Evento de Comprometimento Metas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Advertisements

Análise da Conjuntura Econômica e Desafios para o Novo Governo
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Palestras, oficinas e outras atividades
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2012
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Abril/2013 Brasília, maio de 2013 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM JANEIRO/2010 BRASÍLIA, FEVEREIRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS setembro/2010 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Maio/2013
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Características da Área de Concessão Coelce Consumo Médio Nacional Média Cearense Área Km 2 Municípios 184 Pop. Residente Consumidores.
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Departamento de Supervisão Indireta
Informação em Saúde Suplementar
ENCONTRO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS Belém, 19 de setembro de 2011 Jorge Castro SEFAZ/MA Representante do CONFAZ na SE/CGSN FISCALIZAÇÃO.
Energia elétrica: Encargos e Tributos
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade Gilson Domingues Cardoso Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Vitória 19 de novembro de ª Gestão das.
AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DO RIO GRANDE DO SUL AGERGS 01 de dezembro de 2010.
Questionário de Avaliação Institucional
ABAMEC Nacional São Paulo, 16 de maio de 2000.
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Dilma Pena, diretora-presidente
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Mananciais e Produção (m³/s)
Diretoria de Produção e Tecnologia - T Superintendência Técnica - TT
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
República Federativa do Brasil Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Projeto de Lei Orçamentária /Agosto/2007.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Indicadores de Performance – Contrato AES-SUL
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM FEVEREIRO/2010 BRASÍLIA, MARÇO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Ministério.
APRESENTAÇÃO PÚBLICA: OUTORGA DO SISTEMA CANTAREIRA
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
BNB: APOIO ÀS MPES DO NORDESTE
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Matemática Financeira
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
138ª - REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - SETEMBRO ª - REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - SETEMBRO 2005.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2013 Brasília, janeiro de 2014 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Rio Verde - Goiás - Brasil
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
44ª Assembleia Nacional - ASSEMAE
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM 2009 BRASÍLIA, JANEIRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Ministério.
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
Transcrição da apresentação:

Evento de Comprometimento Metas 2007-2010 São Paulo - 31 de maio de 2007

Agenda 1. Programa de Trabalho 2007-2010 2. Metas e Programa de Investimento 2.a Metas 2.b Programa de investimento

1. Programa de Trabalho 2007-2010

Retomando o início de nosso trabalho... “iniciaremos processo de revisão do planejamento estratégico da Empresa, aproveitando o esforço já desenvolvido e integrando os instrumentos do BSC, GVA e a programação de investimentos, visando estabelecimento de metas e indicadores precisos de desempenho. - estabeleceremos as diretrizes para aprofundar a remuneração com base no desempenho e cumprimento das metas estabelecidas pelo planejamento estratégico.“ (trecho do discurso de posse em 16/01/07)

Como foi a trajetória da revisão do planejamento estratégico... Proposta de Metas e Programas Etapa 1 Proposta Empresarial Inicial Etapa 2 Abertura: Sabesp, Diretorias e UNs Etapa 3 Conteúdo Completo e Cronograma de Trabalho Etapa 4 Reunião de Partida (dia 10 de abril) Consolidação Etapa 5 Aprovação Etapa 6 Evento de Comprome-timento 24 de fevereiro 10 de março 02 de abril até 15 de maio 11 e 16 de maio 31 de maio 1ª. Imersão 2ª. Imersão 3ª. Imersão Processo de Definição Campos do Presidente Santos das Metas e Programas Jordão Prudente Comprometimento com o Programa de Metas

Estratégia com equilíbrio... Eficiência Operacional Eficiência Econômica Metas operacionais M, R e T Metas financeiras F Atendimento de água e esgoto Capacidade de produção de água e tratamento de esgoto Redução de perdas Meio ambiente Satisfação do cliente Indicadores econômico-financeiros compatíveis com o o fortalecimento da capacidade de financiamento dos investimentos Reestruturação corporativa Metas corporativas C Receita Despesas

Plano de Trabalho para a SABESP... Programas de Sustentabilidade Programa de Metas Programas de Sustentabilidade Plano de Trabalho O Programa de Metas e os Programas de Sustentabilidade estão compatíveis com o BSC – SABESP Proposta de Novo Mapa Estratégico do BSC

