A casa, uma parte de mim no mundo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
A arte moderna e a arte na sociedade industrial
O Barroco Barroco é um termo há muito utilizado para designar o período que vai de 1600 a 1750, refletindo a religiosidade européia. INTRODUÇÃO No final.
RESENHA Texto Prof. Neluana.
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
Século XIX na Europa as inovações na arte
Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
A representação da Paisagem Natural
Vertentes Realistas.
RENASCIMENTO.
REALISMO E NATURALISMO
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
“Temos a arte para não morrer da verdade.” Friedrich Nietzsche
Arte e representação.
Auguste Rodin Rodin foi o grande renovador da escultura europeia, aproximando-a dos objectivos e da estética da pintura do seu tempo.
Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro
ARTE E EDUCAÇÃO.
Expressionismo Van Gogh – Noite Estrelada
O Impressionismo.
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
Comunicação, Arte e Cultura
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
Literatura Realismo A Apoteose da Razão
REALISMO.
Realismo A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se pela objetividade, por uma atitude.
Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Inácio
REALISMO O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Arte século XIX.
Prof. Edinaldo Ribeiro.
ARTE DO XIX.
Arte Realista Introdução  Entre 1850 e 1900 surge nas artes européias
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
HISTÓRIA DA ARTE Prof. Esp. Ribamar II Corrêa 2010.
Neoclassicismo Capitólio de Washington Amor e psique 1800 – Louvre
A REALIDADE E A ARTE: ENTRE 1850 E 1900 DESENVOLVEU-SE NA ARTE EUROPÉIA, PRINCIPALMENTE NA PINTURA FRANCESA, UMA NOVA TENDÊNCIA, RELACIONADA À CRESCENTE.
DEBRET FICOU NO BRASIL ATÉ 1831 E PRODUZIU UMA OBRA IMENSA: RETRATOS DA FAMÍLIA REAL, CENÁRIOS PARA O TEATRO SÃO JOÃO E TRABALHOS DECORATIVOS PARA.
Denise Dubiella.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
ESTUDAR PARA TESTE Capítulos 12, 13,14 E 15
REALISMO.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
VANGUARDAS EUROPEIAS Breve resumo.... Definição As vanguardas européias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os.
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Renascimento nas artes: Desenvolvimento cultural na Idade Moderna
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
Neoclassicismo e Romantismo
Movimento heterogêneo que se difundiu em diversos campos; Maior preocupação com a emoção do observador, e com o mundo interno; O autor expressa seus sentimentos.
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
História da arte: breves considerações
Trabalho Realizado por: -Jonas Costa nº13 -Luís Filipe nº14 Disciplina de Português Professora Cristina Pimentel.
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo,
Ao artista não cabe melhorar artisticamente a realidade, pois a beleza está na realidade tal qual ela é.
ROMANTISMO. O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram.
Profª Mariana Kaadi Realismo.
O Realismo.
O Realismo.
HISTÓRIA DA ARTE REALISMO.
Transcrição da apresentação:

A casa, uma parte de mim no mundo 8 ano – Colégio Cruz e Sousa – Professora Sabrina

ARTE REALISTA – A casa nesse contexto Entre 1850 e 1900 surge nas artes européias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades. O homem europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza, convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade.

Arquitetura Realista Os arquitetos e engenheiros procuram responder adequadamente às novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. As cidades não exigem mais ricos palácios e templos. Elas precisam de fábricas, estações, ferroviárias, armazéns, lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto para os operários quanto para a nova burguesia. Em 1889, Gustavo Eiffel levanta, em Paris, a Torre Eiffel, hoje logotipo da "Cidade Luz".

Torre Eiffel

Escultura Auguste Rodin - não se preocupou com a idealização da realidade. Ao contrário, procurou recriar os seres tais como eles são. Além disso, os escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Sua característica principal é a fixação do momento significativo de um gesto humano. Obras destacadas: Balzac, Os Burgueses de Calais, O Beijo e O Pensador.

Balzac

Os Burgueses de Calais

O Beijo

O pensador

A joven Mãe

Pintura Características da pintura: * Representação da realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza, ou seja o pintor buscava representar o mundo de maneira documental; * Ao artista não cabe "melhorar" artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é; * Revelação dos aspectos mais característicos e expressivos da realidade. Temas da pintura: * Politização: a arte passa a ser um meio para denunciar uma ordem social que consideram injusta; a arte manifesta um protesto em favor dos oprimidos. * Pintura social denunciando as injustiças e as imensas desigualdades entre a miséria dos trabalhadores e a opulência da burguesia. As pessoas das classes menos favorecidas - o povo, em resumo - tornaram-se assunto freqüente da pintura realista. Os artistas incorporavam a rudeza, a fealdade, a vulgaridade dos tipos que pintavam, elevando esses tipos à categoria de heróis. Heróis que nada têm a ver com os idealizados heróis da pintura romântica.

A Liberdade Guiando o Povo (1830) - é uma pintura de Eugène Delacroix em comemoração à Revolução de Julho de 1830 . Uma mulher representando a Liberdade guia o povo por cima dos corpos dos derrotados, levando a bandeira tricolor da Revolução francesa.

Moças peneirando trigo – Gustave Courbet.

Jean François Millet; obra: Semeando batatas

Sobre os artistas Courbet - foi considerado o criador do realismo social na pintura, pois procurou retratar em suas telas temas da vida cotidiana, principalmente das classes populares. Manifesta sua simpatia particular pelos trabalhadores e pelos homens mais pobres da sociedade no século XIX. Obra destacada: Moças Peneirando o Trigo.   Jean-François Millet, sensível observador da vida campestre, criou uma obra realista na qual o principal elemento é a ligação atávica do homem com a terra. Foi educado num meio de profunda religiosidade e respeito pela natureza. Trabalhou na lavoura desde muito cedo. Seus numerosos desenhos de paisagens influenciaram, mais tarde, Pissarro e Van Gogh. É o caso, por exemplo, "Angelus".

A casa de Van Gogh