Gêneros Textuais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias da Informação e Comunicação
Advertisements

DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Um vocabulário para a interpretação
Como fazer um cartaz Biblioteca Escolar.
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
ROTEIRO DE ESTUDOS 2º. ANO Ensino Médio
LINGUAGEM TEXTO GÊNERO TIPOLOGIA
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
UMA LÍNGUA, MUITOS TEXTOS: VARIEDADES LINGUÍSTICAS
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
MPU -Prova Discursiva-
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
O que é adequação vocabular?
REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de.
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.
ACREDITE SE QUISER Silvia Schmidt.
Uso e normas da língua Linguagem
ALEXANDRA ALINE VERA.
Dicas para pesquisas no Google
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
Português Instrumental Prof.ª Marcela Zambolim de Moura.
Linguagens, códigos e suas tecnologias
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
Leitura e Produção de Textos
Raquel Cardoso nº14 11º f. As novas tecnologias tornaram a vida mais fácil e aumentaram o bem estar do individuo, efeitos que se refletem não só em termos.
Linguagem das ferramentas síncronas. A comunicação escrita limita altamente o discurso potencial em toda comunicação humana e pode dar lugar a mal entendido.
Escola Estadual Silva Dourado
FALAR EM PÚBLICO.
Leitura e interpretação de texto
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
CORREÇÃO.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Dizer é mostrar Deixis.
Área - Componente Curricular Ensino Médio, Série 2° Ano Estruturas e funções de gêneros orais.
Estrutura do documento:
Texto Dissertativo Argumentativo
Processos do Design 27/09.
Comunicação.
Fundamentos de linguagens de programação
Técnicas de comunicação oral/ escrita e Redação Técnica
QUIZ PRIMEIRO BIMESTRE
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
SOFTWARE É toda a parte lógica de um computador. Ex.: Programas.
Lojas de Informática & eletrônicos
Projeto Novos Talentos Oficina 2
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Comunicação e Redação Empresarial
vc= você; blz= beleza; kd= cade; tb= também; tah= tá; tc= teclar, digitar; flw= falou; n= não...
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
Professora: Janine Fernandes
Conceitos Introdutórios
Dicas para entrevistas
Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O.
Adequação Vocabular Carlos Drummond de Andrade em Procura da poesia: “cada uma (a palavra) tem mil faces sob a face neutra”. Isso quer dizer que por meio.
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Texto imagético Prof. Karina Alem.
Mídias sociais e língua portuguesa. “Escrita falada” ou “oralizada” A conversação no ciberespaço acontece, em grande parte, através da linguagem.
O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
LINGUAGEM, PODER E DISCURSO EM TEMPOS DE REDE: COMUNIDADES DE PRÁTICAS LINGUÍSTICAS: DAS POSSIBILIDADES À NATUREZA VULNERÁVEL DOS ATOS ENUNCIATIVOS DIGITAIS.
Bem – vindos Alunos.
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

Gêneros Textuais

São tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não-literários. Podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, cartazes, comédias, contos de fadas, crônicas, editoriais, ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias.

Gêneros digitais

A Internet oferece tecnologias que permitem a criação de textos graficamente mais criativos e novas formas de comunicação e interação que superam limites de tempo e espaço. As tecnologias da Internet possibilitam a expressão do pensamento e a transmissão de informação, mas é na ênfase na interação que reside seu diferencial. Os gêneros e suas características determinam o tipo de linguagem a ser utilizada. Houve uma época, por exemplo, que os telegramas grafavam vírgula como VG e ponto como PT, devido às restrições da tecnologia. Como o preço é por palavra, simplificava-se o texto ao máximo, mas ninguém ficava chocado com isso. Os gêneros digitais podem integrar texto, imagem, vídeo e som.

Linguagem da internet

Reflete a "lei do menor esforço" praticada na linguagem oral. A natureza do e-mail e do chat, incluindo seus usuários, determinam o tipo de linguagem: abreviaturas para atender à agilidade do gênero e emoticons para suprimir a ausência de dados do contexto, tais como o riso e as expressões faciais. O uso de palavras como "pq", "vc", "kd", "tb", "hj", "fds", "flw", demonstram a forma de simplificação das palavras. Existem também formas acrescidas de palavras, que não refletem a lei supracitada, mas demonstram a capacidade de criação dos internautas e uma necessidade de manipular a língua portuguesa a fim de dar características próprias ao que se fala na internet. Tais palavras são, por exemplo: "naum", "amow", "tah", "jah", "eh" etc.

Vê-se também formas exageradas de se expressar o que se quer dizer, como por exemplo: "amoowwww", "bejãooooOoOoOoO", ou frases que requerem uma maior análise para que se entenda o significado, como: "MAR É DOJXA VISSE?" cujo significado seria: "mas é doida, viu?". Aqui no Brasil, para alguns, esse tipo específico de linguagem é chamada de miguxês. Existem ainda duas formas de comunicação que são bastante utilizadas pelos internautas: o smile e as risadas onomatopaicas. O smile ou emotion expressam as emoções das pessoas que estão utilizando a comunicação. Alguns exemplos comuns são: :) , :( , :P , 8-), XD , :| , ¬¬ , #-D etc. São variadas as formas de smile que se encontram hoje.

As risadas representam as onomatopéias de risadas normais, e algumas bastante anormais. São elas "hehehe", "rsrsrsrsrs", "kkkkkk" e, algumas novas "auhuhauhauha", "ahuhusahusahuauhs", "heaoueahaoeuah" etc O jovem deve se preocupar em não utilizar o internetês em textos onde a norma culta é necessária, como redações, cartas formais, provas etc. Portanto, deve-se usufruir do Internetês, separando-o dos lugares onde a norma culta ainda é necessária.

1) (ENEM – 2009 – Adaptado) O texto a seguir é um trecho de uma conversa por meio de um programa de computador que permite comunicação direta pela Internet em tempo real, como o MSN Messenger. Esse tipo de conversa, embora escrita, apresenta muitas características da língua falada, segundo alguns lingüistas. Uma delas é a interação ao vivo e imediata, que permite ao interlocutor conhecer a reação do outro por meio de suas respostas e dos famosos emotions. João diz: oi Pedro diz: blz? João diz: na paz e vc? Pedro diz: tudo trank. João diz: oq vc ta fazendo? (...) Pedro diz: tenho q sair agora... João diz: flw Pedro diz: vlw, abc.

Para que a comunicação, como no MSN, se dê em tempo real, é necessário que a escrita das informações seja rápida, o que é feito por meio de a) Frases completas, escritas cuidadosamente com acentos e maiúsculas. b) Frases curtas e simples com abreviaturas padronizadas pelo uso. c) Uso de reticências no final da frase, para que não se tenha que escrever o resto da informação. d) Estruturas coordenadas, como “na paz e vc”. e) Flexão verbal rica e substituição de dígrafos consonantais por consoantes simples.

2) (ENEM – 2009 – Adaptado) A maioria das declarações do imposto de renda é realizada pela internet, o que garante maior eficiência e rapidez no processamento das informações. Os serviços oferecidos pelo governo via Internet visam a) gerar mais despesas aos cofres públicos. b) criar mais burocracia para o cidadão. c) facilitar e agilizar os serviços disponíveis. d) vigiar e controlar os atos dos cidadãos. e) definir uma política que privilegia a alta sociedade.