TREINAMENTO DO LÍDER DE CÉLULA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

VALORES DE UMA IGREJA EM CÉLULAS
4o Módulo Planejamento Estratégico Transformando sonhos em realidade
A dinâmica da vida de Cristo no meio do seu povo
CRESCIMENTO EXPLOSIVO
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Passos para a IMPLANTAÇÃO dos Pequenos Grupos. Passos para a IMPLANTAÇÃO dos Pequenos Grupos.
A Estrutura do Pequeno Grupo na Igreja
Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células
ABC DA CÉLULA INTRODUÇÃO
MINISTÉRIO DA CONSERVAÇÃO
AT 4 PASTOR DE CONGREGAÇÃO
TAXONOMIA DE TREINAMENTO
Por Onde Começar ?. Por Onde Começar ? Tudo comeca pela lideranca.
DESAFIANDO LIDERES PARA UM TEMPO DE COLHEITA
Desenvolvendo Auxiliares
O que faz o “CONSOLIDADOR”
QUADRO DO FLUXO DE TRANSIÇÃO
REGRAS DE OURO PARA AS CÉLULAS
ministrar uns aos outros.
CRIANÇAS NA IGREJA EM CÉLULAS
O QUE É UMA IGREJA EM CÉLULAS?
A PROGRAMAÇÃO E DINAMISMO DE UMA CÉLULA
Namoro.
O QUE É? Uma nova proposta da Igreja Mundial para uma melhor aprendizagem das crianças da igreja, tendo em vista o estilo de aprendizagem de.
4ª Igreja do Evangelho Quadrangular
PROGRAMAS PRINCÍPIOS X A cada apresentação o público deseja algo novo e com mais qualidade. PROGRAMAS O que é uma igreja baseada em programas? É.
CÉLULAS DE GERAÇÕES INTEGRADAS
COMO USAR AS FERRAMENTAS DO DISC
A Escola Sabatina e os Pequenos Grupos..
COMO CRIAR UMA SINERGIA DE EVANGELISMO
ENCONTROS ATRAENTES INTRODUÇÃO.
REESTRUTURANDO O CALENDÁRIO
FINAL DE SEMANA DE FORMAÇÃO ESPIRITUAL
Sistema Belcorp.
INTRODUÇÃO AO MÓDULO 2.
ELABORANDO SEU SISTEMA DE CÉLULAS
Análise e Projeto de Sistemas
CÉLULAS COMO FAZER A TRANSIÇÃO
Modelo de plano estratégico
Diferença entre o ministro e o ministro líder
T iteenchallenge.org 1 DESAFIO JOVEM VALORES FUNDAMENTAIS Passos Seguintes.
FATORES QUE NÃO INFLUENCIAM NA MULTIPLICAÇÃO DA CÉLULA
COORDENANDO A CELEBRAÇÃO E A CÉLULA
As cinco funções da célula
IGREJABATISTABRASILERIA
CÉLULAS DE CRIANÇAS.
EVANGELIMO Visão e estratégia para o GP IGREJABATISTABRASILERIA.
Bem-vindos.
Pr. Jonas Arrais Associação Ministerial DSA
T HE G LOBAL L EADERSHIP S UMMIT LIDERE ONDE ESTIVER Treinamento Gerente de Eventos.
1 – GOVERNANÇA CORPORATIVA A COMPOSIÇÃO DO SEU CONSELHO É ADEQUADA PARA O DESAFIO.
UM SISTEMA INTEGRADO DE TREINAMENTO
O Coração de um Líder Curso T iteenchallenge.org iteenchallenge.org T
O Coração de um Líder.
IGREJABATISTABRASILERIA
Acompanhamento.
11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO. 11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO.
IGREJABATISTABRASILERIA
A RAZÃO DE SER DA CÉLULA.
Jovens na igreja em Célula
Na igreja primitiva... Todos os membros leigos participavam do cuidado pastoral e do evangelismo. Os pastores eram os apóstolos e evangelistas, que iam.
Encontro 2: Planejando Encontros que Edificam
O pastor é o principal responsável por este programa.
Formação e Treinamento de Liderança
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
TAREFA MAIS IMPORTANTE
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
Organização do tempo DEUS FAMÍLIA CARREIRA
Gargalos da Multiplicação Como posso multiplicar de maneira saudável.
Transcrição da apresentação:

TREINAMENTO DO LÍDER DE CÉLULA Por esta causa, vos mandei Timóteo, que é meu filho amado e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo Jesus, como, por toda parte, ensino em cada igreja – I Co 4:17 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. – Ex 4:12 TREINAMENTO DO LÍDER DE CÉLULA

TREINAMENTO DE AUXILIARES DE CÉLULA Como desencadear e liberar um número de líderes em constante expansão

Treinamento do líder de célula Princípios para o treinamento de líderes Como? Ferramentas para o treinamento de líderes

O princípio mais importante Os líderes são a base da igreja!