Plano de Trabalho para a SABESP... Programas de Sustentabilidade Planejamento Consolidação dos mercados Programas Reestruturação corporativa

1. Planejamento

2. Mercados e Novo relacionamento com os Clientes

3. Programas

3. Programas (continuação)

4. Reestruturação Corporativa

Como está sendo acompanhado o programa de trabalho?... Monitoramento permanente Acompanhamento on line com uso de ferramenta compartilhada (sharepoint) Avaliação trimestral pela diretoria

2. Programa de Metas 2007-2010

Planejamento e programação Foco Ritmo Três elementos fundamentais para o desenvolvimento do programa de trabalho... Planejamento e programação Foco Ritmo

O programa de trabalho foi traduzido em metas claras... Metas de renovação das concessões Metas qualitativas para o meio ambiente Diretrizes de satisfação do consumidor Metas econômico - financeiras Metas quantitativas para as áreas operacionais

Metas de manutenção e ampliação de mercado... Ações Até 2006 2007 2008 2009 2010 Concessões vencidas Concessões vincendas Negociação para renovações Novos Municípios 144 30 21 32 46 174 -1 Nota: Até 2006, venceram os contratos de concessão de 144 municípios, tendo sido renovado o Município de Lins em janeiro de 2007

Sabesp do Século XXI – sete diretrizes rumo a uma empresa de soluções ambientais Consulta pública de proposta de nova política ambiental da empresa até 30/06/07 Obtenção da ISO 14.001 em 10% das unidades operacionais da empresa até 2010 Maximização das oportunidades de participação no mercado de carbono Maximização do aproveitamento de oportunidades na geração eficiente de eletricidade (Continua)

Sabesp do Século XXI – sete diretrizes rumo a uma empresa de soluções ambientais... Elaboração de balanço ambiental - 2008 Integração na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE da Bovespa - 2009 Diversificação na destinação final do lodo

A Sabesp voltada para o cliente... Visão Tradicional Empresa moderna orientada para o cliente Alta adminis-tração Gerência de nível médio Pessoal da linha de frente CLIENTES Alta adminis-tração Gerência de nível médio Pessoal da linha de frente CLIENTES CLIENTES Fonte: Kotler

Eficiência econômico–financeira: requisito para alavancar a capacidade de investimento Metas Investimento Recursos de Terceiros Recursos Próprios Capacidade de Endividamento Eficiência Rating

Assegurar solidez econômico-financeira... Forte geração de caixa Indicadores que gerem condições favoráveis de acesso ao crédito para o Plano de Investimentos Metas calcadas em custos de eficiência e expansão da receita

Plano de Trabalho para a SABESP... Programas de Sustentabilidade Programa de Metas Programas de Sustentabilidade Plano de Trabalho O Programa de Metas e os Programas de Sustentabilidade estão compatíveis com o BSC – SABESP Proposta de Novo Mapa Estratégico do BSC

Programa de metas quantitativas para as áreas operacionais Água: Esgoto: Índice de Atendimento em Abastecimento de Água Número de Ligações Necessárias de Água Acréscimos na Vazão de Produção Redução de Perdas Índice Coleta de Esgotos Número de Ligações Necessárias de Esgoto Índice de Tratamento dos Esgotos Coletados Vazão de Tratamento de Esgotos Uso da Capacidade Existente Aumento na Capacidade de Tratamento

Foco principal: Eliminar lacunas do saneamento e atender à população socialmente mais vulnerável no Estado: mananciais e meio-ambiente saneamento na RMSP (anel de pobreza), Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e Cantareira/ Capivari-Jundiai/ Região Bragantina oferta e qualidade da água no curto, médio e longo prazos

Metodologia do trabalho... Devemos focar: direcionadores estratégicos estabelecimento de Metas e Programas comprometimento empresarial vinculação de remuneração ao desempenho

Metas e Programas Prioritários: Atendimentos: em abastecimento de água (índices percentuais e ligações) esgotamento sanitário (índices percentuais e ligações) tratamento dos esgotos coletados (índices percentuais e volumes de coleta e tratamento) Capacidades instaladas e qualidade Sistemas de produção de água Sistemas de tratamento dos esgotos Programa de Redução de Perdas Atendimento ao Cliente

