORMA REGULAMENTADORA 09
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), no ambiente de trabalho Orlandino dos Santos Técnico em Segurança no Trabalho.
MAPA DE RISCO NR -5 Ismael Pereira Pires Engenheiro Químico
PREMISSA: Não existe risco inerente ao trabalho, o que há são situações e fatores de risco peculiares a determinadas atividades/ambientes de trabalho,
Segurança e saúde no trabalho em UAN
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
Ergonomia - Mapa de Risco
Transcrição da apresentação:

DICAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS NO TRABALHO “MODELO SESI”

MODELO SESI Metodologia adequada para introduzir e facilitar a adoção de boas práticas de gestão para prevenção de acidentes e doenças nas micro e pequenas empresas. Voltada para antecipação e a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais que alia a simplicidade da intervenção, própria para atender as micro e pequenas empresas, e a profundidade das ações técnicas necessárias para sua efetividade, eficiência e eficácia.

INTERVENÇÕES MODELO SESI Redução dos risos de acidentes de trabalho; Prevenção em saúde ocupacional; Prevenção de doenças crônico não-transmissíveis (hipertensão e diabetes); Prevenção ao sedentarismo.

MAPA DE RISCO É a representação gráfica dos riscos por meio de círculos de diferentes cores e tamanhos, permitindo fácil elaboração e visualização. É um instrumento participativo, elaborado pelos próprios trabalhadores e de conformidade com suas sensibilidades. Serve como um instrumento de levantamento preliminar de riscos, de informação para os demais empregados e de planejamento para ações preventivas que serão adotados pela empresa.

MAPA DE RISCO Possui como objetivo reunir informações básicas necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação da segurança e saúde do trabalho na empresa, e possibilitar, durante sua elaboração, a troca e a divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção. São utilizados cores para identificar o tipo de risco, conforme os riscos, sendo a gravidade representada pelo tamanho dos círculos.

MAPA DE RISCO Representação: Círculo pequeno: risco pequeno ou risco médio já protegido. Círculo médio: risco que gera relativo incômodo mas que pode ser controlado. Círculo grande: risco que pode matar, mutilar, gerar doenças e que não dispõe de mecanismos para redução, neutralização e controle.

ELABORAÇÃO DO MAPA DE RISCO Conhecer o processo de trabalho do local avaliado. Os trabalhadores: nº, sexo, jornada de trabalho, treinamentos, queixas de saúde; Os equipamentos, instrumentos e materiais de trabalho; As atividades exercidas; O ambiente. Identificar os agentes de riscos existentes no local avaliado, conforme a tabela de classificação dos riscos.

ELABORAÇÃO DO MAPA DE RISCO 3. Identificar as medidas preventivas existentes: Proteção coletiva; Organização do trabalho; Proteção individual; Higiene e conforto:lavatórios, armários, bebedouros, refeitórios. 4. Identificar os indicadores de saúde: Queixas mais freqüentes dos trabalhadores; Acidentes de trabalho ocorridos; Doenças profissionais diagnosticadas; Causas mais freqüentes de ausência ao trabalho.

ELABORAÇÃO DO MAPA DE RISCO 5. Elaborar o mapa de risco: O grupo a que pertence o risco, conforme as cores classificadas; O número de trabalhadores expostos ao risco, ao qual deve ser anotado dentro do círculo; A especificação do agente, que deve ser anotado também dentro do círculo; Intensidade do risco, que deve ser representado por tamanhos de círculos diferentes. OBS: Se houver na empresa a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), esta deverá auxiliar na construção do mapa.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA Equipamento de proteção coletiva (EPC): é toda medida, dispositivo, sinal, imagem, som, instrumento ou equipamento destinado à proteção de uma ou mais pessoas.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Equipamento de proteção individual (EPI): é toda dispositivo de uso individual, destinado à proteção de uma pessoa.

USO DO EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) Quando não for possível eliminar o risco por outras medidas ou equipamentos de proteção coletiva; Quando for necessário complementar a proteção coletiva; Em trabalhos eventuais ou emergenciais; Em exposição de curto período.

CLASSIFICAÇÃO DE EPI

CLASSIFICAÇÃO DE EPI

CLASSIFICAÇÃO DE EPI

OBRIGAÇÕES LEGAIS Cabe ao empregador: Adquirir o tipo de EPI adequado ao tipo de empregado; Fornecer gratuitamente o EPI (deve possuir certificado de aprovação do MTE); Orientar o trabalhador sobre seu uso; Tornar obrigatório o seu uso; Substituí-lo, imediatamente, quando danificado ou extraviado; Responsabilizar-se pela sua higienização e manutenção periódica.

OBRIGAÇÕES LEGAIS Cabe ao empregado: Usá-lo apenas com a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se por sua guarda e conservação; Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para o uso.