Coesão gramatical Coesão referencial.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coerência e Coesão Textual
Advertisements

Pressuposição e Implicatura
ESTUDO DO VERBO.
O PRONOME.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Professora Angela Biazi
Verbos – Prova Bimestral
Comunicação e Discurso – 1/2013 Prof. Sabine Mendes Moura, Dn.
Oficina de redação COESÃO E COERÊNCIA.
Referência e Sentido Denotação e Conotação Polissemia e Monossemia
Semântica.
Classes Gramaticais.
E os efeitos de sentido no texto
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
Classe Gramatical da palavra QUE
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Coesão Referencial - Mecanismos de referência em um texto
PRONOMES.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Classificações das conjunções
O discurso directo e indirecto
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
Pragmática e Linguística Textual
Advérbios Preposições Conjunções Coesão e coerência
COESÃO TEXTUAL.
Pronomes Gramática – Aula 5.
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
SINTAXE Relações Gramaticais.
COERÊNCIA E COESÃO TEXTUAIS
O pronome O pronome.
COESÃO Profª. Valéria.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Língua Portuguesa Prof. Izabel Período Composto por Subordinação.
Expressões 10 Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia.
Ver ESQUEMA DE TEXTUALIZAÇÃO
Discurso Directo Indirecto.
Elementos da oração Funções sintácticas
Coesão e coerência Coesão referencial.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
Dizer é mostrar Deixis.
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
Discurso Directo e Discurso Indirecto
Discurso Directo e Discurso Indirecto
Viviane Yamane da Cunha
Português Professora: Pollyanna Mattos.
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
Perspectiva Benvenistiana
Coesão Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras,
LÍNGUA PORTUGUESA Pronomes.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Coesão textual É a função exercida pelos os elementos que realizam a ligação dos componentes dos textos, a fim de que eles formem um só corpo estrutural.
Semântica e Pragmática – 1/2012 Prof. Sabine Mendes Moura, Dn.
COESÃO E COERÊNCIA Coesão textual: ligação entre partes de um texto, obtida a partir do uso de operadores lingüísticos específicos. Mecanismo de coesão:
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Coesão e coerência TEXTO Intencionalidade Aceitabilidade
Deixis.
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
Introdução ao estudo da Morfossintaxe
Gramática e ensino do português Ação de formação Filomena Viegas.
Frase Simples e Frase Complexa. Índice:  Eles são irmãos.  A mãe tem andado cansada.  O gatito foi encontrado pelo meu pai.  Ela vai estudar com.
O Discurso Directo Repara na seguinte fala do Rei: “Rei: Os sonhos são recados dos deuses.” Chama-se __________________ à reprodução exacta das palavras.
“Aqui estou num espesso e chuvoso (?) dia cinzento a gostar tudo de ti e a sentir muito a tua falta.” “Meu amor querido eu gosto tudo tudo tudo de ti.”
Conjunção é a palavra invariável que liga:
SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA
Dito e Feito, 6.º ano Funções sintáticas.
Transcrição da apresentação:

Coesão gramatical Coesão referencial

Deixis e Anáfora 􀂄 Deixis: 􀂄 Fenómeno de referenciação dependente e constitutiva da enunciação. Os deícticos apontam verbalmente para realidades específicas do acto enunciativo (contexto situacional). Cada situação é única e irrepetível.

Deixis e Anáfora 􀂄 Referência deíctica: 􀂄 A construção do valor referencial de uma expressão depende do conhecimento das coordenadas enunciativas (pessoa, tempo e espaço): o sujeito que enuncia, o sujeito a quem se dirige a enunciação, o tempo e o espaço da enunciação.

Deixis e Anáfora 􀂄 Deícticos ≠ Signos linguísticos 􀂄 Deícticos – referência variável, apontam para objectos, entidades ou processos constitutivos do contexto situacional. (Deixis) 􀂄 Signos linguísticos – referência estável e permanente, independentes da situação. (Anáfora)

Deixis e Anáfora 􀂄 Deixis: 􀂄 Deixis pessoal 􀂄 Deixis temporal 􀂄 Deixis espacial

Deixis e Anáfora 􀂄 Deixis Pessoal: 􀂄 A codificação dos papéis dos participantes é feita no acto comunicativo através da categoria gramatical de “pessoa”. O ponto de referência é o próprio sujeito que fala - “eu” - (locutor) no espaço e no momento em que fala (aqui e agora).