Ligações a serem realizadas Metas ambiciosas de atendimento... Resumo Geral Atendimento de - para Ligações a serem realizadas 2007 a 2010 Total Sabesp Água Universalização Total 652,1 mil (163 mil / ano) Esgoto 78% - 84% Total 791,7 mil (198 mil / ano)

Metas de Capacidade e Qualidade Propostas Resumo Geral Atendimento de - para Capacidade e Qualidade - 2007 a 2010 Água Esgoto Produção Qualidade Coleta Tratamento + 9,3 m³/s Universalização + 11,0 m³/s + 5,6 m³/s - 78% - 84% + 4,6m³/s Uso de capacidade existente Aumento de capacidade + 3,7 m³/s (*) Comentários: Água – Produção: Alto Tietê – 5 m³/s, Guarapiranga – 2 m³/s, Rio Grande – 0,5 m³/s, Mambú/Branco–1,0 m³/s, Franca-Sapucai–1,0 m³/s demais sistemas (M e R)–1,5 m³/s. Qualidade: Mambú/Branco – 1,6 m³/s, Melvi – 1,0 m³/s, Guarujá/Jurubatuba – 2,0m³/s; Baixo Cotia – 1,0 m³/s. Esgoto – os acréscimos de coleta de esgotos são decorrentes das metas de atendimento propostas. Tratamento - 2a etapa do Projeto Tietê e Obras Complementares – 5,6 m³/s (aumento do uso da capacidade instalada) ; e sistemas isolados na RMSP – 0,6m³/s, Sistemas Regionais – 3,1 m³/s (expectativa com SANBA, CEF 2003, etc.) (aumento da capacidade)

Blocos de Metas: Atendimentos vazões Água Esgoto Atendimentos Produção de Coleta de esgoto Tratamento de esgoto vazões Redução de Perdas

(valores em ligações X mil) Metas de Atendimento - Água Atendimento em Abastecimento de Água SABESP e Diretorias (valores em %) Previsto 2007 2008 2009 2010 Sabesp Diretoria Metropolitana Diretoria de Sistemas Regionais Manter a Universalização do Atendimento com Serviços de Abastecimento de Água Número de Novas Ligações de Água SABESP e Diretorias (valores em ligações X mil) Previsto 2007 2008 2009 2010 Total Sabesp 148,8 166,9 164,3 172,0 652,1 Diretoria Metropolitana 86,7 96,9 89,3 87,6 360,5 Diretoria de Sistemas Regionais 62,1 70,0 75,0 84,4 291,6

Metas de Atendimento - Esgoto Atendimento em Coleta de Esgoto SABESP e Diretorias (valores em %) Realizado Previsto 2006 2007 2008 2009 2010 Sabesp 78,4 82,3 84,3 Diretoria Metropolitana 82,4 87,7 87,8 87,4 86,9 Diretoria de Sistemas Regionais 71,5 73,5 73,4 74,1 80,0 Número de Novas Ligações de Esgoto SABESP e Diretorias (valores em lig. X mil) Previsto 2007 2008 2009 2010 Total Sabesp 140,1 164,4 169,6 317,6 791,7 Diretoria Metropolitana(1) 81,2 100,5 87,2 84,2 353,0 Diretoria de Sistemas Regionais(1) 58,9 63,9 82,4 233,4 438,6

Blocos de Metas: Atendimentos vazões Água Esgoto Atendimentos Produção de Coleta de esgoto Tratamento de esgoto vazões Redução de Perdas

Metas de Capacidade dos Sistemas de Produção de Água Aumento da Capacidade de Produção de Água SABESP e Diretorias Cronograma Proposto: Sistemas Q (m³/s) 2007 2008 2009 2010 Metropolitana – Sistema Integrado (sub-total = 7,50 m³/s) Alto Tietê 5,00 Guarapiranga 2,00 Rio Grande 0,50 Metropolitana – Sistemas Isolados (sub-total = 0,50 m³/s) demais sistemas isolados Sistemas Regionais (1) (sub-total = 3,00 m³/s) Mambú/Branco 1,00 Franca-Sapucai demais sistemas Total Geral Previsto 11,0 m³/s

