Equipamentos Switch.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos de Interconexão Hubs, Pontes e Switches
Advertisements

Redes de computadores I
Paulo Landgraf ICEC 24/03/2017 Projeto de Redes Paulo Landgraf ICEC
2.10) Os elementos básicos de uma Rede
Redes de computadores I
Administração e Projeto de Redes
Comunicação de Dados por Fernando Luís Dotti
STP Spanning Tree Protocol
VLAN - DEFINIÇÃO Grupo de PCs, Servidores e outros recursos de redes que estão localizados em qualquer parte da rede, mas comunicam-se como se estivessem.
DLINK Características Gerais:
URL: CSMA/CD Prof. Edgard Jamhour URL:
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Endereços físicos e ARP
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
SPANNING TREE PROTOCOL
Introdução Redes LAN - abrangência: edifícios e campos.
Introdução Estendendo LANs.
Topologias de Rede.
Prof. Marcelo Diniz Fonte:
Equipamentos de rede; Rede Ethernet (IEEE 802.3).
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Cabeamento par trançado
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Equipamentos de Redes Aula 2
Hardware de conexão e Equipamentos ativos
Redes de Computadores Aula 5
Switched Ethernet Fast Ethernet Gigabit Ethernet
Especificação Ethernet
CCNA Exploration Ethernet.
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Redes Aula 8 Professor: Marcelo Maia.
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
CCNA 1 – Conceitos de Ethernet
CCNA 1 – Comutação Ethernet
Equipamentos de Redes Aula 3
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Grupo: Gabriel, Wagner, Vicente e Filipe
INTERLIGAÇÃO INTERLIGAÇÃODEREDES. POR QUE INTERCONEXÃO ?
Equipamentos de Redes Aula 1
Pontes e Switches Como vimos anteriormente, os repetidores são usados para expandir a extensão da rede, mas que replicam todos os quadros que recebem.
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Hubs Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela.
Redes FDDI A arquitetura FDDI (Fiber Data Distributed Interface) foi uma das primeiras arquiteturas de redes locais a permitir o uso da fibra óptica. Foi.
AULA 3 – ELEMENTOS DE INTERCONEXÃO DE REDES
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Switching Prof. Danilo Pinheiro. HUB O hub envia os dados para todas as suas portas (exceto a de origem), e apenas o destinatário correto trata os dados.
REDES DE COMPUTADORES II
Equipamentos de interligação Escola Secundaria Sebastião da Gama Trabalho realizado por: André Santos nº2 12ºL Prof: Carlão Pereira.
802.1D Spaning Tree Protocol. Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 2 Broadcast Spanning Tree Primeiro constrói-se uma.
MATA59 - Redes de Computadores I
Implementando o Protocolo Spanning Tree
Projeto Lógico da Rede. Visão em Três Camadas Camada de Núcleo Camada de Distribuição Camada de Acesso.
1) A camada de transporte provê comunicação lógica entre hosts.
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Arquitetura TCP/IP – Camada de Inter-redes
Equipamentos rr-09-r.01 UC: Laboratório de Redes I Docente: Prof. MSc. Rafael Rodrigues.
Transmissão Multimídia: Internet2
Redes de computadores.
Meios de transmissão e componentes de redes e BackBones
Pontes Transparentes Luiz Peralta Prof. Ronaldo Alves Ferreira
Redes Aula 5 Professor: Marcelo Maia Placa de Rede  Adapta o computador ao meio físico (cabo);  Envia fluxo de dados para outro computador;  Recebe.
Escola Básica e Secundária de Velas Curso de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos PROFIJ II - T2 – 2.º ano Ano letivo 2014 / 2015 (Módulo.
Trabalho realizado por: Nuno bandola
Falso, as vezes é muito mais rápido e prático fazer a retransmissão no próprio enlace ao invés de esperar que o TCP faça isso. 1) Não existe necessidade.
Tecnologias de rede Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI
Escola Politécnica da USP abril de 2013 PTC 2550 – Redes de Comunicação De Dados e P1 Transporte Multimídia PTC 2550 – Redes de Comunicação De Dados e.
Equipamentos de interligação de redes
Rede de Computadores (REC) Prof. Jackson Mallmann
Redes de Computadores Técnico em Informática Prof. Alberto Felipe / Ester.
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 5: Ethernet. © 2013 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas.
Transcrição da apresentação:

Equipamentos Switch

Capacidade do backplane A capacidade de repasse de pacotes do backplane de um switch deverá ser de pelo menos a metade da soma das taxas máximas de transmissão de todas as portas do switch Por exemplo, um switch de 12 portas fast ethernet half duplex deverá possuir um backplane com a capacidade de efetuar o repasse dos quadros a uma velocidade mínima de 600 Mbps

Aprendizagem dos endereços MAC Os switches possuem tabelas onde armazenam os endereços MAC “conhecidos” da rede, e sua correspondente porta de origem, chamadas de source address tables (SAT). Toda vez que chega um quadro cujo endereço MAC não consta nas tabelas, é necessário que o quadro seja enviado a todas as portas do switch, como se fosse um broadcast.

Aprendizagem dos endereços MAC Os switches possuem tabelas onde armazenam os endereços MAC “conhecidos” da rede, e sua correspondente porta de origem, chamadas de source address tables (SAT). Toda vez que chega um quadro cujo endereço MAC não consta nas tabelas, é necessário que o quadro seja enviado a todas as portas do switch, como se fosse um broadcast.

Aprendizagem dos endereços MAC Porém, se as tabelas dos switches possuírem uma capacidade de aprendizagem de endereços MAC inferior ao número de dispositivos da rede, é possível que estas já estejam cheias

IEEE 802.1D Spanning Tree O Spanning Tree é um protocolo para sistemas baseados em bridges/switches, que permite a implementação de caminhos paralelos para o tráfego de rede. Determina qual é o caminho mais eficiente entre cada segmento separado por bridges ou switches

Links Resilientes É possível “forçar” um determinado link a ficar ativo, mesmo que este não seja o caminho que proporcione a maior largura de banda

Links Agregation Link Agregation é um tipo de conexão especial que possibilita aos dispositivos comunicarem-se utilizando mais de um link em paralelo. Podem multiplicar a largura de banda Podem prover um nível de redundância.

Espelhamento de tráfego Esta característica é desejável se o administrador da rede pretende conectar um analisador de protocolo diretamente à uma porta do switch, e monitorar o tráfego de outras portas do equipamento.

Classes de serviço · Norma que visa estabelecer priorização de tráfego, de acordo com a definição de classes de serviço. Pode-se desta forma dar um tratamento preferencial a “dados críticos”, e aplicações que necessitam tempo de resposta imediato, como sistemas em “real time”.