MINISTÉRIO DO TURISMO Apresentação do Sector 2007 Junho de
Visão do Turismo Junho de Objectivo de curto prazo (5 anos) Posicionar Moçambique como um destino acessível, excitante, creativo, inovativo e amigável para comércio e turismo, através das experiências costeiras, actividades de mercados especializados, pequenas férias e encantos variados. Objectivo de longo prazo (10 anos) Posicionar Moçambique como um um destino preferido em África através do enfoque num desenvolvimento de estâncias costeiras de qualidade, ligadas a uma diversidade de experiências de eco-turismo, aventura e cultura.
Junho de A Républica de Moçambique
Estrutura orgânica Junho de Ministério do Turismo Fundo Nacional do turismo ( FUTUR) Comissão de Facilitação Turística Comissão de Marketing Áreas de conservação Transfronteira 4 Parques Nacionais 6 Reservas Nacionais5 Coutadas Oficiais12 Fazendas de Bravio13 Projectos Comunitários6 Total – 15.8% do território nacional
Principais Etapas Junho de Acordo Geral de Paz Primeiras eleições gerais multipartidárias Criação da Comissão de Facilitação Turística Aprovação dos Planos Directores para as zonas estratégicas de Turismo Revisão do regulamento da Indústria Hoteleira e similares Criado o Regulamento das Agências de Viagens Criação do MITUR – Ministério do Turismo Integração das Áreas de Conservação (Junho) - aprovação da lei de Turismo (Outubro) – aprovação do Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo ( Introdução do conceito de APIT – Áreas Prioritárias de Investimento em Turismo)
Chegadas Internacionais Junho de AnoNeg./Conf.Lazer/FériasVFATotal
Capacidade instalada em camas Junho de AnoHotéis 4-5Hotéis 3Hotéis 2OutrosTotal
milhões de USD milhões de USD milhões de USD milhões de USD milhões de USD Receitas Directas no Sector de Hotelaria Junho de
Milhões USD Investimentos no Sector de Hotelaria e Turismo Junho de AnoNº de projectosPostos de trabalhoValor