A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÓRUM SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA DA ÁREA QUÍMICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÓRUM SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA DA ÁREA QUÍMICA"— Transcrição da apresentação:

1 FÓRUM SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA DA ÁREA QUÍMICA
NECESSIDADES DA INDÚSTRIA QUÍMICA X FORMAÇÃO PROFISSIONAL EMPRESA: ANION- MACDERMID FLAVIANA V. ZANINI AGNELLI

2 ANION MACDERMID EMPRESA NACIONAL – INCOPORADA AO GRUPO MULTINACIONAL MACDERMID FABRICA PRODUTOS E PROCESSOS PARA TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE MÉDIA DE 50 FUNCIONÁRIOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM: TÉCNICOS,COMERCIAIS, ADMINISTRADORES, QUÍMICOS DIFICULDADE PARA ENCONTRAR PROFISSIONAIS JÁ PREPARADOS OU QUE TENHAM CONHECIMENTO DESTE SEGMENTO – GALVANOPLASTIA PROFISSIONAIS SÃO ESPECIALIZADOS DENTRO DA EMPRESA

3 EMPRESA MÉDIA - NECESSIDADES
ENGENHEIRO DEVE TER BOM EMBASAMENTO TEÓRICO, PORÉM BOM CONHECIMENTO PRÁTICO DE ALGUMAS SITUAÇÕES RELAÇÕES INTERPESSOAIS CONSTANTES OUTRO IDIOMA- ESSENCIAL MAIOR CONHECIMENTOS DE MERCADOS ESPECIAIS PROFISSIONAL DE ALTO NÍVEL ALTA RESPONSABILIDADE

4 PAPEL DA UNIVERSIDADE PROPORCIONAR MAIS AULAS PRÁTICAS. MÓDULOS PARA TODAS AS HABILITAÇÕES TRABALHOS DE GRADUAÇÃO QUE ENVOLVAM NÃO SOMENTE A PARTE TÉCNICA, MAS TAMBÉM COMERCIAL, ADMINISTRATIVA PROFESSORES MAIS PREPARADOS PARA MINISTRAR AULAS PRÁTICAS SOBRE OUTROS MERCADOS, RECICLANDO ESTES CONHECIMENTOS EM CURSOS ESPECIALIZADOS SISTEMA DE CRÉDITOS EXTRAS

5 PAPEL DA UNIVERSIDADE CONVÊNIOS COM FACULDADES NO EXTERIOR CUSTO ADEQUADO E CONTINUIDADE OU COMPLEMENTAÇÃO DAS MATÉRIAS JÁ APRESENTADAS CURSOS DE IDIOMAS DENTRO DA PRÓPRIA UNIVERSIDADE COMO CRÉDITO EXTRA UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS MODERNOS MAIOR ÊNFASE EM ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO GERAL

6 EQUIPAMENTOS

7 PAPEL DA UNIVERSIDADE UNIÃO ENTRE ESTAS UNIVERSIDADES E ASSOCIAÇÕES DOS SETORES ENVOLVIDOS EXEMPLO: ABTS – OFERECE CURSOS SOBRE GALVANOPLASTIA PARA ALUNOS E/ OU PROFISSIONAIS. ALUNO JÁ ESCOLHE NO PERÍODO UNIVERSITÁRIO COM QUAL MERCADO SE ADAPTA MELHOR, NÃO PERDE TEMPO APÓS O FINAL DO CURSO

8 PAPEL DA UNIVERSIDADE UNIVERSIDADE PODERIA OFERECER CURSOS EXTRAS NOS PERÍODOS DE FÉRIAS INCENTIVO PARA REALIZAÇÃO DESTES CURSOS – OFERECENDO UMA NOTA OU CRÉDITO PARA CADA UM EMPRESAS PODERIAM ADOTAR COMO FATOR PARA CONTRATAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DE ALTO NÍVEL QUANTIDADE MÍNIMA DE CRÉDITOS

9 ALGUNS PONTOS IMPORTANTES
A UNIVERSIDADE DEVE SE ADEQUAR ÀS INDÚSTRIAS E NÃO VICE E VERSO PROMOVER MAIOR PRODUÇÃO NO PAÍS EQUIPAMENTOS DEFASADOS EXEMPLO: QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA SINDICATOS E CONGRESSOS DEVEM SE UNIR E NÃO DIVIDIR FUNÇÕES

10 O AUXÍLIO DOS CONSELHOS E SINDICATOS – ENGENHEIRO OU QUÍMICO?
UNIFICAÇÃO DE FUNÇÕES PARA O SETOR. EM TODO O MUNDO EXISTEM DIFERENÇAS – FUNÇÕES IGUALMENTE IMPORTANTES INCENTIVO AO ENGENHEIRO

11 ENGENHEIRO OU QUÍMICO ? ENGENHEIRO  AQUELE QUE INVENTA, CRIA, FABRICA OU CONSTRÓI TÉCNICO  EXPERIÊNCIA PRÁTICA DEVEM VALORIZAR AMBOS, MAS DETERMINAR FUNÇÕES

12 DEFINIR PAPÉIS OU ... ENGENHEIRO PROCURA OUTRAS ÁREAS DE ATUAÇÃO – BANCOS, EMPRESAS DE MARKETING ETC OUTROS ASPECTOS: SALÁRIOS BAIXOS PARA A ALTA RESPONSIBILIDADE ENGENHEIROS QUÍMICOS X QUÍMICOS NO SETOR DESENVOLVEM MESMAS FUNÇÕES

13 PAPEL DA EMPRESA SELEÇÃO DE MODO DIRIGIDO IMPOR CERTAS DIFERENCIAÇÕES

14 CONCLUSÕES PROFISSIONAL MAIS SATISFEITO E COMPLETO- REALIZARÁ AS FUNÇÕES ALMEJADAS E TERÁ MUITO MAIS CONHECIMENTO EMPRESA TERÁ CONDIÇÕES DE DISPOR DE PROFISSIONAIS QUE GERENCIEM E QUE ATUEM SATISFEITOS EM SUAS POSIÇÕES


Carregar ppt "FÓRUM SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA DA ÁREA QUÍMICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google