O Parágrafo O parágrafo tem uma função estética e também estrutural.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
TIPOS DE TEXTOS DESCRIÇÃO NARRAÇÃO DISSERTAÇÃO
Dois modos de ler a Bíblia.
Olá! Chamo-me João, mas sou mais conhecido por D.Bosco!
CLICK José namorava há oito meses uma moça levada e inconstante. Ela era linda e ele estava completamente apaixonado. Num dia qualquer, ela resolveu.
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
A Lenda da Noite Certo dia um indiozinho não conseguia dormir e pediu para o seu pai contar uma história para ele conseguir dormir:
A Rocha.
Conto.
Interpretação Textual
ERA VERÃO. A FAZENDA ESTAVA LINDA.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Prof. Júnior Oliveira.
A mensagem é linda e profunda.
Uma noite À luz Da vela.
O que é importante para você?
AS CRIANÇAS SÃO PURAS NA FÉ.
Texto Descritivo Profª Natália Tiezzi.
Saudades de Jesus Momentos com Chico Xavier Adelino da Silveira
O nó de afeto.
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
APREDENDO A ORAR.
A FLOR DA HONESTIDADE.
A Narração   Tipos de narrador
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA LIGUE O SOM...
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
Universidade Católica Dom Bosco
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
A Flor da Honestidade.
a primeira árvore disse:
MITO.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
         ACERTE O ALVO.
Resenha Produção de texto.
Notícia “O CACHORRO MORDER O HOMEM NÃO É NOTÍCIA, NOTÍCIA É UM HOMEM TER MORDIDO UM CACHORRO.” CHARLES A. DANA 
Elementos da Narrativa
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Narração: personagem/ espaço/ enredo
Um Presente Diferente Letícia Thompson.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
A Marca de Amor.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
A NARRAÇÃO.
Pequeno conto chinês.
A tigela de madeira.
Ensinamento Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo. Não é
Um Homem Feliz   Narra antiga lenda, que certa vez um rei adoeceu gravemente e à medida que o tempo passava seu estado piorava. Os médicos tentaram de.
A Rocha.
A vida havia sido dura para Ananias naqueles últimos tempos. Já havia perdido dois empregos, havia ficado doente. No aniversário do filho não tinha.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
A vida e o Amor Aut. c/som O amor...é um sentimento mais profundo que o oceano. Um abraço mais comprido que o universo. E as palavras ditas com amor, ah!
Por Onde Começar Letícia Thompson.
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Personagem As pessoas envolvidas na narrativa, os seres que realizam ou sofrem as ações narradas são chamados de personagens. Na historia de Chapeuzinho.
Sonhadores Osho. Sonhadores Osho Música Silk road Kitaro.
Grande Chicão, fique com Deus!
Ou quase... Uma garota apaixonada que queria ser escritora, e por isso lia todos os livros que podia sobre Contos de Fadas e outros nem tão encantados.
Comunicação e Redação Empresarial
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
A VIDA E O AMOR François de Bittencourt Às vezes as pessoas que amamos nos magoam, e nada podemos fazer senão continuar nossa jornada com nosso coração.
ESTRUTURA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
Uma garotinha esperta, de apenas seis anos de idade, ouviu seus pais conversando sobre seu irmãozinho mais novo. Tudo que ela sabia era que o menino.
REDAÇÃO  NARRAÇÃO.
Ouvindo corações Grande sabedoria é saber olhar a vida com olhos de ver. Enxergar as coisas de maneira diversa da habitual. Ir além das aparências.
TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA Foto: AVN - Boiullon - Bélgica Um texto de minha autoria.
Fato Real Esse fato aconteceu comigo,em fevereiro de 2.008, nesse dia tive uma crise forte de labirintite, que pensei que seria o meu fim.
Transcrição da apresentação:

O Parágrafo O parágrafo tem uma função estética e também estrutural. O parágrafo é identificado no texto pelo seu inicio afastado da margem do papel, o que facilita tanto ao escritor como ao leitor, percebê-lo de forma isolada para que de modo analítico, capte as idéias principais do texto e posteriormente, sintetizá-las compreendendo então o texto num todo.

