Conferência de Abertura PROGRAMA INTENSIVO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO PELA COMUNICAÇÃO Salvador - Bahia - 14 de Outubro de 2004 FERNANDO ROSSETTI.

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Transcrição da apresentação:

Conferência de Abertura PROGRAMA INTENSIVO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO PELA COMUNICAÇÃO Salvador - Bahia - 14 de Outubro de 2004 FERNANDO ROSSETTI

ÍNDICE 1.Contexto 2.Comunicação, Educação e Participação 3.Experiências 4.Conclusões 5.Mais Informações

1. CONTEXTO Comunicação Educação Internacional Brasil Participação Novos Atores Sociais

CONTEXTO Comunicação Revolução nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) O case da música: confusão de suportes Celular, Internet, , ICQ, Messenger: novas relações A comunicacionite: excesso de informação Publicidade: Eu sou aquilo que consumo Quem constrói hoje a identidade dos cidadãos? Concentração dos Meios Segmentação das Mídias Proliferação de Vozes

CONTEXTO Educação - Internacional Sociedade do Conhecimento / da Informação Lifelong Learning Educação Integral / Complementar à Escola Cidades Educadoras Concepções de Desenvolvimento Humano Construtivismo Construcionismo Sócio-Interacionismo Outras

CONTEXTO Educação - Brasil Universalização do Ensino Fundamental Influência do Bird e do BID Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) Fundão, Fundef e a falta de dinheiro novo Expansão do Ensino Médio, Profissionalizante e Universitário Sistemas Complexos de Avaliação ENEM

CONTEXTO Participação Fim do Regime Militar no Brasil (1985) Constituição Cidadã (1988) Queda do Muro de Berlim (1989) Convenção dos Direitos da Criança - ONU (1989) ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) Globalização da Economia Revisão do Papel do Estado

CONTEXTO Participação Novos Atores Sociais Sociedade Civil Organizada ONGs x Neo-ONGs Terceiro Setor Responsabilidade Social Empresarial Investimento Social Privado Voluntariado Redes

2. COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Breve História Movimentos Sociais Igrejas (a Católica desde a década de 50) ABVP (Associação Brasileira de Vídeo Popular) FNDC (Fórum Nacional de Democratização da Comunicação) Rede ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) Reducom - Instituto Ayrton Senna 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes Simpósio Brasileiro de Educomunicação Seminário de Articulação da Rede de Experiências em Comunicação, Educação e Participação - CEP

COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Autores e Conceitos Emile Durkheim (França ) Funcionalismo Celèstin Freinet (França ) Paulo Freire (Brasil ) Pedagogia da Autonomia Jesús Martín-Barbero (Espanha 1937/Colômbia/México) Educomunicação Ecossistemas Comunicativos Gestão Comunicativa Dos Meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia

COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Algumas Abordagens EUA Mediações Tecnológicas Information Literacy América Latina Educação para os Meios Brasil Educação para e pela Mídia Educação pela Comunicação Educomunicação, Gestão Comunicativa e as Mediações Comunicação, Educação e Participação

3. EXPERIÊNCIAS Projetos de Educação, Comunicação & Participação Perspectivas para Políticas Públicas UNICEF

EXPERIÊNCIAS ANALISADAS 1. Cidade Escola Aprendiz (São Paulo, SP) Natureza: ONG (associação civil sem fins lucrativos) Áreas: Comunicação, Educação, Arte e Participação Alguns projetos/programas: Site Aprendiz Escola da Rua Bairro Escola Atendimento: 600 diretos e indiretos (crianças, jovens, educadores, gestores e outros atores sociais) Orçamento (2003): R$ 3,5 milhões

EXPERIÊNCIAS ANALISADAS 2. Cipó - Comunicação Interativa (Salvador, BA) Natureza: ONG (associação civil sem fins lucrativos) Áreas: Comunicação, Educação e Participação Alguns projetos/programas: Escola Interativa Central Cipó de Notícias Estúdio Cipó de Multimeios Atendimento (2002): aprendizes formados, , capacitados, 385 educadores e 100 comunicadores Orçamento (2002): R$ 1,199 milhão

