ORGANICISMO A IMPORTÂNCIA E O SIGNIFICADO DA OBRA DE FRANK LLOYD WRIGHT (1867- 1959)
Casas da Pradaria («Prairie Houses») Robie House
Robie House Plantas
May House
Wilets House
Martin House - interior
Princípios estilísticos: edifícios com silhuetas amplas e extensas, proporções baixas estreitamente associadas ao solo, largas saliências, telhados com um declive suave.
Edifícios individualizados - não há estandardização. planta da casa: espaços abertos - «planta aberta». a integração do edifício no seu sítio natural. as paredes da casa, aliviadas de funções estruturais, apenas são utilizados para separar o exterior do interior (isolamento). as janelas do segundo andar formam uma banda contínua. janelas de duplo batente e não de guilhotina. Os beirais, muito salientes, protegiam o interior do sol e do vento. materiais: as casas de reboco eram ornamentadas a madeira; alvenaria de tijolo; quando associava materiais, procurava fazê-lo com simplicidade de forma a transmitir tranquilidade. Todos estes elementos foram sendo introduzidos sucessivamente ao longo das obras executadas, havendo uma nítida coerência em todas elas, Edifícios individualizados - não há estandardização.
Casa da Cascata
Taliesin
Via a natureza em termos quase místicos. RELAÇÃO COM A NATUREZA PLENA INTEGRAÇÃO Via a natureza em termos quase místicos. Quanto mais próximo da natureza o homem estivesse, mais aumentaria o seu bem-estar pessoal, espiritual e físico, em consequência directa dessa relação. Por isso que procurava integrar os edifícios na paisagem, antecipando em cerca de cem anos as actuais preocupações de planeamento local e estudo ambiental.
Edifício de Escritórios Johnson Wax
Museu Guggenheim
ARQUITECTURA ORGÂNICA Adoptou uma expressão de Louis Sullivan. Orientada por um conjunto coerente de ideias e princípios: espaço interior e forma exterior, materiais e métodos, natureza e ambiente. Todas as partes deveriam estar relacionadas com o todo, como o todo estava relacionada com as partes: continuidade e totalidade. Num sentido mais amplo e profundo, dizia que um edifício orgânico, fosse qual fosse a data da construção temporal, era adequado ao seu tempo, ao seu local e ao homem.
Frank Lloyd Wright o ser humano sempre destinou todo o seu trabalho a um só elemento: o ser humano – nos seus edifícios o homem ocupa o lugar central.