Metas de Qualidade dos Sistemas de Produção de Água Melhoria da Qualidade dos Sistemas de Produção de Água SABESP e Diretorias Cronograma Proposto: Sistemas Q (m³/s) 2007 2008 2009 2010 Dir. Metropolitana (sub-total = 1,0 m³/s) Baixo Cotia 1,0 Sistemas Regionais (sub-total = 4,6 m³/s) Guaruja-Jurubatuba 2,0 Mambú/Branco 1,6 Melvi Total Geral Previsto 5,6 m³/s

Metas de Coleta e Tratamento dos Esgotos Aumento da Vazão de Coleta e Tratamento de Esgotos Vazão de Coleta (m³/s) 2007 2008 2009 2010 Total SABESP 0,76 0,98 1,03 1,87 4,64 Diretoria Metropolitana 0,57 0,75 0,70 0,89 2,91 Diretoria de Sistemas Regionais 0,19 0,23 0,33 0,97 1,73 Vazão de Tratamento (m³/s) 2007 2008 2009 2010 Total SABESP 1,67 2,63 2,45 2,55 9,31 Dir. Metropolitana - M 1,18 1,98 1,54 1,50 6,20 Dir. de Sistemas Regionais - R 0,49 0,65 0,91 1,05 3,10 Índice de Tratamento dos Esgotos Coletados (%) Realizado Previsto 2006 2007 2008 2009 2010 Sabesp 62,7 67,2 71,5 78,7 81,8 Dir. Metropolitana – M 58,5 62,9 67,0 74,4 77,9 Dir.de Sistemas Regionais - R 73,2 77,4 82,2 88,9 90,6

Blocos de Metas: Atendimentos vazões Água Esgoto Atendimentos Produção de Coleta de esgoto Tratamento de esgoto vazões Redução de Perdas

(valores em litros/ligação x dia) Metas Redução de Perdas Índice de Perdas Totais em ramal Sabesp e Diretorias Realizado Previsto 2006 2007 2008 2009 2010 Sabesp 511,0 461 421 393 361 Diretoria Metropolitana – M Total 615,0 546 494 459 418   Perdas da adução 72,0 49 45 41 37 Perdas na distribuição 543,0 497 449 381 Diretoria de Sistemas Regionais - R 353,0 343 323 306 288 (valores em litros/ligação x dia) Índice de Perdas de Faturamento Sabesp e Diretorias Realizado Previsto 2006 2007 2008 2009 2010 Sabesp 31,9 30 27 26 24 Diretoria Metropolitana – M Total 32,5 28   Perdas da adução 4,5 3 Perdas na distribuição 33,8 32 29 Diretoria de Sistemas Regionais - R 30,0 25 23 (valores em %)

Investimentos Necessários 2007-2010

Retomar o ritmo dos investimentos... 1995 – 1998 R$ 8.081 milhões 1999 – 2002 R$ 4.158 milhões 2003 - 2006 R$ 2.920 milhões 2007 - 2010 R$ 5.280 milhões Média R$ 1.320 Média R$ 1.040 Média R$ 2.020 Média R$ 730 965 mil ligações de água 712 mil ligações de esgoto 848 mil ligações de água 631 mil ligações de esgoto 626 mil ligações de água 576 mil ligações de esgoto 652 mil ligações de água 792 mil ligações de esgoto Histórico Proposta* Fonte: Relatório Contábil – FCC (*) 2006 – realizado jan-set e projetado out-dez. Nota: Valores atualizados pelo IGP-M – setembro de 2006. Obs: 1999 – não inclui assunção de Osasco (R$ 231 milhões) 2003 – não inclui a transferência de São Bernardo (R$ 415 milhões) Nota: Investimentos Sabesp + investimentos realizados com recursos privados (PPP e locação de ativos) = R$ 5,87 bilhões - total dos investimentos, ou R$ 1,47 bilhão ao ano, em média

Composição do total de investimentos: 2007-2010 (R$ milhões) 2007 2008 2009 2010 Total Água 336 563 622 755 2.276 Esgoto 487 907 824 814 3.032 Outros 137 104 145 176 562 960 1.574 1.591 1.745 5.870

Voltando ao texto do discurso de posse... “ se nos consideramos uma empresa de nível internacional, parece-nos coerente absorver e nos pautar por padrões internacionais de eficiência operacional e gerencial.” Então vamos ao trabalho de realização das metas e, mais importante, vamos alcançá-las! Muito Obrigado!