EXPERIÊNCIAS ANALISADAS 3. Comunicação e Cultura (Fortaleza, CE) Natureza: ONG (associação civil sem fins lucrativos) Áreas: Comunicação, Educação e Participação Alguns projetos/programas: Primeiras Letras Clube do Jornal De Igual para Igual Atendimento: 836 escolas, 552 bairos, 121 municípios Orçamento (2002): R$ 939 mil

EXPERIÊNCIAS ANALISADAS 4. Fundação Casa Grande (Nova Olinda, CE) Natureza: ONG (associação civil sem fins lucrativos) Áreas: Comunicação, Educação e Participação Alguns projetos/programas: Site Aprendiz Escola da Rua Educação pela Comunicação Atendimento: 600 diretos e indiretos (crianças e jovens) Orçamento (2003): R$ 3,5 milhões

EXPERIÊNCIAS ANALISADAS 5. MOC - Movimento de Organização Comunitária (Feira de Santana, BA) Natureza: ONG (associação civil sem fins lucrativos) Áreas: Desenvolvimento sustentável Alguns projetos/programas: Programa de Educação Rural Programa de Políticas Públicas Projeto Comunicação Juvenil Atendimento (2003): Orçamento (2003): R$ 3,188 milhões

EXPERIÊNCIAS ANALISADAS 6. Multirio - Empresa Municipal de Multimeios (Rio de Janeiro, RJ) Natureza: Empresa Municipal Áreas: Comunicação e Educação Alguns projetos/programas: Nós da Escola Abrindo o Verbo Projeto Século XX1 Atendimento: 1044 escola, 30 mil professores e 700 mil alunos de educação infantil e fundamental Orçamento (2003): R$ 27 milhões

EXPERIÊNCIAS ANALISADAS 7. NCE/ECA/USP – Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (São Paulo, SP) Natureza: Núcleo de pesquisa e extensão universitária Áreas : Comunicação, Educação e Participação Alguns projetos/programas: Educom.radio Educom.TV Educom no Centro-Oeste Atendimento: só no educom.radio, 455 escolas, estudantes, educadores e membros da comunidade Orçamento ( ): R$ 5,8 milhões

EXPERIÊNCIAS ANALISADAS 8. Oficina de Imagens (Belo Horizonte, MG) Natureza: ONG (OSCIP) Áreas: Comunicação, Educação e Participação Alguns projetos/programas: Projeto Latanet Jovens Interagindo Rede ANDI Atendimento: 36 aprendizes e 65 educadores diretamente; mais 600 adolescentes, 100 universitários, 90 educadores, 50 jornalista, 25 escolas Orçamento (2003): R$ 650 mil

EXPERIÊNCIAS ANALISADAS 9. Agência Uga-Uga de Comunicação (Manaus, AM) Natureza: ONG (associação civil sem fins lucrativos) Áreas: Comunicação, Educação e Participação Alguns projetos/programas: Jornal Uga-Uga Núcleo de Notícias Projeto de Enfrentamento à Violência Infanto Juvenil Atendimento: 12 a 19 anos de idade Orçamento (2003): R$ ,00

MAIS EXPERIÊNCIAS TAMBÉM COMPÕEM A REDE CEP 10. Auçuba (Recife, PE) 11. Bem TV (Rio, RJ) 12. CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular (Rio, RJ) 13. Projeto Saúde e Alegria (Santarém, PA) PARCEIROS ESTRATÉGICOS Fundação Avina Instituto C&A UNICEF

4. CONCLUSÕES

CONCLUSÕES Aprender Fazendo Processo e Produto Autoria e Direção Faixas Etárias Erro e Correção Rodas, Discussões e Instâncias de Decisão Autônomo, Complementar ou Curricular Escola e Sociedade

CONCLUSÕES Perspectivas Há dois caminhos, complementares, para a disseminação de projetos de Comunicação, Educação e Participação: Guerra de Guerrilhas Escolas, Sociedade Civil Organizada, Terceiro Setor Políticas Públicas Governo, Terceiro Setor

CONCLUSÕES Desafios Estruturais Salários e Status Carreira Tempo e Espaço Formação Inicial e em Serviço Modelos de Avaliação Micro-Política Macro-Política

5. MAIS INFORMAÇÕES Sites rossetti.sites.uol.com.br