Trata-se de uma estratégia de liderança! O exemplo de Yonggi Cho. A expansão é diretamente proporcional ao número de líderes. Não se concentre no número de grupos. Concentre-se no número de líderes.

Lições de Jesus 51% Minist. Público 49% Tempo com os 12 Jesus investiu uma parte extraordinária do seu tempo no treinamento de líderes.

As orações de Jesus eram focalizadas no treinamento da liderança. Lições de Jesus As orações de Jesus eram focalizadas no treinamento da liderança. João 17:9 Lucas 6:12-16 Lucas 22:31 João 17:9 - Eu peço em favor deles. Não peço em favor do mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teu Lucas 6:12-16 - E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos Lucas 22:31 - Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar v  como trigo!  Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, x  fortalece os teus irmãos.

Lições de Jesus Seu ministério refletia um padrão de treinamento de liderança bastante claro. Dentre os 12, 3 eram mais íntimos. Além dos 12 havia 72. 72 12 3

Compare o estilo de Jesus com o seu: Quanto tempo de seu ministério você gasta em relacionamentos intensos de liderança que sirvam de exemplo e treinamento para outros na prática do ministério? O que o exemplo de Jesus tem a dizer para sua própria vida nesse momento? Quais são os próximos passos para você aplicar essas verdades?

Como? Princípios ensinados pela experiência Não faça! Faça! Sistematização Integração

Evite becos sem saída! Antes que possam fazer o certo, os líderes precisam experimentar o certo para ter a visão. É mais difícil tirar as mãos de uma pessoa do que colocar as mãos sobre ela. Delegue responsabilidades às pessoas e observe-as em ação antes de dar um título ou posição. Envolva as pessoas constantemente.

Evite becos sem saída! Líderes de células estão no lugar mais estratégico para o desenvolvimento de novos líderes. Líderes de célula estão na pior posição para fazer o treinamento técnico dos auxiliares. Pastores de área e de distrito devem fazer o treinamento para assegurar o controle de qualidade.

Líderes de célula precisam ver isto: Ministério do líder Responsabilidade Ministério do auxiliar Primeiros seis meses do ciclo da célula

Evite becos sem saída! A prática não traz a perfeição! A prática cria permanência. Apenas a prática perfeita traz a perfeição. Você deve padronizar o treinamento para corrigir e refinar suas experiências.

Não Faça! Não use um instrutor de fora ou especializado. O treinamento deve ser feito pelos pastores de célula. Não restrinja artificialmente o número de líderes com relação a idade, estado civil etc..

Faça! Tenha um sistema de treinamento claro e eficiente em funcionamento. Envolva constantemente pessoas no ministério e as observe. Tente recrutar e treinar mais líderes do que você precisa. Invista MUITO tempo e dinheiro em treinamento.

Faça! Deixe claro que os auxiliares só serão recrutados por líderes de célula após consultarem seu Supervisor e o Pastor de área. Treine seus Pastores de área, Supervisores e Líderes de célula para orarem e procurarem constantemente por novos líderes.

Pergunte repetidas vezes: Quem tem o coração voltado para o próximo? Quem tem o dom de ensinar? Quem está constantemente alcançando incrédulos? Quem leva a sério o treinamento e os relacionamentos de prestação de contas?

Faça! Olhe as pessoas por meio dos olhos de fé do Senhor Jesus!

Implemente um treinamento sistemático e padronizado. Mude sua forma de pensar! Para formar líderes de qualidade, você deve desenvolver um sistema de qualidade. Corrija os erros mudando o sistema, em vez de corrigir cada probleminha que surgir. Um sistema padronizado permite uma multiplicação rápida enquanto é mantido um nível alto de qualidade.

Você vai fracassar precisamente no momento em que falhar no treinamento apropriado ou adequado de novos líderes.

Um sistema integrado de treinamento de auxiliares: Um fim-de-semana introdutório especial para auxiliares em potencial e cônjuges. Um curso intensivo de oito semanas com a liderança distrital. Um parceiro de prestação de contas. Tarefas práticas na célula. Apresentação do auxiliar no culto de celebração.

Fim-de-semana introdutório especial Comunicar a importância de o líder de célula chamar o auxiliar em potencial e cônjuge, se casado. Proporcionar interação entre o pessoal de tempo integral e os futuros auxiliares. Dar aos auxiliares em potencial e cônjuges uma oportunidade para uma breve olhada para dentro da liderança de células.

Curso intensivo de 8 semanas para: Permitir ao Pastor de área/distrito observar e avaliar futuros líderes de célula. Construir um relacionamento entre os Pastores de distrito e futuros líderes de célula. Dar uma visão geral e aprofundada da dinâmica das células. Corrigir exemplos impróprios de células antigas ou atuais. Oferecer ajuda prática para fazer um balanço e focalizar suas vidas.

