DE MAMA DA UBS DO IPIRANGA, JOSÉ DE FREITAS/PI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Orientadora Lenise Cecilio
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 4 Qualificação.
Aluna: Ana Cecília Lopes de Lima
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
FRANCISCO ROBSON DA COSTA ORIENTADORA: ELISIANE BISOGNIN
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Anavir Leyva Labrada Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Tacila Nogueira Costa Nery de Azevedo Orientadora: Mariangela Soares
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 5   Melhoria na atenção ao controle.
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
Autora: Ilsiane Bastiani Orientadora: Simone Damásio Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Aluna: Manuela da Silva Orientadora: Alexandra da Rosa Martins
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Transcrição da apresentação:

DE MAMA DA UBS DO IPIRANGA, JOSÉ DE FREITAS/PI UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 5 QUALIFICAÇÃO DOS INDICADORES EM SAÚDE DO PROGRAMA DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA DA UBS DO IPIRANGA, JOSÉ DE FREITAS/PI MARLA MAYARA DA SILVA NASCIMENTO Orientadora: Profª. Karen Christina Rodrigues dos Santos PELOTAS, 2015

Introdução Este Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Saúde da Família modalidade à distância da Universidade Aberta do SUS- UNASUS / Universidade Federal de Pelotas – UFPEL (EAD UFPel) é o resultado das atividades que foram desenvolvidas durante as Unidades de Ensino que integram o Projeto Pedagógico do curso. A Intervenção que é a terceira Unidade de Ensino do Curso foi realizada na Unidade de Básica de Saúde (UBS) do Ipiranga, localizada no município de José de Freitas/PI. O presente volume apresenta os resultados deste processo em cinco seções: Relatório da Análise Situacional; Análise Estratégica – Projeto de Intervenção; Relatório da Intervenção; Relatório dos Resultados da Intervenção e Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem e implementação da intervenção.

Análise Situacional 1. 1 Texto inicial sobre situação da ESF/APS 01 Médico 01 Enfermeiro 01 Dentista 01 Auxiliar de Consultório Dentário 02 Técnicas de Enf. 04 ACS 02 ACE Equipe da ESF Assistência curativista X Promoção e prevenção da saúde

Análise Situacional 1. 2 Relatório da Análise Situacional População de aproximadamente 37.085 habitantes; Conta com 22 estabelecimentos de saúde do SUS divididas em Unidades Básica de Saúde (UBS) com equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) e em arranjo tradicional de UBS (IBGE, 2010) Prevenção do câncer de colo de útero e de mama Estruturais Materiais e Equipamentos Principais dificuldades Recursos Humanos Indicadores de saúde precários

Análise Estratégica Justificativa São os dois tipos de cânceres que mais acometem as mulheres no Brasil e no mundo, sendo a mortalidade totalmente evitável. Na UBS do Ipiranga, a falta de registros e a não avaliação do risco para o câncer de colo de útero e de mama estavam há mais de 3 meses sem atualização. Objetivos Geral Melhorar a qualidade dos indicadores em saúde na prevenção do câncer de colo de útero e de mama na UBS do Ipiranga, no município de José de Freitas - PI. Específicos Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer do colo de útero e de mama. Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce do câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Monitorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico e de mamografia. Melhorar o registro das informações. Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e mama.

Detalhamento das ações Análise Estratégica Metodologia Trata-se de uma pesquisa ação que incluiu a população feminina na faixa etária de 25 a 64 anos e entre 50 e 69 anos de idade residentes na área de abrangência da UBS do Ipiranga, no município de José de Freitas-PI (N*=1.040). Detalhamento das ações Cobertura Qualidade Adesão Registro Avaliação de risco Promoção da saúde N*= população estimada

Análise Estratégica Logística Manuais técnicos do Ministério da Saúde sobre Prevenção do câncer de colo de útero e de mama de 2013; Fichas de cadastro no SIS-Colo; Livro de registros de procedimentos; Prontuários das usuárias e fichas espelho disponíveis no município.

Análise Estratégica Cronograma Atividades Semanas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Capacitação dos profissionais de saúde da UBS sobre o protocolo de prevenção do câncer de colo de útero e de mama. Estabelecimento do papel de cada profissional na ação programática. Cadastramento de todas as mulheres da área adstrita. Contato com lideranças comunitárias, grupos religiosos, grupos comunitários e os próprios moradores sobre a importância da ação programática de controle do câncer de colo de útero e mama e dts's. Atendimento clínico das mulheres. Criar um grupo de mulheres para a prevenção do câncer de colo de útero e de mama. Capacitação dos ACS para realização da busca ativa das mulheres consideradas faltosas. Busca ativa das mulheres faltosas às consultas. Monitoramento da intervenção.

Análise Estratégica Relatório da Intervenção Ação Programática: “Atenção na prevenção do câncer de colo de útero e de mama”. Estabelecer metas, indicadores e objetivos da intervenção. Apresentar a proposta de intervenção a toda equipe da ESF e gestores. Cadastro de todas as usuárias pertencentes a área de abrangência da UBS do Ipiranga. Acompanhamento dos indicadores, formação de grupo de educação em saúde e capacitação da equipe multiprofissional da ESF.