Parágrafo Descritivo

É aquele que descreve o objeto, paisagem ou até mesmo um sentimento É aquele que descreve o objeto, paisagem ou até mesmo um sentimento. Tal descrição se dá pela apresentação das características predominantes e pelo detalhamento destas. É, portanto o objeto matéria da descrição. A descrição deve apresentar o ângulo do qual será feita a descrição, não só o físico, mas também a atitude da observação. Quanto ao objeto a ser descrito, deve o autor apresentar o posicionamento físico deste, de forma a permitir o leitor que crie o cenário em sua mente. Essa apresentação se dá pela disposição ordenada dos detalhes, o que cria uma cadeia de ideias que será absorvida pelo leitor.

Ele avisa o leitor de que está começando outro bloco de ideias, relacionado com o anterior e o posterior, se houver. O parágrafo é recurso visual, pois o nosso pensamento não é organizado na forma de parágrafos. Mas na hora de redigir, precisamos organizá-lo numa linguagem comum a nós e a nosso leitor.

Descrição de Pessoa O grande homem da fé cristã Descrição de Pessoa O grande homem da fé cristã. Considerado símbolo de fé, amor e perseverança, Jesus Cristo pode ser tomado como um dos maiores revolucionários que o mundo já conheceu. Ele provou a uma sociedade hipócrita e primitiva que um homem não se faz de seus matérias, mas do seu valor moral. Descrição de Objeto Clarinete Um elemento clássico e imprescindível num concerto, o clarinete, com seu timbre aveludado, é o instrumento de sopro de maior extensão sonora, pelo que ocupa na banda de música o lugar do violino na orquestra.

“Eles não eram nada parecidos “Eles não eram nada parecidos. Dos três meninos, um era grandalhão, musculoso como um halterofilista inveterado, com cabelo escuro e crespo...”

“...Outro era mais alto, mais magro, mas ainda assim musculoso, e tinha cabelo louro cor de mel...”

“...o último era esguio, menos forte, com um cabelo desalinhado cor de bronze.”

Parágrafo Narrativo

O parágrafo narrativo deve transmitir fielmente a intenção da narração O parágrafo narrativo deve transmitir fielmente a intenção da narração. Ele tem como matéria o fato, ou seja, qualquer acontecimento de que o homem participe direta ou indiretamente. O relato de um episódio é composto por elementos como, enredo, personagens, ação, tempo, espaço, causa, consequência, foco narrativo, clímax e desfecho. Estes podem aparecer em sua totalidade ou parcialmente dentro de um parágrafo narrativo.

O parágrafo narrativo tem como núcleo o incidente, o fato ocorrido, nele também, geralmente, não se tem o tópico frasal explicito, pois este está diluído implicitamente no ordenamento da narração. Há alguns tipos de narrativa: 1-uma piada : Manuel recebeu um telefonema do gerente do banco. - Seu Manuel, estou lhe telefonando para avisar que a sua duplicata venceu . - E quem pegou em segundo lugar ?

2-uma notícia de jornal : “ A poda indiscriminada de árvores em algumas localidades de Jaú , durante o verão, tem contribuído para elevar em até 5 graus a temperatura nas calçadas. “ (Comércio do Jahu - 23-1-97)

3-um texto literário: A galinha Cocoricó estava há dias chocando seu ovo, quando ouviu um barulhinho: - Chegou a hora ! Meu filho vai nascer! A casca do ovo foi se partindo e uma frágil criaturinha começou a dar sinal de vida. Cocoricó não cansava de admirar a sua cria, que, toda desengonçada , tentava equilibrar-se sobre suas cambaleantes perninhas. Passadas algumas horas, lá estava o pintinho amarelinho, fofinho, aconchegado sob as penas de Cocoricó. - Você vai se chamar Uto !

4- Uma letra de música: “Era uma casa Muito engraçada Não tinha teto Não tinha nada Ninguém podia Entrar nela não Porque na casa Não tinha chão “ ( Vinicius de Moraes)

5- um poema: Sonhe alto, sempre e mais Faça a cada dia a vida Na medida do seu sonho. Sonhe e, ao mínimo gesto, Seu ser inteiro empreste, Sua marca em tudo ponha Que o Homem não é alto Nem baixo e se faz... Da estatura do que sonha ! (Elcio Fernandes) 6 – Um fato: Ana passeava tranquilamente nas ruas de Paraíso. Era uma noite quente e muito estrelada. Ela estava sozinha e parecia procurar algo, andava com o olhar em busca de algo ou de alguém.