Casa de Ouro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
que tira o pecado do mundo
Advertisements

SERÁ QUE ESTAS PALAVRAS TEM SENTIDO DIFERENTE?
CATEQUESE 8 QUEM É ESTE HOMEM?
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
2ª Visita Ensaio da Festa 17/09/2006.
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
O SACRAMENTO DA EUCARISTIA.
“Na Virgem Maria tudo é relativo a Cristo e tudo dele depende.”
Rainha de todos os Santos
Você encontrará maravilhas visitando o site:
Cristo Ressuscitou. Aleluia!!!.
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
Vaso Espiritual.
Virgem Poderosa.
Rainha dos Apóstolos.
Maria sede da Sabedoria
Vaso Insigne de Devoção
Torre de Davi.
Virgem das Virgens.
Rainha das Virgens.
Virgem Venerável.
Rainha dos Patriarcas.
Rainha dos Profetas.
Mãe do Salvador.
Theotókos – Mãe de Deus.
Maria a Bem-Aventurada
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Virgem Clemente.
Maria - Um modelo de fé.
A eucaristia Começar.
† ORAÇÃO DO ANGELUS Pelo Papa Bento XVI
Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.. Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.
Maria, Discípula de Jesus Cristo
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
Maria: Modelo original dos homens
Maria Mãe da Eucaristia
R AINHA DO S ANTO R OSÁRIO A décima primeira das doze invocações de Maria como “Rainha” saúda a Mãe de Deus como “Rainha do Santo Rosário”, em latim.
Foi o Papa Pio X que fixou a data definitiva de 15 de Setembro, conservada no novo calendário litúrgico, que mudou o título da festa, reduzida a simples.
Maria Rainha, Mãe do Rei Dos Reis
7 de outubro, Nossa Senhora do Rosário
Torre de marfim.
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes...
Nossa Senhora do Equilíbrio
Nossa Senhora de Guadalupe
Em Maria se cumpriu aquilo que fora prometido a todos os patriarcas. Nela se realizou a fé de Abraão e a esperança de Isaac e Jacó. Todos esperaram.
TEMA: O TESTEMUNHO NA VIDA DO SERVO
GRAÇAS AO "SIM" DE MARIA E A COLABORAÇÃO DE JOSÉ,
Rainha dos Confessores
Rezar com a Trindade.
Feliz com Maria A mãe de Jesus é proclamada mãe de Deus. A base da fé cristã se dá em Jesus, por Ele não ser apenas um homem e sim também Deus. O filho.
Assunção de Maria.
Maria, a Mãe da Evangelização
“Na abertura da Semana Santa, a entrada triunfante de Jesus constitui o ponto alto de toda a quarta parte do Evangelho, polarizada pela subida de Jesus.
Rainha dos Mártires.
"Lauda Sion“ (Louva Sião) Sequência da Solenidade de Corpus Christi
Mãe do Criador.
Mãe de Deus.
História de Nossa Senhora do Carmo
A Assunção de Nossa Senhora aos Céus.
NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
NOVENA A MARIA AUXILIADORA Com Maria, ao encontro do sonho de Deus. Novena a Nossa Senhora, pelas vocações em Portugal.
“Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.”
Os cristãos têm um amor muito grande à Maria por justas razões. Nenhum cristão vê em Maria uma deusa nem a põe em pé de igualdade com Deus. Quem pensa.
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Os pastorinhos de Fátima.
Fato Real Esse fato aconteceu comigo,em fevereiro de 2.008, nesse dia tive uma crise forte de labirintite, que pensei que seria o meu fim.
Parte 3 Pedir a graça do Espírito Santo... Conforme vimos nas partes 1 e 2,
Transcrição da apresentação:

  Casa de Ouro

Esta invocação da ladainha não é difícil de assimilar Esta invocação da ladainha não é difícil de assimilar. Sabemos que Maria foi a casa escolhida por Deus para que o seu Verbo se fizesse carne e habitasse no meio de nós (cf. Jo 1,14). O ouro é o mais nobre dos metais. Muitos cálices e patenas utilizados na missa para a consagração do pão e do vinho em corpo e sangue do Senhor, são de ouro.

