INTRODUÇÃO E ALGUNS CONCEITOS PROFESSOR ESP. CHRISTIAN VALÉRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As diferentes tecnologias e as alterações na natureza
Advertisements

Chuvas ácidas: impacto em alguns materiais
Noções Básicas de Corrosão
CORROSÃO E DEGRADAÇÃO DOS MATERIAIS
ATIVIDADE INDUSTRIAL.
Matriz de Aspectos e Impactos Ambientais
Poluição da Água Trabalho Realizado Por: Inês Monteiro Nº12
Meio ambiente.
O espaço geográfico e as atividades humanas
ALUNOS: ALESSANDRA ORTEGA
CORROSÃO.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
EMERGÊNCIAS E ACIDENTES AMBIENTAIS
Saneamento ambiental Iana Alexandra
HIGIENE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO
CAPITULO 4- INIBIDORES DE CORROSÃO
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
Ecologística: a logística da ecologia
Ciclos Biogeoquímicos
CORROSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil
Recursos Minerais.
SOLUÇÕES para a MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Recursos Geológicos exploração sustentada
Fundição Prof. Hélio Padilha.
BIOLIXIVIAÇÃO.
ELETROQUÍMICA A eletroquímica estuda a corrente elétrica fornecida
Profa. Maria José J. S. Ponte
UTILIZAÇÃO E CONSEQUÊNCIAS
Logística reversa Grupo 14 J
Histórico do Comércio A palavra “comércio” significa ato de negociar, vender, revender, comprar, em resumo, são todas as relações de negócios. O homem.
5ª AULA Custos de Controle Ambiental na Geração de Energia Profª Drª Maria de Fátima Ribeiro Raia
Cuidado com Raios.
Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Departamento de Adestramento Divisão de Cursos Expeditos POTENCIAL DE ELETRODO.
TÓPICOS ESPECIAIS EM CORROSÃO (OPTATIVA)
UNIDADE 2 Da Atmosfera ao Oceano
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
Propagação(transmissão) do calor
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
O SOLO 3ª SÉRIE PROGRAMA REAÇÃO Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro
Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana. Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana.
Operações Unitárias Como é produzido o Cimento?.
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
MATERIAIS METALICOS.
DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO & CONDUTORES DE BT
A TECNOLOGIA E A ALIMENTAÇÃO
Universidade Federal de Itajubá Metais e Metalurgia
10 - TRANSPORTE A área de transporte merece atenção especial no escopo da logística, pois sem a ferramenta de transportes, o mundo e o Brasil sofreriam.
Curto circuito Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos, tais como resistores, indutores, capacitores, linhas de transmissão, fontes de.
Poluição Ambiental.
Obtenção do Alumínio ALUMÍNIO.
Química Ambiental INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL.
Periculosidade Aula 13 do Plano de Ensino.
Profª.: Danúbia Zanotelli Soares
A VIDA E AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
Corrosão Corrosão.
Professor Tiones E. Franzen Aspectos da questão ambiental Chapecó, 2014.
Método eletroquímico de controle
Corrosão Galvânica Corrosão Eletrolítica
RADIOATIVIDADE ENERGIA NUCLEAR PROF. KZAM. ENERGIA NUCLEAR OU ATÔMICA 01. CONCEITO É a energia liberada pela fissão nuclear do urânio enriquecido. 02.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
Limites do Crescimento Um pouco de história No ano de 1962 um grupo formado por 30 pessoas reuniram-se para discutir os dilemas da sociedade e o futuro.
Química Geral Profa. Dra. Carla Dalmolin
Economia do Meio Ambiente Andrea Melo 19/05/2008.
Corrosão Provocada por Microrganismos
Ciências Naturais – 8.º ano
N4 Controlo dos impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Para proteger estruturas de aço da corrosão, a indústria utiliza uma técnica chamada galvanização. Um metal bastante utilizado nesse processo é o zinco,
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO E ALGUNS CONCEITOS PROFESSOR ESP. CHRISTIAN VALÉRIO Corrosão INTRODUÇÃO E ALGUNS CONCEITOS PROFESSOR ESP. CHRISTIAN VALÉRIO

Conceitos A corrosão é a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica do meio ambiente aliada ou não a esforços mecânicos. Essa deterioração representa alterações prejudiciais indesejáveis , tais como desgaste, variações químicas ou modificações estruturais, tornando-o inadequado para o uso.

Algumas instalações que sofrem com a corrosão Estruturas metálicas enterradas ou submersas (minerodutos, oleodutos, gasodutos, cabos de comunicação e energia elétrica, tanques de armazenamento, ...); Meios de transporte (trens, navios, aviões, automóveis, caminhões e ônibus); Estruturas metálicas sobre o solo ou aéreas (torres de transmissão de energia elétrica, postes, tanquess de armazenamento, viadutos, pontes, ...); Essas instalações tem que ser duráveis, para que justifiquem seus custos e para evitar acidentes.

Com poucas exceções, como o ouro, que podem ser encontrados naturalmente no estado elementar, os metais são geralmente encontrados na forma de compostos, comumente óxidos e sulfetos. Esses compostos possuem conteúdo energético inferior ao dos metais, por isso são mais estáveis do que eles. Desse modo, os metais tendem a reagir espontaneamente com os líquidos ou gases do meio ambiente em que são colocados.

Muitas vezes, podemos admitir a corrosão como o inverso do processo metalúrgico.* Comumente, o produto da corrosão é bem semelhante ao minério do qual é originalmente extraído. O metal tenta voltar ao seu estado de maior estabilidade. Exemplo: Hematita (Fe2O3) e ferrugem (Fe2O3.nH2O). 

As perdas causadas pela corrosão Nas diversas atividades em que a ação da corrosão pode ser sentida, vários são os fatores que causam danos. As perdas econômicas podem ser classificadas em diretas e indiretas.

Perdas diretas Custos da substituição de peças equipamentos corroídos (incluindo mão-de-obra e energia); Custos e manutenção dos processos de proteção (recobrimentos, pinturas, ...);

Perdas Indiretas Podem ser mais difíceis de identificar e apresentar custos superiores às das diretas. Algumas são*: a) paralisações acidentais; b) perda de produto; c) perda de eficiência; d) contaminação de produtos;

Outros casos... Em alguns casos, a corrosão pode não representar grandes perdas diretas, mas devemos considerar o que ela pode representar em:* a) Questões de segurança; b) Interrupção de comunicações; c) Preservação de monumentos históricos; d) Poluição ambiental

Conservação das Reservas Minerais Tendo em vista a permanente destruição dos materiais metálicos pela corrosão, há a necessidade de uma produção adicional desses materiais para repor o que foi deteriorado, e esta parcela é muito significativa. Pode chegar até a 40%. A reposição de minérios faz com que as reservas naturais de alguns metais tendam ao esgotamento e, além disso, há uma agressão ao meio ambiente, pois áreas de minérios antes montanhosas ficam reduzidas a vales com acentuadas profundidades.