Avaliação da Intervenção Resultados N=1.040 99,6% 21,8% 21,8% 21,8% 17,6% Figura 1. Gráfico da proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com exame em dia para detecção precoce do câncer de colo de útero da área de abrangência da USF do Ipiranga do município de José de Freitas-PI. EAD UFPEL, 2014. Fonte: Planilha de coleta de dados, 2014. N=228 Figura 2 - Gráfico da proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com exame em dia para detecção precoce de câncer de mama da área de abrangência da USF do Ipiranga do município de José de Freitas-PI. EAD UFPEL, 2014. Fonte: Planilha de coleta de dados, 2014. N=228 19,6% 19,6% 19,6% 11,4%

Avaliação da Intervenção Resultados N=1.040 Figura 3. Gráfico da proporção de mulheres com amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero da área de abrangência da USF do Ipiranga do município de José de Freitas-PI. EAD UFPEL, 2014. Fonte: Planilha de coleta de dados, 2014. N=228 100% 100% 88,5% 89,9% Figura 4 - Gráfico da proporção de mulheres com exame citopatológico alterado que na retornaram a UBS para conhecer o resultado da área de abrangência da USF do Ipiranga do município de José de Freitas-PI. EAD UFPEL, 2014. Fonte: Planilha de coleta de dados, 2014. N=228 70,3% 23,5%

Avaliação da Intervenção Resultados N=1.040 Figura 5 - Gráfico da proporção de mulheres com mamografia alterada que não retornaram para conhecer o resultado da área de abrangência da USF do Ipiranga do município de José de Freitas-PI. EAD UFPEL, 2014. Fonte: Planilha de coleta de dados, 2014. N=228 100% 100% 37,5% Figura 6 - Gráfico da proporção de mulheres com mamografia alterada que não retornaram para conhecer o resultado da área de abrangência da USF do Ipiranga do município de José de Freitas-PI e foi feita busca ativa. EAD UFPEL, 2014. Fonte: Planilha de coleta de dados, 2014. N=228 80% 75%

Avaliação da Intervenção Resultados N=1.040 Figura 7 - Gráfico da proporção de mulheres que não retornaram para o resultado de mamografia e foi feita busca ativa na área de abrangência da USF do Ipiranga do município de José de Freitas-PI. 100% 100% 100% 80,6% Figura 8 - Gráfico da proporção de mulheres com registro adequado do exame citopatológico de colo de útero na área de abrangência da USF do Ipiranga do município de José de Freitas-PI. 98,7% 98,7% 100% 100% 60,8%

Avaliação da Intervenção Resultados N=1.040 Figura 9 - Gráfico da proporção de mulheres com registro adequado da mamografia na área de abrangência da USF do Ipiranga do município de José de Freitas-PI. 100% 95,4% 80% 80% Figura 10 - Gráfico da proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com pesquisa de sinais de alerta para câncer de colo de útero na área de abrangência da USF do Ipiranga do município de José de Freitas-PI. 100% 87,7% 87,7% 78,4%

Avaliação da Intervenção Resultados N=1.040 Figura 11 - Gráfico da proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com avaliação de risco para câncer de mama na área de abrangência da USF do Ipiranga do município de José de Freitas-PI. 100% 84,6% 84,6% 84,6% Figura 12 - Gráfico da proporção de mulheres entre 25 e 64 anos que receberam orientação sobre DSTs e fatores de risco para câncer de colo de útero na área de abrangência da USF do Ipiranga do município de José de Freitas-PI. 100% 94,3% 91,6% 91,6%

Avaliação da Intervenção Resultados N=1.040 100% 100% 100% 84,6% Figura 13 - Gráfico da proporção de mulheres entre 50 e 69 anos que receberam orientação sobre DSTs e fatores de risco para câncer de mama na área de abrangência da USF do Ipiranga do município de José de Freitas-PI.

Avaliação da Intervenção Discussão A intervenção desenvolvida na UBS do Ipiranga proporcionou a melhoria e ampliação de diversos indicadores em saúde da prevenção do câncer de colo de útero e de mama nas mulheres na faixa etária de 25 a 69 anos. A identificação de sinais de alerta para o câncer de colo de útero e de mama se justifica pelo desconhecimento da população feminina sobre esses sinais, confundindo-os com sintomas de DST e, por vezes, não procuraram assistência médica. Vínculo criado entre a equipe da unidade e a comunidade, onde as atividades desenvolvidas no grupo de mulheres foram o ponto chave dessa aproximação.

Avaliação da Intervenção Relatório da intervenção para a comunidade Criação de um espaço de acolhimento de atendimento às usuárias. Aproximação da comunidade com a ESF. Grupo de educação em saúde. Benefícios e o que precisa melhorar. Relatório da intervenção aos gestores Qualificação da Atenção Primária em Saúde (APS). Melhoria dos indicadores em saúde. Trazer propostas semelhantes à outros programas da atenção básica

Reflexão sobre o processo aprendizagem Formação profissional e pessoal; Interação profissional; Amplitude de informações sobre APS e sobre o tema trabalhado; Necessidade de divulgar e produzir mais publicações sobre prevenção do câncer de colo de útero e de mama.

Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013. Caderno 13   _____. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Recomendações para a redução da mortalidade por câncer de mama no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2011. WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2008. Executive summary: national cancer control programmes: policies and managerial guidelines. Geneva: WHO; 2008. Disponível em <http://www.who.int/ cancer>, acessado em 18/07/2014.