Folha de cálculo Conceitos básicos Criação de uma folha de cálculo

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Folha de cálculo - EXCEL. O que é a folha de cálculo Folha de cálculo integrada: – Funções de base de dados – Possibilidade de criação de gráficos – Ferramentas.
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Folha de cálculo Conceitos básicos Criação de uma folha de cálculo Formatação de uma folha de cálculo Geração de gráficos e listas O Microsoft Excel é uma poderosa folha de cálculo electrónica usada por milhares de utilizadores de computadores pessoais. É considerada uma ferramenta essencial para execução de cálculos complexos e verificação de informação.

Folha de cálculo Objectivos a atingir Criar uma folha de cálculo. Utilizar livros para organizar informação. Utilizar fórmulas e funções para processar números. Automatizar tarefas utilizando macros. Elaborar gráficos. Analisar dados usando tabelas dinâmicas.

Folha de cálculo Iniciar o programa Clica sobre o botão Selecciona a opção Todos os programas e, em seguida, Microsoft Office. Selecciona Microsoft Office Excel 2003.

u u v v w w x y x y z z { { | } | } ~ ~ Folha de cálculo Ambiente de trabalho u Barra de título u v Barra de menus v w w Barra de ferramentas Padrão x y x Identificação da célula activa y z Barra de fórmulas z Área de trabalho { { Barra de deslocamento vertical | Barra de deslocamento horizontal } | } Separadores das folhas do livro ~ ~ Barra de estado

Folha de cálculo Ambiente de trabalho A área de trabalho de uma folha de cálculo poderá ser imaginada como uma tabela enorme dividida em linhas e colunas, sendo as linhas identificadas por números e as colunas por letras. A intercepção de uma linha com uma coluna dá origem a uma célula. Cada célula é identificada por um endereço que resulta da junção da letra identificadora da coluna com o número identificador da linha. A célula que se encontra seleccionada chama-se célula activa e a sua identificação surge na caixa de nome.

Folha de cálculo Formas de visualizar a área de trabalho

u v w x y z { u y v z w { x Folha de cálculo Barra de ferramentas Unir células e centrar texto Formatar valores numéricos com o símbolo € v Formatar como moeda z Aumentar o número de casas decimais w Formatar com estilo de percentagem { x Diminuir o número de casas decimais Formatar com estilo de separador de milhares

Folha de cálculo Utilização de funções Ou 1. Preenche a folha de cálculo 2. Posiciona o cursor no local do resultado 3. Selecciona no menu Inserir a opção Função Ou Clica sobre na barra de ferramentas Quadro de todas as funções disponíveis, organizadas por categorias

; : Folha de cálculo Sintaxe de uma função Exemplo: Uma função começa sempre com o sinal de igual. Deve ser indicado o nome da função e, em seguida, parênteses curvos. Os argumentos da função surgem dentro dos parênteses separados pelo sinal ; ou : Exemplo: ; Aplica a função a cada um dos valores separados pelo operador =Soma(C3;C5) – soma o conteúdo das células C3 e C5 : Aplica a função ao intervalo de valores separados pelo operador =Soma(C3:C10) – soma o conteúdo das células compreendidas entre C3 e C10 (inclusive)

Se(teste;valor_se_verdadeiro; Folha de cálculo Funções usadas mais frequentemente Soma Adiciona todos os valores de um intervalo de células. Soma(argumentos) Máximo Determina o valor máximo de um conjunto de células. Ignora os valores lógicos e texto. Máximo(argumentos) Mínimo Determina o valor mínimo de um conjunto de células. Ignora os valores lógicos e texto. Mínimo(argumentos) Média Determina a média aritmética de um conjunto de valores. Média(argumentos) Se Executa um determinado cálculo consoante uma dada condição se verifica ou não. Se(teste;valor_se_verdadeiro; valor_se_falso)

Tipos de referências usadas em fórmulas e funções Folha de cálculo Tipos de referências usadas em fórmulas e funções   Existem 3 tipos de referências que diferem na forma como se comportam ao serem efectuadas cópias da célula em que se encontram para outras células. Referências relativas Para inserir este tipo de referência numa fórmula ou função, basta digitá-la ou simplesmente clicar com o cursor sobre a célula. = A7 + B8 Referências absolutas Para inserir este tipo de referência numa fórmula ou função, basta digitar antes da letra da coluna um $ e antes do número da linha um $, ou simplesmente clicar na célula e de seguida na tecla F4. = $A$7 - $B$8 Estas referências são um misto das duas anteriores visto que, neste caso, pode-se manter fixa a linha ou a coluna. Para fixar a linha insere-se o $ antes no número, para fixar a coluna insere-se o $ antes da letra. Referências mistas = A$7 * $B8