um ramo em grande ascensão no mercado brasileiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cursos Profissionalizantes
Advertisements

A MÚSICA E A MATEMÁTICA DOS SONS
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
FÓRUM SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA DA ÁREA QUÍMICA
Acústica Urbana 6º período UFAL / ARAPIRACA.
Prof(a): Patrícia Braz
Classificação de trilhas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Tema: Diretrizes de projeto de áreas de vivência de canteiros de obras de construção de edifícios de médio porte Nome: HELOISA NUNES E SILVA Orientador:
Som: Ondas produzidas por corpos que vibram, que o nosso ouvido é capaz de captar e o nosso cérebro de identificar. (WISNIK, 2005, p.17)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
Materiais e silenciadores para absorção de ruído
Fenômeno da Transmissão
CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO
PLANEJAMENTO DE LAYOUT ADMINISTRATIVO
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
O Som Trabalho realizado por: Daniela Silvério-Nº7 Filipa Correia-Nº8
ARQUITETURA E URBANISMo
PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
ERP CIGAM Sistema integrado de gestão empresarial
A TM 5, Escritório de Arquitetura e Design, trabalha com base em responsabilidade, compromisso e tradução daquilo que se deseja e é possível.
Este material é parte integrante da disciplina
Materiais absorventes acústicos
VIVENDO E APRENDENDO.
CONDIÇÕES REGIONAIS PARA A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA CONSTRUTIVO “STEEL FRAME” EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS. Nome da Orientadora: Mara Regina Gomes. Nome do.
ARQUITETURA E URBANISMo
Engenharia de Software
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Talentos para Inovação
Consultoria e Projetos
4 - Planejamento e Organização da manutenção
1.2.5 Poluição sonora Professora CFQ.
a. Visão geral da carreira b. Histórico da Engenharia
Análise Acústica: Restaurante
Psicoacústica Fenômenos da propagação do som
ENGENHARIA AERONÁUTICA
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
Curso: Instituições do Direito Acimarney Freitas
Educação Corporativa e Gestão de Competências IV – Oficina de Educação Corporativa 29 de novembro de de novembro de 2006 André Fábio de Souza SDP/MDIC.
Jornada de Trabalho do Engenheiro Eletricista
Atividades do engenheiro eletricista definidas pelo CONFEA/CREA
PERDAS E MELHORIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Hospital São Paulo, HU da Universidade Federal de São Paulo SPDM – Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina IV Congresso Brasileiro de Hospitais.
Isolamento sonoro 6º período UFAL / ARAPIRACA.
CENTRO DE EDUCAÇÃO E TREINAMENTO EM ENGENHARIA. O Centro de Educação e Treinamento em Engenharia, CETE, é uma empresa educacional genuinamente paraense.
Princípios de eletroacústica
Acústica Urbana 6º período UFAL / ARAPIRACA.
Engenheiro eletricista como perito
Segurança e Higiene no Trabalho
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level AUTOVISTORIA CASS 20/02/2014.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Política Educacional Brasileira
2ª Aula: Estudo, previsão, provisão e controle de execução.
Materiais absorventes acústicos
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Qualificação Profissional
Materiais Isolantes Acústicos
Universidade Sociedade. Brasil tem um parque produtivo -Metalúrgia -Siderúrgica -Automotiva -Papel e celulose -Aeronautica -Petroleo -Agroindustria.
C ENTRO EDUCACIONAL T ABOÃO CONTEÚDO DE ARTES E MÚSICA.
IBAPE - INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA Gestão O PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO NAS ÁREAS DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Guilherme Dias Mattiello – Bolsista SEAD, acadêmico de Engenharia de Materiais - UFRGS. Alvaro Meneguzzi - Professor Dr do Departamento de Materiais da.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Construção civil projeto, construção e administração de obras
Oficina Técnica DIREITOS PROFISSIONAIS. Código de Ética Profissional RESOLUÇÃO Nº 1.002/2002 – criou o código de ética profissional do sistema CONFEA/CREA.
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Transcrição da apresentação:

um ramo em grande ascensão no mercado brasileiro Engenharia Acústica, um ramo em grande ascensão no mercado brasileiro Olindo Deboni Bolsista do Programa de Educação Tutorial Da Engenharia Civil (PET- Civil) Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Engenharia Acústica É o conjunto de conhecimentos usado para desenvolver novos sistemas eletro acústicos e para determinar a intensidade de ruídos e vibrações. O engenheiro acústico desenvolve técnicas e equipamentos para controlar o ruído ambiental ,também produz softwares e equipamentos eletrônicos, como medidores de nível sonoro. É ele quem faz a fiscalização, vistoria e perícia e emite os laudos técnicos a respeito do local visitado. Outra possibilidade de atuação é na área acústica musical, como responsável pela análise vibro acústica de instrumentos e pela sonorização de espetáculos, e no controle de ruídos em salas em que o silêncio seja primordial, como estúdios de gravação.

Qualificações necessária para subscrever projetos de Condicionamento acústico de edifícios : -ser engenheiro e especialista em engenharia acústica da Ordem dos Engenheiros; -ter adquirido competência profissional na área da 'acústica de edifícios', reconhecida pela sua ordem ou associação profissional; Nos termos do nº. 2 do artigo 3º do Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios: "Os projetos de condicionamento acústico devem ser elaborados e subscritos por técnicos qualificados especializados em engenharia acústica outorgada pela Ordem dos Engenheiros, ou pessoas que tenham recebido qualificação adequada na área da acústica de edifícios reconhecida pelas respectivas ordens ou associações profissionais.”

Características e Parâmetros: -Aquele material que tem grande poder de isolamento acústico quase não tem poder de absorção acústica e vice-versa; -Quanto mais pesado, melhor a capacidade de isolamento acústico; -No caso de paredes já existentes, uma solução é criar uma outra "parede" de gesso, afastada alguns centímetros da parede original. O espaço entre a parede original e a nova parede pode ser preenchido com material absorvedor ( o mesmo método é adotado em pisos); -A maior eficiência é obtida ao criar-se uma sequência de obstáculos para o som ter mais dificuldade de se propagar. Por isso, o uso de paredes duplas, ou combinação de materiais de diferentes densidades são muito importantes para se ter um bom isolamento acústico.

Materiais Lã de Rocha Ideatec (Madeira) Polímero de alta densidade

Espuma Sintéticas Lã de Vidro

Bibliografia Ordem dos Engenheiros:   Ordem dos Engenheiros: http://www.ordemengenheiros.pt/pt/a-ordem/especializacoes/horizontais/engenharia-acustica/ Dissertação Professor Nestor Alves (UFSM) : http://w3.ufsm.br/ppgec/wp-content/uploads/diss_nestor_alves.pdf Site da Revista Techne : http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/184/carreira-consultor-de-acustica-262328-1.asp Cork Revestimento Acústico: http://www.corkdobrasil.com.br/produtos.asp?produto=mt71