Um parceiro de prestação de contas para: Garantir que a leitura e outras tarefas sejam feitas. Reforçar e aprofundar o ensino.

Tarefas práticas e supervisão para: Edificar habilidades e confiança. Dar um retorno imediato no próprio ambiente de trabalho (treinamento).

Apresentação do auxiliar no culto de celebração para: Enfatizar para o auxiliar e para toda a igreja a importância do treinamento e da liderança nas células. Dar a visão corporativa ao ministério de células da igreja.

PARA CONVERSAR Quais são os próximos passos para você se tornar mais objetivo no treinamento da futura liderança da igreja? Você acha fácil ver os outros por meio dos olhos da fé? Ore para aumentar o poder da fé em sua vida.

Ferramentas para o treinamento de líderes de célula: Ferramentas para o fim-de-semana. Ferramentas para o treinamento integrado.

Ferramentas para o fim-de-semana do auxiliar de célula (G8) Orçamento & Materiais Obreiros que devem participar Observe quem está presente Materiais necessários Lanches para os intervalos

Fim-de-semana do auxiliar de célula: Deve ser feito em um local retirado e tranqüilo. Um hotel. Um acampamento cristão ou local de retiros. A casa de férias de alguém.

Fim-de-semana do auxiliar de célula: Mantenha uma atmosfera informal e que favoreça os relacionamentos. O fim-de-semana focaliza em QUEM e O QUÊ, mas não em COMO.

Os auxiliares e cônjuges saem do fim-de-semana: Com um CLARO ENTENDIMENTO das qualificações de um líder de célula. SABENDO que será preciso treinamento, estilo de vida e disponibilidade de tempo. ENTENDENDO os desafios e recompensas de servir. COMPREENDENDO que há um sistema de apoio disponível.

Fim-de-semana do auxiliar de célula: A noite de abertura: Perfil do líder de célula (R1) Recapitulação dos livros de treinamento (R2-4) Painel dos líderes de célula Grupo de discussão com o Pastor de área (duas vezes) Introdução ao teste DISC (R5) Oração final

Fim-de-semana do auxiliar de célula: Sábado de manhã: Informal e relaxado Encontro de oração antes do café da manhã Café da manhã Tempo livre e atividades opcionais

Fim-de-semana do auxiliar de célula: Sábado a tarde: Refeição Ágape Servida por Áreas e liderada pelos Pastores de área. Servindo de modelo para a futura liderança Forma agradável de começar o encontro do segundo dia.

Fim-de-semana do auxiliar de célula: Sábado a tarde: Refeição Ágape Fontes de apoio para seu ministério Supervisor (R6) Pastor de área (R7) Grupo de discussão com o Pastor de área (duas vezes) Avaliação e entrega do teste DISC

Fim-de-semana do auxiliar de célula: Sábado a tarde: Refeição Ágape Fontes de apoio para seu ministério Grupo de discussão com o Pastor de área (duas vezes) “Meu chamado” Maridos e esposas se reúnem separadamente Oportunidade para compartilhar seus verdadeiros sentimentos

Fim-de-semana do auxiliar de célula: Sábado a tarde: Refeição Ágape Fontes de apoio para seu ministério Grupo de discussão com o Pastor de área (duas vezes) “Meu chamado” O que fazer quando... (R8) Como encontrar líderes em potencial (R9) Como batizar

Fim-de-semana do auxiliar de célula: Sábado à noite Jantar Sua primeira tarefa para as primeiras 8 semanas de treinamento Compartilhando a visão, testemunhos & tempo para compromisso Encerramento

PARA CONVERSAR A idéia de fazer um fim-de-semana do auxiliar parece interessante a você? Por quê? Onde você realizaria um evento como esse? Para quando você deveria planejar o fim-de-semana?

Agenda para o treinamento de auxiliares: Visão para a igreja em células Agenda de uma reunião de célula Adoração na célula Edificação na célula Etapas na vida da célula Evangelismo na célula Liderança na célula Oração na célula

Preparo para a primeira semana: Lista de verificação Esboço das atividades Período de aproximação/quebra-gelo O que se espera de cada participante deste treinamento Tarefas para realizar na classe de treinamento. (R-15) Tarefas para realizar na própria célula. (R-16)

Primeira Lição: Instruções para o instrutor Nas lições estão incluídas todas as transparências e folhas adicionais

PARA CONVERSAR Em que ponto a sua igreja se encontra agora em termos de treinamento de futuros líderes de célula? Você enxerga o valor que existe em usar um sistema integrado para orientar detalhadamente novos auxiliares? Quais custos específicos há em implantar um sistema como o descrito acima? Que custos há em não ter esse sistema? Quais são os próximos passos para melhorar seu treinamento?