Deixis e Anáfora 􀂄 Deixis Pessoal: 􀂄 Manifesta-se nos pronomes pessoais, possessivos e na flexão verbal. Esta coordenada gera todas as outras. 􀂄 Ex: (eu) Vou estudar. E tu? 􀂄 Ex: (nós)Temos de fazer um trabalho. 􀂄 Ex: Foste à nossa Escola?

Deixis e Anáfora 􀂄 Deixis Temporal: 􀂄 O tempo linguístico expressa-se através dos tempos verbais, advérbios e locuções adverbiais temporais, está organicamente ligado ao exercício da fala e ordena-se em função desse ponto de referência fundamental que é o momento da enunciação.

Deixis e Anáfora 􀂄 Deixis Temporal: 􀂄 A interpretação referencial dos tempos verbais e das locuções adverbiais temporais é sempre dependente quer do momento da enunciação – “agora” , “hoje” – quer de um tempo-origem construído no contexto verbal com o qual estabelece uma relação de anterioridade, simultaneidade ou posterioridade.

Deixis e Anáfora 􀂄 Deixis Temporal: 􀂄 Ex: Hoje não estudei nada. (simultaneidade). 􀂄 Ex: Quando eu cheguei, o João tinha desaparecido. (anterioridade). 􀂄 Ex: Na segunda-feira, vamos fazer um teste. (posterioridade).

Deixis e Anáfora Deixis Espacial: 􀂄 Especificação da localização espacial de objectos ou indivíduos, a partir de um ponto de referência – “aqui” - correspondente ao espaço ocupado pelo locutor. Advérbios, locuções adverbiais de lugar e demonstrativos integram a deixis espacial. 􀂄 Deixis Espacial: 􀂄 Ex: Passa-me esse livro. 􀂄 Ex: Estávamos tão bem ali! 􀂄 Ex: Nesta cidade, vive-se bem.

1. O Pedro lidera a turma. Os colegas apoiam-no incondicionalmente e estão do lado dele em todas as situações. 2. O filho seguia-o pela casa toda, reparou o pai a certa altura. Cadeia de referência: quando num fragmento textual (sem referência autónoma), a interpretação de uma expressão depende do valor referencial de uma expressão presente no discurso anterior (anáfora) ou subsequente (catáfora) estamos perante uma cadeia de referência.  Anáfora Catáfora Elipse

Deixis e Anáfora Anáfora: 􀂄 A interpretação de uma expressão (termo anafórico) depende da interpretação de uma outra expressão presente no contexto verbal (termo antecedente). 􀂄 O termo anafórico identifica-se por ser uma expressão definida.

Deixis e Anáfora 􀂄 Antecedente – unidade linguística, palavra, sintagma, oração…que serve de referente textual a uma outra usada, posteriormente, no discurso. 􀂄 Anafórico – que é relativo ou contém repetição de uma ou mais palavras no início de várias frases, versos ou membros da mesma frase para obter um efeito de reforço ou de simetria. In Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea

Deixis e Anáfora 􀂄 Anáfora: 􀂄 Co-referencial 􀂄 Não co-referencial – associativa 􀂄 Anáfora co-referencial: 􀂄 O termo anafórico não é autónomo referencialmente na medida em que retoma total ou parcialmente o valor referencial do termo antecedente.

Deixis e Anáfora 􀂄 Anáfora co-referencial: 􀂄 Caiu um avião em França. Segundo dizem, o aparelho (esse avião) voava a baixa altitude. Anáfora nominal 􀂄 O João está doente. Foi ele que me disse; encontrei-o na semana passada. Anáfora pronominal 􀂄 A Ana comprou um cão. O animal já conhece todos os cantos da casa. 􀂄 Hiperonímia / hiponímia

Deixis e Anáfora Anáfora não co-referencial: 􀂄 O termo anafórico e o termo antecedente têm autonomia referencial podendo a relação ser estabelecida no léxico, no texto/discurso ou em ambos.

Deixis e Anáfora 􀂄 Anáfora não co-referencial: 􀂄 Ex: A sala de aulas está degradada. As carteiras estão todas riscadas. 􀂄 Ex: Comprei um televisor mas o comando não funciona. 􀂄 Ex: Fui à casa nova da Paula; gostei imenso das janelas. 􀂄 Holonímia / Meronímia 􀂄 Associativa

Deixis e Anáfora 􀂄 Anáfora temporal: 􀂄 Construção de uma expressão temporal a partir da interpretação de um termo antecedente. 􀂄 Ex: O João faz 18 anos no dia 2 de Julho de 2001. No dia seguinte, parte para uma grande viagem pela Europa. 􀂄 Ex: No dia da Criança, os meninos foram passear e, na véspera, fizeram um trabalho para dar aos pais.