Humanismo e individualismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Renascimento cultural
Advertisements

A mentalidade medieval e o humanismo
Definição: movimento cultural e artístico que rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa);
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Características Gerais
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO CULTURAL
RENASCIMENTO.
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO Nas artes Na literatura Na arquitetura No pensamento
A CULTURA MEDIEVAL.
RENASCIMENTO O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV. Esse movimento de renovação.
Quando: entre os séculos XIV e XVI;
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Valorização do Homem (Humanismo) e Natureza
Da Vinci “não dá para alterar”
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Renascimento Alexandre Neto.
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Prof. Everton da Silva Correa
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
O homem no centro do mundo
Colégio Notre Dame Disciplina: Arte Professora : Débora
Mudanças na mentalidade da Europa no século XVI
Reviver os ideais da cultura greco-romana
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
RENASCIMENTO.
Acreditavam que estavam fazendo renascer a cultura.
Renascimento Cultural
Renascimento Cultural (sec XIV-XVI)
O Renascimento XIV - XVI
RENASCIMENTO Aula 15 Prof: Fernando Gondim.
CLASSICISMO.
Renascimento Cultural (séculos XIII ao XVI)
RENASCIMENTO CULTURAL – XIV e XVI
Prof.ª Iandra Pavanati Dr.ª
Psicologia no. Contexto Histórico Movimento cultural; Período da história européia; Século XIV na Itália; Período de sensíveis transformações; Transição.
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
RENASCIMENTO.
RENASCIMENTO ARTÍSTICO
História.
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
Renascimento Séculos XIII / XIV
RENASCIMENTO CULTURAL
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
Minidicionário Aurélio.
RENASCIMENTO CULTURAL
Renascimento Séc XV ( Quatrocento)
RENASCIMENTO CULTURAL:
Renascimento Cultural e Científico
Renascimento.
Renascimento nas artes: Desenvolvimento cultural na Idade Moderna
Cultura Renascentista
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães.  Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa.
RENASCIMENTO CULTURAL
Transcrição da apresentação:

Humanismo e individualismo Renascimento Antropocentrismo Racionalismo Humanismo e individualismo

Em oposição à cultura feudal, o Renascimento foi um movimento cultural que expressou a mentalidade burguesa.Ocorreu na Europa durante os séculos XIV, XV, XVI.

Os seus fundamentos são: Antropocentrismo, Racionalismo Individualismo em oposição ao teocentrismo e às concepções da filosofia escolástica: Ensino filosófico próprio da Idade Média ocidental, fundamentado na tradição aristotélica e inseparável da teologia. A ciência ocupou o seu lugar. Esta nova concepção se expressou nas Artes Plásticas e na Literatura e fez desenvolver o estudo da Medicina, da Física, entre outras

Humanismo: volta aos valores da Antiguidade Clássica O Nascimento de Vênus

O ideal de universalidade: Os renascentistas acreditavam que uma pessoa poderia vir a aprender e saber tudo o que se conhece.

FASES DO RENASCIMENTO: TRECENTO No século XIV manifesta-se predominantemente na Itália, mais especificamente na cidade de Florença, pólo político, econômico e cultural da região. Giotto, Boccaccio e Petrarca estão entre seus representantes. Nascimento de Jesus -Giotto

Quatrocentos Auto-retrato de Leonardo da Vinci (século XV) o Renascimento espalha-se pela península itálica, atingindo seu auge. Neste período atuam Botticelli Leonardo da Vinci Rafael Michelangelo (que já prenuncia certos ideais anti-clássicos utilizando-se da linguagem clássica, o que caracteriza o Maneirismo, a etapa final do Renascimento, considerados os três últimos o "trio sagrado" da Renascença. Auto-retrato de Leonardo da Vinci

CINQÜECENTO: O Renascimento torna-se no século XVI um movimento universal europeu, tendo, no entanto, iniciado sua decadência. Ocorrem as primeiras manifestações Maneiristas e a Contra Reforma instaura o Barroco como estilo oficial da Igreja Católica. Estilo Barroco

ARQUITETURA Avanços arquitetônicos possibilitaram o desenvolvimento do estilo gótico.

Cúpula da Santa Maria del Fiore, em Florença, Itália.

Leonardo da Vinci Foi um dos mais notáveis pintores do Renascimento e possivelmente seu maior gênio, por ser também anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto e escultor.

Retrato de Monna Lisa ou la Gioconda 1503-1506 Louvre

PENSAMENTO RENASCENTISTA Diferenças entre o pensamento medieval e o renascentista: PENSAMENTO MEDIEVAL PENSAMENTO RENASCENTISTA Teocentrismo Antropocentrismo Verdade = Bíblia Verdade = experimentação, observação Vida material sem importância Vida terrena e material também é importante Conformismo Crença no progresso Natureza = fonte do pecado Natureza = beleza, onde o homem se insere Ascetismo Hedonismo Dogmatismo Fé diferente da razão

A OBRA DE LEONARDO DA VINCI

Afresco pintado na Igreja de Sta. Maria das graças Milão Última ceia 1495 1497 Afresco pintado na Igreja de Sta. Maria das graças Milão