Fico pensando que aquele metal nobre, na verdade é muito pobre, pois jamais poderá sentir o milagre que acontece ali. O ventre da jovem Maria, ao contrário, não tinha a riqueza dos palácios, mas foi o espaço mais nobre da história, onde Deus construiu sua primeira casa sobre a face da terra: uma casa de ouro.

No tempo de Jesus a “Casa de Ouro” era na verdade o grandioso Templo de Jerusalém. No lugar mais íntimo estava o Tabernáculo aonde era guardada a Arca da Aliança. Diz o livro de Reis que “tudo no Templo era feito de ouro” (1Re 7,50). Por este motivo ele ficou conhecido como “Casa de Ouro”. A ladainha atribui este mesmo título à Maria por reconhecer que ela é muito, mas muito mais do que  Templo de Jerusalém.

A glória de Deus enchia o templo (cf. 2Cr 5,14) A glória de Deus enchia o templo (cf. 2Cr 5,14). Mas quem lê atentamente o Antigo Testamento percebe que Deus não estava muito à vontade no meio de toda aquela riqueza. Ele preferia o coração das pessoas. Ninguém poderia aprisionar Deus em uma casa de pedra. Há um texto muito interessante do profeta Isaías que, com bom humor, mostra esta realidade: “No ano da morte do rei Ozias, eu vi o Senhor sentado num trono muito elevado; as franjas de seu manto enchiam o templo” (Is 6,1).

Estas franjas, na verdade são pequenos ornamentos na extremidade do manto do sacerdote. São quase imperceptíveis. O profeta afirma que apenas as franjas já enchiam o majestoso templo. Ou seja, nem a imensidão daquelas paredes poderia conter Deus. Mas se no Templo de Jerusalém, só as franjas já enchiam todo o espaço, no pequeno ventre de Maria, Deus estava todo inteiro, na sua divindade e na sua humanidade, definitivamente inseparáveis para a nossa salvação. Esta é a verdadeira Casa de Ouro.

Em latim este título tem outra sonoridade e evoca um outro sentido: “Domus Aurea”. Ainda hoje este é um dos principais pontos turísticos de Roma. Localizada próxima do Coliseu ficava a imensa casa construída pelo imperador Nero, um dos principais perseguidores dos cristãos. Foi edificada mais ou menos pelo ano 69 depois de Cristo. Sabemos que no ano 70 o Templo de Jerusalém seria destruído pelos romanos.

É muito significativo para nós cristãos chamar Maria de Domus Aurea. Portanto, enquanto a Casa de Ouro de Israel ia para o chão, elevava-se outra Domus Aurea no coração do Império. Era um mega projeto que chegou a abalar as finanças de Roma. O local era simplesmente para festas e para marcar o poderio daquele louco tirano. É muito significativo para nós cristãos chamar Maria de Domus Aurea.

Ela é mais que o Templo de Jerusalém e infinitamente mais do que as casas de festas de Nero e todos os outros tiranos. A memória cristã jamais esquecerá os milhares de irmãos que foram sacrificados pelos caprichos de Nero. O sangue de nossos mártires transformava-se em sementes de novos cristãos. Neste tempo os cristãos viviam a sua fé sob a terra, no escondimento das catacumbas.

Lá fora o imperador fazia suas festas na “Domus Aurea” Lá fora o imperador fazia suas festas na “Domus Aurea”. Dois mil anos se passaram. Todos os anos, na Semana Santa, o papa faz questão de ir ao Coliseu e fazer ali a Via Sacra. As coisas mudaram. A casa mudou de dono. Ali aonde os cristãos eram perseguidos e mortos, agora o mundo assiste a prece e a devoção. É com muito sentimento que podemos rezar esta invocação da ladainha evocando séculos de muita fé, sangue e lágrimas.

Podemos continuar a pedir que Maria seja também a rainha da casa de cada um de nós. Que nossas casas e famílias sejam consagradas à ela. Pode ser uma casa simples.. sem ornamentos de ouro. O importante é que Deus esteja presente em cada quarto, sala e corredor. Não deixemos Deus na varanda ou na calçada. Ele quer entrar. Então nossos lares também serão uma Domus Aurea. Casa de Ouro… Rogai por nós!

Formatação – Altair Castro Texto – Pe. Joãozinho – Música – Ave Maria J. Acaldet – Imagens – Google Formatação – Altair Castro